Arquitetura Alemã

  1. ArchDaily
  2. Países
  3. Alemanha

Projetos mais recentes em Alemanha

Últimas notícias em Alemanha

De desenho de mobiliário a projetos curatoriais: 5 escritórios europeus em ascensão

A New Generations é uma plataforma europeia que analisa os mais inovadores e promissores escritórios de arquitetura da Europa, promovendo um espaço para trocas, discussões, teoria e produção de arquitetura. Desde 2013, o New Generations já envolveu mais de 300 escritórios com os mais diversos programas culturais, desde festivais, até exposições, oficinas, entrevistas e, ainda, testou novos formatos experimentais de eventos.

Dorte Mandrup vence concurso internacional para o novo Exilmuseum em Berlim

Dorte Mandrup venceu o concurso internacional para projetar o novo Exilmuseum em Berlim. Localizado ao lado das ruínas da histórica estação ferroviária Anhalter Bahnhof, o museu contará histórias de pessoas que fugiram durante o regime nazista e também voltará sua atenção às questões atuais de imigração e violência. A proposta do estúdio reinterpreta as ruínas do pórtico de Askanischer Platz, um monumento e símbolo daqueles que foram levados ao exílio durante a Segunda Guerra Mundial.

MVRDV vence concurso para o novo plano diretor de Karlsruhe na Alemanha

A proposta de “jardim flutuante”, apresentada pelo MVRDV para o concurso internacional de reurbanização da área de Ettlinger Tor na cidade alemã de Karlsruhe, foi escolhida como uma das vencedoras — ao lado daquela lançada pelo escritório de arquitetura liderado pelo suíço Max Dudler. Com abordagens muito similares, as duas equipes compartilharam o primeiro lugar no pódio e a intenção dos organizadores é sobrepor as duas propostas para a criação de um novo plano diretor integrado, inspirado pelo caráter histórico da cidade além de promover novos usos, espaços púbicos e áreas verdes acessíveis aos moradores e visitantes da cidade alemã.

Cortar, dobrar e empilhar: casas alemãs construídas com precisão

O design alemão tornou-se sinônimo de exatidão, eficiência e precisão. Embora o estereótipo tenha raízes na geografia e na cultura local, o ambiente construído no país reflete uma afinidade por estrutura, privacidade e ordem. Combinada com influências de toda a Europa, a arquitetura contemporânea da Alemanha apresenta formas refinadas e ênfase na habilidade técnica.

Opposite Office propõe hospital temporário no aeroporto de Berlim para combater coronavírus

O estúdio Opposite Office propôs transformar o novo aeroporto de Berlim, em construção desde 2006, em um "super-hospital" para pacientes com coronavírus. Na tentativa de preparar o sistema de saúde e aumentar suas capacidades, a firma apresentou uma alternativa de reuso adaptável, projetando soluções adaptadas ao contexto para combater a pandemia.

David Chipperfield vence concurso para recuperar antiga área industrial em Berlim

David Chipperfield Architects e Wirtz International Landscape Architects venceram recentemente um concurso em Berlim para converter a antiga zona industrial de Georg-Knorr-Park em um vibrante bairro residencial e comercial.

MVRDV vence concurso para o plano diretor do novo distrito criativo de Potsdam

O MVRDV acaba de vencer mais um concurso de arquitetura. O escritório holandês será responsável pelo desenvolvimento de um plano diretor para um novo distrito cultural e criativo no coração da cidade de Potsdam, na Alemanha. O projeto, desenvolvido sob encomenda para os empreendedores da Glockenweiß, o qual foi muito bem recebido pela comissão organizadora do concurso, principalmente por propor uma ocupação mais eficiente do espaço, disponibilizando uma área útil maior do que o que havia sido previsto pelas bases do concurso.

Carmody Groarke transforma edifício brutalista em escritório da igreja na Alemanha

A proposta desenvolvida em parceria entre a Carmody Groarke e a Riehle+Assoziierte foi escolhida como a vencedora do concurso para o projeto do novo campus da Igreja Evangélica Luterana na cidade de Nuremberg, na Alemanha. A ideia apresentada pela dupla britânico-alemã visa adaptar e ampliar um antigo edifício brutalista de escritórios de arquitetura construído na década de 1960, transformando-o em um novo empreendimento com mais de trinta e oito mil metros quadrados. O conceito do projeto gira em torno da criação de um pátio aberto par a cidade, implantando uma nova praça pública em pleno coração do edifício, simbolizando a abertura da instituição e sua missão de acolher a comunidade local.

Esfera projetada por Oscar Niemeyer está prestes a ser concluída na Alemanha

O mais famoso arquiteto brasileiro, Oscar Niemeyer, manteve seu escritório em atividade até falecer em 2012, aos 104 anos de idade. Um dos últimos projetos que concebeu está prestes a ser concluído na cidade de Leipzig, Alemanha. Trata-se de uma esfera de 12 metros de diâmetro engastada no canto de um edifício de tijolos do século XIX que abrigará um café e bar para os funcionários das fábricas da HeiterBlick e Kirow Ardelt AG, empresas do ramo ferroviário.

GMP vence concurso para a modernização da biblioteca projetada por Hans Scharoun em Berlim

A gmp Architekten abada de receber o primeiro prêmio no concurso internacional de arquitetura para a modernização da Staatsbibliothek zu Berlin ou Biblioteca Nacional de Berlim, projetada por Hans Scharoun em 1967 e inaugurada em 1978. Fundada em 1661, a Biblioteca Nacional de Berlim é uma das maiores e mais importantes bibliotecas da Europa e do mundo todo. Conhecida como o “navio de livros” a instituição pública alemã decidiu convocar o concurso para modernizar sua estrutura, celebrando a arquitetura do edifício original, projetado por um dos mais importantes nomes da arquitetura do século XX. O projeto vencedor, como não poderia se diferente, procura responder as principais demandas e necessidades da biblioteca, respeitando e resgatando as principais características do edifício original de Scharoun.

Carregando... Pode demorar alguns segundos