Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos

Iwan Baan

NAVEGUE POR TODOS OS PROJETOS DESTE FOTÓGRAFO

Reconstruindo a história africana: a nova arquitetura de Burkina Faso

15:00 - 11 Setembro, 2019
Reconstruindo a história africana: a nova arquitetura de Burkina Faso, © Iwan Baan
© Iwan Baan

A história e a arquitetura de Burkina Faso são duas coisas profundamente vinculadas à paisagem natural deste pequeno país da África Ocidental. Geograficamente, Burkina Faso ocupa um extenso planalto com savanas e algumas florestas esparsas. Mais de dois terços da população ainda vive em comunidades rurais e, como tal, a arquitetura contemporânea burquinense é o produto da engenhosidade do seu povo, desenvolvida através da apropriação de sistemas construtivos e materiais locais ao longo do tempo.

© Giovanni Quattrocolo © Iwan Baan © Siméon Duchoud © Ibai Rigby + 6

Os melhores projetos de arquitetura do mundo em 2019, eleitos pela Time

11:30 - 23 Agosto, 2019

A lista World's Greatest Places 2019 da revista Time reúne os 100 melhores destinos no mundo para visitar, se hospedar, comer e beber. Selecionados pela equipe global de redatores e correspondentes da revista, os lugares foram avaliados segundo critérios de qualidade, originalidade, inovação, sustentabilidade e influência.

Dentre os lugares selecionados pela Time, reunimos a seguir os projetos de arquitetura que já foram publicados no ArchDaily. Conheça-os a seguir. 

Bienal de Arquitetura de Chicago divulga a programação completa de sua terceira edição

16:00 - 22 Agosto, 2019
Bienal de Arquitetura de Chicago divulga a programação completa de sua terceira edição, Cortesia de The Chicago Architecture Biennial
Cortesia de The Chicago Architecture Biennial

A Bienal de Arquitetura de Chicago, o mais importante evento de arquitetura da América do Norte, acaba de divulgar a sua agenda cultural para a edição deste ano. Além de ocupar os espaços de sua tradicional sede, o Chicago Cultural Center, a Bienal deste ano vai tomar conta das principais ruas da cidade de Chicago a partir do dia 19 de setembro, estendendo-se até o próximo dia 5 de janeiro de 2020. Com curadoria da diretora artística Yesomi Umolu, o mote da edição deste ano,...and other such stories, contará com a participação do diretor executivo Todd Palmer e da co-curadoria de Sepake Angiama e Paulo Tavares.

O que são fachadas cinéticas na Arquitetura?

11:00 - 22 Agosto, 2019
O que são fachadas cinéticas na Arquitetura?, Fachada iluminada de Galleria Centercity. Image © UNStudio. Photographed by Kim Jong-Kwan
Fachada iluminada de Galleria Centercity. Image © UNStudio. Photographed by Kim Jong-Kwan

Durante a maior parte da história da arquitetura, fachadas interessantes foram alcançadas através da materialidade ou ornamentação. Dos frisos elaboradamente pintados do Parthenon ao exterior de vidro dos modernos arranha-céus, a arquitetura era basicamente estática, apenas "mudando" junto com o seu contexto, seja de chuva, luzes, ferrugem, etc.

Painéis de fachada Al Bahar Towers. Image © Aedas Fachada do centro de Galleria. Image © UNStudio. Photographed by Christian Richters Painéis de sombreamento do Kiefer Technic Showroom. Image Courtesy of Ernst Giselbrecht + Partner Fachada cinética do parque de estacionamento terminal doméstico de Brisbane. Image Courtesy of Urban Art Projects + 18

Pavilhão Xilema / Kéré Architecture

17:00 - 20 Agosto, 2019
Pavilhão Xilema / Kéré Architecture , © Iwan Baan
© Iwan Baan

© Iwan Baan © Iwan Baan © Iwan Baan © Iwan Baan + 10

  • Arquitetos

  • Localização

    96 S Grove Creek Rd, Fishtail, MT 59028, Estados Unidos
  • Arquiteto Responsável

    Francis Kéré
  • Área

    195 m²
  • Ano do projeto

    2019
  • Fotografias

Harvard ArtLab / Barkow Leibinger

10:30 - 17 Agosto, 2019
Harvard ArtLab  / Barkow Leibinger, © Iwan Baan
© Iwan Baan

© Iwan Baan © Iwan Baan © Iwan Baan © Iwan Baan + 18

  • Arquitetos

  • Localização

    Allston, Boston, Massachusetts 02134, Estados Unidos
  • Equipe de projeto

    Martina Bauer, Sebastian Awick, Johannes Beck, Jordan Berta, Sophia Hannekum
  • Arquiteto de registro

    Sasaki
  • Área

    840.0 m2
  • Ano do projeto

    2018
  • Fotografias

Concreto reforçado com fibras: resistência e leveza

11:00 - 28 Junho, 2019
Concreto reforçado com fibras: resistência e leveza, © UBC
© UBC

A história do concreto remonta à Roma Antiga, há aproximadamente 2000 anos atrás. A mistura de pedra calcária, cinza vulcânica e água do mar, conhecida como “Concreto Romano”, possibilitou a construção de aquedutos, estradas e templos, muitos deles ainda de pé. Algum tempo atrás descobriu-se que essa mistura original forma um mineral chamado tobermorita aluminosa, que se torna mais forte com o passar do tempo.

Centro Heydar Aliyev / Zaha Hadid Architects. Image © Hélène Binet © Samuel McGuire © Samuel McGuire Fibras. Image Cortesia de Swisspearl + 10

Tatiana Bilbao fala sobre sustentabilidade e a responsabilidade de construir

07:00 - 27 Junho, 2019

A premiada arquiteta Tatiana Bilbao falou em uma entrevista divulgada pelo Louisiana Channel sobre suas frustrações com a situação atual de sustentabilidade na arquitetura. Vivendo no México, que Bilbao descreve como um "país sem recursos", ela afirma que as pessoas estão acostumadas a não desperdiçar recursos e que a "sustentabilidade" é uma parte natural da vida cotidiana. “Eu odeio a palavra 'sustentabilidade' porque acho que se tornou uma palavra que pode qualificar um tipo de arquitetura e que, para mim, deveria ser incorporada."

Sou Fujimoto: 'Eu gosto de materiais brancos pois eles mudam junto com o contexto'

11:00 - 30 Maio, 2019
Sou Fujimoto: 'Eu gosto de materiais brancos pois eles mudam junto com o contexto', © Fernanda Castro
© Fernanda Castro

Sou Fujimoto esteve em São Paulo no último mês de março, para dar uma palestra na Expo Revestir 2019. Tivemos a oportunidade de entrevistá-lo e conversamos um pouco sobre sua abordagem projetual, trabalhos passados e futuros, exposições, entre outras coisas. Nascido no ano de 1971, na ilha de Hokkaido, no Japão, ele fundou seu escritório no ano de 2000, em sua cidade de formação. Possui obras em países como Estados Unidos, Reino Unido, China, Espanha, Grécia e Chile, além de diversas obras no Japão. Confira a entrevista a seguir:

15 Projetos que exploram as possibilidades diversas do aço na arquitetura

13:00 - 27 Maio, 2019
15 Projetos que exploram as possibilidades diversas do aço na arquitetura, © Iwan Baan
© Iwan Baan

O uso do aço na arquitetura é considerado um dos desenvolvimentos mais inovadores da história da construção civil, permitindo que os arquitetos criassem estruturas em escalas nunca antes imaginadas. Hoje em dia, o aço continua sendo um dos materiais mais importantes no campo da construção, mas há muito mais neste material do que apenas resistência à tração e durabilidade. Alguns arquitetos estão bem cientes do potencial do aço e o transformaram em uma enorme diversidade de itens, de luminárias e elementos decorativos a fachadas e acabamentos.

Veja, a seguir, 15 projetos que exploram o aço para além de suas qualidades estruturais, buscando aplicações variadas e, por vezes, inesperadas. 

© Ket Kolektif © Markus Hattwig © Juan Alberto Andrade © Edmon Leong + 16

Torre Jade Signature / Herzog & de Meuron

17:00 - 20 Maio, 2019
Torre Jade Signature / Herzog & de Meuron, Courtesy of DBOX
Courtesy of DBOX

Courtesy of DBOX © Iwan Baan Courtesy of DBOX Courtesy of DBOX + 15

  • Arquitetos

  • Localização

    Sunny Isles Beach, FL 33160, Estados Unidos
  • Sócios responsáveis

    Jacques Herzog, Pierre de Meuron, Christine Binswanger, Jason Frantzen (Partner in Charge)
  • Equipe de projeto

    Raymond Jr. Gaëtan (Associate), Alfonso Miguel Caballero, Ryan Cole (Project Manager), Santiago Espitia, Claire Gamet, Gray Garmon, Pauline Gaulard, Billy Guidoni, Luis Guzmán Grossberger, Shusuke Inoue, Sara Jiménez Nuñez, Clément Thomas Mathieu, Matthew Oravec, Amanda Sachs- Mangold, Tali Shoavi, Andre Vergueiro
  • Área

    10064.0 m2
  • Ano do projeto

    2018
  • Fotografias

Pavilhão Sarbalé Ke / Kéré Architecture

14:00 - 7 Maio, 2019
Pavilhão Sarbalé Ke / Kéré Architecture , © Iwan Baan
© Iwan Baan

© Iwan Baan © Iwan Baan © Iwan Baan © Iwan Baan + 9

  • Arquitetos

  • Localização

    Indio, CA, Estados Unidos
  • Arquiteto Responsável

    Francis Kéré
  • Equipe de Projeto

    Johanna Lehmann, Kinan Deeb, Andrea Zaia, Andrea Maretto, Kéré Architecture
  • Área

    200.0 m2
  • Ano do projeto

    2019
  • Fotografias

Serpentine Pavilion projetado por SelgasCano em 2015 será transferido para Los Angeles

15:00 - 29 Abril, 2019
Serpentine Pavilion projetado por SelgasCano em 2015 será transferido para Los Angeles, © Iwan Baan
© Iwan Baan

Projetado por SelgasCano, o Serpentine Pavilion de 2015 será relocado na cidade de Los Angeles onde será aberto ao público oferecendo uma programação completa e gratuita ao longo do próximo verão. Idealizada pela Second Home - uma empresa dedicada à promoção de iniciativas criativas e sociais - em parceria com o Museu de História Natural de Los Angeles (NHMLAC), a iniciativa transformará a estrutura flexível do pavilhão em um edifício multifuncional aberto à comunidade, promovendo um programa amplo e diversificado voltado à arte, design, ciências e sustentabilidade.

© Laurian Ghinitoiu © Laurian Ghinitoiu © Jim Stephenson © Laurian Ghinitoiu + 5

O que é o ETFE e por que ele se tornou o polímero favorito dos arquitetos?

11:00 - 15 Abril, 2019
O que é o ETFE e por que ele se tornou o polímero favorito dos arquitetos?, The Shed / Diller Scofidio + Renfro and Rockwell Group. Image © Iwan Baan
The Shed / Diller Scofidio + Renfro and Rockwell Group. Image © Iwan Baan

Até recentemente, o mundo da arquitetura via os polímeros plásticos como materiais de construção inferiores, úteis para superfícies de cozinha, mas não práticos em aplicações de construção em escala real. Mas com as inovações tecnológicas impulsionando os recursos materiais, os polímeros agora estão sendo levados a sério como parte legítima da paleta de materiais dos arquitetos. Um dos mais amplamente utilizados destes materiais é um plástico à base de flúor conhecido como ETFE (Etileno tetrafluoroetileno). Trazido à consciência pública graças ao seu uso na fachada do Water Cube de PTW Architects para as Olimpíadas de Pequim de 2008, os arquitetos estão percebendo a capacidade do filme de expressar uma nova estética e substituir materiais transparentes e translúcidos mais caros. Sua mais recente e espetacular aparição pública foi na cobertura telescópica de 120 pés do The Shed, projetada por Diller Scofidio + Renfro e pela Rockwell Group em Nova Iorque.

© flickr user manusascorner, Licensed under CC BY 2.0 SSE Hydro Arena / Foster + Partners. Image Courtesy of Figueras Anaheim Regional Transportation Intermodal Center / HOK. Image © John Linden Watercube National Swimming Centre / PTW Architects. Image © flickr user garrettziegler, Licensed under CC BY-NC-ND 2.0 + 9

The Shed, Centro Artístico / Diller Scofidio + Renfro

16:00 - 14 Abril, 2019
The Shed, Centro Artístico / Diller Scofidio + Renfro, © Iwan Baan
© Iwan Baan

© Iwan Baan © Iwan Baan © Timothy Schenck © Timothy Schenck + 9

  • Arquitetos

  • Localização

    10 Hudson Yards 24th Floor, 10 Hudson Yards, 347 10th Ave, Nova York, NY 10001, Estados Unidos
  • Arquitetos Responsáveis

    Diller Scofidio + Renfro
  • Arquitetos Colaboradores

    Rockwell Group
  • Área

    18500.0 m2
  • Ano do projeto

    2019
  • Fotografias

"Shed" de Diller Scofidio + Renfro é inaugurado em Nova Iorque

21:00 - 9 Abril, 2019
"Shed" de Diller Scofidio + Renfro é inaugurado em Nova Iorque, The Shed. Imagem © Iwan Baan
The Shed. Imagem © Iwan Baan

Projetado por Diller Scofidio + Renfro em colaboração com o Rockwell Group, o centro cultural The Shed acaba de abrir as portas de sua novíssima e moderna estrutura em Nova Iorque. Depois de mais de uma década do início dos trabalhos, a estrutura telescópica finalmente está pronta para brilhar em Hudson Yards. Revestido com painéis translúcidos de etileno tetrafluoroetileno (ETFE), o Shed se conecta com High Line Park a partir da 30th Street, fornecendo um espaço flexível para a realização dos mais variados eventos culturais que fará pulsar o mais novo bairro de Manhattan.

The Shed. Imagem © Timothy Schenck The Shed. Imagem © Iwan Baan The Shed. Imagem © Iwan Baan The Shed. Imagem © Timothy Schenck + 8

Do CAD ao BIM. Quais as ferramentas do arquiteto brasileiro?

21:00 - 7 Abril, 2019
Do CAD ao BIM. Quais as ferramentas do arquiteto brasileiro?

O desenho auxiliado por computador (CAD) é hoje o sistema mais utilizado como ferramenta de produção de desenho técnico entre profissionais e acadêmicos da construção civil. Através do AutoCAD (Autodesk) se tornou popular por representar geometrias que traduziam as intenções de projeto em duas dimensões. Lançado nos anos 80, ainda muito atual e utilizado por grandes corporações, estende sua utilidade através da tradição que construiu ao longo de quatro décadas de mercado.

100 Espaços públicos: de pequenas praças a parques urbanos

06:30 - 4 Abril, 2019
© DuoCai Photograph
© DuoCai Photograph

© Gianluca Stefani © Thomas Zaar © Tomasz Zakrzewski © Sebastien Michelini + 112

A chave para projetar ou recuperar com sucesso os espaços públicos de uma cidade é criar estratégias que favoreçam seu uso e os capacitem como ponto de encontro. Independentemente da escala, entre alguns dos aspectos mais importantes estão: o desenho informado pelas necessidades das pessoas; a consideração da escala humana; e uma mistura de usos que permita multifuncionalidade e flexibilidade e proporcione conforto e segurança. 

Para lhe inspirar a projetar lugares de encontro e lazer, de praças a parques, de mirantes a playgrounds infantis, reunimos a seguir 100 espaços públicos de todas as escalas.