Cidades adotam planos de ação para mitigar os efeitos adversos das mudanças climáticas

Cidades em todo o mundo estão desenvolvendo planos de ação abrangentes para criar uma resposta coordenada aos desafios da mudança climática. Metas e objetivos para emissões baseadas no consumo são importantes para orientar o planejamento estratégico e a tomada de decisões, melhorar a responsabilidade e comunicar a direção do planejamento das empresas e do público. Autoridades governamentais nacionais e regionais estão trabalhando com o setor privado, organizações internacionais e a sociedade civil para criar mudanças em todos os níveis, desde intervenções estruturais em cadeias de fornecimento e indústrias até ações individuais. Isto demonstra uma compreensão crescente do papel das cidades na mitigação dos efeitos adversos do aumento da temperatura.

Cidades adotam planos de ação para mitigar os efeitos adversos das mudanças climáticas - Imagem 2 de 5Cidades adotam planos de ação para mitigar os efeitos adversos das mudanças climáticas - Imagem 3 de 5Cidades adotam planos de ação para mitigar os efeitos adversos das mudanças climáticas - Imagem 4 de 5Cidades adotam planos de ação para mitigar os efeitos adversos das mudanças climáticas - Imagem 5 de 5Cidades adotam planos de ação para mitigar os efeitos adversos das mudanças climáticas - Mais Imagens

Conforme o relatório das Cidades Inteligentes Sustentáveis: Estudo de Reconhecimento, as cidades são responsáveis por 67% da demanda global de energia e consomem 40% de toda a energia. Os centros urbanos são responsáveis por 70% das emissões globais de gases de efeito estufa, contribuindo fortemente para a mudança climática, e sofrendo cada vez mais com desastres naturais. As cidades já estão experimentando os efeitos da mudança climática; planos de ação e diretrizes locais abordam essas preocupações e visam oferecer respostas adequadas e localizadas aos riscos a que estão expostos.

Cidades adotam planos de ação para mitigar os efeitos adversos das mudanças climáticas - Imagem 3 de 5
High Line Park, Nova York. Imagem © Iwan Baan

Organizações internacionais dedicadas a atuar nas mudanças climáticas desenvolveram recursos para ajudar os governos municipais a orientar estratégias urbanas sustentáveis. Um desses recursos é o C40 Knowledge Hub, ocupado e mantido pelo C40 Cities Climate Leadership Group. De acordo com seu banco de dados, o número de cidades que desenvolvem planos abrangentes de ação climática está aumentando.

Em 2020, no início da pandemia, foi lançado o Doughnut na cidade de Amsterdã. O projeto é baseado no conceito da economista britânica Kate Raworth sobre a economia de donuts, um modelo alternativo ao modelo de economia de crescimento. O modelo é agora formalmente adotado pelo município de Amsterdã como ponto de partida para as decisões de política pública. A cidade é a primeira do mundo a assumir tal compromisso, mas cidades como Bruxelas, Melbourne, Berlim e Sydney começaram a financiar iniciativas para seguir o exemplo. O modelo visa atuar como uma bússola que capacitará a cidade a alcançar seus objetivos climáticos, sociais e econômicos sem prejudicar nenhuma das partes. Quanto aos esforços climáticos, o plano inclui projetos que melhoram o abastecimento de água, a redução das emissões de carbono, o apoio à biodiversidade e a coleta de energia.

Cidades adotam planos de ação para mitigar os efeitos adversos das mudanças climáticas - Imagem 2 de 5
Amsterdã, Holanda. Imagem © Ingus Kruklitis via Shutterstock

São Francisco desenvolveu um dos mais abrangentes e ambiciosos planos de ação climática voltados para o consumo e emissões por setor. O Plano de Ação Climática 2021 foi desenvolvido através de um processo inclusivo que colocou a justiça climática em seu cerne. O processo reuniu diferentes departamentos da cidade, moradores, organizações comunitárias e empresas, com um foco especial na inclusão de diversas comunidades. Ele se concentra na redução das emissões de gases de efeito estufa e se conecta a um plano separado de resiliência climática e de risco.

Cidades adotam planos de ação para mitigar os efeitos adversos das mudanças climáticas - Imagem 5 de 5
São Francisco. Imagem © Pung via Shutterstock

Embora a maioria dos planos inclua um conjunto complexo de estratégias coordenadas, mesmo regulamentações singulares podem ter um impacto significativo no funcionamento e na percepção das cidades. No final de abril, o sul da Califórnia instituiu grandes limitações sobre como os habitantes podem usar a água. A partir de 1º de junho, os moradores só poderão irrigar seus quintais uma vez por semana. Se as condições piorarem, o distrito poderá impor limitações ainda mais rígidas, incluindo uma proibição total de qualquer irrigação externa não essencial. Com uma estimativa de 30% do uso diário de água de uma família indo para irrigação ao ar livre, reduzir a irrigação pode ser uma maneira impactante de economizar água. As rigorosas limitações de irrigação, combinadas com as altas temperaturas do sul da Califórnia durante os meses de verão, podem forçar os moradores a substituir os exuberantes gramados e abundantes jardins por plantas nativas tolerantes à seca.

Cidades adotam planos de ação para mitigar os efeitos adversos das mudanças climáticas - Imagem 4 de 5
Textures House / Roberto Benito Arquitecto. Imagem © Gonzalo Viramonte

Projetar em torno da escassez de água não é tão simples quanto se livrar de todas as plantas sedentas e substituí-las por espécies melhor adaptadas às condições secas. Novas soluções de projeto também estão considerando outras técnicas de economia de água, como a captação e armazenamento de água da chuva, e o reuso de águas cinzas. Em meio às condições regulares de seca, as agências municipais estão se tornando mais flexíveis quando se trata de aprovar novas regulamentações para exigir plantas tolerantes à seca, incentivar a remoção de grama e até mesmo a reutilização de água de pias e chuveiros.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Florian, Maria-Cristina. "Cidades adotam planos de ação para mitigar os efeitos adversos das mudanças climáticas" [Cities Embrace Climate Action Planning to Mitigate the Adverse Effects of Climate Change] 30 Jul 2022. ArchDaily Brasil. (Trad. Bisineli, Rafaella) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/984947/cidades-adotam-planos-de-acao-para-mitigar-os-efeitos-adversos-das-mudancas-climaticas> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.