O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Notícias de Arquitetura
  3. Bjarke Ingels: "Não importa quão maravilhoso seja um edifício; se não há cliente, não será construído"

Bjarke Ingels: "Não importa quão maravilhoso seja um edifício; se não há cliente, não será construído"

Bjarke Ingels: "Não importa quão maravilhoso seja um edifício; se não há cliente, não será construído"
Bjarke Ingels: "Não importa quão maravilhoso seja um edifício; se não há cliente, não será construído", Bjarke Ingels en la pasada edición del Congreso Internacional de Arte, Arquitectura y Diseño UDESIGN 2017. Image Cortesía de UDEM
Bjarke Ingels en la pasada edición del Congreso Internacional de Arte, Arquitectura y Diseño UDESIGN 2017. Image Cortesía de UDEM

Em 13 anos, a empresa dinamarquesa BIG converteu-se em um ícone da arquitetura espetacular e seu fundador, Bjarke Ingels, no starchitect mais popular do mundo. Entretanto, o escritório tem sido fortemente criticado por aquilo que alguns críticos chamaram de "infantilização da arquitetura", com suas obras vistas como ícones isolados e fotogênicos.

Aproveitando a ida de Ingels à Espanha, a jornalista Anatxu Zabalbeascoa conversou com o arquiteto sobre o impacto do escritório dinamarquês na arquitetura mundial e como ele caminha na corda bamba entre "projetos impactantes para o mundo dos poderosos [e] outra opção para aqueles que não estão contentes com os modelos arquitetônicos existentes".

Desenho de BIG para WTC2 em Nova York. Imagem © DBOX, cortesia de BIG
Desenho de BIG para WTC2 em Nova York. Imagem © DBOX, cortesia de BIG

A conversa aborda o impacto dos gigantes da tecnologia no planejamento urbano, sua relação com Koolhaas - com quem trabalhou um ano e meio -, sua vida pessoal e o agitado mundo da arquitetura, as ideias por trás do edifício World Trade Center 2, projetado pelo BIG e que substituiu um desenho original de Norman Foster. Sobre isso, Ingels explica:

No mundo da arquitetura, há muito mais coisas fora do controle dos arquitetos do que sob controle. Não importa quão maravilhoso seja um edifício; se não há cliente, não será construído. 

VIA 57 West (no primeiro plano) em Manhattan. Imagem © Nic Lehoux
VIA 57 West (no primeiro plano) em Manhattan. Imagem © Nic Lehoux

O escritório está por trás de projetos icônicos na Dinamarca, como o Mountain Dwellings e 8 House, e é responsável também pelas novas sedes da Google em Londres e San Francisco e projetos em Manhattan, como o VIA 57 West. Todos estes projetos são edifícios imponentes e, de fato, o web site funciona como uma biblioteca de ícones. Zabalbeascoa questiona se "o diferente tem que ser fotogênico", ao que Ingels comenta:

Repensar a arquitetura implica estar preparado para aceitar peculiaridades. Não nos interessa a definição da beleza como proporção. Não queremos disfarçar os edifícios com a normalidade. 

Leia a entrevista completa no El País Semanal.

Sobre este autor
Cita: Equipo Editorial. "Bjarke Ingels: "Não importa quão maravilhoso seja um edifício; se não há cliente, não será construído"" [Bjarke Ingels: 'Da igual lo maravilloso que sea un edificio; si no hay cliente, no se construye'] 30 Jan 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/887809/bjarke-ingels-nao-importa-quao-maravilhoso-seja-um-edificio-se-nao-ha-cliente-nao-sera-construido> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.