Quando é hora de se vestir para o Carnaval, as pessoas frequentemente escolhem figurinos que ressoam com seus interesses. E os arquitetos não são diferentes. Especialmente para estudantes e jovens arquitetos, o desejo de construir acaba impulsionando a vontade de criar fantasias engenhosas e bem elaboradas.
https://www.archdaily.com.br/br/881776/ideias-de-fantasias-para-halloween-carnaval-e-festas-tematicasAD Editorial Team
Tradicionalmente, estádios projetados para as Olimpíadas de Inverno são cobertos e fechados, um ambiente artificialmente controlado com o objetivo de proteger os expectadores das condições climáticas extremas que são essenciais para que os jogos sejam realizados nestas localidades. Nesta edição de 2018, o comitê organizador das Olimpíadas de Inverno de Pyeongchang quis tentar algo diferente. A cerimônia de abertura de três horas será realizada no Estádio Olímpico de PyeongChang - completamente ao ar livre.
Pyeongchang, localizada não muito longe da fronteira com a Coréia do Norte, é conhecida como uma das cidades mais frias do país. As temperaturas em Pyeongchang chegam facilmente na casa dos -10ºC, em grande parte devido aos fortes ventos norte oriundos da Sibéria e da planície da Manchúria. A tendência é que esta seja a Olimpíada mais fria desde àquela realizada em 1994 em Lillehammer, na Noruega. Surpreendentemente, o estádio a pleno céu aberto deixará os cerca de 35 mil espectadores completamente expostos ao rigoroso inverno sul coreano.
Todos os anos, a Fundação Vilcek seleciona os campeões imigrantes norte-americanos das artes e das ciências. Este ano, o Prêmio Vilcek em Arquitetura de 2018 foi entregue ao professor e arquiteto Teddy Cruz, nascido na Guatemala, e atualmente baseado em San Diego. Cruz usa suas experiências passadas, vivendo na Guatemala durante a guerra civil, para concentrar sua carreira acadêmica e profissional na formação de forças políticas e socioeconômicas.
O projeto que recebeu o primeiro prêmio no The Freeform Home Design Challenge em 2016 está se aproximando um pouco mais para se tornar realidade. Desde que ganhou o concurso, o escritório de Chicago, WATG, vem desenvolvendo o projeto, denominado Curve Appeal, junto a Branch Technology. Curve Appeal está passando pela "fase de teste, pesquisa e desenvolvimento" com o objetivo antecipado de iniciar a construção ainda este ano. Este projeto revolucionário poderá mudar a forma como construímos estruturas complexas e de formas orgânicas.
"O prédio mais verde é aquele que já foi construído". (Carl Elefante, FAIA)
Até 2050 a população que vive em áreas urbanas duplicará e as cidades precisam encontrar formas sustentáveis para acomodar este movimento de massas. Muitas vezes, verificamos que os projetos estão sendo construídos o mais rápido possível para suportar o crescimento, mas esses edifícios acabam por carecer de caráter e tornam a cidade genérica. Uma solução mais inteligente e sustentável é aumentar a densidade dos centros existentes, bem como recuperar as estruturas existentes através da remodelação e da reutilização.
Transformar o que é antigo em algo novo é um processo desafiador. Isso requer uma visão ousada e um compromisso rigoroso de projetar.
Em maio de 2017, o escritório chileno ELEMENTAL foi selecionado para projetar o Art Mill, um centro cultural anunciado como um dos maiores do Qatar, que será construído em um terreno adjacente ao Museu de Arte Islâmica de I.M. Pei e ao Museu Nacional do Qatar de Jean Nouvel.
Após uma viajem a Doha, Alejandro Aravena conversou com o jornal chileno El Mercurio e compartilhou detalhes sobre o projeto. "Uma das coisas que propusemos é que o projeto permanecerá por mil anos", explica o Pritzker 2016. "Quando vemos instalações industriais, especialmente os silos, as ruínas arqueológicas levantam algumas questões", acrescenta.
O arquiteto espanhol e mexicano Félix Candela é amplamente reconhecido como uma das figuras mais importantes da arquitetura do século XX. Seus experimentos inovadores com concreto armado produziram edifícios icônicos de "estruturas em conchas", como o Pavilhão dos Raios Cósmicos na UNAM, Cidade do México (1951); a Capela Lomas de Cuernavaca, Cuernavaca (1958); Restaurante Los Manantiales, Xochimilco (1958); e o Palácio dos Desportos para os Jogos Olímpicos de 1968 na Cidade do México.
Rénder. Image Cortesía de Santiago Calatrava Architects & Engineers
Santiago Calatrava acaba de inaugurar sua mais nova obra na Itália: a ponte estaiada de Cosenza, localizada na cidade homônima a 300 quilômetros ao sul de Nápoles, foi concebida com o objetivo integrar duas áreas da cidade que atualmente encontram-se separadas pelo rio Crati: Contrada Gergeri e Via Reggio Calabria.
De maneira similar a tantas outras obras do arquiteto espanhol, a construção se utiliza de seus tradicionais materiais como aço, concreto e pedra. A ponte foi projetada com apenas um único pilar inclinado que suporta a estrutra de aço de mais de 140 metros de comprimento, 24 metros de largura e uma altura máxima de até 82 metros. Aberta ao tráfego de pedestres e veículos, sua forma lembra uma outra importante ponte projetada por Calatrava, a primeira do mundo a ser construída com apenas um único pilar inclinado, a ponte de Alamillo em Sevilla, Espanha.
https://www.archdaily.com.br/br/888144/nova-ponte-estaiada-projetada-por-santiago-calatrava-e-inaugurada-na-italiaArchDaily Team
A Architectural League de Nova York anunciou os destinatários dos prêmios 2018 Emerging Voices, destacando indivíduos e escritórios "com diferentes vozes de projeto e potencial para influenciar as disciplinas de arquitetura, paisagismo e urbanismo".
Habitação, espaços sociais e instalações educacionais compõe o conjunto deste projeto, o qual foi inspirado pela história do lugar onde será implantado, uma antiga base aérea de paraquedismo. A partir disso, a proposta de Steven Holl Architects foi criar uma tipologia completamente nova de edifício residencial de uso misto, chamada de "Parachute Hybrids", a qual "combina edifícios residenciais verticais e horizontais permeados por um conjunto de atividades suplementares que encontram-se suspensos ao longo das torres, como paraquedistas congelados no céu de Moscou".
Em reação a isso, e por ocasião do aniversário de 464 anos da cidade de São Paulo, o escritórios Brasil Arquitetura e Urbeflux Engenharia Consultiva divulgaram uma carta aberta à cidade de São Paulo em que pontuam diretrizes para a "necessária mudança de rumos no tratamento das águas urbanas", com o objetivo de superar o impasse sobre o destino do terreno "em benefício do interesse maior dos seus cidadãos e da cultura brasileira".
O estúdio de design e fabricação digital MuseLAB, da Índia, desenvolveu uma série de ganchos de parede inspirada em obras primas da arquitetura moderna e contemporânea. Estes objetos utilitários domésticos assumem a forma de projetos emblemáticos de arquitetos como Oscar Niemeyer, Le Corbusier, Charles Correa, Michael Graves, entre outros.
O DAM Preis de 2018 para o melhor edifício na Alemanha foi entregue a bogevischs buero e SHAG Schindler Hable Architekten por seu visionário projeto de habitação wagnisART, em Munique. Selecionado a partir de uma lista de 4 finalistas, o júri elogiou o projeto por estabelecer novos "padrões sociais, arquitetônicos e de planejamento urbano", tornando-se um modelo para futuros projetos de habitação na Alemanha.
O Studio Gang acaba de revelar o projeto conceitual para o masterplan do campus da California College of the Arts (CCA) em São Francisco. Com suas estruturas atualmente espalhadas entre San Francisco e Oakland, o novo campus deverá unificar em um só edifício todos os departamentos de arte e design da instituição.
O projeto tem como objetivo tornar-se um "modelo altamente sustentável para futuras estruturas para o desenvolvimento de práticas criativas", organizando os programas em níveis correspondentes de modo a incentivar a interação direta entre todos os departamentos.
A Serpentine Galleries anunciou a expansão de seu popular pavilhão de verão através de uma colaboração com a WF Central de Pequim para comissionar o primeiro Serpentine Pavilion na capital chinesa. Primeiro pavilhão a ser construído fora dos Kensington Gardens em Londres, o pavilhão chinês será erguido próximo à histórica Cidade Proibida no Distrito de Dongcheng, onde receberá uma série de eventos e atividades culturais.
O pavilhão inaugural está sendo projetado pelo jovem escritório JIAKUN, liderado pelo arquiteto Liu Jiakun. Inspirando-se tanto no contexto histórico e social de Pequim como nos 17 anos de tradição do Serpentine Pavilion, o projeto em forma de arco equilibra as forças de tensões e compressão.
A 21ª edição do concurso de estudantes teve como título Home. A ideia era que os participantes imaginassem uma casa de sua família em sua cidade natal, com o programa, localização e área do projeto decididos pelos próprios. O concurso diferencia-se dos outros já que os participantes tem apenas 24 horas entre a divulgação do edital até a entrega do projeto. Os resultados foram divulgados no último dia 30 de janeiro.
Somos as nossas origens transformadas pelo tempo e pelas vivências. Somos sempre o que fazem de nós e aquilo que permitimos que façam de nós. Somos parte de uma equipa, de um tipo de sangue e de uma cor de pele que nos ensinam, desde pequenos, a chamar-lhe família. Aprendemos, com o tempo, a desapegar dela e deixar que a aventura nos leve para longe, para outro lugar menos seguro, mas cheio de novas experiências. Transformamo-nos, para reaprendemos tudo de novo, voltar à terra que nos embalou e, outra vez, podermos chamar-lhe família. E, se tudo isso couber dentro de uma casa, além da família, teremos um Lar.
Conheça, abaixo, os projetos vencedores:
https://www.archdaily.com.br/br/888132/concurso-de-estudantes-propoe-reimaginar-a-nocao-de-larEquipe ArchDaily Brasil
2018 foi um ano sem precedentes para os Prêmios ArchDaily Building of the Year.
Mas, antes de chegar aos candidatos selecionados, queremos enfatizar os valores incorporados por este processo de premiação. Como a maior plataforma de arquitetura do mundo, temos consciência de nossa responsabilidade com a profissão e do avanço da arquitetura como disciplina. Uma vez que nossa missão está diretamente relacionada ao futuro da arquitetura - inspirando e educando a comunidade global de arquitetos que irão projetar as cidades no futuro - a confiança depositada em nós para refletir tendências arquitetônicas de regiões ao redor de todo o mundo cria desafios que estamos ansiosos em divulgar. Os prêmios Building of the Year, democraticamente votados e centrados no usuário, são um dos principais pilares da nossa resposta a esses desafios, visando derrubar hierarquias estabelecidas e barreiras geográficas.
Ao participar do processo, a comunidade ArchDaily decide o que significa incentivar a arquitetura. Então, sem mais delongas, estes são os edifícios mais inspiradores, de acordo com os nossos leitores.
A prefeitura de São Paulo pretende dar início a um programa de locação social para abrigar moradores de rua em edifícios desocupados do centro da cidade, em troca de benefícios aos proprietários dos imóveis, que poderão ter suas dívidas de IPTU abatidas e deixarão de pagar o IPTU Progressivo para imóveis vazios.
O sistema de locação social existe, na realidade, desde 2004, e atende atualmente 903 famílias em seis edifícios, que pagam valores até 15% de suas rendas em troca de moradia permanente, sem, contudo, obterem a propriedade dos imóveis - que permanece com a prefeitura. O novo programa já tem em vista 370 imóveis elegíveis e pretende disponibilizar mil novas unidades.
Construído em Shenzhen (China), iD Town é um projeto com uma história interessante: originalmente era a fábrica da companhia Honghua Dyeing, um lugar que coroa uma colina, rodeado por montanhas e a costa litorânea.
Através de intervenções mínimas ao edifício original, O-Office Architects remodelou esta fábrica de oito hectares de extensão num centro cultural.
Iniciativa inédita nas representações brasileiras na Mostra Internacional de Arquitetura de Veneza, a exposição Muros de Ar destinou um mês para inscrições e avaliações de projetos públicos, a integrarem a seleção curatorial que ocupa o pavilhão brasileiro a partir de 26 de maio. A convocatória selecionou 17 projetos no território brasileiro que utilizam a arquitetura como instrumento de mediação de conflitos, transições entre os domínios público e privado e conexão entre tecidos urbanos distintos.
Com curadoria coletiva dos arquitetos Gabriel Kozlowski, Laura González Fierro, Marcelo Maia Rosa e Sol Camacho, selecionados pela Fundação Bienal de São Paulo para organizar a mostra, a convocatória recebeu 289 projetos em mais de 60 cidades brasileiras.
A arquiteta japonesa Kazuyo Sejima, co-fundadora do escritório SANAA, foi nomeada a mais nova jurada do Prêmio Pritzker de Arquitetura.
Sejima, vencedora do Pritzker de 2010 ao lado de seu sócio Ryue Nishizawa, ajudará a eleger o vencedor ou vencedora do Pritzker 2018, 40ª edição da maior honraria do campo da arquitetura.
O arquivo pessoal de Álvaro Siza, que compreende obras construídas e não construídas, será disponibilizado online com acesso gratuito, graças à colaboração entre três instituições - a Fundação Serralves, do Porto, a Fundação Calouste Gulbenkian, de Lisboa, e o Centro Canadense de Arquitetura, de Montreal.
Bjarke Ingels en la pasada edición del Congreso Internacional de Arte, Arquitectura y Diseño UDESIGN 2017. Image Cortesía de UDEM
Em 13 anos, a empresa dinamarquesa BIG converteu-se em um ícone da arquitetura espetacular e seu fundador, Bjarke Ingels, no starchitect mais popular do mundo. Entretanto, o escritório tem sido fortemente criticado por aquilo que alguns críticos chamaram de "infantilização da arquitetura", com suas obras vistas como ícones isolados e fotogênicos.
Aproveitando a ida de Ingels à Espanha, a jornalista Anatxu Zabalbeascoa conversou com o arquiteto sobre o impacto do escritório dinamarquês na arquitetura mundial e como ele caminha na corda bamba entre "projetos impactantes para o mundo dos poderosos [e] outra opção para aqueles que não estão contentes com os modelos arquitetônicos existentes".
https://www.archdaily.com.br/br/887809/bjarke-ingels-nao-importa-quao-maravilhoso-seja-um-edificio-se-nao-ha-cliente-nao-sera-construidoArchDaily Team