Projetando Nova York: soluções para habitações, ferrovias e orla

Nenhuma cidade é como Nova York. Amálgama de diferentes culturas, ela é uma das mais diversas do mundo. Entretanto, Nova York também enfrenta desafios sociais e ambientais que vão desde a necessidade de novas moradias e demandas de transporte até o aumento do nível do mar e tempestades. À medida que a pandemia enfatizou ainda mais a importância da arquitetura e do urbanismo no desenvolvimento da vida pública, as autoridades e os planejadores da cidade estão analisando uma série de abordagens e modelos a fim de reinventar o crescimento urbano.

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© Timothy Schenck

Da Penn Station a Coney Island, Nova York está enfrentando mudanças generalizadas. Respondendo ao tema "Tendências urbanas e habitacionais", os seguintes artigos, projetos e editoriais analisam o desenvolvimento nos cinco distritos de Nova York como uma resposta às condições litorâneas, às moradias acessíveis e às redes ferroviárias integradas. Juntos, eles são um resumo da cidade, pois procuram entender melhor como o design pode informar e moldar a forma como vivemos. Por sua vez, eles oferecem um vislumbre de como Nova York está investindo em novos projetos de obras públicas e privadas.

Moynihan Train Hall / SOM

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Cortesia de Nicholas Knight, Empire State Development

Daniel Patrick Moynihan Train Hall, nomeado em homenagem ao visionário senador dos Estados Unidos que propôs o projeto na década de 1990, abriu suas portas em 1º de janeiro para nova-iorquinos e viajantes da Long Island Rail Road, Amtrak, Metrô NYC e toda a região nordeste. O Moynihan Train Hall expande o complexo da Pennsylvania Station com um hub ferroviário de 20900 metros quadrados no marco arquitetônico James A. Farley Post Office Building.

Nova York está falhando com seus cidadãos em relação ao meio ambiente

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© Jermaine Ee

O novo painel on-line do NYC Climate confirma que a cidade de Nova York não está fazendo o suficiente para cumprir suas metas climáticas e, o que é pior, os objetivos não estão à altura do desafio que os cidadãos enfrentam. Um consenso crescente entre os cientistas afirma que o mundo tem apenas até o final desta década para evitar mudanças climáticas catastróficas. Aqui em Nova York, as maiores contribuições para os gases de efeito estufa vêm dos prédios e dos automóveis. Como arquiteto e urbanista, John Massengale compartilha o que acredita que falta ao mundo e algumas mudanças significativas que podem ser feitas para o bem das gerações futuras.

Little Island Park / Heatherwick Studio + MNLA

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© Timothy Schenck

Little Island é um parque público que abriga três novos locais de espetáculos na beira do rio Hudson. Projetado como um refúgio para pessoas e vida selvagem, é um oásis verde, mantido acima da água por floreiras esculturais e localizado a uma curta caminhada do Lower West Side de Manhattan, através de uma plataforma de madeira. O Heatherwick Studio foi convidado inicialmente pelo filantropo Barry Diller e pelo Hudson River Park Trust para criar um pavilhão para um novo píer a sudoeste de Manhattan. Ao invés de projetar um objeto decorativo que repousa sobre o Hudson River Park, a equipe de projeto viu uma oportunidade para reimaginar o que um píer poderia ser. 

The Smile Residential Building / BIG

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© Pernille and Thomas Loof

Fazendo uma ponte entre o corredor ativo da 125th Street do Harlem e a mais silenciosa 126th Street, o The Smile é um empreendimento que abriga uma escola de enfermagem no nível da rua e apartamentos residenciais nos pavimentos superiores sendo que, um terço deles é acessível, fortalecendo e proporcionando diversidade habitacional ao bairro. O volume em forma de "T" oferece um conjunto diversificado de dimensões das unidades e organizações de layout, ao mesmo tempo em que fortalece a conexão com os edifícios vizinhos. 

Nova Iorque pretende construir aterros para combater o aumento do nível das marés

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© Iwan Baan

O ex-prefeito da cidade de Nova York, Bill de Blasio, anunciou planos para um projeto de resiliência costeira de US$ 10 bilhões, desenhado para proteger Lower Manhattan de inundações. Em um editorial da New York Magazine, o prefeito de Blasio delineou os planos ambiciosos para alterar a orla do Financial District, construindo um importante elemento de infraestrutura até 150 metros no East River. Parte do estudo Lower Manhattan Climate Resilience e projetado em colaboração com cientistas climáticos e escritórios locais, o projeto multibilionário foi criado para proteger Manhattan até o ano 2100.

High Line / James Corner Field Operations, Diller Scofidio + Renfro

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© Iwan Baan

O New York City High Line é um projeto de três fases que transformou os trilhos elevados do West Side de Manhattan em um dos parques públicos mais respeitados do mundo. Desde a inauguração do primeiro trecho em 2009, o fotógrafo de arquitetura Iwan Baan tem documentado todo o processo, apresentando seu trabalho por meio de uma jornada fotográfica que destaca o High Line concluído.

Novo Guia de Projeto para Habitação Acessível em Nova Iorque

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Cortesia de MAP Architects

Quando pensamos em arquitetura de habitação pública nos Estados Unidos, muitas vezes imaginamos grandes edifícios de tijolos sem muito caráter estético. Mas as implicações dos arranha-céus padronizados com iluminação fluorescente podem ser muito mais do que estéticas para as pessoas que ali vivem. Um novo conjunto com padrões de design da New York City Public Design Commission (PDC) - em colaboração com a The Fine Arts Federation of New York e o American Institute of Architects New York Chapter - espera virar a página na história das moradias acessíveis.

World Trade Center Transportation Hub / Santiago Calatrava

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© Hufton+Crow

O Transportation Hub (terminal de transportes) foi concebido no nível da rua como uma estrutura isolada situada entre o eixo sul da praça Wedge of Light. Como foi descrita no plano diretor de Daniel Libeskind, a praça é limitada pelas ruas Fulton ao norte, Greenwich ao oeste, Church ao leste e Tower 3 ao sul. Isto une uma série de espaços verdes urbanos localizados ao longo da linha que segue do City Hall Park ao pátio de St. Paul, para os jardins do Memorial WTC e o Battery Parki, adjacentes ao rio Hudson.

NYC: Soluções para uma cidade resiliente

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Cortesia de Oscity, Shutterstock

Na esteira do furacão Sandy, enquanto as comunidades se unem para lidar com a devastação e as empresas de serviços públicos trabalham incansavelmente para restaurar a infraestrutura que mantém a cidade de Nova York funcionando, planejadores e formuladores de políticas estão debatendo os próximos passos para tornar a cidade mais resiliente a desastres naturais, como antes pensávamos que fosse. A pergunta que Irina Vinnitskaya explorou é: qual opção ou combinação de opções é a mais adequada para proteger a cidade de Nova York e seus bairros?

Sugar Hill Development / Adjaye Associates

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© Ed Reeve

Este é um novo empreendimento de uso misto no histórico bairro de Manhattan, o Sugar Hill em Harlem. O complexo contará com moradias de valor acessível, programas de educação primária e uma nova instituição cultural. Iniciado pela empresa de construção residencial sem fins lucrativos Broadway Housing Communities (BHC) e projetado com um orçamento pequeno, o conceito opõe-se a tipologia tradicional. 

Este artigo é parte dos Tópicos do ArchDaily: Tendências urbanas e habitacionais. Mensalmente, exploramos um tema específico através de artigos, entrevistas, notícias e projetos. Saiba mais sobre os tópicos do ArchDaily. Como sempre, o ArchDaily está aberto a contribuições de nossos leitores; se você quiser enviar um artigo ou projeto, entre em contato.

Sobre este autor
Cita: Baldwin, Eric. "Projetando Nova York: soluções para habitações, ferrovias e orla" [Designing New York: Reimagining Coastlines, Housing and Rail] 06 Ago 2022. ArchDaily Brasil. (Trad. Ghisleni, Camilla) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/985515/projetando-nova-york-solucoes-para-habitacoes-ferrovias-e-orla> ISSN 0719-8906

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