Café Boonma / Sher Maker

Café Boonma / Sher Maker - Imagem 2 de 15Café Boonma / Sher Maker - Imagem 3 de 15Café Boonma / Sher Maker - Imagem 4 de 15Café Boonma / Sher Maker - Imagem 5 de 15Café Boonma / Sher Maker - Mais Imagens+ 10

  • Arquitetos: Sher Maker
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  200
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo
    Fotografias:Rungkit Charoenwat
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Ceragres, Cortina, Easuwan Kased
  • Arquiteto Responsável: Patcharada Inplang
  • Cidade: Chiang Mai
  • País: Tailândia
Mais informaçõesMenos informações
Café Boonma / Sher Maker - Imagem 4 de 15
© Rungkit Charoenwat

“Sinta-se livre com a arquitetura.” O Café Boonma é um programa inovador, localizado em uma região montanhosa, cercado por muitas árvores. O edifício tem 6 metros de altura e acesso relativamente limitado, com recuo frontal de apenas 8 metros, combinado com uma floresta densa e uma paisagem natural desordenada.

Café Boonma / Sher Maker - Imagem 7 de 15
© Rungkit Charoenwat

Estávamos muito conscientes de começar o projeto com um elemento básico que determinasse os limites entre a edificação e a paisagem existente. Porém, por que não quebrar os limites do projeto e dissipar a arquitetura para o contexto circundante? E, ao mesmo tempo, utilizar a paisagem para definir este novo limite de diluição entre a área interna e externa.

Café Boonma / Sher Maker - Imagem 13 de 15
Planta

O escritório Sher Maker definiu o fechamento externo com 6 metros de altura, seguindo as dimensões e os limites existentes da antiga edificação, e assim propôs um raio que determina a nova forma. Entre as árvores do terreno, no raio proposto, foram dispostas cortinas opacas que disfarçam a volumetria do café.

Café Boonma / Sher Maker - Imagem 2 de 15
© Rungkit Charoenwat

O fechamento externo tem duas funções, configurar um novo limite para a paisagem, como uma antecâmara antes de acessar o café, e ser um elemento interativo para que os usuários tenham que manipular e abrir a cortina ao entrar no edifício. Já o volume existente teve a parede externa revestida com espelhos, para dissolver a forma da construção e refletir a paisagem circundante.

Café Boonma / Sher Maker - Imagem 3 de 15
© Rungkit Charoenwat

A partir da reflexão do raio da cortina na parede espelhada, a forma completa de um círculo é configurada. Devido ao entorno sombreado e cheio de árvores, dentro do café, o arquiteto optou por reorganizar as funções e reduzir a quantidade de luz que entra no prédio através de filtros de luz que são facilmente encontrados no mercado. Toda a atmosfera interna foi pensada para acentuar as vistas para as árvores e paisagens a partir do terraço externo.

Café Boonma / Sher Maker - Imagem 10 de 15
© Rungkit Charoenwat

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Chiang Mai, Mueang Chiang Mai District, Provincia de Chiang Mai, Tailândia

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Café Boonma / Sher Maker" [Boonma Cafe / Sher Maker] 29 Jan 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/932196/cafe-boonma-sher-maker> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.