Estados concretos: o legado habitacional da era soviética

Quando as cidades crescem, com suas populações em expansão, a habitação torna-se um componente essencial do caráter urbano das metrópoles. Experimentos habitacionais têm sido espalhados por governos em todo o mundo, com diferentes resultados e, sem dúvida, opiniões divergentes. Os conjuntos habitacionais da era soviética da Europa central e oriental são particularmente interessantes a esse respeito.Esses projetos de habitação em massa foram descartados e vistos como gigantes monstruosidades. O legado deles é mais complicado do que isso.

Estados concretos: o legado habitacional da era soviética - Imagem 2 de 10Estados concretos: o legado habitacional da era soviética - Imagem 3 de 10Estados concretos: o legado habitacional da era soviética - Imagem 6 de 10Estados concretos: o legado habitacional da era soviética - Imagem 4 de 10Estados concretos: o legado habitacional da era soviética - Mais Imagens+ 5

Em sua publicação mais recente, The Tenants, a Zupagrafika ilustra o legado da habitação em massa nos países socialistas do pós-guerra. É um projeto imersivo, repleto de fotografias de página inteira de moradores segurando modelos de papel na frente dos apartamentos em que cresceram, passaram um semestre ou ainda moram. Com as fotografias acompanhadas de citações de moradores, é uma publicação que oferece uma crítica perspicaz aos blocos habitacionais de concreto que se tornaram a assinatura arquitetônica do bloco oriental.

Estados concretos: o legado habitacional da era soviética - Imagem 7 de 10
Capa do livro The Tenants. Imagem © Zupagrafika

Em meados da década de 1950, o governo soviético iniciou um programa de construção para abrigar seus cidadãos utilizando uma estratégia altamente relevante até hoje – a pré-fabricação. Painéis de concreto fabricados industrialmente seriam encaixados em um processo altamente automatizado, com a mão de obra no local praticamente eliminada pelo uso de guindastes e linhas de produção. Esse processo resultou em prédios de apartamentos conhecidos como Khrushchyovkas, estruturas de baixo custo de três a cinco andares, que mais tarde deram lugar aos Brezhnevkas, um aprimoramento tecnológico do primeiro.

Embora o processo de construção tenha sido pré-fabricado, os blocos habitacionais soviéticos posteriores das décadas de 1970 e 1980 são extremamente diversos em sua articulação arquitetônica. Em Moscou, o Complexo Residencial Bolshaya Tulskaya é um edifício de 400 metros de comprimento e 50 metros de altura com uma fachada linear repetitiva, o que explica seu apelido de “Titanic”. No outro extremo do espectro, o Complexo Residencial Aul, na maior cidade do Cazaquistão, tem um design mais expressivo, com saliências cilíndricas em uma orientação semicircular, criando um complexo habitacional dinâmico.

Estados concretos: o legado habitacional da era soviética - Imagem 6 de 10
Inquilino em frente ao "Titanic". Imagem © Zupagrafika

A forma arquitetônica e a configuração das fachadas, no entanto, são apenas uma parte da história da habitação da era soviética. Como podem atestar os moradores entrevistados em The Tenants, esses conjuntos habitacionais também foram experimentos condensados de urbanismo.

Após a Segunda Guerra Mundial ter deixado a Polônia devastada, o país embarcou em um extenso projeto de reconstrução. Este empenho na reconstrução incluiu a construção de uma nova cidade – Nowa Huta. Foi construída a uma curta distância do centro da cidade de Cracóvia. Uma cidade criada principalmente para acomodar os metalúrgicos, essenciais para o aumento das siderúrgicas na Polônia.

Estados concretos: o legado habitacional da era soviética - Imagem 8 de 10
Nowa Huta distrito modernista de Cracóvia. Imagem © Zupagrafika

Seu layout lembra uma cidade renascentista clássica, com ruas que se espalham radialmente a partir da Praça Central. Embora a imagem popular dos conjuntos habitacionais da era soviética continue sendo grandes torres cinzas em uma escala opressiva, Nowa Huta é um estudo de caso notável sobre uma abordagem mais centrada no homem para o urbanismo. As ruas foram organizadas em bairros, com áreas independentes que abrigam de 5.000 a 6.000 moradores cada e equipadas com áreas de lazer, escolas e lojas, com bastante espaços verdes. Hoje, o assentamento abriga cerca de 200 mil moradores e é um elemento fundamental da identidade arquitetônica da cidade.

Estados concretos: o legado habitacional da era soviética - Imagem 10 de 10
Cidade Socialista de Nowa Huta. Imagem © Piotr Tomaszewski-Guillon / dronographyapplied.com under the Creative Commons Attribution-Share Alike 4.0 International license.

Uma abordagem urbana semelhante foi implantada no projeto habitacional Blok V em Podgorica, Montenegro. Uma colaboração entre o urbanista Vukota Tupa Vukotić e o arquiteto Mileta Bojović, consistia em 13 edifícios residenciais com 1.800 apartamentos. Estes blocos habitacionais vinham em duas variedades - uma estrutura de oito andares e um bloco de arranha-céus de 16 andares.

Apesar da altura dessas estruturas, elas ocupavam um lugar secundário em relação ao restante do layout do complexo. Avenidas e ruas largas, zonas demarcadas para pedestres e prédios públicos de fácil acesso, como quadras esportivas e policlínicas, priorizavam o pedestre em detrimento do carro. Hoje, quarenta anos após a sua construção, continua a ser o bairro urbano mais verde de Podgorica.

Naturalmente, depois de um longo período de tempo, alguns dos projetos habitacionais da era soviética não se saíram tão bem. O Complexo Residencial Bolshaya Tulskaya sofre com problemas de infraestrutura, com o abastecimento de água sendo compartilhado entre vários apartamentos. Alguns quartos do complexo, sem acesso às áreas públicas, não são utilizados. Um grande número de Khrushchyovkas pré-fabricados da década de 1950 foram demolidos nos últimos anos – principalmente devido à má gestão das instalações.

Estados concretos: o legado habitacional da era soviética - Imagem 9 de 10
© Zupagrafika

Alguns dos inquilinos entrevistados na publicação de Zupagrafika criticam as plantas e os sistemas de aquecimento precários, enquanto alguns elogiam a natureza robusta dos blocos habitacionais. Alguns apartamentos que eram extremamente acessíveis no passado agora são extremamente caros para uma pessoa comum morar. Essa é a natureza complicada de lidar com o legado dos projetos habitacionais da era soviética. Uns resolveram problemas prementes de habitação, outros caíram em desuso e outros ainda chegaram ilesos aos dias de hoje, tornando-se parte das cidades do século XXI.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Maganga, Matthew. "Estados concretos: o legado habitacional da era soviética" [Concrete Estates: The Legacy of Soviet-Era Housing] 02 Jul 2022. ArchDaily Brasil. (Trad. Simões, Diogo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/983151/estados-concretos-o-legado-habitacional-da-era-sovietica> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.