9 Bares que todo arquiteto deveria conhecer

Como é o seu bar favorito? Ou como seria o espaço arquitetônico do melhor bar do mundo na sua opinião? O que é que nos chama à atenção quando nos sentamos para tomar algo com nossos amigos? Seria o design do mobiliário, o tema do bar ou apenas um bom cardápio de bebidas? Atualmente, podemos afirmar que a arquitetura destes espaços é tão importante quanto as próprias bebidas que ali se servem. Passando por tavernas inspiradas em cenários de cinema até modernas coberturas em meio ao skyline de uma mega cidade, compilamos uma lista de nove "botecos" que todo arquiteto/a precisa conhecer antes de ir desta para melhor.

The American Bar / Adolf Loos / Viena, Áustria

O The American Bar foi projetado por Adolf Loos em 1908, depois de passar uma temporada de três anos nos Estados Unidos. O bar foi concebido para apresentar à tradicional sociedade de Viena o moderno estilo dos bares americanos. No típico estilo loosiano, os interiores são decorados com mármore, latão e couro e as paredes espelhadas, fazendo com que o espaço pareça maior do que realmente é.

Hofbrauhaus / Munique, Alemanha

© Jorge Royan / http://www.royan.com.ar

Uma das maiores atrações turísticas de Munique, a Hofbrauhaus está entre as cervejarias mais conhecidas do mundo, fundada em 1589 pelo Duque Guilherme V da Baviera. Depois do final da Segunda Guerra Mundial, soldados americanos que passaram pela Bavária levaram como lembrança as canecas da famosa cervejaria com o logotipo mundialmente conhecido “HB”. Depois disso, mais e mais pessoas começaram a viajar para a Alemanha para conhecer um pouco mais da cultura cervejeira. Atualmente, este edifício de três pavimentos é um dos pontos mais visitados e recomendados quando se trata de comida típica alemã, eventos e é claro, muita cerveja.

Atrium Champagne Bar / Foster + Partners / Londres, Inglaterra

© Francisco Guerrero

Instalado dentro do ME Hotel em Londres, o Atrium Champagne Bar é uma estrutura piramidal de nove pavimentos, revestida em mármore branco e um piso de granito preto altamente reflexivo. Este espaço monumental está coroado por uma clarabóia de formato triangular, por onde a luz natural flui iluminando este interior majestoso, enfatizando a escala monumental do espaço. Projeções do universo marinho parecem flutuar lentamente pelas paredes deste grande vazio. Além da arquitetura, a Foster + Partners também desenvolveu o projeto de todos os móveis para o bar, incluindo um sofá de 30 metros de comprimento.

Yakitori Barby / Kengo Kuma / Kichijoji, Japão

© Erieta Attali

O Yakitori Barby é um espaço de 325 metros quadrados concebido por Kengo Kuma no qual ele utilizou quase que exclusivamente apenas materiais reciclados para criar um ambiente único e exclusivo. Além de cabos ethernet, outros produtos acrílicos derretidos foram utilizados para mobiliar o bar, criando um espaço futurístico que acolhe as mesas e bancadas. Visto de fora, o bar mantém sua fachada no estilo do mercado negro japonês, estruturas muito populares durante o período do pós-guerra.

Bar Luce / Wes Anderson / Milão, Itália

Implantado dentro da Fondazione Prada, projetada pelo OMA, o Bar Luce parece ter saído de um filme dirigido por Wes Anderson. Que de certa forma, par ser verdade. O interior foi decorado com uma série de mesas coloridas de fórmica, papéis de parede divertidos, pisos de granilite e até mesmo uma máquina de pinball. Tudo aqui parece ter sido inspirado em "um peixe fora d'água". Os visitantes costumam dizer que se sentem dentro do "Grand Budapest Hotel" e que é impossível não querer fotografá-lo.

Karlovy Lázně / Praga, República Checa

Karlovy Lázně, que significa “Charles Spa”, é uma discoteca de cinco pavimentos em plena capital Checa, às margens do rio Vltava. O edifício foi antigamente uma casa de banho, construída no século XIV, o qual ainda mantém algumas das suas características originais, como mosaicos e piscinas romanas, transformadas em modernas pistas de dança. Cada andar apresenta um estilo de música diferente. Karlovy Lázně é um dos clubes mais populares de Praga, e provavelmente a maior balada da Europa Central.

The Magazine / Zaha Hadid / Londres, Inglaterra

© Luke Hayes

The Magazine faz parte da Serpentine Sackler Gallery, em Londres. O espaço está configurado por uma cobertura sinuosa de tecido que toca o solo apenas em três pontos. As mesas do restaurante estão dispostas em torno das colunas esculturais de sua estrutura e em meio ao jardim circundante que pode ser visto através de sua enorme fachada de vidro.

The OZONE Bar / Hong Kong

By Patty Mooney from San Diego, USA [CC BY 2.0 ], via Wikimedia Commons

O bar OZONE fica no 118º pavimento do Ritz-Carlton de Hong Kong. O OZONE, que detém o recorde de ser o bar mais alto do mundo, oferece um amplo espaço interior e um terraço aberto onde os visitantes podem apreciar vistas espetaculares da cidade. O interior é definido por uma longa bancada de mármore e seus padrões geométricos que se estendem do piso ao teto. A torre ICC do Ritz-Carlton detém outro recorde no livro dos Guiness, de proporcionar o maior espetáculo de luz e som em uma única estrutura.

Hirschgarten / Munique, Alemanha

Fundada em 1791, a Hirschgarten é conhecida como a maior cervejaria do mundo podendo abrigar até 8.000 pessoas. Os visitantes são recebidos em um pátio ao ar livre aonde é possível aproveitar diversos playgrounds, áreas para animais, barracas de comida, um parque aquático, um skatepark além de outras coisinhas mais.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Overstreet, Kaley. "9 Bares que todo arquiteto deveria conhecer" [The 9 Bars That Every Architect Needs to Visit] 09 Ago 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/899591/9-bares-que-todo-arquiteto-deveria-conhecer> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.