LOMEX: Ícone modernista não construído de Paul Rudolph é concluído em novas renderizações

Paul Rudolph, apesar de ter saltado para o sucesso internacional no início das décadas de 1940 e 1950 por suas estruturas brutalistas, viu um abrupto fim à popularidade de seu característico estilo à medida que o pós-modernismo ganhou destaque. Como os gostos mudaram para uma tarifa diferente, o mesmo aconteceu com a abordagem de Rudolph - deixando uma série de propostas não construídas acumular poeira.

Mas, não mais.

LOMEX: Ícone modernista não construído de Paul Rudolph é concluído em novas renderizações - Mais Imagens+ 9

Visão original da LOMEX de Paul Rudolph. Imagem

Na celebração do que seria o 100º aniversário de Paul Rudolph, os designers Lasse Lyhne-Hansen e Philipp Ohnesorge revisitaram uma das propostas não construídas mais famosas de Rudolph: a Lower Manhattan Expressway.

LOMEX REVISITADA” coloca o estudo LOMEX em um universo alternativo, buscando “revelar a beleza nesta obra-prima odiada e não construída”. O projeto, que foi revelado ao público, foi anulado pelos esforços liderados pela ativista urbana Jane Jacobs - um destino que até Rudolph concordou.

Vista a partir dos terraços. Imagem Cortesia de Lasse Lyhne-Hansen

A LOMEX de Rudolph, encomendada pela Fundação Ford, foi parte de um estudo sobre as implicações da Lower Manhattan Expressway, uma proposta de Robert Moses para uma rodovia em forma de Y que ligaria o Holland Tunnel a Williamsburg e a Manhattan Bridges, demolindo parte do bairro SoHo. Através do LOMEX, Rudolph criou uma megaestrutura com tal intensidade que a infraestrutura viária se tornaria irrelevante. O projeto da via expressa foi cancelado em 1971.

Olhando acima das unidades de cantilevering. Imagem Cortesia de Lasse Lyhne-Hansen

Para a LOMEX REVISITADA, Lyhne-Hansen e Ohnesorge se concentraram em duas áreas desenhadas em cortes e perspectivas a partir do olhar de um pássaro, inspiradas em imagens icônicas das publicações de Rudolph. Em vez de competir com os desenhos originais, a nova imagem leva a perspectiva visual a nova altura, “tentando capturar a imagem épica, bem como as cenas cotidianas para experimentar as muitas facetas do espaço”.

Através do trabalho de traduzir os desenhos para o 3D, foram encontrados muitos espaços em branco e inconsistências, o que é natural para um projeto que é um estudo e não um edifício real. As inconsistências foram navegadas pela pesquisa do trabalho e projetos construídos por Paul Rudolph e combinaram os desenhos disponíveis com o objetivo de trazer o melhor do projeto.
-Lasse Lyhne-Hansen

Vista através da estrutura de Columbia St. Imagem Cortesia de Lasse Lyhne-Hansen

Mantendo um elemento de abstração, os materiais não são especificados nem óbvios, permanecendo fiéis à metodologia de Rudolph. Objetos necessários, como corrimãos e escadas, são projetados como “combinações de objetos similares de alguns de seus outros edifícios e qualquer indicação que os desenhos possam oferecer”.

Mais informações sobre a proposta e a obra de Rudolph estão disponíveis através da Paul Rudolph Foundation, que trabalha na digitalização do trabalho de Rudolph para torná-los facilmente acessíveis ao público em geral.

Vista através do vale. Imagem Cortesia de Lasse Lyhne-Hansen

Notícia via: Lasse Lyhne-Hansen

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Niall Patrick Walsh. "LOMEX: Ícone modernista não construído de Paul Rudolph é concluído em novas renderizações" [Modernist Icon Paul Rudolph's Unbuilt LOMEX Completed in New Renderings] 01 Nov 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Pereira, Matheus) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/904945/lomex-icone-modernista-nao-construido-de-paul-rudolph-e-concluido-em-novas-renderizacoes> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.