O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Eduardo Souto de Moura e obra do metrô do Porto ganham prêmio de design de Harvard

Eduardo Souto de Moura e obra do metrô do Porto ganham prêmio de design de Harvard

Eduardo Souto de Moura e obra do metrô do Porto ganham prêmio de design de Harvard
Eduardo Souto de Moura e obra do metrô do Porto ganham prêmio de design de Harvard, Cortesia de flip.org.br
Cortesia de flip.org.br

A escola de design da universidade norte-americana de Harvard, no estado de Massachusetts, entregou hoje o prêmio “Veronica Rudge Green Prize” em desenho urbano à empresa de transportes Metro do Porto por sua inserção urbana e impacto na região. O arquiteto responsável pelo projeto, o português Eduardo Souto de Moura, também recebeu o mesmo prêmio.

O vencedor do Pritzker de 2011 coordenou a equipa de projetistas responsáveis pela inserção urbana do metrô em diferentes locais da Área Metropolitana do Porto. O júri destaca no projeto o potencial desta infra-estrutura de mobilidade, “cuidadosamente planeada e executada para transformar a cidade e a região”.

A 11ª edição do prêmio celebra também o projeto de Integração Urbana do Nordeste, em Medellín, na Colômbia. “As duas obras criaram oportunidades que vão além do movimento físico, fazendo avançar a mobilidade social e revigorando o espaço cívico”, segundo o júri. A primeira edição do prêmio, em 1988, foi dividida entre Álvaro Siza Vieira, pelo seu Conjunto Residencial Malagueira, em Évora (1977-1988), e Ralph Erskine, com o seu projeto do “Byker Redevelopment”, em Newcastle Upon Tyne (1969-1982).

Concebido em 1986, na celebração dos 350 anos de Harvard e dos 50 anos da escola de design, este prêmio é atribuído bienalmente a projetos coletivos, construídos em qualquer local do mundo há, no máximo, uma década antes da premiação. Os vencedores são escolhidos pela sua substancial contribuição no domínio público de uma cidade e por melhorar a qualidade de vida urbana.

Com os trâmites iniciados em 2003, a obra do metrô do Porto se enquadra nas exigências do prêmio, uma vez que se trata de uma enorme infraestrutura instalada em uma cidade Patrimônio Mundial da Humanidade cujo projeto apresenta um notável padrão de qualidade, “digno de ser imitado”, segundo o júri.

Fonte: publico.pt


Cita: Romullo Baratto. "Eduardo Souto de Moura e obra do metrô do Porto ganham prêmio de design de Harvard" 03 Set 2013. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/138701/eduardo-souto-de-moura-e-obra-do-metro-do-porto-ganham-premio-de-design-de-harvard> ISSN 0719-8906