Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos

Iwan Baan

NAVEGUE POR TODOS OS PROJETOS DESTE FOTÓGRAFO

O que é o ETFE e por que ele se tornou o polímero favorito dos arquitetos?

11:00 - 15 Abril, 2019
O que é o ETFE e por que ele se tornou o polímero favorito dos arquitetos?, The Shed / Diller Scofidio + Renfro and Rockwell Group. Image © Iwan Baan
The Shed / Diller Scofidio + Renfro and Rockwell Group. Image © Iwan Baan

Até recentemente, o mundo da arquitetura via os polímeros plásticos como materiais de construção inferiores, úteis para superfícies de cozinha, mas não práticos em aplicações de construção em escala real. Mas com as inovações tecnológicas impulsionando os recursos materiais, os polímeros agora estão sendo levados a sério como parte legítima da paleta de materiais dos arquitetos. Um dos mais amplamente utilizados destes materiais é um plástico à base de flúor conhecido como ETFE (Etileno tetrafluoroetileno). Trazido à consciência pública graças ao seu uso na fachada do Water Cube de PTW Architects para as Olimpíadas de Pequim de 2008, os arquitetos estão percebendo a capacidade do filme de expressar uma nova estética e substituir materiais transparentes e translúcidos mais caros. Sua mais recente e espetacular aparição pública foi na cobertura telescópica de 120 pés do The Shed, projetada por Diller Scofidio + Renfro e pela Rockwell Group em Nova Iorque.

© flickr user manusascorner, Licensed under CC BY 2.0 SSE Hydro Arena / Foster + Partners. Image Courtesy of Figueras Anaheim Regional Transportation Intermodal Center / HOK. Image © John Linden Watercube National Swimming Centre / PTW Architects. Image © flickr user garrettziegler, Licensed under CC BY-NC-ND 2.0 + 9

The Shed, Centro Artístico / Diller Scofidio + Renfro

16:00 - 14 Abril, 2019
The Shed, Centro Artístico / Diller Scofidio + Renfro, © Iwan Baan
© Iwan Baan

© Iwan Baan © Iwan Baan © Timothy Schenck © Timothy Schenck + 9

  • Arquitetos

  • Localização

    10 Hudson Yards 24th Floor, 10 Hudson Yards, 347 10th Ave, Nova York, NY 10001, Estados Unidos
  • Arquitetos Responsáveis

    Diller Scofidio + Renfro
  • Arquitetos Colaboradores

    Rockwell Group
  • Área

    18500.0 m2
  • Ano do projeto

    2019
  • Fotografias

"Shed" de Diller Scofidio + Renfro é inaugurado em Nova Iorque

21:00 - 9 Abril, 2019
"Shed" de Diller Scofidio + Renfro é inaugurado em Nova Iorque, The Shed. Imagem © Iwan Baan
The Shed. Imagem © Iwan Baan

Projetado por Diller Scofidio + Renfro em colaboração com o Rockwell Group, o centro cultural The Shed acaba de abrir as portas de sua novíssima e moderna estrutura em Nova Iorque. Depois de mais de uma década do início dos trabalhos, a estrutura telescópica finalmente está pronta para brilhar em Hudson Yards. Revestido com painéis translúcidos de etileno tetrafluoroetileno (ETFE), o Shed se conecta com High Line Park a partir da 30th Street, fornecendo um espaço flexível para a realização dos mais variados eventos culturais que fará pulsar o mais novo bairro de Manhattan.

The Shed. Imagem © Timothy Schenck The Shed. Imagem © Iwan Baan The Shed. Imagem © Iwan Baan The Shed. Imagem © Timothy Schenck + 8

Do CAD ao BIM. Quais as ferramentas do arquiteto brasileiro?

21:00 - 7 Abril, 2019
Do CAD ao BIM. Quais as ferramentas do arquiteto brasileiro?

O desenho auxiliado por computador (CAD) é hoje o sistema mais utilizado como ferramenta de produção de desenho técnico entre profissionais e acadêmicos da construção civil. Através do AutoCAD (Autodesk) se tornou popular por representar geometrias que traduziam as intenções de projeto em duas dimensões. Lançado nos anos 80, ainda muito atual e utilizado por grandes corporações, estende sua utilidade através da tradição que construiu ao longo de quatro décadas de mercado.

100 Espaços públicos: de pequenas praças a parques urbanos

06:30 - 4 Abril, 2019
© DuoCai Photograph
© DuoCai Photograph

© Gianluca Stefani © Thomas Zaar © Tomasz Zakrzewski © Sebastien Michelini + 112

A chave para projetar ou recuperar com sucesso os espaços públicos de uma cidade é criar estratégias que favoreçam seu uso e os capacitem como ponto de encontro. Independentemente da escala, entre alguns dos aspectos mais importantes estão: o desenho informado pelas necessidades das pessoas; a consideração da escala humana; e uma mistura de usos que permita multifuncionalidade e flexibilidade e proporcione conforto e segurança. 

Para lhe inspirar a projetar lugares de encontro e lazer, de praças a parques, de mirantes a playgrounds infantis, reunimos a seguir 100 espaços públicos de todas as escalas. 

Museu Nacional do Catar / Atelier Jean Nouvel

20:00 - 3 Abril, 2019
Museu Nacional do Catar / Atelier Jean Nouvel, © Iwan Baan
© Iwan Baan

© Iwan Baan © Iwan Baan © Iwan Baan © Iwan Baan + 5

  • Arquitetos

    Atelier Jean Nouvel
  • Arquiteto responsável

    Jean Nouvel
  • Gestor de projeto

    Hafid Rakem
  • Lider do projeto

    Phillipe Charpiot
  • Interiores

    Sabrina Letourneur
  • Área

    52000.0 m2
  • Ano do projeto

    2019
  • Fotografias

Os 11 projetos mais influentes dos 11 anos do ArchDaily

15:00 - 12 Março, 2019
Os 11 projetos mais influentes dos 11 anos do ArchDaily, © Hufton+Crow
© Hufton+Crow

ArchDaily faz 11 anos! Para comemorar a ocasião, queremos compartilhar com você os onze projetos mais visitados por nossos leitores durante esta incrível jornada. Desde os clássicos indiscutíveis e atemporais de arquitetos como Le Corbusier e Ludwig Mies van der Rohe, até os trabalhos pioneiros de arquitetos como Zaha Hadid e OMA, passando pelo delicado trabalho do Gabinete de Arquitectura, esses 11 exemplos nos ensinam lições valiosas sobre a arquitetura, principalmente como projetar para requisitos específicos, sem perder a criatividade e beleza do projeto arquitetônico.

Em nome do ArchDaily, queremos agradecer todos os arquitetos que compartilham conosco a melhor arquitetura do mundo, ajudando-nos a inspirar profissionais de todo o globo a construir cidades melhores.

Sheila O'Donnell e Xu Tiantian são premiadas no Women in Architecture Awards 2019

13:00 - 7 Março, 2019
Sheila O'Donnell e Xu Tiantian são premiadas no Women in Architecture Awards 2019

Para o Women in Architecture Awards deste ano, a The Architectural Review e o Architects' Journal selecionaram Sheila O'Donnell como Arquiteta do Ano e Xu Tiantian para ganhar o Prêmio Moira Gemill de Arquitetura Emergente. O prêmio de Arquiteta do Ano reconhece a excelência em projeto especificamente no contexto de uma obra recém-concluída e o Prêmio Moira Gemmill de Arquitetura Emergente é concedido a arquitetas mulheres com menos de 45 anos que mostram excelência em projeto, indicando um futuro brilhante.

Escritórios e espaços de trabalho: exemplos de projeto em planta

13:00 - 4 Março, 2019
Escritórios e espaços de trabalho: exemplos de projeto em planta, © Fabián Dejtiar
© Fabián Dejtiar

A distribuição funcional desempenha um papel fundamental no projeto contemporâneo de escritórios e ambientes de trabalho. Nesse sentido, o estudo da planta de arquitetura é uma forma interessante de abordagem; não apenas possibilita maior eficiência em termos de circulação e logística, mas também oferece exemplos de espaços de trabalho mais adequados às necessidades atuais. 

A seguir, reunimos mais de 50 exemplos de projetos para lhe inspirar, reconhecendo como diferentes arquitetos enfrentaram o desafio em diferentes escalas.

Centro de Congressos e Auditório de Plasencia / Selgas Cano

20:00 - 13 Fevereiro, 2019
Centro de Congressos e Auditório de Plasencia / Selgas Cano, © Iwan Baan
© Iwan Baan

© Iwan Baan © Iwan Baan © Iwan Baan © Iwan Baan + 36

  • Arquitetos

  • Localização

    Cartagena, Murcia, Espanha
  • Arquitetos Autores da Obra

    José Selgas, Lucia Cano
  • Equipe de Projeto

    José de Villar, Carlos Chacón, Julio Cano, Lara Resco, Lorena del Río, Manuel Cifuentes, Beatriz Quintana, Jeongwoo Choi, Laura Culiañez, Bárbara Bardin, Johannes Riekert, Cristina Gutierrez
  • Área

    7500.0 m2
  • Ano do Projeto

    2017
  • Fotografias

MoMA divulga data de abertura e novas imagens da expansão de Diller Scofidio + Renfro

19:00 - 13 Fevereiro, 2019
MoMA divulga data de abertura e novas imagens da expansão de Diller Scofidio + Renfro, Vista exterior do museu de arte moderna na 53rd Street. Imagem © Diller Scofidio + Renfro
Vista exterior do museu de arte moderna na 53rd Street. Imagem © Diller Scofidio + Renfro

O Museu de Arte Moderna (MoMA) anunciou a data de abertura, em outubro de 2019, de sua extensão projetada por Diller Scofidio + Renfro / Gensler, que oferecerá 3.700 metros quadrados de espaço de galerias para a famosa instituição em Manhattan. A expansão apresenta duas importantes adições, com os estúdios Marie-Josée e Henry Kravis criando um espaço duplo para programação experimental e ao vivo, e a Plataforma Paula e James Crown oferecendo ritmo experimental e criativo para explorar ideias, questões e processos que surgem da coleção do MoMA.

O projeto não foi criado sem controvérsias, com considerável reação gerada a partir da decisão de demolir o American Folk Art Museum, a fim de abrir caminho para a nova expansão. Falando ao Los Angeles Times, em janeiro de 2014, a diretora do DS + R, Liz Diller, abraçou as críticas, dizendo que "nós estaríamos do mesmo lado se não soubéssemos todos os detalhes".

Corte norte/sul - perspectiva através dos novos espaços da galeria no Museu de Arte Moderna, olhando para o leste ao longo da 53rd Street. Imagem © Diller Scofidio + Renfro Elevação do Museu de Arte Moderna na Fifty-Third Street, com vista de corte abaixo do nível da rua. Imagem © Diller Scofidio + Renfro Vista da Plataforma Marlene Hess e James D. Zirin. Imagem © Iwan Baan Vista do segundo andar olhando para o leste com a nova loja do museu, bar e Plataforma Daniel e Jane Och. Imagem © Iwan Baan + 12

5 Projetos nomeados para o Prêmio EU Mies 2019 de Arquitetura Contemporânea

08:05 - 13 Fevereiro, 2019
5 Projetos nomeados para o Prêmio EU Mies 2019 de Arquitetura Contemporânea, Courtesy of the EU Mies Prize
Courtesy of the EU Mies Prize

Cinco projetos finalistas foram selecionados para o Prêmio da União Europeia para a Arquitetura Contemporânea de 2019, um prêmio atribuído conjuntamente pela Comissão Europeia e pela Fundação Mies van der Rohe. O prêmio bienal, do qual o ArchDaily é parceiro de mídia, reconhece os projetos localizados na Europa que demonstram excelência em "termos conceituais, sociais, culturais, técnicos e construtivos".

Alice Tully Hall Lincoln Center / Diller Scofidio + Renfro

10:30 - 29 Janeiro, 2019
Alice Tully Hall Lincoln Center / Diller Scofidio + Renfro, © Iwan Baan
© Iwan Baan

© Iwan Baan       © Iwan Baan       © Iwan Baan       © Iwan Baan       + 22

  • Arquitetos

    Diller Scofidio + Renfro in collaboration with FXFOWLE Architects
  • Localização

    1941 Broadway, New York, NY 10023, Estados Unidos
  • Ano do projeto

    2009
  • Fotografias

Conheça os 27 projetos premiados no 2019 AIANY Design Awards

10:00 - 24 Janeiro, 2019
Conheça os 27 projetos premiados no 2019 AIANY Design Awards, Tata Consultancy Services, Banyan Park. Image © Michael Moran
Tata Consultancy Services, Banyan Park. Image © Michael Moran

O American Institute of Architects de Nova Iorque apresentou os vinte e sete projetos premiados no Design Awards de 2019. O juri do AIANY, composto por arquitetos, educadores, críticos e urbanistas independentes, levou dois dias para deliberar a sua decisão final à respeito do prêmio. Para cada uma das cinco categorias, os projetos vencedores receberam menções de “honra” ou “mérito”, escolhidos por suas qualidades propositivas, inovadoras e soluções técnicas.

Princeton University Embodied Computation Laboratory. Image © Pablo Marvel Tanderrum Bridge. Image © Kristoffer Paulson Oculi House. Image © Michael Moran Cornell Tech Tata Innovation Center. Image © Albert Vecerka + 28

Anunciados os projetos finalistas para o EU Mies Award 2019

19:00 - 16 Janeiro, 2019
Anunciados os projetos finalistas para o EU Mies Award 2019

A Comissão Européia e a Fundação Mies van der Rohe anunciaram as 40 obras pré-selecionadas que concorrerão ao Prêmio da União Européia de Arquitetura Contemporânea - Prêmio Mies van der Rohe de 2019. O Prêmio, do qual o ArchDaily é parceiro de mídia, partiu de 383 trabalhos nomeados pelo júri para uma seleção de 40 finalistas, celebrando as tendências e oportunidades da reutilização adaptativa, habitação e cultura em toda a Europa.

Fachadas recicláveis e duradouras: 20 edifícios revestidos em zinco

12:00 - 16 Janeiro, 2019
Fachadas recicláveis e duradouras: 20 edifícios revestidos em zinco, Perry and Marty Granoff Center for the Creative Arts, Brown University / Diller Scofidio + Renfro. Image © Iwan Baan
Perry and Marty Granoff Center for the Creative Arts, Brown University / Diller Scofidio + Renfro. Image © Iwan Baan

O zinco é um elemento natural extraído do minério. É a sigla ZN, que aparece na temida Tabela Periódica, aquela que tanto nos atormentava nas aulas de química. Através de um processo metalúrgico para a queima das impurezas, a redução do óxido de zinco e o refino, ele assume uma aparência muito mais amigável, que são as chapas, bobinas e rolos utilizados na construção civil. A principal característica deste material é sua maleabilidade, que permite que seja trabalhado facilmente, permitindo revestir complexas formas em fachadas e coberturas das construções.

Os projetos mais aguardados de 2019

10:00 - 1 Janeiro, 2019
Os projetos mais aguardados de 2019, National Museum of Qatar / Ateliers Jean Nouvel . Image © Iwan Baan
National Museum of Qatar / Ateliers Jean Nouvel . Image © Iwan Baan

À medida que 2018 chega ao fim, voltamos nossos olhos para os projetos que estamos mais aguardados de 2019. Muitos dos projetos listados aqui estão em andamento há anos, tendo já experimentado as frustrações inerentes de uma profissão que depende de investimentos significativos e longos prazos - para não mencionar as mudanças de políticas.

Taipei Performing Arts Centre / OMA. Image © OMA Under / Snohetta. Image © Snohetta and MIR © MIR . ImageLeeza SOHO / Zaha Hadid Architects Ruby City Linda Pace Foundation / Adjaye Associates. Image Courtesy of Adjaye Associates + 61

Vídeo apresenta o novo Instituto de Arte Contemporânea de Steven Holl Architects

16:00 - 30 Dezembro, 2018
Vídeo apresenta o novo Instituto de Arte Contemporânea de Steven Holl Architects, Institute for Contemporary Art na VCU. Imagem © Iwan Baan
Institute for Contemporary Art na VCU. Imagem © Iwan Baan

Um novo vídeo produzido pela Milkbox NY apresenta o Instituto de Arte Contemporânea de Steven Holl na Virginia Commonwealth University. O edifício se tornou um importante destino artístico em Richmond, em uma das principais escolas de arte e design dos EUA. Projetado para servir como um centro de arte para estudantes e a comunidade local, o ICA promove interação e discussão em torno de questões contemporâneas.