Prêmio World Habitat 2024 reconhece iniciativas habitacionais que capacitam as comunidades

A organização internacional sem fins lucrativos World Habitat, em parceria com a UN-Habitat, anunciou os Prêmios World Habitat 2024. Eles visam destacar projetos que demonstram abordagens inovadoras e transformadoras para as moradias, incorporando princípios de adaptação às mudanças climáticas e soluções orientadas para a comunidade. Neste ano, foram selecionados oito projetos, dos quais dois foram reconhecidos com o Prêmio Gold World Habitat.

Prêmio World Habitat 2024 reconhece iniciativas habitacionais que capacitam as comunidades - Imagem 2 de 15Prêmio World Habitat 2024 reconhece iniciativas habitacionais que capacitam as comunidades - Imagem 3 de 15Prêmio World Habitat 2024 reconhece iniciativas habitacionais que capacitam as comunidades - Imagem 4 de 15Prêmio World Habitat 2024 reconhece iniciativas habitacionais que capacitam as comunidades - Imagem 5 de 15Prêmio World Habitat 2024 reconhece iniciativas habitacionais que capacitam as comunidades - Mais Imagens+ 10

Vencedores do Prêmio Gold World Habitat

A iniciativa multiorganizacional Housing Rights em Jacarta busca combater a ameaça de despejos forçados nas comunidades kampung. Seus esforços resultaram na prevenção de despejos, no retorno das famílias deslocadas para suas casas e em mudanças regulatórias em toda a cidade que protegem todos os moradores dos kampungs contra despejos forçados. "Também apreciamos o desenvolvimento de um mecanismo cooperativo que abrange o uso do solo, reduzindo a especulação e fortalecendo a segurança da posse", acrescenta Maimunah Mohd Sharif, Diretora Executiva da UN-Habitat e jurada do World Habitat Awards.


Artigo Relacionado

Dia Mundial da Arquitetura 2023: promovendo comunidades resilientes

Prêmio World Habitat 2024 reconhece iniciativas habitacionais que capacitam as comunidades - Imagem 2 de 15
Housing Rights em Jacarta. Imagem Cortesia de World Habitat

O segundo Prêmio Gold World Habitat foi concedido ao Energiesprong, um sistema inovador que utiliza painéis pré-fabricados de isolamento para parede e telhado, juntamente com uma série de tecnologias verdes inteligentes, para alcançar uma redução notável de 70-80% no consumo de energia de um edifício. Desde 2022, o sistema foi implementado em mais de 10.000 projetos na Europa e América do Norte. De acordo com a jurada do World Habitat Awards, Leilani Farha, "adaptar prédios antigos para se tornarem neutros em termos de energia é exatamente o tipo de atividade que o planeta precisa desesperadamente e da qual inquilinos de baixa renda se beneficiarão (custos de energia mais baixos). O Energiesprong criou uma solução replicável que é sustentável, econômica e eficiente em termos de energia. O modelo também garantiu interrupções mínimas para os inquilinos."

Prêmio World Habitat 2024 reconhece iniciativas habitacionais que capacitam as comunidades - Imagem 9 de 15
Energiesprong, um sistema inovador que utiliza painéis pré-fabricados isolados nas paredes e no telhado. Imagem cortesia de World Habitat

Ambas iniciativas representam uma resposta inovadora a dois desafios sobrepostos, incluindo habitação e mudanças climáticas. Indo além da visão de moradia como quatro paredes e um telhado, eles abordam a justiça social, os direitos humanos e o empoderamento da comunidade. - Maimunah Mohd Sharif, Diretora Executiva da UN-Habitat e jurada do World Habitat Awards

Prêmio World Habitat 2024 reconhece iniciativas habitacionais que capacitam as comunidades - Imagem 11 de 15
Housing Rights em Jacarta. Imagem Cortesia de World Habitat

Vencedores do Prêmio Silver World Habitat

Prêmio World Habitat 2024 reconhece iniciativas habitacionais que capacitam as comunidades - Imagem 8 de 15
Programa de Habitabilidade Rural iniciado pelo Governo Chileno. Imagem cortesia de World Habitat

A medalha de prata foi concedida a duas iniciativas. A primeira é o Programa de Habitabilidade Rural iniciado pelo Governo do Chile para atender às necessidades críticas de moradia em comunidades remotas em todo o país. Desde o início, o programa melhorou a qualidade de vida de mais de 40.000 pessoas, construindo ou reformando mais de 10.000 casas em comunidades remotas chilenas.

Prêmio World Habitat 2024 reconhece iniciativas habitacionais que capacitam as comunidades - Imagem 6 de 15
La Ciguë, uma cooperativa de habitação estudantil em Genebra. Imagem cortesia de World Habitat

A segunda medalha de prata foi destinada a La Ciguë, uma cooperativa de moradia estudantil em Genebra, Suíça, que visa fornecer habitações estudantis acessíveis. Desde 1986, o programa tem expandido continuamente seu portfólio, agora gerenciando quase 740 quartos em toda a cidade e fornecendo alívio financeiro aos estudantes.

Vencedores do Prêmio Bronze World Habitat

Prêmio World Habitat 2024 reconhece iniciativas habitacionais que capacitam as comunidades - Imagem 5 de 15
Projeto de habitação de emergência CO-HATY na Ucrânia. Imagem cortesia de World Habitat

Estes quatro últimos projetos receberam o Prêmio Bronze World Habitat deste ano. O projeto habitacional de emergência CO-HATY na Ucrânia busca fornecer abrigo para pessoas deslocadas internamente, convertendo prédios abandonados em acomodações temporárias. O Serviço de Previsão do Tempo DARAJA no Quênia e Tanzânia foi reconhecido por sua abordagem inovadora na preparação dos moradores de assentamentos informais para eventos climáticos extremos. O serviço fornece informações meteorológicas confiáveis e ações de resposta em formatos acessíveis, capacitando as comunidades a se prepararem para as ameaças emergentes das condições climáticas extremas.

Prêmio World Habitat 2024 reconhece iniciativas habitacionais que capacitam as comunidades - Imagem 4 de 15
Serviço de previsão do tempo DARAJA no Quênia e na Tanzânia. Imagem cortesia deWorld Habitat

O conjunto habitacional acessível Nettelbeckplatz de Berlim também se destacou pela notável transformação de um antigo complexo residencial em uma comunidade vibrante e sustentável. O projeto incorporou medidas de eficiência energética, melhorando a acessibilidade e atraindo uma mistura de moradores. Por último, mas não menos importante, a primeira comunidade de coabitação do Reino Unido para mulheres, New Ground, foi premiada pelo pioneirismo em um novo modelo de convivência comunitária que proporciona um ambiente de apoio para idosas, permitindo que elas prosperem e envelheçam com dignidade.

Prêmio World Habitat 2024 reconhece iniciativas habitacionais que capacitam as comunidades - Imagem 3 de 15
A primeira comunidade de co-habitação para mulheres do Reino Unido, New Ground. Imagem cortesia de World Habitat

Notícias via World Habitat.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Florian, Maria-Cristina. "Prêmio World Habitat 2024 reconhece iniciativas habitacionais que capacitam as comunidades" [World Habitat Awards 2024 Recognize Housing Initiatives that Empower Communities] 18 Jan 2024. ArchDaily Brasil. (Trad. Ghisleni, Camilla) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1012020/premio-world-habitat-2024-reconhece-iniciativas-habitacionais-que-capacitam-as-comunidades> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.