Como a Índia está moldando o futuro da habitação

A Índia está repensando o futuro da habitação por meio de novas tipologias. Definida por influências históricas e culturais, a arquitetura contemporânea do país centra-se em discussões sobre a melhor forma de se modernizar. Construídos ao longo de milênios, os projetos habitacionais da Índia são feitos para atender a diversas escalas, programas e funções. Explorando uma paisagem urbana revitalizada, estes projetos habitacionais modernos começaram a dar um novo tom para o futuro.

Como a Índia está moldando o futuro da habitação - Mais Imagens+ 5

Cortesia de Jino Sam, Siddharthan, Chirantan Khastgir, Akash Sharma, Sagar Kudtarkar

A arquitetura da Índia precisa mediar a rápida urbanização com respeito ao seu clima, cultura e tradição. As questões de preservação cultural são especialmente pertinentes na Índia pós-independência, após o domínio das influências ocidentais. Do corpo de trabalho de Charles Correa à Chandigarh de Le Corbusier, a Índia possui uma história de projetos multiculturais. Como o segundo país mais populoso do mundo, está passando por uma crescente demanda habitacional. Equilibrando estilos vernáculos com avanços nas técnicas de construção, os projetos a seguir oferecem um olhar mais profundo sobre como é a nova arquitetura residencial na Índia.

A casa dos jardins secretos / Spasm Design

© Umang Shah

Esta é uma casa particular em Ahmedabad vista como uma expressão em pedra Dhrangadhra. Tal material tem textura e coloração óssea, disponível em blocos e lajes de pedreiras próximas. A estrutura celular do arenito mantém intervalos de ar microscópicos intermitentes, funcionando como um painel isolante. Isto determinou a escolha de revestir todo o corpo da casa como um monólito.

Casa Shikhara / Wallmakers

Cortesia de Jino Sam, Siddharthan, Chirantan Khastgir, Akash Sharma, Sagar Kudtarkar

Situado no topo de uma das colinas silenciosas de Trivandrum, este terreno estava localizado no ponto mais alto de um entorno arborizado. O cliente era alguém que adorava viajar e planejava fugas freqüentes para terras distantes, por todo o país. A ideia de uma 'mão' bloqueando a forte luz solar foi reimaginada como uma parede inclinada ao longo do terreno, um moderno Shikhara.

Refúgio e Centro comunitário rural / Atelier Shantanu Autade

© Rajeshwar Singh, Tanishq Ostwal

O terreno está localizado em Pohegaon, no distrito de Ahmednagar, em Maharashtra. O cliente procurou a equipe para projetar um abrigo onde pudesse oferecer comida e descanso por um tempo determinado. A evolução deste projeto começou com a compreensão e avaliação de várias ideias contemporâneas para moradias com múltiplas atividades na região.

Habitação Estudantil / Thirdspace Architecture Studio

© Hemant Patil

O projeto para uma pequena moradia estudantil na cidade de Belgaum explora o corte como um dispositivo para o posicionamento vertical de uma série de espaços semi-privados de moradia. O que parece ser uma divisão simples de espaços na planta baixa é, na verdade, uma camada complexa de unidades habitacionais autônomas.

Edifício Kings House / The Purple Ink Studio

© Shamanth Patil

Ocupando uma posição estratégica no coração da cidade de Bangalore, o projeto está em estreita proximidade com algumas das melhores instalações de hospedagem, centros médicos e comerciais da cidade. Os clientes viram um potencial nas 'Sky Villas' onde a arquitetura reinterpretaria novos estilos de vida.

Casa HIVE / Openideas Architects

© Yash Parekh - Panchkon

A HIVE é concebida e projetada como uma casa familiar inteligente, adaptável e sustentável em Surat, Gujarat. A forma da residência é influenciada pela profissão do cliente Kamalbhai Mistry - que faz parte de uma empresa extremamente bem sucedida na fabricação de máquinas para a indústria diamantífera.

Alojamento para Mahouts e seus Elefantes / RMA Architects

© Carlos Chen

Um projeto para 100 elefantes e seus Mahouts (guardiões), Hathigaon (ou vila de elefantes) está situado ao pés do Palácio Amber e do Forte perto de Jaipur. A estratégia do projeto envolveu primeiro a estruturação da paisagem que havia sido devastada por seu uso como pedreira de areia por fornecedores locais para, então, criar uma série de corpos de água que auxiliam no escoamento das chuvas.

Torres do Futuro / MVRDV

© Ossip van Duivenbode

Localizada em Pune, a 8ª maior cidade da Índia e uma das que mais crescem no país, estas torres oferecem 1.068 apartamentos para uma porção diversificada da população em rápida expansão, uma verdadeira vila vertical que abrigará cerca de 5.000 pessoas em um único prédio.

Sobre este autor
Cita: Baldwin, Eric. "Como a Índia está moldando o futuro da habitação" [Urban Visions: How India is Shaping the Future of Housing] 26 Jun 2020. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/942410/como-a-india-esta-moldando-o-futuro-da-habitacao> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.