Arquitetura Indiana

  1. ArchDaily
  2. Países
  3. Índia

Projetos mais recentes em Índia

Últimas notícias em Índia

Como a Índia está moldando o futuro da habitação

A Índia está repensando o futuro da habitação por meio de novas tipologias. Definida por influências históricas e culturais, a arquitetura contemporânea do país centra-se em discussões sobre a melhor forma de se modernizar. Construídos ao longo de milênios, os projetos habitacionais da Índia são feitos para atender a diversas escalas, programas e funções. Explorando uma paisagem urbana revitalizada, estes projetos habitacionais modernos começaram a dar um novo tom para o futuro.

Os projetos humanitários de Shigeru Ban

Shigeru Ban, Premio Pritzker de 2014, é conhecido pelo seu uso inovador de materiais assim como pela sua abordagem compassiva em seus projetos. Por um pouco mais de três décadas, Ban, fundador da Voluntary Architects Network, também aplicou seu extenso conhecimento em materiais recicláveis, principalmente papel e papelão, para construções de alta qualidade, abrigos de baixo custo para vítimas de desastres em todo o mundo – Ruanda, Haiti, Turquia e Japão, são alguns dos países que receberam seus projetos.

As obras modernistas de Chandigarh, pelas lentes de Roberto Conte

Famosa por seu plano urbano e edifícios cívicos, Chandigarh representa um fragmento icônico da arquitetura modernista. Este centro econômico e administrativo foi concebido para mostrar ao mundo o progresso da recém-independente Índia dos anos 50.

Studio Symbiosis projeta Parque e Museu do Perfume, na Índia.

Em construção, o projeto do Parque e Museu do Perfume, localizado na cidade indiana de Kannauj, conhecida como a capital do perfume, abrigará um museu, lojas, um café, um centro de desenvolvimento de habilidades para trocar conhecimentos entre especialistas e destilarias para produzir as fragrâncias no local.

Arranha-céu em Deli propõe purificar a atmosfera da capital Indiana

De acordo com um relatório da OMS de novembro de 2019, os residentes de Deli, capital da Índia, respiram cerca de 25 vezes mais ar tóxico que o limite permitido, diminuindo suas taxas de expectativa de vida. Despoluir a atmosfera se tornou um desafio na maioria dos países com economias em crescimento. Um estudo realizado pelo estúdio de arquitetura Studio Symbiosis analisou várias soluções para enfrentar essa ameaça aos moradores da capital indiana.

“Arquitetura é uma extensão da vida”: uma entrevista com Balkrishna Doshi

A independência da Índia mudou o modo como o país passou a ser percebido pelo resto do mundo. A evolução trouxe consigo importantes perguntas para arquitetos e urbanistas, como por exemplo, como resolver as disparidades econômicas e ambientais, ou como difundir entre a população a compreensão do potencial dos recursos e culturas locais.  

O futuro dos transportes: novas tecnologias que estão transformando o modo como nos deslocamos

A medida que a população urbana continua a crescer, com mais e mais pessoas vivendo em grandes centros todos os dias, novas tecnologias estão sendo incorporadas aos sistemas de transporte urbano, transformando a maneira como nos deslocamos pelas cidades. Meios individuais de transporte estão começado a perder terreno para serviços de mobilidade mais centrados no usuário, fazendo-nos repensar a maneira como nos relacionamos com o espaço urbano em nossos deslocamentos diários.

Prestige Central: a primeira sede da WeWork na Índia

Fundada em 2010, a WeWork acaba de inaugurar a sua primeira sede na Índia, um espaço de co-working projetado pelo diretor criativo da WeWork, Adam Kimmel. Localizada no centro de Bangalore, na região sul do país, o edifício de oito pavimentos foi chamado de Prestige Central.

Antigas escadarias subterrâneas da Índia, pelas lentes de Victoria Lautman

Victoria Lautman, jornalista de Los Angeles, começou a fazer fotos dos poços subterrâneos indianos há mais de trinta anos, coletando imagens de todo o país. O Museu Fowler da UCLA exibe, até o doa 20 de outubro, cerca de cinquenta fotografias dessas antigas estruturas de captação de água.

Índia aprova o primeiro sistema Hyperloop para passageiros do mundo

O governo de Maharashtra aprovou o Virgin Hyperloop One um projeto de infraestrutura pública, configurado para se tornar o primeiro de hyperloop no mundo. O anúncio traz o sistema de transporte hyperloop na Índia mais próximo da realidade, reconhecendo a tecnologia juntamente com outras formas mais tradicionais de transporte em massa. Chamado de Pune-Mumbai Hyperloop, o projeto conectará o centro de Pune a Mumbai em menos de 35 minutos, ao contrário das atuais 3,5 horas percorridas na estrada.

Carregando... Pode demorar alguns segundos