Kengo Kuma mistura filme e arquitetura em projeto para a sede do Centro Europeu de Cinema

Respondendo ao concurso de arquitetura para o edifício CAMERIMAGE do Centro Europeu de Cinema, Kengo Kuma & Associates propôs um novo marco icônico que celebra o cinema e a arquitetura como "formas universais de expressão". O projeto, que ficou em segundo lugar na competição, propunha uma fachada que remetia ao movimento das cortinas se abrindo diante do palco ou da tela de cinema.

Kengo Kuma mistura filme e arquitetura em projeto para a sede do Centro Europeu de Cinema - Imagem 2 de 18Kengo Kuma mistura filme e arquitetura em projeto para a sede do Centro Europeu de Cinema - Imagem 3 de 18Kengo Kuma mistura filme e arquitetura em projeto para a sede do Centro Europeu de Cinema - Imagem 4 de 18Kengo Kuma mistura filme e arquitetura em projeto para a sede do Centro Europeu de Cinema - Imagem 5 de 18Kengo Kuma mistura filme e arquitetura em projeto para a sede do Centro Europeu de Cinema - Mais Imagens+ 13

A forma estrutural do edifício respeita o entorno, mantendo-se alinhado com a escala do contexto urbano, os edifícios do Ministério da Ciência, do Gabinete do Marechal e da Sala de Concertos Jordanki, bem como do bairro e edifícios históricos da Cidade Velha. A geometria do edifício, com seu acabamento em concreto e mistura de pedras, cria uma composição "poética, delicada e orgânica" que permite que ele se torne um novo marco na cidade. 

Kengo Kuma mistura filme e arquitetura em projeto para a sede do Centro Europeu de Cinema - Imagem 10 de 18
© MIR

Junto com o centro, a proposta introduz uma praça pública que combina todas as atividades do novo centro cultural de Toruń. A equipe de projeto quis focar nas experiências sensoriais que o local pode produzir, particularmente através da visão e do tato, de modo que eles incluíram na seleção de materiais, a cerâmica e a madeira, acompanhados das diferentes vistas geradas pela forma orgânica do bloco e pela estrutura multidirecional dos pontos de acesso. A circulação principal e a rota de acesso do edifício a partir de al. Solidarności proporciona aos visitantes uma entrada com destaque, pois introduz os elementos no espaço do mundo da arte através das escadas para o piano, sobre as quais aparecerá um tapete vermelho durante a inauguração.

Atravessando a praça pública, os visitantes observam a colina verde do anfiteatro à direita e a forma dinâmica do estúdio de cinema à esquerda. Esta sequência de experiências visa construir uma antecipação para os outros elementos arquitetônicos do exterior e do interior. O projeto visa tornar-se um novo ponto focal para os moradores, projetado não apenas para o festival, mas também para reuniões informais diárias, assim como eventos culturais realizados por todos os parceiros participantes da vida cultural de Toruń.

Kengo Kuma mistura filme e arquitetura em projeto para a sede do Centro Europeu de Cinema - Imagem 9 de 18
© MIR
Kengo Kuma mistura filme e arquitetura em projeto para a sede do Centro Europeu de Cinema - Imagem 11 de 18
© MIR

Um novo ícone na cidade. O festival CAMERIMAGE é um festival de cinematografia, que reúne pessoas ligadas à indústria cinematográfica de todo o mundo. Tanto o cinema quanto a arquitetura são formas importantes e universais de expressão, assim como uma fonte de entretenimento e um meio poderoso. Ambos os campos criam obras de arte visual que transmitem ideias, histórias, percepções, sentimentos, beleza ou uma atmosfera através de imagens em movimento ou espaços criados. Nosso objetivo foi capturar esta ampla gama de mensagens possíveis no novo arranjo do edifício do Festival de Cinema Europeu CAMERIMAGE em Toruń. — Kengo Kuma & Associates

Kengo Kuma mistura filme e arquitetura em projeto para a sede do Centro Europeu de Cinema - Imagem 8 de 18
© MIR

O Centro Europeu de Cinema CAMERIMAGE (ECFC) é uma instituição cultural estatal fundada em 2019 pelo Ministério da Cultura e Patrimônio Nacional, a Cidade de Toruń, e a Fundação Tumult na Polônia. Sua missão é construir uma sede permanente do Festival Internacional de Cinema EnergaCAMERIMAGE na cidade, e produzir exposições, assim como projetos culturais e educacionais relacionados ao mundo audiovisual. O escritório austríaco de arquitetura Baumschlager Eberle Lustenau venceu o concurso do conceito arquitetônico CAMERIMAGE. O prêmio incluiu um valor em dinheiro de PLN 1.500.000, e um convite para negociar a construção da participação no concurso. Entre as menções honrosas do concurso estão Zaha Hadid Architects, Wenzel + Wenzel, e KOZIEŃ ARQUITECTOS SC.

Kengo Kuma mistura filme e arquitetura em projeto para a sede do Centro Europeu de Cinema - Imagem 15 de 18
Proposta Vencedora de Baumschlager Eberle Lustenau. Imagem via www.camerimage.pl usada em termos de "uso justo"

A equipe do projeto incluiu Kengo Kuma (diretor), Marcin Sapeta (parceiro), Zachary D. Reichert, Sebastiano Caruso, Marcel Dawid, Ong Yong Siang, Jiang Xianfeng, Jagoda Joanna Krawczyk (KAE) e Alicja Kubicka (KAE) de Kengo Kuma & Associates, e Krzysztof Ingarden (Diretor), Piotr Urbanowicz, Adrian Kasperski, Karolina Midro e Katarzyna Pikiewicz-Derus da Ingarden & Ewy Architekci (IEA). A Consultoria Paisagística foi realizada pelo MASU: Sune Oslev, Gauthier Durey; A Consultoria Acústica foi realizada por Pracownia Akustyczna Kozłowski: Piotr Kozlowski e Bartosz Zawieja; a consultoria de MEP foi realizada pela ARUP Polônia.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Stouhi, Dima. "Kengo Kuma mistura filme e arquitetura em projeto para a sede do Centro Europeu de Cinema" [Kengo Kuma & Associates and Ingarden & Ewý Architects Merge Cinematography and Architecture for the CAMERIMAGE Film Festival Competition] 23 Fev 2022. ArchDaily Brasil. (Trad. Bisineli, Rafaella) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/976944/kengo-kuma-mistura-filme-e-arquitetura-em-projeto-para-a-sede-do-centro-europeu-de-cinema> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.