Studio Gang apresenta projeto conceitual para o novo campus do California College of the Arts

O Studio Gang acaba de revelar o projeto conceitual para o masterplan do campus da California College of the Arts (CCA) em São Francisco. Com suas estruturas atualmente espalhadas entre San Francisco e Oakland, o novo campus deverá unificar em um só edifício todos os departamentos de arte e design da instituição.

O projeto tem como objetivo tornar-se um "modelo altamente sustentável para futuras estruturas para o desenvolvimento de práticas criativas", organizando os programas em níveis correspondentes de modo a incentivar a interação direta entre todos os departamentos.

© Studio Gang

"Concebido como um ecossistema criativo que fortalece as relações interpessoais, o desenvolvimento de novas idéias e as práticas criativas, o projeto amplia o principal edifício existente do campus em San Francisco criando um novo pátio rebaixado, como um "duplo térreo" onde as instalações técnicas encontram-se com a paisagem natural à céu aberto", explicam os integrantes do Studio Gang.

No térreo, os espaços interiores encontram-se amplamente conectados ao espaço exterior, onde toda a estrutura para trabalhos que demandam esforços físicos mais intensos está localizada, enquanto o "térreo superior" abrigará as oficinas menores, salas de aula ao ar livre e áreas de reuniões informais. Os dois níveis se conectam visualmente através dos pátios e suas fachadas de vidro além de um acesso compartilhado através do jardim.

© Studio Gang

"Esta estrutura é flexível o bastante para aproximar os diferentes programas, promovendo interações interdisciplinares e proporcionando adaptabilidade à medida que novas necessidades, usos e tecnologias progridem", acrescentam os arquitetos.

"Em conjunto, estes ambientes sobrepostos funcionam como um laboratório onde professores e alunos podem explorar novos materiais, processos e ferramentas. A incorporação de estratégias passivas na arquitetura além de sistemas sustentáveis, permitirá que o campus funcione de maneira autônoma em relação às redes de infraestutura pública, criando uma estrutura sustentável para o desenvolvimento das práticas artísticas além de garantir uma maior resiliência para o futuro".

Implantado dentro do distrito de arte e design conhecido como DoReMi, o campus promoverá o engajamento da comunidade local através de uma série de serviços, espaços públicos e áreas verdes.

Via Studio Gang

California College of the Arts Selects Studio Gang for New San Francisco Campus

The California College of the Arts (CCA) has selected Studio Gang out of three finalists to design an expanded art and design college campus for the school in San Francisco. Currently split between San Francisco and Oakland, CCA's expansion in San Francisco will allow all of the school's programs to be housed in one location.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Lynch, Patrick. "Studio Gang apresenta projeto conceitual para o novo campus do California College of the Arts " [Studio Gang Reveals Concept Designs for California College of the Arts Campus] 02 Fev 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/887792/studio-gang-apresenta-projeto-conceitual-para-o-novo-campus-do-california-college-of-the-arts> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.