Dos escombros ao renascimento: revelando a transformação do tecido urbano de Varsóvia

A exposição "Warsaw 1945-1949: Rising from Rubble" ocorreu este ano no Museu de Varsóvia, explorando o processo de reconstrução da cidade que ocorreu após a Segunda Guerra Mundial. Neste período, toda a estrutura urbana, arquitetura, status social e econômico de Varsóvia tiveram de ser reconstruídos do zero. Com curadoria de Adam Przywara, a exposição "ofereceu uma nova perspectiva sobre o mito da reconstrução pós-guerra da capital polonesa e uma das páginas mais interessantes de sua história".

Dos escombros ao renascimento: revelando a transformação do tecido urbano de Varsóvia - Imagem 2 de 26Dos escombros ao renascimento: revelando a transformação do tecido urbano de Varsóvia - Imagem 3 de 26Dos escombros ao renascimento: revelando a transformação do tecido urbano de Varsóvia - Imagem 4 de 26Dos escombros ao renascimento: revelando a transformação do tecido urbano de Varsóvia - Imagem 5 de 26Dos escombros ao renascimento: revelando a transformação do tecido urbano de Varsóvia - Mais Imagens+ 21

Dos escombros ao renascimento: revelando a transformação do tecido urbano de Varsóvia - Imagem 3 de 26
Warsaw 1945-1949 Rising from Rubble. Imagem © T. Kaczor

A exposição exibiu a essência distintiva da reconstrução desta cidade por meio de um esforço coletivo. Ela conta a história dos escombros transformados em materiais de construção os quais ergueram a Varsóvia que conhecemos hoje. A narrativa da exposição começou durante o período inicial pós-guerra, exibindo os esforços dedicados à remoção dos escombros e demolição das ruínas. Conforme a cidade se tornava mais estável, tijolos e ferro eram recuperados, e blocos de concreto eram criados a partir dos escombros.

Dos escombros ao renascimento: revelando a transformação do tecido urbano de Varsóvia - Imagem 6 de 26
Tymek Borowski, escombros acima de Varsóvia, 2015. Imagem cortesia do Museu de Varsóvia

A exposição apresentou fragmentos de esculturas, arquiteturas, azulejos e cerâmicas utilizados nos esforços de reconstrução. Também apresentou fotografias, arte gráfica, pinturas, cinejornais e gravações em vídeo desse período histórico. O trabalho foi complementado com arte contemporânea produzida para a exposição, elucidando o contexto moderno da cidade. Obras de Diana Lelonek e Monika Sosnowska foram criadas para fornecer uma compreensão contemporânea dos efeitos do processo de reconstrução.


Artigo Relacionado

Um ano de guerra na Ucrânia: iniciativas humanitárias e culturais para ajudar um país em crise

Após a guerra, Varsóvia possuía 22 milhões de metros cúbicos de escombros, cobrindo quase toda a cidade. Inicialmente considerado um material desperdiçado, os escombros se transformaram em uma matéria-prima que poderia potencialmente produzir novos prédios. Com o tempo, o material se tornou um símbolo de status, mostrando os esforços de trabalho coletivo e o ticket da cidade rumo à reconstrução completa.

Dos escombros ao renascimento: revelando a transformação do tecido urbano de Varsóvia - Imagem 9 de 26
Alfred Funkiewicz, Three Crosses Square, 1947. Imagem cortesia do Museu de Varsóvia
Dos escombros ao renascimento: revelando a transformação do tecido urbano de Varsóvia - Imagem 26 de 26
Jan Buhak, vista dos chamados cavaletes de tijolos empilhados durante a remoção de escombros da Nalewki Str, 1949. Imagem cortesia do Museu de Varsóvia

A história da reavaliação dos escombros pode servir como uma referência direta ao debate contemporâneo sobre construção sustentável no momento da crise climática, com base na recuperação e reciclagem de materiais. O princípio dos 3Rs - reduzir, reutilizar, reciclar - foi aplicado em grande escala na Varsóvia pós-guerra. - Adam Przywara, curador da exposição.

Dos escombros ao renascimento: revelando a transformação do tecido urbano de Varsóvia - Imagem 5 de 26
Warsaw 1945-1949 Rising from Rubble. Imagem © T. Kaczor
Dos escombros ao renascimento: revelando a transformação do tecido urbano de Varsóvia - Imagem 11 de 26
Warsaw 1945-1949 Rising from Rubble. Imagem © T. Kaczor
Dos escombros ao renascimento: revelando a transformação do tecido urbano de Varsóvia - Imagem 15 de 26
Warsaw 1945-1949 Rising from Rubble. Imagem © T. Kaczor

A narrativa da exposição permitiu que o visitante experimentasse os primeiros quatro anos da reconstrução da cidade. As representações das ruínas de Varsóvia simbolizaram as experiências daqueles que retornaram à capital devastada pela guerra. Através de diferentes meios, como pinturas, desenhos e fotografias, a curadoria enfatizou a sensação preliminar de destruição por toda a estrutura urbana. Em seguida, a narrativa retratou a próxima fase da era pós-guerra. Ela mostrou pessoas seguindo suas rotinas diárias enquanto a limpeza e demolição estavam em andamento. Na verdade, a exposição destacou o esforço significativo realizado pelas mulheres durante esse período. À medida que os tijolos se tornaram commodities valiosas, as tentativas de utilizá-los se tornaram mais evidentes.

Blocos de concreto e borracha foram usados na construção de marcos, como o conjunto habitacional Kolo II e o atual Ministério de Desenvolvimento e Tecnologia na Praça Trzech Krzyży. A exposição concluiu oferecendo uma perspectiva mais ampla da paisagem urbana agora transformada. O Warsaw Rising Mound, assim como as colinas de Moczydłowska e Szczęśliwicka - todos construídos a partir de escombros - tornaram-se partes integrais da cidade, mas seu desenvolvimento continua provocando debates.

Dos escombros ao renascimento: revelando a transformação do tecido urbano de Varsóvia - Imagem 18 de 26
Zofia Chom�towska, brigada trabalhista a caminho de uma operação de remoção de escombros, 1945. Imagem cortesia do Museu de Varsóvia
Dos escombros ao renascimento: revelando a transformação do tecido urbano de Varsóvia - Imagem 8 de 26
Warsaw 1945-1949 Rising from Rubble. Imagem © T. Kaczor

Além dos escombros e materiais originais utilizados na reconstrução da cidade, a exposição também apresentou obras de arte de artistas renomados como Zofia Chomętowska, Jan Bułhak, Alfred Funkiewicz, Wojciech Fangor, Antoni Suchanek, bem como artistas contemporâneos como Monika Sosnowska, Tymek Borowski e Diana Lelonek. Documentos arquivísticos, mapas, fragmentos de filmes históricos e memórias complementam essas obras de arte.

Dos escombros ao renascimento: revelando a transformação do tecido urbano de Varsóvia - Imagem 20 de 26
Warsaw 1945-1949 Rising from Rubble. Imagem © T. Kaczor

Enquanto o mundo debate sobre o que a reconstrução significa hoje, o exemplo da capital da Polônia é essencial. A atual crise na Ucrânia está provocando conversas sobre os efeitos pós-guerra específicos da memória coletiva, patrimônio e arquitetura do país. Na verdade, a U-RE-HERIT lançou recentemente uma iniciativa para proteger o ambiente construído da Ucrânia, com o objetivo de abordar o patrimônio como um recurso para a recuperação social, ambiental e econômica. Além disso, na Bienal de Veneza de 2023, o Pavilhão da Ucrânia apresentou "Before the Future". A exposição explorou as possibilidades de construir um futuro a partir de um presente em colapso.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Fakharany, Nour. "Dos escombros ao renascimento: revelando a transformação do tecido urbano de Varsóvia" [From Rubble to Rebirth: Unveiling the Transformation of Warsaw's Urban Fabric] 18 Set 2023. ArchDaily Brasil. (Trad. Ghisleni, Camilla) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1006460/dos-escombros-ao-renascimento-revelando-a-transformacao-do-tecido-urbano-de-varsovia> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.