Por que o "Walkie Talkie" está derretendo carros? De acordo com o seu arquiteto, Rafael Viñoly, não é por causa da forma ou material do edifício, mas sim "a superabundância de consultores e sub consultores" que a lei britânica exige.
Como relatado por BD Online, Viñoly admitiu que o reflexo solar incomumente quente do edifício foi previsto no início do projeto, no entanto, pensava-se que só iria chegar a uma temperatura de 36 graus - quando na realidade é 72.
Viñoly, em seguida, passou colocar a culpa nas rígidas normas para projetos no Reino Unido: "Um dos problemas que acontecem em [... Londres] é a superabundância de consultores e sub consultores que diluem a responsabilidade dos projetistas até que você não saiba onde você está".
Trabalhando com o tema da memória urbana, o artista neozelandês Mike Hewson apresenta obras que (re)criam espaços virtuais através de desenhos e ilusão de ótica.
Na série Homage to the Lost Spaces (Homenagem aos Espaços Perdidos), Hewson fez intervenções de imagens em destroços de edifícios da cidade de Christchurch, Nova Zelândia, após um terremoto em 2011.
Atualização: Hoje foi anunciado como vencedor a cidade de Tóquio, que sediará as Olimpíadas de 2020 com o projeto de Zaha Hadid como Estádio Olímpico.
Hoje, sábado, será escolhido o país que sediará os Jogos Olímpicos de 2020; Madri, Tóquio e Istambul estão na disputa. O Comitê Olímpico Internacional (COI) anunciará a sua escolha depois de cada um dos três candidatos fizerem suas apresentações finais em Buenos Aires, Argentina. Enquanto aguardamos os resultados, apresentamos os três estádios projetados para tornar-se a sede da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos.
Após o governo britânico divulgar dados de que as Olimpíadas de Londres causaram um impulso de 10 bilhões de libras esterlinas na economia do Reino Unido - ultrapassando o investimento inicial em apenas um ano - surgiram questionamentos, dentro da comunidade arquitetônica, sobre os efeitos a longo prazo da herança construída resultante dos jogos.
Olly Wainwright, crítico do The Guardian, é duro a respeito do Parque Olímpico, particularmente a respeito dos empreendimentos nos limites do local: "em cada junção desta impactante via há uma enorme torre, cada uma revestida por cores berrantes, que transformam a rua no palco de uma disputa de egos. Pairando sobre os prédios adjacentes, estes totens impetuosos são monumentos à ganância olímpica... Tire as cores festivas e o que resta são grandes torres de flats que serão vendidos, sobretudo, para investidores de outros países.
Saiba mais da opinião de Wainwright e de outros sobre o legado Olímpico em Londres...
A Fundação Architecture Foundation, em colaboração com Rogers Stirk Harbour + Partners e da Real Academia de Artes, tem cinco equipes multidisciplinares finalistas, lideradas por arquitetos, para vislumbrar o futuro desenvolvimento urbano ao longo do Tamisa em Londres. A competição, batizada de Londres Como Poderia Ser Agora: Novas Visões para o Tamisa, vai desafiar as equipes a apresentar novas ideias para lugares auto-selecionados ao longo do rio, que são relevantes para a mudança das condições e preocupações sociais, econômicas, culturais e ambientais.
A arquitetura, assim como algumas outras áreas de criação, nos possibilita contar histórias e nos submete a algumas reflexões. Charles Jencksé um teórico de arquitetura americano, paisagista e designer que ganhou destaque como paisagista, fazendo interessantes obras inspiradas por fractais, genética, teoria do caos e sólitons.
Charles cativou uma legião de fãs graças a sua famosa obra “The Garden of Cosmic Speculation", na Escócia, um complexo paisagístico, composto por 25 diferentes jardins, que representa a história da formação do Universo.
Termos e métodos como user-driven innovation, user intiated innovation, crowdsourcing, user-centred design ou design thinking começam a se banalizar no mundo das empresas e das políticas públicas em geral. Estas técnicas respondem a um crescente interesse em compreender e associar os usuários1 nos processos de inovação. Se sob um enfoque tradicional, a inovação é concebida como um processo linear de produção, comercialização e consumo, onde os fabricantes assumem todas as responsabilidades associadas à criação de valor, as novas tendências se referem à inovação como processo interativo, no qual o usuário está convocado a cumprir um papel cada vez mais importante. Foi o livro Democratizing Innovation(2005), de Erik von Hippel, que consagrou o lugar dos usuários no processo de inovação, colocando em evidência como estes possuem um papel de conselheiros, distribuidores e criadores de novas ideias. Von Hippel sugere que atualmente o grande desafio para as empresas é encontrar a forma de captar os leading users, isto é, os “consumidores avançados” capazes de elaborar propostas e soluções frente a novos produtos ou serviços que a empresa espera lançar no mercado.
A combinação de sua forma côncava, sua implantação e sua altura, aparentemente, criou um reflexo extremamente intenso. Assim, cria-se um feixe de luz que gera um calor extraordinário num bloco das proximidades, o que resultou na reclamação do proprietário de um Jaguar, o qual afirma que seu carro literalmente sofreu danos de fusão ao ter estacionado naquele local.
https://www.archdaily.com.br/br/01-138854/reflexo-do-walkie-talkie-faz-carros-derreteremJoe Weisenthal, Business Insider
O estúdio londrino United Visual Artists (UVA) deu vida ao Pavilhão "nuvem" de Sou Fujimoto através de uma "tempestade elétrica" de LEDs. Buscando fazer a arquitetura "respirar", o UVA integrou uma rede de LEDs na trama metálica, imitando a forma natural de uma tempestade elétrica. Além disso, efeitos sonoros cuidadosamente conduzidos reforçam a experiência, transformando o "pavilhão radical" de Fujimoto em uma nuvem geométrica eletrificada.
Arquitetos: Sasaki Associates, Ross Barney Localização: Chicago, Illinois, EUA Ano de Projeto: 2009 Área: 14.000 m² Orçamento: U$90.000.000 – 100.000.000
As cidades com bordas de mares ou rios quase sempre possuem uma dívida histórica com o tratamento das mesmas, sendo que executar projetos urbanos nestas áreas é uma tendência recente. Nas cidades que possuem somente o oceano ou um rio, os projetos ocorrem naturalmente em tais áreas. Entretanto em cidades que possuem ambas, a orla marítima é, em geral, preferida, transformando o rio em um esgoto ou um lugar vago em meio à cidade. Este artigo mostra um projeto que busca recuperar "a segunda Costa" de Chicago e transformá-la num espaço urbano.
O vencedor do Pritzker Renzo Piano foi nomeado senador pelo presidente italiano Giorgio Napolitano, o que lhe dá direito de voto nas decisões do Supremo Parlamento. Napolitano nomeou outros três ao cargo, Claudio Abbado (um famoso maestro), Elena Cattaneo (bióloga especialista em pesquisas com células tronco), e Carlo Rubbia (físico vencedor do Nobel).
Em um discurso, o presidente disse estar seguro de que todos os quatro nomeados "contribuirão de forma especial em seus campos extremamente significantes", ressaltando que a escolha foi feita "sem considerar nenhum partido político". Algo importante a ser dito, pois o Senado vive uma tensão em torno do ex-presidente Silvio Berlusconi.
Projeto de Integração Urbana Nordeste em Medellín, Colômbia, Cortesia de Harvard GSD
A Escola de Design de Harvard anunciou os vencedores do 11º Prêmio Veronica Rudge Green de Desenho Urbano: Eduardo Souto de Moura e sua obra do Metro do Porto, Portugal; e o Projeto de Integração Urbana Nordeste em Medellín, Colômbia.
Ao comentar sobre a importância dos dois projetos vencedores, o membro do júri Micahel Sorkin disse: "Se há lições de desenho urbano a serem tomadas de Medellín e Porto, penso que a maior lição tem a ver com a ruptura da segregação entre as disciplinas no campo do projeto. Historicamente entendemos que paisagismo fica em um lugar, arquitetura em outro e desenho urbano em outro ainda, com as três disciplinas em constante conflito a respeito de seus direitos e abrangências. Uma das coisas revolucionárias a respeito de Medellín é que distinguir entre estas disciplinas não é mais tarefa possível."
Mais sobre os projetos vencedores, cortesia da Escola de Design de Harvard:
Em um artigo publicado pelo Architects' Journal, Tony Fretton é citado quando diz que deveria haver menos escolas de arquitetura no Reino Unido, com requisitos de inscrição mais exigentes e uma proporção maior de reprovações. "Deveria haver escassez de arquitetos no Reino Unido, menos arquitetos ruins, menos arquitetos bons."
Citando a Suíça e os Países Baixos como países que estão no caminho certo, com apenas 2 ou 3 grandes escolas de arquitetura, Fretton acredita que a formação arquitetônica deveria se concentrar em poucos centros, proporcionando aos estudantes mais acesso a bons professores.
Nos anos 50, Detroit tornou-se mundialmente famosa como a cidade com maior produtividade na indústria mais promissora da época, a automobilística. Rapidamente, esta promessa tornou-se uma realidade que impregnou a cidade de novos arranha-céus, museus, teatros, avenidas, escolas e bairros. Detroit tinha um motor, as gigantes Ford, Chrysler e General Motors.
Observando como Detroit está atualmente, muitos dirão que destes dias pouco ou nada sobrou. O município declarou sua falência porque já não dá conta dos 80 mil edifícios abandonados ou de sua população idosa, que não migrou - como fez a maioria – pois não teria como fazê-lo, já que são as pessoas que mais necessitam dos serviços públicos de saúde, transporte ou segurança – coisas que a cidade não pode prover.
O mais prestigiado prêmio mundial de design, INDEX: Award, anunciou os vencedores de 2013. Do pioneiroPlano de Copenhague para se adaptar às mudanças climáticas às visionárias rodovias inteligentes holandesas, cada um dos cinco premiados receberá 100 mil euros para desenvolver suas ideias, que oferecem, cada uma delas, diferentes soluções para os desafios globais.
Foster + Partners concluiu seu primeiro projeto para uma aeronave comercial: a cabine de primeira classe do Boeing 777 da companhia Cathay Pacific. O escritório não é iniciante na combinação de arquitetura e design industrial; projetou não apenas iates e jatos particulares, mas também os lounges de espera da Cathay Pacific no Aeroporto Internacional de Hong Kong, desenvolvendo o mobiliário sob medida (Cadeira Solus) para a companhia. Mais imagens do lounge a seguir.
A escola de design da universidade norte-americana de Harvard, no estado de Massachusetts, entregou hoje o prêmio “Veronica Rudge Green Prize” em desenho urbano à empresa de transportes Metro do Porto por sua inserção urbana e impacto na região. O arquiteto responsável pelo projeto, o português Eduardo Souto de Moura, também recebeu o mesmo prêmio.
O vencedor do Pritzker de 2011 coordenou a equipa de projetistas responsáveis pela inserção urbana do metrô em diferentes locais da Área Metropolitana do Porto. O júri destaca no projeto o potencial desta infra-estrutura de mobilidade, “cuidadosamente planeada e executada para transformar a cidade e a região”.
A percepção de qualquer cidade ou bairro é determinada, em grande parte, por aspectos não quantificáveis, como a sensação de um local agradável, limpo e bem iluminado. Grande parte da nossa experiência nas cidades é subjetiva. Se as autoridades pudessem encontrar uma maneira de medir a percepção emocional - por exemplo, na sensação de insegurança - que não fosse não apenas intuitiva, poderiam intervir melhor através de abordagens simples e mais diretas, fazendo com que a população de determinados bairros e cidades se sinta mais segura.
O The Atlantic Cities publicou recentemente um artigo sobre um projeto que está desenvolvendo um sistema para identificar e medir os fatores que fazem com que um lugar seja melhor percebido que outros.
Parece que quanto maiores são as cidades, menos interação há entre seus habitantes. Assim, as maneiras de socializar vão mudando em função do lugar onde se vive. Alguns organizam saídas com amigos ou colegas de trabalho, enquanto outros optam por sair com a esperança de encontrar alguém com algum interesse em comum.
A investidora ZhongRong Holdings, sediada em Xangai, está trabalhando em parceria com a Arup na ambiciosa proposta de reconstruir o Palácio de Cristal de Joseph Paxton, em Londres. Originalmente construído para abrigar a Grande Exposição de 1851, a estrutura de ferro e vidro de 80.000 m² foi levada ao Hyde Park, sudeste de Londres, em 1854, onde foi destruída por completo no incêndio de 1936.
Uma cidade em desenvolvimento e um meio ambiente saudável sempre foram elementos difíceis de conciliar, tanto para urbanistas quanto para engenheiros, arquitetos, políticos e outros agentes. Sem dúvida, a arte – através de intervenções como a apresentada – sempre tem uma resposta, ainda que os problemas sejam mais complexos.
“Urban Air” é o nome do projeto do artista californiano Stephen Galssman. Sua proposta é a seguinte: substituir outdoors por canteiros de bambu, com sensores de qualidade do ar. Assim, a obra se transforma em um símbolo de um futuro em que as cidades não apenas se desenvolvem em porte e riqueza, mas são capazes de gerir seu próprio crescimento de maneira sustentável e em harmonia com a natureza.
A Equipe UOW, da Universidade de Wollongong, da Austrália, ficou em primeiro lugar na edição de 2013 do Solar Decathlon China, levando os prêmios mais importantes para a seu projeto, de zero emissão e economia de água. Selecionados a partir de 22 equipes e 35 universidades, a Equipe UOW - com a Illawarra Flame House - foi o primeiro retrofit apresentado na história da competição.
Proposta de Diller Scofidio + Renfro's Competition para a nova Penn Station
Uma votação (quase unânime) no Conselho de Nova Iorque limitou a concessão do Madison Square Garden a apenas 10 anos. A decisão vem de encontro ao vencimento da concessão de 50 anos - cedida à MSG Company - que acendeu um caloroso debate sobre a decisão da cidade negar ou não o requerimento de concessão permanente dos proprietários, ou ceder o lugar para a construção de uma nova Penn Station.