Pavilhão polonês na Bienal de Veneza 2023 examina a relação da humanidade com os dados

O pavilhão polonês apresentará Datament na Exposição Internacional de Arquitetura - La Biennale di Venezia. A instalação permitirá que os visitantes experimentem os dados em sua forma física. O objetivo central da exposição é mostrar o quão importantes os dados se tornaram, moldando a realidade em que vivemos, criamos e habitamos. Com curadoria de Anna Barlik, Marcin Strzała e Jacek Sosnowski, Datament é um ponto de partida para discutir como os dados e as novas tecnologias desempenharão um papel crucial no futuro.

O pavilhão estará cheio das estruturas de quatro casas em tamanho real. Essas estruturas caóticas e satíricas simbolizam a forma original de dados, reproduzindo os "dados de origem". A instalação terá réplicas em escala 1:1 das formas espaciais de casas de quatro países diferentes. As construções, feitas de cerca de 2.000 metros de perfis de aço coloridos, são baseadas em dados médios e generalizados sobre o tamanho, forma e disposição funcional de casas em várias zonas geográficas.

A instalação permitirá que os visitantes interajam com essas informações, servindo como ponto de partida para uma conversa sobre novas tecnologias. Além disso, embora essas quantidades significativas de dados possam não fornecer à humanidade soluções pré-fabricadas, a exposição incentiva os visitantes a ver como essas infraestruturas podem melhorar as perguntas que eles fazem.

A exposição sugere que a análise estatística de dados e o uso de algoritmos no design influenciam significativamente como viveremos no presente e no futuro. No entanto, os dados brutos estão se tornando cada vez menos cruciais para a humanidade. Devido a essa realidade distorcida do processo de informação pela nova tecnologia, a exposição questiona o julgamento da civilização nesta miragem digital.

Datament é a gravação de uma conversa entre um arquiteto e um artista. O trabalho de Anna Barlik se concentra em cor, composição e situações locais em arte visual. O arquiteto Marcin Strzała investiga a conexão entre dados digitais e sua representação física através do design. Eles criaram uma estrutura baseada na análise de dados digitais juntamente com o curador Jacek Sosnowski. O neologismo usado para o título, Datament, faz alusão ao "estabelecimento de dados" pervasivo que constantemente molda o mundo em que vivemos, trabalhamos e brincamos.

Pavilhão polonês na Bienal de Veneza 2023 examina a relação da humanidade com os dados - Imagem 3 de 5
Cortesia do Pavilhão Polonês 2023

“Compartilhamos o mundo com dados. Acreditando em sua infalibilidade, permitimos que algoritmos calculem e projetem nossas casas e cidades. No entanto, sem um designer sensível e consciente, dados processados digitalmente podem criar soluções distorcidas, como as apresentadas no Pavilhão Polonês.” -- Criadores do Datament.

Muitos outros países anunciaram seus planos para o tema geral de Lesley Lokko nesta edição da La Biennale di Venezia, O Laboratório do Futuro. O Pavilhão da Austrália, "Unsettling Queenstown", aborda temas de descolonização e futuros imaginados. O Pavilhão da Finlândia apresentará "Huussi", um mergulho no futuro do saneamento, da arquitetura da água e da circulação de nutrientes. "Everlasting Plastics", o Pavilhão dos Estados Unidos, planeja encher o espaço com obras em plástico, examinando o papel desse material literalmente e metaforicamente.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Fakharany, Nour. "Pavilhão polonês na Bienal de Veneza 2023 examina a relação da humanidade com os dados" ["Datament": The Polish Pavilion at the Venice Biennale 2023 Examines Humanity's Relationship with Data] 12 Abr 2023. ArchDaily Brasil. (Trad. Simões, Diogo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/999182/pavilhao-polones-na-bienal-de-veneza-2023-examina-a-relacao-da-humanidade-com-os-dados> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.