Os méritos do greenwashing: estigma social em torno da construção natural na Índia

Nos últimos anos, a Índia testemunhou o ressurgimento do interesse em materiais de construção naturais, impulsionado pelo aumento das preocupações ambientais e um crescente desejo de resgatar estilos de vida tradicionais. De Mumbai, com suas movimentadas ruas, às tranquilas aldeias de Kerala, arquitetos, construtores e comunidades estão se unindo para explorar o potencial da terra, do bambu, da cal e de outros materiais orgânicos na criação de estruturas que sejam relevantes para cada contexto e que também incorporem os ideais contemporâneos do país. Essa mudança em direção ao uso de materiais naturais e recursos vernaculares reflete um movimento em prol da sustentabilidade e de uma conexão mais profunda com a natureza.

Os méritos do greenwashing: estigma social em torno da construção natural na Índia - Imagem 2 de 8Os méritos do greenwashing: estigma social em torno da construção natural na Índia - Imagem 3 de 8Os méritos do greenwashing: estigma social em torno da construção natural na Índia - Imagem 4 de 8Os méritos do greenwashing: estigma social em torno da construção natural na Índia - Imagem 5 de 8Os méritos do greenwashing: estigma social em torno da construção natural na Índia - Mais Imagens+ 3

Tradicionalmente, as práticas de construção vernacular na Índia eram circulares e estavam em harmonia com o clima e os ecossistemas locais. No entanto, o desejo de imitar os países ocidentais quase levou essas práticas à extinção, restando apenas casos esporádicos em áreas rurais. Agora, à medida que o pêndulo oscila de volta após essa mudança extrema na paisagem construída, impulsionada por objetivos verdes globais, o desejo de retornar às raízes tem gerado um renascimento da construção natural no país.

Os méritos do greenwashing: estigma social em torno da construção natural na Índia - Imagem 7 de 8
Office at #15 / Biome Environmental Solutions. Imagem © Vivek Muthuramalingam

A diversidade geográfica, climática e cultural da Índia resultou em uma ampla variedade de materiais de construção naturais e métodos específicos para diferentes regiões. Por exemplo, enquanto estados como Rajastão, Gujarat e Haryana utilizam adobe e palha em suas construções, nos estados do nordeste, como Assam, Manipur, Mizoram e Tripura, é comum encontrar construções de bambu. Cada região apresenta uma combinação única de tradição e sustentabilidade. Além disso, outros métodos como taipa em Tamil Nadu e Karnataka, pedra com argamassa de lama em Uttarakhand e construção em sabugo em Madhya Pradesh, exemplificam a rica diversidade de práticas de construção natural na Índia.

Embora haja um renovado interesse na paisagem construída do país, a comunidade de arquitetura indiana ainda não testemunhou a aceitação e adoção generalizada da construção natural, especialmente em áreas urbanas. Apesar de sua longa história na Índia, os materiais de construção naturais enfrentam estigma social devido a equívocos sobre sua durabilidade, exigências de manutenção e custo acessível.

Os méritos do greenwashing: estigma social em torno da construção natural na Índia - Imagem 5 de 8
Casa Koshish / Koshish. Imagem © Justin Sebastian

"Construir com materiais naturais como terra, cal, madeira e bambu tem sido uma escolha prática para a Índia rural por séculos", compartilha Raghav Kumar, do Tiny Farm Lab - um estúdio de design, pesquisa, construção e inovação rural localizado nas florestas de Rishikesh, Índia. "O principal obstáculo para trabalhar com esses materiais é a imagem social associada à pobreza". As políticas governamentais refletem essa ideia, promovendo programas de habitação acessível que visam transformar casas "Kutcha" em casas "Pucca" - ou seja, mais fortes e duráveis -, geralmente construídas com concreto e aço. As casas "Kutcha" são típicas de assentamentos temporários ou da vida rural, vistas como algo a ser deixado para trás em busca de uma "vida urbana digna".

A arquitetura indiana é intrinsecamente contextual, refletindo a essência de seu entorno. "Durante minhas muitas viagens pela Índia, percebi que a arquitetura vernacular realmente incorpora a linguagem de design do país. Não podemos deixar de notar as mudanças dinâmicas na arquitetura, culinária, cultura, pessoas e clima a cada poucos quilômetros percorridos na Índia", compartilha Areen Attari, cofundador do escritório de bioarquitetura Put Your Hands Together, sediado em Mumbai. Tradicionalmente, as casas eram vistas como extensões dos próprios indivíduos. No entanto, com a industrialização, veio uma rápida adoção de influências ocidentais, com Mumbai frequentemente comparada a Nova York.

Os méritos do greenwashing: estigma social em torno da construção natural na Índia - Imagem 3 de 8
Casa Wendy / Earthscape Studio. Imagem © Syam Sreesylam
Os méritos do greenwashing: estigma social em torno da construção natural na Índia - Imagem 4 de 8
Fazenda Maativan / Blurring Boundaries. Imagem © Inclined Studio

"À medida que a Índia urbana abraçava cada vez mais os ideais ocidentalizados de paisagens urbanas, a Índia rural passou a ver as áreas urbanas como o modelo de progresso, gradualmente abandonando os designs vernaculares em favor de materiais industrializados", observa Attari. Apesar do conforto inerente e do sentimento de pertencimento encontrado nas habitações vernaculares, o apelo dos símbolos de status associados às casas industrializadas levou muitos a abandonar suas raízes tradicionais, impulsionados pelas aspirações de status social.

A mudança de volta para a construção natural é uma tendência atual, apesar dos desafios como a escassez de mão de obra, a falta de materiais e as limitações tecnológicas. Ainda há um ceticismo em relação à acessibilidade, durabilidade e manutenção dos materiais naturais. Infelizmente, esse renascimento muitas vezes é alvo de greenwashing, onde as alegações ecológicas são superficiais. No entanto, há otimismo de que essas tendências estão ajudando a aumentar a conscientização e a mudar as percepções da sociedade sobre a construção natural.

Na Índia urbana contemporânea, a construção natural está em alta. No entanto, é importante notar que essa tendência não é tão econômica devido à escassez de mão de obra, materiais e tecnologia na construção de casas rurais. Hoje em dia, clientes abastados frequentemente desejam uma estética "terrosa" e "indiana" para suas casas, resultando em estruturas que imitam o visual e a sensação da arquitetura vernacular, mas carecem das propriedades ecologicamente corretas de sua inspiração. Embora esses edifícios "greenwashed" possam ser criticados, Attari argumenta que sua proliferação chama atenção e conscientização para as metodologias de construção natural. Embora o greenwashing não gere benefícios ambientais genuínos para os edifícios, ele desempenha um papel na mitigação do estigma em torno da construção natural, ajudando a alterar a percepção social desses materiais como progressivos e desejáveis.

Os méritos do greenwashing: estigma social em torno da construção natural na Índia - Imagem 2 de 8
The Earth House / Art and Architecture Associates. Imagem © Tejas Shah
Os méritos do greenwashing: estigma social em torno da construção natural na Índia - Imagem 6 de 8
Casa de Terra e Pedra / STUDIO MOTLEY. Imagem © Neelanjana Chitrabanu

O que eu prevejo é uma grande mudança na qual a Índia urbana começa a adotar a linguagem de design da Índia rural, mesmo que inicialmente isso aconteça como uma forma de greenwashing", articula Attari em seu livro On Friendship, Philosophy & BioArchitecture (Sobre Amizade, Filosofia e Bioarquitetura). À medida que a conscientização cresce e a aceitação social evolui, o potencial para práticas de construção mais ecológicas na Índia se torna promissor. Mesmo que as pessoas sejam motivadas apenas pela estética, a aceitação desses materiais dentro da sociedade ainda é benéfica.

O ressurgimento de materiais de construção naturais e técnicas de construção vernacular na Índia reflete um renovado respeito pela arquitetura que considera o contexto local. Apesar dos desafios enfrentados na transição de volta para a construção natural, como escassez de habilidades e estigma social, há otimismo de que o aumento da conscientização e mudanças de percepção levarão a práticas mais ecológicas no futuro. A aceitação de materiais naturais dentro da sociedade é um passo positivo rumo a um ambiente construído mais sustentável na Índia. À medida que as atitudes evoluem e as áreas urbanas adotam cada vez mais linguagens de design enraizadas, vislumbra-se um futuro onde as práticas de construção vernacular moldem a paisagem construída do país.

Os méritos do greenwashing: estigma social em torno da construção natural na Índia - Imagem 8 de 8
Jetavana / Sameep Padora & Associates. Imagem © Edmund Sumner

Este artigo faz parte da série ArchDaily intitulada Índia: Construindo para Bilhões, na qual discutimos os efeitos do aumento populacional, urbanização e crescimento econômico no ambiente construído da Índia. Ao longo da série, exploramos inovações locais e internacionais que respondem ao crescimento urbano da Índia. Também conversamos com arquitetos, construtores e a comunidade local para destacar suas experiências pessoais. Como sempre, na ArchDaily, valorizamos muito a opinião dos nossos leitores. Se você acredita que deveríamos apresentar um projeto específico, por favor nos envie sua sugestão.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Gattupalli, Ankitha. "Os méritos do greenwashing: estigma social em torno da construção natural na Índia" [The Merits of Greenwashing: Social Stigma around Natural Construction in India] 01 Mar 2024. ArchDaily Brasil. (Trad. Simões, Diogo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1013887/os-meritos-do-greenwashing-estigma-social-em-torno-da-construcao-natural-na-india> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.