Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Notícias de Arquitetura
  3. Equipe do MIT desenvolve robôs para construções rápidas após desastres naturais

Equipe do MIT desenvolve robôs para construções rápidas após desastres naturais

Equipe do MIT desenvolve robôs para construções rápidas após desastres naturais

O Mediated Matter Group, baseado no MIT, criou a Fiberbots, uma plataforma de fabricação digital autônoma projetada para construir rapidamente arquiteturas após um desastre natural. Utilizando a manufatura robótica cooperativa, Fiberbots pode criar estruturas altamente sofisticadas. Os pequenos robôs trabalham em conjunto para tecer o filamento de fibra de vidro e criar estruturas tubulares de alta resistência. Pesquisadores do MIT prevêem a construção dos robôs para ambientes extremos e zonas de desastres naturais.

Fiberbots. Image © The Mediated Matter Group Fiberbots. Image © The Mediated Matter Group Fiberbots. Image © The Mediated Matter Group Fiberbots. Image © The Mediated Matter Group + 15

Fiberbots. Image © The Mediated Matter Group
Fiberbots. Image © The Mediated Matter Group
Fiberbots. Image © The Mediated Matter Group
Fiberbots. Image © The Mediated Matter Group

Fiberbots foi projetado como uma plataforma que pode permitir o design e a fabricação digital de estruturas de larga escala com alta resolução espacial. Aproveitando os nós de fabricação móvel, ou "agentes" robóticos, Fiberbots foi projetado para ajustar a composição do material da estrutura que está sendo construída em tempo real, conforme informado pelo ambiente. Essas estruturas podem ser construídas em paralelo e entrelaçadas para criar rapidamente estruturas arquitetônicas. Os robôs são móveis e usam o feedback do sensor para controlar o comprimento e a curvatura de cada tubo individual de acordo com os caminhos determinados por um protocolo de projeto personalizado, com base em informações ambientais e baseado em floculação.

Um time de 16 robôs foi criado no MIT, juntamente com um sistema de design para controlá-los. Estes foram desenvolvidos internamente e implantados para criar autonomamente uma estrutura de 4,5 metros de altura. A estrutura permaneceu no exterior e intacta durante os meses de inverno de Massachusetts, demonstrando o potencial dessa tecnologia capacitadora para futuros sistemas robóticos colaborativos de criar projetos em ambientes remotos e de climas severos. Fiberbots utiliza uma abordagem de enxame na fabricação para transformar a construção digital fabricando digitalmente materiais estruturais; gerando produtos e objetos maiores que seu tamanho de pórtico; apoiando a construção, oferecendo novos processos de fabricação, como tecelagem robótica e impressão de forma livre. Com a detecção e atuação de enxames, os sistemas podem se tornar mais responsivos e adaptáveis às condições ambientais.

Como afirma o MIT, a pesquisa busca partir de métodos de fabricação uniaxial e desenvolver unidades de fabricação capazes de ser altamente comunicativas ao mesmo tempo em que depositam materiais multifuncionais sob medida. O MIT pretende demonstrar que sua estrutura de pesquisa é aplicável em várias escalas: da microescala à escala do produto e, unicamente, à escala arquitetônica. Cada Fiberbot consiste em um braço sinuoso e uma base motorizada. O braço é conectado a um tanque no solo que contém fibra e resina. Os robôsbots desenham do tanque com o braço sinuoso para misturá-lo em seu bocal, criando um filamento que é girado pelo braço em volta do corpo do Fiberbot. O robô então usa uma luz ultravioleta que solidifica o filamento de fibra de vidro. Depois disso, usa um pequeno motor elétrico que se move com pequenas rodas para continuar construindo.

O projeto FIBERBOTS foi desenvolvido pelo grupo The Mediated Matter no MIT Media Lab. Os pesquisadores incluem: Markus Kayser, Levi Cai, Christoph Bader, Sara Falcone, Nassia Inglessis, Barrak Darweesh, João Costa e a Profa. Neri Oxman (Diretora Fundadora).

Ver a galeria completa

Sobre este autor
Cita: Baldwin, Eric. "Equipe do MIT desenvolve robôs para construções rápidas após desastres naturais" [MIT Team Working with Neri Oxman Design "Fiberbots" to Respond Quickly to Natural Disaster] 29 Out 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/904839/equipe-do-mit-desenvolve-robos-para-construcoes-rapidas-apos-desastres-naturais> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.