Arquitetura do Polônia

  1. ArchDaily
  2. Países
  3. Polônia

Projetos mais recentes em Polônia

Últimas notícias em Polônia

Do dever cívico ao interesse na materialidade: 4 jovens escritórios da Europa

Quatro novos escritórios de arquitetura, com sede em Bélgica, Espanha, Países Baixos, Suíça, Dinamarca e Polônia, foram escolhidos pelo New Generations, uma plataforma que observa o que há de mais inovador dentre os arquitetos europeus, proporcionando um espaço para troca de conhecimento e confronto, teoria e produção. Desde 2013, o New Generations envolveu mais de 300 escritóros em um programa diverso de atividades culturais como festivais, exposições, lives, entrevistas, workshops e outras atividades experimentais.

A arquitetura brutalista que moldou as paisagens urbanas da Polônia

Ao longo dos últimos anos assistimos a uma (re)descoberta de um dos principais e mais fascinante capítulos da história da arquitetura moderna. O concretismo puro e explícito de uma arquitetura comumente chamada de brutalista passou a despertar um interesse tão significativo quanto previsível na comunidade internacional de arquitetos e amantes da arquitetura. Acontece que, este fenômeno o qual costumamos chamar de “brutalismo soviético”, encontra-se indissociavelmente conectado ao contexto político totalitário e opressor que o viu nascer. Não é de se espantar que, na maioria dos países que estiveram sob influência e domínio soviético até o final da guerra fria, esta face da arquitetura seja muitas vezes tratada com um certo ceticismo, quando não com repudia e desprezo. Neste contexto, a paisagem urbana e arquitetônica de um país como a Polônia não poderia ser menos complexa e fascinante.

Mural em Varsóvia feito com tinta especial purifica o ar como 720 árvores

Varsóvia, na Polônia, se tornou a segunda cidade a receber projetos públicos de arte que, além de deixarem a paisagem mais bonita, deixam o ar mais limpo. Pintado por artistas locais, o enorme mural usa pigmentos especiais, ativados pelo sol, que têm a capacidade de filtrar o ar.

Hotel modular mais alto do mundo será construído em Nova Iorque

A DMDmodular está fabricando elementos industrializados para o hotel modular mais alto do mundo, em Nova Iorque. Os módulos do Hotel AC Marriott New York NoMad, de 26 pavimentos, projetado por Danny Forster & Architecture, estão sendo produzidos em Skawina, Polônia, e enviados para os Estados Unidos.

FAAB Architektura projeta transformação da Praça Piłsudski em Varsóvia

No contexto da comemoração do centenário da independência da Polônia no último dia 11 de Novembro, o escritório polonês de arquitetura FAAB revelou uma proposta que pretende transformar um dos mais simbólicos espaços públicos da capital, a Praça Marechal Piłsudski em Varsóvia. Piłsudski talvez seja uma das figuras mais importantes da Polônia moderna, primeiro chefe de estado e herói do ressurgimento do país em 1919 depois de mais de 120 anos da partição do território polaca entre Áustria, Prússia e Rússia em 1972-1995. Concebido para integrar suas funções relacionadas às humanidades, artes e ciências, o projeto da nova Praça Piłsudski busca inspirar novas interações entre estes espaços e suas disciplinas além de ampliar e muito as áreas verdes da capital - tão necessárias em uma cidade internacionalmente conhecida por sua atmosfera "cinzenta". Como a própria equipe afirma, a proposta nasceu de uma mistura entre história e arte, literatura e música, cinema e design, ciência e inovação. Somado a isso, o projeto foi pensado para incentivar e promover novos ecossistemas urbanos para a Varsóvia do futuro.

Varsóvia inicia a construção de seu novo museu de arte moderna projetado por Thomas Phifer

Atualmente em construção e desenvolvido em parceira entre o Museu de Arte Moderna de Varsóvia e o Teatro TR Warszawa, o novo Centro das Artes da capital polonesa deverá abrir as suas portas em 2022, trazendo novos ares para o coração da cidade. O complexo está sendo erguido bem em frente a um dos mais emblemáticos edifícios construídos na Polônia Soviética, o Palácio da Cultura e da Ciência - um 'presente' do antigo ditador russo Josef Stalin. A construção de dois novos edifícios ao lado de um símbolo nacional tão controverso, representa a busca pela afirmação de uma nova identidade cultural polonesa, independente e progressista.

TOTEMY: instalação explora a relação entre seres humanos e a mudança climática

Arquitetos e designers, assim como todos os cidadãos, têm a responsabilidade de debater sobre o meio ambiente. Seu poder, no entanto, reside no fato de que eles são capazes de causar um impacto através das decisões conscientes que fazem com seus projetos, como optar por materiais de construção sustentáveis ou criar obras de arte expressivas.

FAAB projeta novo Museu Prisional em Varsóvia

O escritório polonês FAAB Architektura projetou um novo edifício para o Museu Prisional Pawiak em Varsóvia. Composto por um parque vertical de vários níveis, o projeto foi concebido para o local da onde antes funcionava a antiga penitenciária. O FAAB utiliza estratégias de paisagismo para integrar e definir a organização espacial do complexo e como ele se insere no tecido urbano.

PanGenerator transforma escada espiral em instalação sonora

O coletivo de artes e design de mídia panGenerator publicou um novo vídeo mostrando como transformaram a icônica escada em espiral da Filarmônica de Szczecin em um “instrumento” que transforma as vozes. Apelidado de SPIRALALALA, o projeto site specific convida o público a experimentar vários efeitos sonoros aplicados às suas vocalizações. Estes são sincronizados com o movimento de uma bola que percorre um trilho de 35 metros, ao passo que uma série de alto-falantes cria a ilusão de que o som "cai" com a bola.

Em defesa do brutalismo polonês: redescobrindo os ícones da arquitetura comunista

Varrer de uma cidade a sua arquitetura é como se pudéssemos apagar por completo partes de sua história. Apesar da aversão generalizada por grande parte da população, a arquitetura brutalista na Polônia pós-stalinista andava de mãos dadas com o movimento político que prometia uma sociedade mais justa e igualitária. A arquitetura que hoje em dia é vista como a materialização de um antigo regime opressivo, austero e arrogante, foi originalmente concebida para ser tudo menos isso; estes edifícios carregam hoje um legado bastante ambíguo, apreciados como ícones do seu tempo ou rejeitados como memórias que as pessoas preferem esquecer.

Carregando... Pode demorar alguns segundos