Arquitetura Indiana

  1. ArchDaily
  2. Países
  3. Índia

Projetos mais recentes em Índia

Últimas notícias em Índia

A escala corporificada: Índia através dos olhos da pele

O que é a escala humana senão as relações entre um corpo e o ambiente que o cerca? E o que seria o corpo senão o vínculo inevitável entre a nossa experiência sensorial do mundo material e a consequente sensibilização de cada um de nossos sentidos?

Escritório indiano usa telhas de argila e plantas para resfriamento natural

O escritório de arquitetura indiano Manoj Patel Design Studio possui diversos projetos premiados em que faz uso criativo das telhas de argila. Em um deles, batizado de Ridge Clay Roof Tile Plantation, foi criado um verdadeiro jardim vertical usando as telhas.

Templo paramétrico em Koppur reinterpreta a arquitetura vernacular indiana

O estúdio de arquitetura e pesquisa rat[LAB] Studio, em parceria com o Shilpa Architects, projetou um templo em Koppur que reinterpreta a arquitetura vernacular indiana a partir da parametrização. Chamado de Templo Shirdi Sai Baba, o projeto se localiza nos arredores de Chennai e apresenta a geometria de um polígono de 11 lados, articulado como um volume tridimensional.

Lições da ONU-Habitat: como projetar espaços para e com as pessoas?

A ONU-Habitat ou Agência das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos e Desenvolvimento Urbano Sustentável, cujo foco principal é lidar com os desafios da rápida urbanização, tem desenvolvido abordagens inovadoras no campo do desenho urbano, centrado na participação ativa da comunidade.

Como a Índia está moldando o futuro da habitação

A Índia está repensando o futuro da habitação por meio de novas tipologias. Definida por influências históricas e culturais, a arquitetura contemporânea do país centra-se em discussões sobre a melhor forma de se modernizar. Construídos ao longo de milênios, os projetos habitacionais da Índia são feitos para atender a diversas escalas, programas e funções. Explorando uma paisagem urbana revitalizada, estes projetos habitacionais modernos começaram a dar um novo tom para o futuro.

Os projetos humanitários de Shigeru Ban

Shigeru Ban, Premio Pritzker de 2014, é conhecido pelo seu uso inovador de materiais assim como pela sua abordagem compassiva em seus projetos. Por um pouco mais de três décadas, Ban, fundador da Voluntary Architects Network, também aplicou seu extenso conhecimento em materiais recicláveis, principalmente papel e papelão, para construções de alta qualidade, abrigos de baixo custo para vítimas de desastres em todo o mundo – Ruanda, Haiti, Turquia e Japão, são alguns dos países que receberam seus projetos.

As obras modernistas de Chandigarh, pelas lentes de Roberto Conte

Famosa por seu plano urbano e edifícios cívicos, Chandigarh representa um fragmento icônico da arquitetura modernista. Este centro econômico e administrativo foi concebido para mostrar ao mundo o progresso da recém-independente Índia dos anos 50.

Studio Symbiosis projeta Parque e Museu do Perfume, na Índia.

Em construção, o projeto do Parque e Museu do Perfume, localizado na cidade indiana de Kannauj, conhecida como a capital do perfume, abrigará um museu, lojas, um café, um centro de desenvolvimento de habilidades para trocar conhecimentos entre especialistas e destilarias para produzir as fragrâncias no local.

Arranha-céu em Deli propõe purificar a atmosfera da capital Indiana

De acordo com um relatório da OMS de novembro de 2019, os residentes de Deli, capital da Índia, respiram cerca de 25 vezes mais ar tóxico que o limite permitido, diminuindo suas taxas de expectativa de vida. Despoluir a atmosfera se tornou um desafio na maioria dos países com economias em crescimento. Um estudo realizado pelo estúdio de arquitetura Studio Symbiosis analisou várias soluções para enfrentar essa ameaça aos moradores da capital indiana.

“Arquitetura é uma extensão da vida”: uma entrevista com Balkrishna Doshi

A independência da Índia mudou o modo como o país passou a ser percebido pelo resto do mundo. A evolução trouxe consigo importantes perguntas para arquitetos e urbanistas, como por exemplo, como resolver as disparidades econômicas e ambientais, ou como difundir entre a população a compreensão do potencial dos recursos e culturas locais.  

Carregando... Pode demorar alguns segundos