"A sociedade do futuro" será o tema principal da Expo 2025 em Osaka, Japão

Em 2018, o Bureau International des Expositions (BIE) anunciou que a cidade japonesa de Osaka sediaria a Exposição Mundial de 2025, um evento que deverá atrair milhões de visitantes entre 13 de abril e encerrado em 13 de outubro de 2025. Com o tema Projetando a sociedade do futuro para nossas vidas, esta será a segunda vez que o Japão recebe o evento, após a Expo Osaka 1970.

O arquiteto Sou Fujimoto está encarregado do projeto do plano diretor da Expo e também da direção dos escritórios de arquitetura dos países participantes. Até o momento, 153 países e regiões e 8 organizações internacionais confirmaram oficialmente sua participação na Expo Osaka 2025

Durante uma coletiva de imprensa realizada em dezembro de 2020, Sou Fujimoto apresentou o Plano Diretor, um esboço das políticas operacionais e planos necessários para a Expo 2025. O projeto do local apresenta uma linha principal circular de fluxo que contorna os pavilhões nacionais, servindo como um quadro para implementar a visão de cada participação nacional. Segundo Fujimoto, jovens designers e arquitetos terão a oportunidade de receber comissões para construções em pequena escala em todo o local, em um esforço para impulsionar a inovação e a experimentação.

"A sociedade do futuro" será o tema principal da Expo 2025 em Osaka, Japão - Imagem 2 de 3
Sou Fujimoto. Image © Liget Budapest Project

O arquiteto também está considerando o impacto do evento na cidade de Osaka. Em uma entrevista para VietReder, Sou Fujimoto relaciona o desenvolvimento do local da exposição com esforços para reintroduzir a vegetação em uma cidade densamente desenvolvida. De acordo com o memorial do plano diretor, a exposição respeitará os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, a fim de contribuir para imaginar um mundo natural e humano mais sustentável.

Espero que os pavilhões sejam um campo experimental para novas maneiras de usar madeira, materiais naturais e reciclados. Também estou ansioso para ver a sinergia entre espaços arquitetônicos e digitais interagindo. Muitas novas tecnologias também serão introduzidas na etapa de construção. Eu acredito que será uma oportunidade para processos inovadores. — Sou Fujimoto

"A sociedade do futuro" será o tema principal da Expo 2025 em Osaka, Japão - Imagem 3 de 3
Studio MK27 and Magnetoscope's Proposal for Brazil's Pavilion at Expo Osaka 2025. Image © Apex Brasil

As Exposições Mundiais, realizadas a cada cinco anos, representam uma oportunidade para os países anfitriões mostrarem sua cultura, tradições e inovações e atrair visitantes e atenção internacionais. O evento remonta ao século XIX, quando representou uma oportunidade significativa para os países exibirem suas inovações arquitetônicas e tecnológicas. Ao longo da história, cada nova Expo ofereceu aos arquitetos uma oportunidade para apresentar ideias radicais e usar esses eventos como um laboratório criativo para testar inovações ousadas em design e tecnologia de construção. As edições mais recentes foram realizadas em Milão, Itália, em 2015, e em Dubai, Emirados Árabes Unidos, em 2020.

Sobre este autor
Cita: Florian, Maria-Cristina. ""A sociedade do futuro" será o tema principal da Expo 2025 em Osaka, Japão" [Expo 2025 Osaka Kansai, Japan Announces Opening Dates] 27 Mar 2023. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/998566/a-sociedade-do-futuro-sera-o-tema-principal-da-expo-2025-em-osaka-japao> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.