Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos

Iwan Baan

NAVEGUE POR TODOS OS PROJETOS DESTE FOTÓGRAFO

Complexo Residencial 121 East 22nd Street / OMA

© Iwan Baan © Laurian Ghinitoiu © Laurian Ghinitoiu © Laurian Ghinitoiu + 28

Nova York, Estados Unidos
  • Arquitetos: OMA
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área: 25584.2
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano: 2019

Como são construídas as paredes de taipa

A terra batida tem sido usada na construção há milhares de anos, com evidências de seu uso que datam do período neolítico. Comumente usada especialmente na China, a técnica era aplicada aos monumentos antigos e à arquitetura vernacular, com a Grande Muralha da China utilizando a técnica. Embora o interesse em taipa tenha diminuído no século 20, alguns continuam a defender seu uso hoje, citando sua sustentabilidade em comparação com os métodos de construção mais modernos. Notavelmente, as estruturas de terra batida usam materiais locais, o que significa que possuem pouca energia incorporada e produzem pouco desperdício. Abaixo, descrevemos como construir com este material.

Residência do Novo Artista em Senegal / Toshiko Mori

© Iwan Baan © Iwan Baan © Iwan Baan Cortesia de Josef and Anni Albers Foundation + 17

Sinthian, Senegal
  • Arquitetos: Toshiko Mori
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano: 2015

Bloomberg Center / Morphosis Architects

© Matthew Carbone © Matthew Carbone © Matthew Carbone © Maris Hutchinson + 40

  • Arquitetos: Morphosis
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área: 14865.0
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano: 2017

Pavilhão Fort Greene / O'Neill McVoy Architects

© Iwan Baan       © Iwan Baan       © Iwan Baan       © Iwan Baan       + 11

Pavilhão Belvedere - Remstal / Barkow Leibinger

© Stefan Müller © Iwan Baan © Iwan Baan © Stefan Müller + 30

  • Arquitetos: Barkow Leibinger
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área: 85.0
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano: 2019

Cultura em construção: arquitetura reformulando a tradição no Peru

O Peru conta com um grande número de projetos de espaços culturais. Fortemente vinculados à geografia distinta do país, os novos projetos reinterpretam as técnicas de construção do passado. Inspirando-se nas paisagens vernaculares e variadas, esses edifícios contemporâneos surgem de longas tradições enraizadas em culturas e civilizações antigas.

© Aitor Ortiz © Iwan Baan  Cortesia de ETH Zurich + PUCP © Cristobal Palma, Estudio Palma + 20

Os melhores artigos do ArchDaily Brasil sobre tijolos

Uma lista de nossos artigos, notícias e projetos que tratam, a partir de variadas perspectivas, de um dos materiais mais amplamente empregados na arquitetura: o tijolo. 

Costa do Marfim: a evolução da arquitetura moderna na África Ocidental

Historicamente, a Costa do Marfim é um país considerado inovador, e de alguns anos pra cá, é uma das nações da África Ocidental que tem se comprometido a desenvolver uma nova linguagem arquitetônica. Localizada entre a Gana e a Libéria, a Costa do Marfim abriga uma enorme variedade de edifícios icônicos de arquitetura modernista. Antes da colonização francesa, a Costa do Marfim fazia parte de Gyaaman, dominada pelo Império Kong e Baoulé. Ao longo dos últimos anos, os mais importantes projetos de arquitetura desenvolvidos no país procuram reinterpretar as suas referencias históricas para criar um novo modelo para o futuro.

© Iwan Baan © François-Xavier Gbré © François-Xavier Gbré © Iwan Baan + 11

40 Detalhes construtivos de concreto

A utilização histórica do concreto, devido a sua capacidade de se modelar e gerar diferentes formas, o torna uns dos materiais mais utilizados na hora de construir um projeto. O conhecido êxito do material aplicado a diferentes tipos de construções apresenta uma diversidade de detalhes que merecem uma atenção especial.

Veja uma seleção de 40 detalhes construtivos de projetos que se destacam pelo uso do concreto.

Boom da construção: a nova arquitetura monumental do Qatar

O Qatar é um dos países onde atualmente mais se investe na industria da construção civil. Passando por um intenso e voraz processo de transformação, devido também a realização da próxima copa do mundo de futebol daqui a três anos, o estado soberano do Qatar já não se parece em nada ao país que adquiriu sua independência no início dos anos 70. Após a descoberta de enormes jazidas de petróleo na década de 40, o Qatar tem arrecadando cifras astronômicas devido a intensa exploração de combustíveis fósseis ao longo destes quase setenta anos. Como resultado disso, o Qatar detém o título de país com maior renda per capita do mundo. Refletindo esta riqueza desproporcional, muitos dos mais influentes arquitetos do mundo tem deixado a sua marca pelas dunas de areia da Costa Norte da Península Arábica.

© Iwan Baan © Iwan Baan © Allies and Morrison © Nelson Garrido + 23

Reconstruindo Ruanda: o projeto de um novo futuro

Localizada na região dos Grandes Lagos da África centro-oriental, a Ruanda pode ser considerada um novo país, um exemplo de renascimento cultural, social e econômico depois de sofrer com décadas de guerras civis e miséria. No início dos anos noventa, um genocídio que matou cerca de oitocentas mil pessoas, chamou a atenção do mundo todo, comovendo a comunidade internacional. Mais de duas décadas após o fim da guerra civil no país, a Ruanda renasceu. A reconstrução do território e o recente desenvolvimento econômico e social viu nascer uma nova forma de arquitetura no país, profundamente enraizada na cultura local e intimamente conectada com o seu povo. Brotando da terra com o esforço de uma população unida e independente, a nova arquitetura ruandese se transformou em um catalisador da recente transformação do país. Reformas econômicas e estruturais colaboraram com a transformação do ambiente construído que, por sua vez, estão moldando o desenvolvimento da arquitetura contemporânea em todo o país.

© Bruce Engel © Elizabeth Felicella © Crookes and Jackson © Jules Toulet + 15

“Arquitetura é uma extensão da vida”: uma entrevista com Balkrishna Doshi

A independência da Índia mudou o modo como o país passou a ser percebido pelo resto do mundo. A evolução trouxe consigo importantes perguntas para arquitetos e urbanistas, como por exemplo, como resolver as disparidades econômicas e ambientais, ou como difundir entre a população a compreensão do potencial dos recursos e culturas locais.  

Em uma nova e extensa entrevista em vídeo produzida pelo Louisiana Channel, Balkrishna Doshi, vencedor do Prêmio Pritzker, comenta como se tornou um arquiteto premiado, suas crenças e cultura tradicionais hindus e a vida contemporânea na Índia.

Assista a seguir (em inglês).

Como projetar assentos para teatro: 21 layouts detalhados

Linhas de visão da plateia, acústica e acessibilidade fazem da disposição dos assentos de teatros uma grande e precisa arte. Como parte de seu conjunto de recursos online para arquitetos e designers, a equipe do Theatre Solutions Inc (TSI) compilou um catálogo com 21 exemplos de layouts de assentos de teatro. Cada layout é bem detalhado, com informações sobre o número de assentos, área de piso destinada a eles e espaçamento entre filas. Estes layouts se dividem em três formas gerais; e para complementar esta informação, juntamente com diagramas da TSI, nós incluímos os prós e contras de cada tipo, bem como exemplos de projetos que utilizam cada formato. Saiba mais a seguir.

Centro de Artes Performáticas Blyth / Stevens Lawson Architects. Imagem © Mark Smith Teatro Agora / UNStudio. Imagem © Iwan Baan Teatro Ulumbarra / Y2 Architecture. Imagem © Peter Clarke Elbphilharmonie de Hamburgo / Herzog & de Meuron. Imagem © Iwan Baan + 32

Escritórios Second Home em Hollywood / Selgascano

© Iwan Baan © Iwan Baan © Iwan Baan © Iwan Baan + 37

  • Arquitetos: selgascano
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área: 3747.0
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano: 2019

AIA divulga vencedores do Prêmio de Inovação 2019

O American Institute of Architects (AIA) divulgou a lista de vencedores do seu 2019 Innovation Awards. O Prêmio de Inovação reconhece o uso exemplar e a implementação de tecnologias inovadoras e práticas progressivas entre arquitetos e designers, colaboradores e clientes.

Primeira escultura permanente de Anish Kapoor em Nova Iorque complementa obra de Herzog & de Meuron

Anish Kapoor, renomado artista indiano-britânico, terá sua primeira obra permanente em Nova Iorque. Localizado na base da torre residencial projetada pelo escritório suíço Herzog & de Meuron, o trabalho foi comissionado para se integrar - e contrastar - à arquitetura do 56 Leonard St, tornando-se um ponto de referência para o bairro de Tribeca.