Um ano de guerra na Ucrânia: iniciativas humanitárias e culturais para ajudar um país em crise

Em 24 de fevereiro de 2022, a Rússia invadiu a Ucrânia após uma grande escalada do conflito que existia desde 2014. Um ano depois, a guerra ainda está em andamento. Tanto soldados quanto civis foram vítimas, além de milhões de pessoas que se tornaram refugiados, migrando para áreas mais seguras na Europa ou na própria Ucrânia. Instalou-se, assim, uma grave crise humanitária e de refugiados. Os conflitos também ameaçaram o patrimônio cultural e arquitetônico da Ucrânia, já que museus, monumentos e marcos históricos se tornaram alvos.

As implicações também estão atingindo a Europa e o mundo, à medida que os recursos energéticos e os suprimentos de alimentos se tornam mais escassos, prejudicando algumas economias. Ainda assim, os países ocidentais permaneceram unidos em seu apoio à Ucrânia, conforme relatado por agências de notícias internacionais. Apesar das dificuldades econômicas, o apoio internacional foi mobilizado por meio de várias iniciativas na esperança de ajudar os deslocados, proteger o patrimônio cultural e traçar um plano de reconstrução.

Um ano de guerra na Ucrânia: iniciativas humanitárias e culturais para ajudar um país em crise - Imagem 2 de 20Um ano de guerra na Ucrânia: iniciativas humanitárias e culturais para ajudar um país em crise - Imagem 3 de 20Um ano de guerra na Ucrânia: iniciativas humanitárias e culturais para ajudar um país em crise - Imagem 4 de 20Um ano de guerra na Ucrânia: iniciativas humanitárias e culturais para ajudar um país em crise - Imagem 5 de 20Um ano de guerra na Ucrânia: iniciativas humanitárias e culturais para ajudar um país em crise - Mais Imagens+ 15

Continue lendo para descobrir algumas das iniciativas humanitárias e culturais que acontecem em todo o país, bem como a cobertura do ArchDaily sobre a atual crise na Ucrânia.

Uma Crise Humanitária

Um ano de guerra na Ucrânia: iniciativas humanitárias e culturais para ajudar um país em crise - Imagem 5 de 20
Shigeru Ban e VAN instalam sistemas de divisórias de papel em abrigos de emergência para refugiados ucranianos. Imagem © Serhii Kostianyi

Em todo o país, os ataques aéreos atingiram residências e prédios de apartamentos, bem como pontos de encontro culturais e importantes elementos de infraestrutura, deixando os cidadãos sem acesso a necessidades básicas, como água e eletricidade. Milhões se tornaram refugiados no que agora é visto como a maior crise de refugiados na Europa desde a Segunda Guerra Mundial. No total, estima-se que mais de oito milhões de ucranianos fugiram para países europeus vizinhos, enquanto um número ainda maior foi deslocado internamente.

Um ano de guerra na Ucrânia: iniciativas humanitárias e culturais para ajudar um país em crise - Imagem 2 de 20
KYIV, UCRÂNIA - 25 de fevereiro de 2022: Guerra da Rússia contra a Ucrânia. Um edifício residencial danificado por um avião inimigo na capital ucraniana, Kiev. Imagem © Drop of Light via Shutterstock

É lógico que as ações prioritárias, tanto local quanto internacionalmente, foram abrigar e proteger as pessoas deslocadas. Para ajudar esse movimento, o escritório de Kiev Balbek Bureau desenvolveu um sistema modular de habitação temporária projetado para ser facilmente implantado, independentemente dos diferentes tipos de terreno ou densidade urbana. Drozdov&Partners, juntamente com Replus Bureau e Ponomarenko Bureau, começaram a reformar abrigos para pessoas deslocadas internamente em Lviv e nas regiões vizinhas, usando escolas e grandes instalações como moradia temporária. Shigeru Ban e a Voluntary Architects' Network também contribuíram para os esforços humanitários, implantando sistemas de divisórias de papel (PPS) para abrigos de emergência na Ucrânia.

Um ano de guerra na Ucrânia: iniciativas humanitárias e culturais para ajudar um país em crise - Imagem 14 de 20
Escola Regional de Esportes Lviv para Crianças e Jovens em Stryi Park. Cortesia da imagem de Drozdov & Partners

Vários programas também foram iniciados pela comunidade de arquitetos para ajudar arquitetos e designers deslocados. Uma iniciativa em todo o setor chamada Support by Design foi criada para ajudar as empresas a contratar remotamente paisagistas ucranianos, muitos dos quais estão desempregados devido à guerra. Em um esforço semelhante, os arquitetos do Office of Collaborative Design, com sede em Boston, lançaram um programa chamado HireUkrainiandesigners.org para ajudar arquitetos ucranianos com oportunidades de emprego remoto.

Património Cultural sob Ameaça

Um ano de guerra na Ucrânia: iniciativas humanitárias e culturais para ajudar um país em crise - Imagem 4 de 20
Odesa, Ucrânia 1º de junho de 2022 Odesa State Academic Opera and Ballet Theatre. Barriadas e sacos de areia... Imagem © VyacheslavOnishchenko via Shutterstock

A partir de 23 de janeiro de 2023, a UNESCO verificou danos em 236 locais na Ucrânia, em um esforço contínuo para avaliar os danos a propriedades culturais por meio da verificação cruzada de incidentes relatados com várias fontes confiáveis. Uma investigação independente do New York Times identificou e verificou 339 locais culturais em toda a Ucrânia que sofreram danos substanciais. Estes incluem tesouros arquitetônicos, estátuas, igrejas, museus, cinemas, casas de cultura, teatros e sítios arqueológicos. Os relatórios sugerem que alguns desses locais foram completamente destruídos, incluindo as coleções e objetos que armazenavam. Apesar dos esforços de pesquisa, acredita-se que estes representem apenas uma imagem parcial da devastação. De acordo com o The Times, alguns dos locais parecem ter sido intencionalmente visados. Outros são meros danos colaterais, ainda prova de um “desrespeito insensível ao patrimônio cultural da Ucrânia”.

Um ano de guerra na Ucrânia: iniciativas humanitárias e culturais para ajudar um país em crise - Imagem 8 de 20
Monumento Bohdan Khmelnytsky em Kyiv. Cortesia da imagem de Balbek Bureau
Um ano de guerra na Ucrânia: iniciativas humanitárias e culturais para ajudar um país em crise - Imagem 17 de 20
Monumento Bohdan Khmelnytsky em Kyiv. Cortesia da imagem de Balbek Bureau

demonstrada local e internacionalmente. O estúdio de arquitetura ucraniano Balbek Bureau criou uma solução para ajudar a proteger esculturas e monumentos de médio porte da destruição ocorrida durante a guerra. ‘RE: Ucrânia. Monuments' é um sistema de proteção modular, fácil de instalar e rápido de montar. O sistema já foi implantado em Kiev com o monumento Mykhailo Hrushevskyi. Protótipos também são propostos para outros monumentos em todo o país. O mesmo escritório inaugurou recentemente o pavilhão MOT, ou Módulo da Temporalidade, instalado na Praça Kontraktova, em Kiev. O espaço foi projetado para abrigar exposições de pinturas, esculturas e obras audiovisuais de 28 artistas de 10 países, como forma de chamar a atenção para a paisagem cultural da Ucrânia.

Entre outras iniciativas, a Kharkiv School of Architecture (KhSA), atualmente situada em Lviv, reformulou todo o seu programa educacional para preparar futuros arquitetos para entender e participar da criação de um caminho para a recuperação da Ucrânia. A Escola de Arquitetura de Kharkiv conta com doações e apoio financeiro externo para ajudar a manter seu programa funcionando. A UNESCO também anunciou recentemente a adição do Centro Histórico de Odesa à Lista do Patrimônio Mundial e à Lista do Patrimônio Mundial em Perigo. Espera-se que esta ação ajude a cidade a obter assistência financeira e técnica para garantir sua proteção. Seis outros locais na Ucrânia já estão inscritos na Lista do Patrimônio Mundial da UNESCO, incluindo a Catedral de Santa Sofia em Kiev e o centro histórico de Lviv. Até o momento, nenhum desses locais parece ter sido danificado, de acordo com as últimas informações fornecidas pela UNESCO.

Esforços para Reconstrução

Um ano de guerra na Ucrânia: iniciativas humanitárias e culturais para ajudar um país em crise - Imagem 3 de 20
Sistema modular para salvar estruturas parcialmente ou totalmente destruídas. Cortesia da imagem de WZMH Architects

Embora a guerra não dê sinal uma resolução no futuro próximo, os desafios e oportunidades de reconstrução já são evidentes. O interesse de arquitetos emergentes, bem como de escritórios de arquitetura de renome internacional, colocou o país na vanguarda das inovações tecnológicas e urbanas. A Norman Foster Foundation e o escritório da Arup em Berlim, em colaboração com um conselho consultivo local, começaram a elaborar um master plan para a cidade de Kharkiv com o objetivo de orientar futuras regulamentações urbanas e começar a preparar profissionais para a reconstrução da cidade. O plano é desenvolvido em cinco setores principais: indústria, patrimônio, habitação, rios e o bairro da ciência. Zaha Hadid Architects também revelou um master plan para a proposta da Odesa Expo 2030, que emprega pavilhões reutilizáveis para fortalecer a presença cultural da Ucrânia.

Um ano de guerra na Ucrânia: iniciativas humanitárias e culturais para ajudar um país em crise - Imagem 13 de 20
Esquema de habitação temporária para ucranianos deslocados. Cortesia da imagem de Balbek Bureau

O Balbek Bureau desenvolveu um sistema modular de habitação temporária que visa proporcionar uma habitação digna aos ucranianos deslocados internamente. Intitulado RE:Ukraine, o projeto usa módulos padrão de 6,6 por 3,3 metros para acomodar salas privadas, espaços comuns para cozinhar, instalações sanitárias ou áreas comuns. Ao agrupar os módulos em estruturas residenciais maiores, o sistema pode formar vizinhanças inteiras, com playgrounds e áreas verdes. Em um esforço semelhante, o WZMH Architects desenvolveu um sistema modular pré-fabricado para recuperar milhares de estruturas em toda a Ucrânia que foram parcialmente ou totalmente destruídas durante a guerra. O sistema de construção é feito de ISP (Intelligent Structural Panels) fabricado fora do local e instalado no local com o mínimo de mão de obra necessária. As caixas ISP podem ser empregadas em edifícios existentes para substituir uma seção danificada por novas unidades residenciais. Em contraste, outros escritórios de arquitetura ucranianos emergentes, como o NOVA - New Office of Vital Architecture, propõem novas soluções para reconstruir marcos locais de forma transparente e otimista.

Um ano de guerra na Ucrânia: iniciativas humanitárias e culturais para ajudar um país em crise - Imagem 12 de 20
Monumento Mykhailo Hrushevskyi em Kyiv. Cortesia da imagem de Balbek Bureau

Independentemente da abordagem, todas essas iniciativas, projetos, propostas e promessas esperam oferecer algum alívio e otimismo aos ucranianos que se encontram em uma situação devastadora. Desde fornecer abrigos de emergência a ajudar comunidades deslocadas, educar uma nova geração ou arquitetos ou fornecer soluções inovadoras de renovação em grande escala, todos eles desempenham um papel no esforço unido para apoiar a Ucrânia.

Confira a lista de organizações e grupos de ajuda com os quais você pode contribuir e ajudar a aliviar a crise humanitária.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Florian, Maria-Cristina. "Um ano de guerra na Ucrânia: iniciativas humanitárias e culturais para ajudar um país em crise" [One Year of War in Ukraine: Humanitarian and Cultural Initiatives to Help a Country in Crisis] 18 Mar 2023. ArchDaily Brasil. (Trad. Gagliardi, Walter) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/997253/um-ano-de-guerra-na-ucrania-iniciativas-humanitarias-e-culturais-para-ajudar-um-pais-em-crise> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.