Os 23 projetos mais esperados de 2023

Com o início do novo ano, aguardamos com expectativa os projetos mais emocionantes planejados para 2023. A segunda torre mais alta do mundo está atualmente em construção na Malásia; no Egito, o maior museu arqueológico está quase pronto para abrir suas portas; na Albânia o MVRDV está atualmente trabalhando na requalificação de um importante marco brutalista. De escritórios como Snøhetta, OMA, Studio Gang, Zaha Hadid Architects, BIG, e o mais recente vencedor do Prêmio Pritzker, Francis Kéré, a seleção a seguir reúne projetos localizados em várias partes do mundo, de diferentes escalas e programas, de aeroportos internacionais a galerias de arte e museus.

Vários projetos aqui apresentados também constaram na compilação do ano anterior. A disponibilidade de recursos e as questões trabalhistas geradas pela pandemia também continuaram a influenciar os cronogramas de abertura, mas com um impacto cada vez menor. Seguindo as tendências previstas para 2023, mais e mais projetos envolvem a reutilização adaptativa das estruturas existentes. Um tema subjacente é visível no crescente interesse em expandir os espaços artísticos e culturais e integrar o patrimônio histórico na expressão da arquitetura contemporânea.

Os 23 projetos mais esperados de 2023 - Imagem 2 de 25Os 23 projetos mais esperados de 2023 - Imagem 3 de 25Os 23 projetos mais esperados de 2023 - Imagem 4 de 25Os 23 projetos mais esperados de 2023 - Imagem 5 de 25Os 23 projetos mais esperados de 2023 - Mais Imagens+ 20

Continue lendo para descobrir os projetos que esperamos a inauguração em 2023, em nenhuma ordem em particular.

Biblioteca "floresta do conhecimento" em Pequim, China / Snøhetta

Os 23 projetos mais esperados de 2023 - Imagem 4 de 25
Biblioteca do Sub-Centro de Beijing, China / Snøhetta . Imagem Cortesia de Plomp/Snøhetta

Após vencer um concurso internacional em 2018, o escritório norueguês Snøhetta e a ECADI foram contratados para projetar uma nova biblioteca em Pequim. O projeto visa criar um novo tipo de espaço público centrado no aprendizado, na troca de informações e no debate. Uma topografia variada sob uma cobertura que fazem lembrar copas de árvores, oferecendo aos visitantes a possibilidade de ler em meio à floresta. A fachada de vidro autoportante de 16 metros de altura garante transparência, enquanto as colunas esculturais contêm um sistema de tecnologia distribuída que controla o clima interno, a iluminação e o conforto acústico. O projeto está previsto para ser concluído no início de 2023.

Museu Americano de História Natural em Nova York, USA / Studio Gang

Os 23 projetos mais esperados de 2023 - Imagem 7 de 25
Museu Americano de História Natural em Nova York, USA / Studio Gang  . Imagem © Neoscape, Inc., © AMNH

Conhecido como o "Centro Richard Gilder de Ciência, Educação e Inovação", a expansão do Museu Americano de História Natural em Nova York, une 10 edifícios de museus e cria um campus monumental com galerias de exposições, salas de aula e um teatro digital imersivo. A arquitetura é inspirada por processos naturais da Terra como a formação de cânions geológicos e estruturas glaciais. O resultado é uma estrutura cavernosa ondulada feita de concreto armado, com aberturas e pontes semelhantes a desfiladeiros que oferecem conexões visuais com as diversas instalações do projeto.

The Buffalo AKG Art Museum, USA / OMA/Shohei Shigematsu

Os 23 projetos mais esperados de 2023 - Imagem 2 de 25
The Buffalo AKG Art Museum, USA / OMA/Shohei Shigematsu. Imagem Cortesia de OMA New York

O Buffalo AKG Art Museum está sendo renovado e ampliado com um novo campus projetado por OMA/Shohei Shigematsu em colaboração com Cooper Robertson. Projetado com contribuições substanciais de comunidades de todo o oeste de Nova York e da liderança do museu, o campus inclusivo, interativo e poroso compreende 4645 metros quadrados de espaços para exposições, cinco salas de aula com estúdio, um espaço interno de reunião para a comunidade. Anteriormente conhecido como a Albright-Knox Art Gallery, o museu anunciou que dará as boas-vindas a seus primeiros visitantes no dia 25 de maio de 2023.

The Abrahamic Family House, UAE / Adjaye Associates

Os 23 projetos mais esperados de 2023 - Imagem 5 de 25
The Abrahamic Family House, EAU / Adjaye Associates. Imagem © Adjaye Associates

A Abrahamic Family House é concebida como um projeto marcante onde três religiões se unem. O local é ocupado por três estruturas principais: uma mesquita, uma sinagoga e uma igreja. Ao trazer pessoas de diferentes religiões de todas as camadas da sociedade, a iniciativa espera representar um passo em direção a uma coexistência pacífica para as próximas gerações. O Comitê Superior, que reúne líderes cristãos, islâmicos e judeus, selecionou os Adjaye Associates como vencedores do concurso para projetar o novo conjunto em Abu Dhabi.

Novo Campus de Arte e Design em Jerusalém, Israel / SANAA

Os 23 projetos mais esperados de 2023 - Imagem 8 de 25
Bezalel Academy of Arts and Design, Jerusalém / SANAA. Imagem Cortesia SANAA

Inicialmente proposto em 2013, o novo projeto para a escola nacional de arte de Israel teve início em 2015. O projeto reúne 2.500 alunos e 500 professores à medida que a escola se desloca de sua localização atual em um esforço para revitalizar o centro da cidade e se conectar com o tecido urbano de Jerusalém. O tão esperado projeto está localizado na encruzilhada de Jerusalém Oriental e Ocidental, onde residentes seculares, religiosos, ortodoxos e muçulmanos podem se reunir.

Aranya "Cloud Center", China / MAD Architects

Os 23 projetos mais esperados de 2023 - Imagem 9 de 25
Aranya "Cloud Center" na China / MAD Architects. Imagem Cortesia do MAD

Em setembro de 2022, a MAD Architects revelou os detalhes de construção do "Cloud Center" de Aranya, que parece estar flutuando acima da paisagem. Localizado em Qinhuangdao, a 160 milhas do leste de Pequim, China, o centro de 2.500 metros quadrados se tornará um espaço de arte pública, marcando o centro de uma paisagem escultural, conceituada pelos arquitetos como um "jardim de pedra branca".

Pirâmide de Tirana, Albânia / MVRDV

Os 23 projetos mais esperados de 2023 - Imagem 10 de 25
A Pirâmide de Tirana, Albânia / MVRDV. Imagem Cortesia MVRDV

Em fevereiro de 2021, iniciou-se a construção do projeto da MVRDV para a Pirâmide de Tirana, a reabilitação de um monumento comunista transformado em um novo centro da vida cultural de Tirana. O projeto preservou a casca de concreto enquanto abre o átrio para o entorno. Uma pequena vila de cafés, estúdios e oficinas permeia o local do antigo museu dedicado a Enver Hoxha.

Centro de Arte Cívica de Zhuhai Jinwan, China / Zaha Hadid Architects

Os 23 projetos mais esperados de 2023 - Imagem 6 de 25
Centro de Arte Cívica Zhuhai Jinwan, China / Zaha Hadid Architects. Imagem © Minmud

A construção do Centro de Arte Cívica Zhuhai Jinwan, na China, está quase concluída. Projetado por Zaha Hadid Architects, o projeto integra quatro instituições culturais distintas: um Grande Teatro com 1200 lugares; um Salão Multifuncional com 500 lugares, um Centro de Ciências e um Museu de Arte. Embora cada uma das construções tenha suas características únicas, as intervenções serão unidas por uma estrutura que se estende por 170 metros de largura de leste a oeste e 270 metros de comprimento de norte a sul.

Merdeka 118 em Kuala Lumpur, Malásia / Fender Katsalidis

Os 23 projetos mais esperados de 2023 - Imagem 11 de 25
Merdeka 118 em Kuala Lumpur, Malásia / Fender Katsalidis. Imagem Cortesia de Fender Katsalidis

Em dezembro de 2021, o arranha-céu atingiu 678,9 metros de altura, tornando-se o segundo edifício mais alto do mundo, atrás do Burj Kalifa de Dubai. Projetada pela empresa australiana Fender Katsalidis, a torre de 118 pavimentos de altura apresenta uma fachada triangular facetada de vidro inspirada nos padrões da arte tradicional malaia. A estrutura, juntamente com o shopping em sua base, está prevista para ser concluída na segunda metade de 2023.

Grande Museu Egípcio, Egito / Heneghan Peng

Os 23 projetos mais esperados de 2023 - Imagem 19 de 25
Grande Museu Egípcio, Egito / Heneghan Peng. Imagem © Ahmed Wahba

Projetado para acomodar alguns dos artefatos mais preciosos da humanidade, o Grande Museu do Egito enfrenta uma série de atrasos desde que o concurso de arquitetura foi anunciado pela primeira vez em 2002. Embora o Ministério do Turismo e Antiguidades do Egito não tenha divulgado uma confirmação oficial, a CNN informa haver fortes sinais sugerindo que 2023 será o ano em que o museu finalmente abrirá suas portas. Após a conclusão, ele se tornará o maior museu do mundo dedicado a uma civilização.

Spiral Skyscraper, Nova York, USA / BIG

Os 23 projetos mais esperados de 2023 - Imagem 13 de 25
Spiral Skyscraper em Nova York, EUA / BIG. Cortesia da imagem de Tishman Speyer

O arranha-céu foi inaugurado no Hudson Yards, em Nova York, em fevereiro de 2021. A torre de 66 pavimentos de altura apresenta uma série de terraços escalonados e floreiras que envolvem o edifício, levando ao seu nome, "The Spiral". O edifício contará com mais de 200 mil metros quadrados de escritórios, completos com espaços ao ar livre disponíveis para todos os inquilinos através de uma série de átrios internos interligados.

Museu de Belas Artes do Arkansas, EUA / Studio Gang

Os 23 projetos mais esperados de 2023 - Imagem 14 de 25
Museu de Belas Artes do Arkansas, EUA / Studio Gang . Imagem © Tim Hursley

O Museu de Belas Artes do Arkansas em Little Rock, USA, estará pronto para abrir ao público em 22 de abril de 2023. A nova identidade arquitetônica do Museu visa mostrar o seu papel de instituição artística de referência na região. Uma das características mais notáveis do Museu, o telhado dobrado de placas de concreto, agora está completo. A nova linha de cobertura abrange toda a extensão do edifício, conectando a nova construção e os espaços reformados para criar um caráter arquitetônico coerente para a instituição cultural.

Factory International, UK / OMA/Ellen van Loon

Os 23 projetos mais esperados de 2023 - Imagem 15 de 25
Factory International, UK / OMA/Ellen van Loon. Imagem Cortesia de OMA

A Factory International é o primeiro grande projeto público da OMA no Reino Unido. O tão esperado projeto apresenta uma área de 13.350 metros quadrados projetada para receber uma ampla gama de formas de arte, desde grandes exposições e concertos em larga escala até apresentações íntimas e experiências imersivas. O projeto também inclui espaços públicos ao longo do rio Irwell em Manchester, animados por atividades como concertos, mercados e oficinas. O local projetado pela OMA receberá seus primeiros visitantes em junho de 2023. (link OMA)

Toranomon-Azabudai em Tóquio, Japão / Heatherwick Studio

Os 23 projetos mais esperados de 2023 - Imagem 16 de 25
Toranomon-Azabudai em Tóquio, Japão / Heatherwick Studio. Imagem Cortesia de DBOX for Mori Building Co.

O projeto representa o primeiro empreendimento construído pela Heatherwick Studio no Japão. O empreendimento está planejado para se somar ao domínio público da cidade de Minato, em Tóquio, e incluirá também três torres de Pelli Clarke Pelli e uma loja de varejo projetada por Sou Fujimoto. A experiência geral incluirá escritórios, residências, lojas, uma escola, um templo e estações de energia.

Instituto Goethe em Dakar, Senegal / Kéré Architecture

Os 23 projetos mais esperados de 2023 - Imagem 17 de 25
Goethe Instituto em Dakar, Senegal / Arquitetura Kéré. Imagem Cortesia da Arquitetura de Kéré

O Instituto Goethe em Dakar, Senegal, é o primeiro espaço construído especificamente para a associação cultural alemã e centro de intercâmbio em seus mais de 60 anos de atividade global. Localizada em uma área residencial e com um exuberante jardim, a estrutura de dois andares é moldada pela copa das árvores e está sendo construída com tijolos de laterita, uma rocha local residual com qualidades isolantes que ajudam a regular passivamente o clima interno. O projeto fornecerá espaços para uma ampla gama de atividades, desde exposições e cursos de idiomas a concertos e encontros. Espera-se que o novo instituto abra suas portas no verão de 2023.

Museu Infantil de El Paso, USA / Snøhetta

Os 23 projetos mais esperados de 2023 - Imagem 25 de 25
Museu da Criança El Paso, US / Snøhetta . Imagem © Moare

O novo museu está localizado no centro de EL Paso, Texas, a menos de um quilômetro da fronteira EUA-México. O edifício foi projetado para se destacar no horizonte da cidade e tornar-se uma sala de aula cívica e um ponto de energia para as crianças e famílias de El Paso, Ciudad Juarez, do sudoeste americano e dos estados mexicanos de Chihuahua e Sonora. Além disso, o volume abobadado do museu é levantado do chão para preservar e melhorar o espaço público. 

Aeroporto Internacional do Mar Vermelho, Arábia Saudita / Foster + Partners

Os 23 projetos mais esperados de 2023 - Imagem 3 de 25
Aeroporto Internacional do Mar Vermelho , Arábia Saudita / Foster + Partners. Imagem Cortesia Foster + Partners

O aeroporto está localizado na costa oeste do país e faz parte do maior projeto do Mar Vermelho e do desenvolvimento turístico. O projeto foi inspirado nas "cores e texturas da paisagem do deserto" e contará com cinco estruturas dispostas radialmente em torno de uma área central. Cada uma das cinco estruturas poderá ser operada independentemente como um mini terminal, ao passo que duas alas abrigarão os espaços auxiliares do aeroporto: instalações de logística, galpões e trânsito de bagagens. A estrutura está planejada para receber até um milhão de passageiros anualmente até 2030.

Museu de Arte Moderna de Varsóvia, Polônia / Thomas Phifer and Partners

Os 23 projetos mais esperados de 2023 - Imagem 18 de 25
Museu de Arte Moderna de Varsóvia, Polônia / Thomas Phifer and Partners. Imagem © The Boundary

O Museu de Arte Moderna de Varsóvia e o Teatro TR Warszawa, estão planejados para criar um novo centro de arte para Varsóvia, na Polônia. As duas novas entidades culturais darão um toque moderno e contemporâneo ao rico patrimônio da cidade. Projetado pelo estúdio Thomas Phifer and Partners, com sede em Nova York, o novo centro de artes ocupará um terreno de 22 acres e deverá ser concluído até o final deste ano.

Biblioteca Nacional de Israel / Herzog & de Meuron

Os 23 projetos mais esperados de 2023 - Imagem 20 de 25
Biblioteca Nacional de Israel / Herzog & de Meuron. Imagem Cortesia de Herzog & de Meuron

Comissionada em 2013 e originalmente planejada para ser concluída em 2020, espera-se que as instalações de 45.000 metros quadrados sejam abertas ao público em 2023, conforme relatado pelo The Times of Israel. Localizada em um importante terreno a oeste de Jerusalém, a Biblioteca Nacional será construída na base do Knesset (Parlamento de Israel) e adjacente ao Museu de Israel, Museu de Ciências e Universidade Hebraica. O conceito por trás da biblioteca mantém os livros no centro do projeto enquanto permite que os espaços públicos fluam ao redor e através do edifício. Círculos concêntricos separados passam por cada andar do edifício e culminam em uma claraboia que une o projeto.

Aeroporto Internacional de Kempegowda - Terminal 2, em Bengaluru, Índia / SOM

Os 23 projetos mais esperados de 2023 - Imagem 21 de 25
Terminal 2 do Aeroporto Internacional Kempegowda em Bengaluru, Índia / SOM. Imagem © SOM/ATCHAIN

Para o novo centro de viagens aéreas da região, o escritório reinventa o aeroporto como uma experiência de transporte paisagística e serena, concebida pela comissão aeroportuária como um “terminal dentro de um jardim”. O projeto de 255.000 metros quadrados procura conectar os viajantes com a natureza em todas as oportunidades. Árvores, pequenos jardins e lagoas com espécies de plantas locais e exóticas compõem o desenho no interior, enquanto a vegetação suspensa no teto recebe os passageiros na entrada. Após a conclusão, o terminal servirá até 25 milhões de passageiros anuais.

Edifício Masaryčka em Praga, República Tcheca / Zaha Hadid Architects

Os 23 projetos mais esperados de 2023 - Imagem 22 de 25
Edifício Masaryčka em Praga, República Tcheca / Zaha Hadid Architects. Imagem © Studio Horak

O projeto de 28.000 m² em Praga, atualmente em construção, foi projetado para cria um diálogo entre o tecido urbano da cidade antiga de Praga, conhecida como ‘a cidade das 100 torres’, e as "barbatanas" externas dentro da fachada de Masaryčka. Construída sobre um antigo estacionamento, o projeto visa proporcionar uma nova rota de pedestres entre a Rua Na Florenci ao norte e o Boulevard Hybernská ao sul, melhorando a circulação e acessibilidade às plataformas da estação. O edifício integra os meios de trânsito existentes, um terminal de ônibus, uma linha de metrô e uma futura ligação ferroviária do aeroporto.

District Tower, Japão / Pelli Clarke & Partners

Os 23 projetos mais esperados de 2023 - Imagem 23 de 25
District Tower, Japão / Pelli Clarke & Partners. Imagem Cortesia de DBOX for Pelli Clarke & Partners

O arranha-céu de 330 metros de uso misto no centro de Tóquio, atingiu o topo no início de 2022, tornando-se o edifício mais alto do Japão. A torre faz parte da vila urbana de Tora Asa, que visa "criar uma cidade dentro da cidade" e revitalizar o centro de Tóquio. A torre abrigará grandes escritórios, apartamentos residenciais, uma escola, um centro médico e lojas, além de amplos espaços verdes no térreo.

Centro Marítimo Esbjerg, Dinamarca / Snøhetta

Os 23 projetos mais esperados de 2023 - Imagem 24 de 25
Esbjerg Maritime Center, Denmark / Snøhetta . Imagem © MIR

A proposta vencedora de Snøhetta e WERK para um centro marítimo no porto de Esbjerg, Dinamarca, está prevista para ser aberta ao público no início de 2023. O centro é concebido como um espaço compartilhado para clubes náuticos e visitantes do porto, proporcionando à cidade costeira um centro social marítimo. Seu design, inspirado no artesanato dos barcos, presta homenagem à tradição marítima, ao mesmo tempo, em que oferece uma ampla gama de instalações sociais e esportivas.

Esquecemos algum projeto? Informe-nos aqui.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Florian, Maria-Cristina. "Os 23 projetos mais esperados de 2023" [The 23 Most Anticipated Projects of 2023] 01 Fev 2023. ArchDaily Brasil. (Trad. Bisineli, Rafaella) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/994770/os-23-projetos-mais-esperados-de-2023> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.