A ponte marítima mais longa do mundo foi oficialmente inaugurada, conectando Hong Kong e Macau à porção continental da China. A "Ponte Hong Kong-Zhuhai-Macau", de 54 quilômetros, conta com uma série de dispositivos e regulamentações incomuns, segundo o The Guardian, como "câmeras para detectar bocejos, obrigatoriedade de uso de monitores cardíacos para os motoristas, e acesso restrito para a elite política e filantropos."
Inaugurada pelo presidente chinês Xi Jinping, a ponte de US$ 20 bilhões foi construída com 400 mil toneladas de aço, o equivalente a 60 torres Eiffel. A ponte foi projetada para resistir a terremotos e tufões de até 340 quilômetros por hora.
https://www.archdaily.com.br/br/904835/ponte-maritima-mais-extensa-do-mundo-e-inaugurada-na-chinaNiall Patrick Walsh
Durante a segunda metade do século XX, o Brasil recebeu uma série de arquitetos vindos de diversas partes do mundo, mas sobretudo da Europa, e que deixaram um legado de projetos brutalistas seguindo alguns dos cânones de mestres como Le Corbusier. Nomes como Lina Bo Bardi, Hans Broos e Franz Heep tiveram inegável influência na arquitetura brasileira.
Nos últimos anos o país voltou a receber uma diversidade de edifícios projetados por arquitetos estrangeiros e que transformaram-se em ícones arquitetônicos, indo além da simples função de abrigar determinado programa, mas em alguns dos casos, contribuindo para o ciclo turístico. Compilamos, a seguir, 10 edifícios projetados por arquitetos de renome internacional e implantados em solo nacional, confira!
Varrer de uma cidade a sua arquitetura é como se pudéssemos apagar por completo partes de sua história. Apesar da aversão generalizada por grande parte da população, a arquitetura brutalista na Polônia pós-stalinista andava de mãos dadas com o movimento político que prometia uma sociedade mais justa e igualitária. A arquitetura que hoje em dia é vista como a materialização de um antigo regime opressivo, austero e arrogante, foi originalmente concebida para ser tudo menos isso; estes edifícios carregam hoje um legado bastante ambíguo, apreciados como ícones do seu tempo ou rejeitados como memórias que as pessoas preferem esquecer.
Em um artigo recente publicado pelo New York Times, o escritor Akash Kapur compartilha as emoções de sua mais recente visita à Polônia, aonde nos convida à refletir sobre esta complexa história construída, tantas vezes contraditória e quase sempre, mal compreendida. Acompanhado por arquitetos locais comprometidos à defender com unhas e dentes alguns dos exemplos mais extraordinários da arquitetura moderna do final do século XX, Kapur visitou inúmeras obras decadentes do brutalismo na Polônia, conversando com a população local e descobrindo suas histórias.
Na década de 1960, momento em que se intensificava a verticalização da avenida Paulista com a construção de grandes prédios comerciais, sede de corporações, empresas e bancos, a grande novidade na paisagem foi a construção do MASP, projeto da arquiteta ítalo-brasileira Lina Bo Bardi (1914-1992).
O VI Festival Arquia/Próxima: Práticas Relevantes em Madri anunciou os projetos vencedores desta edição. Com o objetivo de oferecer visibilidade aos arquitetos espanhóis nos primeiros dez anos de atuação profissional, o programa cultural Arquia/Próxima é baseado na divulgação, promoção e valorização de suas conquistas e princípios como profissionais.
O tema desta bienal, definido por seu curador, Iñaki Carnicero, convidou os participantes a refletir "acerca do paradoxo produzido pelo sucesso internacional da arquitetura espanhola que não corresponde ao volume da produção arquitetônica dos últimos anos, mas, mesmo assim, reflete um trabalho mais relevante do que nunca", explica a organização.
Como parte do festival, foram atribuídos os seguintes prêmios:
O uso de luz e sombra na arquitetura pode ter várias aplicações. A cultura tradicional japonesa se destaca por trabalhar com espaços de pouca luz, por outro lado, a arquitetura moderna e o minimalismo trabalham espaços bem iluminados, com superfícies brancas e amplas aberturas.
Assim, a cor preta, espaços escuros e minimalismo convergem na mesma linguagem, oferecendo novas possibilidades para o projeto de iluminação e uso de novos materiais. Apresentamos a seguir uma seleção dos melhores espaços internos contemporâneos que usam o preto como elemento protagonista, criando ambientes introspectivos e dramáticos.
Paul Rudolph, apesar de ter saltado para o sucesso internacional no início das décadas de 1940 e 1950 por suas estruturas brutalistas, viu um abrupto fim à popularidade de seu característico estilo à medida que o pós-modernismo ganhou destaque. Como os gostos mudaram para uma tarifa diferente, o mesmo aconteceu com a abordagem de Rudolph - deixando uma série de propostas não construídas acumular poeira.
É compreensível estar cansado do modernismo. Aquilo que despontou no início do século vinte como uma mudança radical em nossa disciplina - afastando-se dos cânones então tradicionais da arquitetura - acabou se tornando apenas uma sombra daquilo que um dia fora, uma fantasia por trás da qual muitos arquitetos passaram a se esconder. A racionalidade (genuína ou não) passou a ser assumida como uma estratégia para defender-se das críticas e justificar os resultados. O limite entre a arquitetura moderna de fato e suas outras tantas formas oportunistas e perversas, tornou-se invisível e praticamente impossível de identificar.
https://www.archdaily.com.br/br/904951/destaques-da-semana-o-que-significa-modernismo-hojeKatherine Allen
Encerrando as ações do “outubro urbano”, que comemora todos os anos, a ONU designou 31 de outubro como o “Dia Mundial das Cidades” com o objetivo de promover uma maior troca de experiências entre os países sobre como enfrentar os desafios da crescente urbanização global e contribuir para o desenvolvimento sustentável.
Em resposta à demanda por um espaço maior para abrigar a sede da Diocese de Querétaro, propõe-se a Catedral de Santiago Apóstol. Esta se localiza na zona central sul da cidade, em um terreno de 20.000 metros quadrados. A Catedral pretende tornar-se um ponto de referência arquitetônico, urbano e social, já que o projeto, além de ser um novo centro religioso, também se propõe a tornar-se um grande centro comunitário.
O projeto é desenhado a partir de um eixo estruturador que aponta em direção ao sol nascente. A geometria da nave principal emerge do círculo e brota no centro do projeto como o elemento mais importante que se eleva do acesso principal ao altar a uma altura de 33 metros. A implantação da catedral é gerada na forma de uma grande escadaria, aberturas e espaços maciços por onde corre um espelho d'água.
Após a eleição, o novo governo já começou a anunciar algumas mudanças nos ministérios. Entre elas está a extinção do Ministério das Cidades. Na tentativa de levantar a discussão e evitar esta dissolução, foi organizada uma petição que pode ser assinada aqui.
Caminhando pelas ruas, nos deparamos com diversas formas, cores, texturas, sons e cheiros. Nossos sentidos são ativados e esses estímulos nos fazem conectar com o lugar em que estamos. As cidades são, muitas vezes, sinônimo de fumaça, ruídos de motores e buzinas, tons de cinza. A escassez de elementos naturais ou construídos que transmitam a sensação de segurança, conforto e que nos agradem esteticamente influencia para que sigamos descontentes e frustrados no ambiente urbano. Esses sentimentos alimentam a falta de conexão entre pessoas e lugares, a falta de empatia com o outro e descompromisso com aquilo que é público.
Certamente, todo arquiteto se perguntou como as formas fluidas, mas complexas, da arquitetura de Zaha Hadid Architects são trazidas à realidade. E é lindo ver como uma ideia conceitual inicial - provavelmente desenhada como um esboço rápido - se materializa em desenhos planimétricos precisos e detalhados.
Nós compilamos uma série de detalhes construtivos de 9 projetos desenvolvidos pelo escritório Zaha Hadid Architects que dão uma visão sobre seu estilo e abordagem distintos, nos mostrando que, com um pouco de criatividade e muita experiência, até mesmo os sonhos mais impossíveis podem ser construídos.
O World Architecture Festival é considerado um dos eventos arquitetônicos mais abrangentes e influentes do mundo. A edição deste ano será realizada em Amsterdã, no Centro de Convenções e Exposições RAI, de 28 a 30 de novembro. Reunindo vozes globais na arquitetura, os palestrantes deste ano incluem o apresentador Rem Koolhaas, Jeanne Gang, David Adjaye e Li Xiaodong. Este ano, cinco leitores do ArchDaily podem ganhar um ingresso para o World Architecture Festival 2018 (no valor de € 1.525). Participe aqui.
Dia das Bruxas. Um dia atormentado por fantasmas, vampiros e duendes. Historicamente, a noite de Todos os Santos era tida como o momento em que os espíritos poderiam retornar ao mundo terreno. Aqui, compilamos alguns exemplos em que "fantasmas" do além aparecem como coadjuvantes na fotografia de arquitetura. Veja-os a seguir... se tiver coragem.
Em setembro de 2018, a Catedral de Manágua, projetada pelo renomado arquiteto mexicano Ricardo Legorreta, localizado na Nicarágua, celebrou seu 25º aniversário. Para promover e divulgar o aniversário, o ESTUDIO1286 produziu uma série de ilustrações da última Catedral do século XX.
O escritório Steven Holl Architects foi contratado para projetar um novo edifício de uso misto de 26.000 metros quadrados para o CIFI Group em Pequim. O projeto gira em torno de cinco pontos centrais: luz, estrutura, porosidade urbana, escritórios abertos e ecologia.
Este é o segundo projeto de Holl na capital chinesa, depois do complexo Linked Hybrid, inaugurado em 2009 e eleito o melhor edifício em altura pelo CTBUH naquele mesmo ano.
https://www.archdaily.com.br/br/904828/novo-projeto-de-steven-holl-explora-a-luz-e-a-porosidade-urbana-em-pequimNiall Patrick Walsh
Em um estado de permanente transitoriedade arquitetônica, a cidade de Nova Iorque continua recebendo novos arranha-céus a cada dia que passa. Historicamente impulsionada pela prosperidade financeira aliada à demanda por espaço comercial, a única maneira de continuar a construir foi explorando a verticalidade. O mapa mais recente da Blue Crow Media, "Art Deco New York Map", exibe mais de sessenta edifícios da época, celebrando a natureza eclética da arquitetura Art Déco tão profundamente enraizada na história da cidade.
Quando o mundo passa por grandes mudanças (sejam elas sociais, econômicas, tecnológicas ou políticas), o mundo da arquitetura precisa se adaptar junto. Mudanças na política do governo, por exemplo, podem trazer novas oportunidades para a arquitetura prosperar, como o influxo de moradias sociais de alta qualidade que estão sendo projetadas atualmente em Londres. Os avanços tecnológicos são mais fáceis de perceber, mas as mudanças sociais têm tanto impacto sobre a indústria de arquitetura e os edifícios que projetamos.
Os administradores do templo da Sagrada Família chegaram a um acordo com a prefeitura de Barcelona para efetuar o pagamento de mais de US$ 40 milhões em dívidas. Como o New York Times relata, a saga da obra da Sagrada Família vem se arrastando a mais de um século, sendo que a permissão para construir, originalmente emitida em 1885 por Sant Martí de Provençals, nunca foi renovada. A licença deixou de ser válida quando a área foi incorporada pelo município de Barcelona. Originalmente projetada pelo arquiteto catalão Antoni Gaudí em 1882, a obra da Sagrada Família segue seu ritmo inalterável, avançando em altura e teoricamente muito perto de ser concluída de uma vez por todas.
Com o propósito de incentivar o cuidado e o reconhecimento de bens culturais, o Núcleo de Pesquisa em Direito do Patrimônio Cultural da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), o Escritório Técnico do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) de Ouro Preto (MG) e o Ministério Público de Minas Gerais (MP-MG) elaboraram o Manual Para Quem Vive em Casas Tombadas.
Publicada originalmente em 1995, Registro de uma vivência é uma autobiografia de Lucio Costa (1902-1998) formada de textos críticos e memorialísticos, planos, projetos, fotografias e desenhos especialmente escolhidos e compostos pelo autor.
Esgotada há quase 20 anos, a publicação foi reeditada pela Editora 34 em parceria com Edições Sesc SP, respeitando integralmente o projeto gráfico original, acrescida de uma apresentação de Maria Elisa Costa, filha de Lucio, de um índice onomástico, e de um ensaio de Sophia da Silva Telles, que procura decifrar o sentido da obra deste grande arquiteto e urbanista que foi também um dos mais importantes intelectuais brasileiros do século XX.
O Mediated Matter Group, baseado no MIT, criou a Fiberbots, uma plataforma de fabricação digital autônoma projetada para construir rapidamente arquiteturas após um desastre natural. Utilizando a manufatura robótica cooperativa, Fiberbots pode criar estruturas altamente sofisticadas. Os pequenos robôs trabalham em conjunto para tecer o filamento de fibra de vidro e criar estruturas tubulares de alta resistência. Pesquisadores do MIT prevêem a construção dos robôs para ambientes extremos e zonas de desastres naturais.