Reinventando espaços para o bem-estar pós pandemia

Há cerca de um ano, a palavra bem-estar tinha um efeito diferente do que hoje. A pandemia da Covid 19 cristalizou a necessidade que todos temos de saúde mental e física, e tivemos de parar para refletir sobre nosso ritmo de vida e o impacto da tecnologia e de tudo que nos cerca nas nossas vidas.

Designers e arquitetos estão olhando para o amanhã precisando pensar em como criar ambientes seguros, funcionais e confortáveis. De plantas baixas mais abertas a materiais que ajudam a mitigar a propagação de doenças, os profissionais estão olhando para o futuro considerando o que nos dá espaço para respirar e viver juntos. 

Reinventando espaços para o bem-estar pós pandemia - Imagem 2 de 5Reinventando espaços para o bem-estar pós pandemia - Imagem 3 de 5Reinventando espaços para o bem-estar pós pandemia - Imagem 4 de 5Reinventando espaços para o bem-estar pós pandemia - Imagem 5 de 5Reinventando espaços para o bem-estar pós pandemia - Mais Imagens

Ambiente e Saúde 

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, o ambiente construído é responsável por 19% dos fatores que afetam nossa saúde e bem-estar. Como resultado da pandemia, os limites onde trabalhamos, aprendemos e nos divertimos estão sendo redesenhados. À medida que as plantas baixas mudam, essas transformações assumem formas diferentes.

É importante lembrar que esta não é a primeira pandemia mundial e não é a primeira vez que o design residencial e os interiores mudaram em resposta a doenças infecciosas. A ideia de remodelar interiores estendeu-se à forma como acessamos a luz do sol e o ar fresco, como os projetos de sanatórios das décadas de 1920 e 1930.

Reinventando espaços para o bem-estar pós pandemia - Imagem 2 de 5
O Paimio Sanatório de Alvar Aalto na Finlândia é um dos primeiros edifícios a adotar regras sanitárias em ambientes para preservação da saúde. Imagem © Fabrice Fouillet

Outro exemplo é o design do banheiro. Esses espaços costumavam ser extravagantes, com piso de carpete e cortinas. Mas isso mudou com o Movimento Sanitário em meados do século XIX. Esses espaços costumavam ser extravagantes, com piso de carpete e cortinas. Mas isso mudou com o Movimento Sanitário em meados do século XIX.

Quer se trate de um quarto de hóspedes que pode funcionar como um escritório remoto ou uma sala de ginástica doméstica, espaço de mídia ou jardim, há um interesse renovado em várias áreas para trabalhar e aprender, incluindo espaço para entretenimento em casa. 

Bem-estar e natureza

Sem dúvida, houve um reforço do design residencial que está ligado à natureza e à biofilia. Os espaços verdes podem ajudar a gerenciar a saúde mental, bem como a forma como os proprietários e ocupantes acessam a luz do dia.

Com a permanência prolongada em ambientes internos, os designers também buscam formas, cores, padrões e texturas que afetam nossa saúde física, emocional e mental. Visando a saúde física e o estado de espírito emocional, os ambientes devem estimular nossos sentidos. Este objetivo pode ser alcançado oferecendo grandes janelas com vistas, abrindo espaço para a vegetação no interior, ou simplesmente criando uma sensação de calma através de um espaço organizado com iluminação e cores adequadas.

Reinventando espaços para o bem-estar pós pandemia - Imagem 5 de 5
Second Home Holland Park / Selgascano. Imagem © Iwan Baan

Espaços modernos de bem-estar podem alcançar ambos usando design biofílico, incorporando espaços verdes para promover o oxigênio e celebrar os elementos de aterramento naturais, enquanto também criam experiências fotográficas que vale a pena compartilhar.

Veronica Schreibeis-Smith, que é presidente da iniciativa de arquitetura de bem-estar do Global Wellness Institute, enfatiza numa entrevista a importância de texturas, cores e padrões que expressam o mundo natural. Mas, ela diz, “a variedade no design é o que torna nossas experiências em diferentes lugares tão ricas, então isso pode, e deve, ser amplamente e amplamente interpretado”. Ela também aponta para a filosofia japonesa de wabi-sabi, em que “a aceitação do imperfeito está sendo abraçada, tanto em nós mesmos quanto nos objetos que nos cercam”.

Luz como terapia

Designers e arquitetos ao redor do mundo também estão muito mais conscientes do impacto da iluminação em nosso humor, preferindo usar temperaturas de cor amareladas nos esquemas de iluminação que imitem e tenham empatia com os ritmos circadianos para criar experiências relaxantes e edificantes.

Reinventando espaços para o bem-estar pós pandemia - Imagem 3 de 5
Luminária da Philips com raios ultravioleta que impedem a multiplicação de vírus e bactérias. Via Tabulla

Não é nenhuma surpresa que as luminárias que ajudam a matar bactérias e purificar superfícies estejam em alta nos espaços de bem-estar. Mas os avanços na tecnologia de iluminação também a tornaram uma ferramenta terapêutica indispensável.  

A terapia de luz geralmente usa luz ultravioleta e, do ponto de vista da tecnologia, foi incorporada em chuveiros, torneiras e armários e pretende ajudar a melhorar o sistema imunológico, além de muitas outras propriedades de saúde para a pele. 

Materiais ecológicos

Materiais ecológicos como cortiça, bambu e rattan também são favoráveis e estão sendo bastante utilizados. A cortiça é talvez um dos melhores exemplos de um material que tem de tudo – calor, textura, maleabilidade – e a sua extração não envolve o abate de uma única árvore. Se manejado corretamente, ele volta a crescer em ciclos de nove anos e é, portanto, um dos materiais mais sustentáveis ​​do mundo. 

Shelly Lynch-Sparks, a designer por trás do espaço de meditação MNDFL de Nova York e do estúdio de acupuntura WTHN, afirma que que o foco na sustentabilidade dita todo o seu trabalho. “Isso inclui tudo, desde a tinta nas paredes ou cola usada para marcenaria para garantir que não haja vazamento de gás”, diz ela, acrescentando que folheados de madeira, quartzo Caesarstone e tintas zero VOC como Clare ajudam a conseguir isso.

Reinventando espaços para o bem-estar pós pandemia - Imagem 4 de 5
Escola de Meditação MNDFL em NY, projejto de Shelly Lynch-Sparks. Imagem via MNDFL

À medida que os designers criam novas tipologias, as habitações responderão melhor às diversas comunidades dos residentes e às culturas e estilos de vida que os acompanham. Seguindo em frente, encontraremos novas maneiras de construir casas saudáveis que promovam o bem-estar físico e mental no futuro.

Via Tabulla.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Marília Matoso. "Reinventando espaços para o bem-estar pós pandemia" 26 Ago 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/966011/reinventando-espacos-para-o-bem-estar-pos-pandemia> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.