VIΛ 57 West / BIG

VIΛ 57 West / BIG - Imagem 2 de 34VIΛ 57 West / BIG - Imagem 3 de 34VIΛ 57 West / BIG - Imagem 4 de 34VIΛ 57 West / BIG - Imagem 5 de 34VIΛ 57 West / BIG - Mais Imagens+ 29

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  77110
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fotógrafo
    Fotografias:Iwan Baan, Nic Lehoux
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Allstate Rubber Flooring, Construction Specialties, Energia Solar, FUJITEC, Fritz Hansen, PPG IdeaScapes, Southside Precast Products, Vitro®
  • Colaboradores: SLCE Architects, Starr Whitehouse, Thornton Tomasetti, Dagher Engineering, Langan Engineering, Hunter Roberts, Enclos, Philip Habib & Associates, Vidaris Inc, Nancy Packes, Van Deusen & Associates, Cerami & Associates, CPP, AKRF, Glessner Group, Brandston Partnership Inc.
  • Projeto Arquitetônico: David Brown David Brown
  • Altura: 137 m
  • Cliente: The Durst Organization
  • Equipe Big: Aleksander Tokarz, Alessandro Ronfini, Alessio Valmori, Alvaro Mendive, Benjamin Schulte, Birk Daugaard, Celine Jeanne, Christoffer Gotfredsen, Daniel Sundlin, Dominyka Mineikyte, Eivor Davidsen, Felicia Guldberg, Florian Oberschneider, Gabrielle Nadeau, Gül Ertekin, Ho Kyung Lee, Hongyi Jin, Julian Liang, Julianne Gola, Justyna Mydlak, Laura Youf, Lauren Turner, Lucian Racovitan, Marcella Martinez, Maria Nikolova, Maya Shopova, Mitesh Dixit, Nicklas A. Rasch, Ola Hariri, Riccardo Mariano, Sheela Maini Søgaard, Sören Grünert, Steffan Heath, Stanley Lung, Tara Hagan, Thilani Rajarathna, Tiago Barros, Tyler Polich, Valentina Mele, Valerie Lechene, Xu Li, Yi Li
  • Diretor De Projeto, Interiores: David Brown David Brown
  • Gestor De Projeto, Interiores: Beat Schenk
  • Equipe, Interiores: Aaron Hales, Alessandro Ronfini, Brian Foster, Christoffer Gotfredsen, Ho Kyung Lee, Hongyi Jin, Ivy Hume, Jenny Chang, Lauren turner, Mina Rafiee, Rakel Karlsdottir, Tara Hagan, Thomas Fagan, Tiago Barros, Valentina Mele
Mais informaçõesMenos informações
VIΛ 57 West / BIG - Imagem 14 de 34
© Iwan Baan

Descrição enviada pela equipe de projeto. VIΛ 57 West, projetado por BIG-Bjarke Ingels Group para a Durst Organization, apresenta uma nova tipologia para Nova York: o courtscraper. A área de 77110 m2 combina a densidade do arranha-céu americano com o espaço comum do pátio europeu, oferecendo 709 unidades residencias com um exuberante jardim de 22000 m2 no centro do edifício.

VIΛ 57 West / BIG - Imagem 7 de 34
© Iwan Baan

VIΛ ocupa quase um quarteirão inteiro da cidade, na esquina da West 57th Street com a West Side Highway, com vistas panorâmicas para o Hudson e para a orla. A Durst Organization contratou o grupo BIG para projetar um edifício na primavera de 2010 e a construção começou em 2011. O edifício de 32 pavimentos tem recebido residentes desde maio de 2016 e a construção estará finalizada até o final da estação. No início deste ano, o Conselho de Edifícios Altos e Habitat Urbano (CTBUH) chamou o VIΛ de melhor edifício em altura das Américas como parte do seu prêmio 2016 Tall Buildings.

VIΛ 57 West / BIG - Imagem 4 de 34
© Nic Lehoux

"Estamos muito animados com o edifício e o projeto superou as nossas expectativas em termos de velocidade e renda. Nós sempre estivemos muito satisfeitos com o prédio, ainda mais agora.” Douglas Durst, Durst Organization

VIΛ 57 West / BIG - Imagem 19 de 34
Diagrama
VIΛ 57 West / BIG - Imagem 31 de 34
Diagrama

O VIΛ é um híbrido entre o bloco perimetral europeu e do arranha-céu tradicional americano. O edifício, na sua parte mais alta, possui 137 metros, extremidade nordeste, maximizando assim o número de apartamentos e preservando graciosamente a visão da adjacente Helena Tower ao rio. As alterações de volume do VIΛ dependem do ponto de vista do espectador. Visto do oeste, é uma paraboloide hiperbólica ou uma pirâmide deformada. Do leste, o projeto parece ser uma torre esbelta.

VIΛ 57 West / BIG - Imagem 11 de 34
© Iwan Baan

O espaço verde compartilhado no coração do bloco é derivado do clássico "oásis urbano" de Copenhagen. O pátio tem as mesmas proporções do parque de Olmsted, apenas 13.000 vezes menor - um bonsai do Central Park. Em uma acumulação semelhante de paisagens naturais, o pátio se transforma de uma floresta com sombra no leste, a um prado ensolarado no oeste. Desenhado pelo escritório de paisagismo Starr Whitehouse, ele apresenta 80 árvores e gramíneas recém-plantadas além de 47 espécies de plantas nativas.

VIΛ 57 West / BIG - Imagem 6 de 34
© Iwan Baan

“Nas últimas décadas, alguns dos desenvolvimentos urbanos mais interessantes vieram na forma da natureza e do espaço público, reinserindo-se novamente nas estruturas pós-industriais, libertando-se ao redor da cidade; a pedestrianização da Broadway e da Times Square; as pistas de bicicleta, o High Line e os piers industriais transformando-se em parques. Localizado no extremo norte do Hudson, VIΛ continua este processo de ecologização permitindo que o espaço aberto invada o tecido urbano da grade de Manhattan. Em uma fusão improvável, do que parece ser duas tipologias mutuamente exclusivas, o pátio e o arranha-céu, o Courtscraper é a mais recente adição à linha do horizonte de Manhattan.” Bjarke Ingels, Sócio Fundador do BIG. 

VIΛ 57 West / BIG - Imagem 9 de 34
© Iwan Baan

Ao manter três extremidades do bloco mais baixas e levantando a porção nordeste do prédio, o pátio abre vista para o Rio Hudson e faz com que o sol do oeste penetre profundamente no bloco. Enquanto o pátio é um espaço privado e um santuário para os moradores, ele ainda pode ser visto a partir do exterior, criando uma conexão visual com a vegetação do Hudson Park.

VIΛ 57 West / BIG - Imagem 10 de 34
© Iwan Baan

O edifício é composto, predominantemente, por unidades residenciais de diferentes tamanhos, com programa cultural e comercial no nível da rua e no segundo pavimento. Os níveis mais baixos do VIΛ têm uma forte relação com o pátio. O lobby é conectado diretamente com o pátio através de uma grande escada que convida os moradores para o espaço aberto. As instalações generosas do VIΛ incluem salões e espaços para eventos, um simulador de golfe, sala de projeção de filmes, uma piscina, uma quadra de basquete, academia, estúdio de exercício e salas de jogos para poker, ping pong, sinuca e shuffleboard, e são todos construídos em torno do pátio para criar uma forte ligação física e visual entre os espaços comuns interiores e exteriores.

VIΛ 57 West / BIG - Imagem 5 de 34
© Iwan Baan
VIΛ 57 West / BIG - Imagem 12 de 34
© Iwan Baan

Nos níveis superiores, os apartamentos são organizados em um layout de espinha de peixe, orientando as residencias em direção à vista do rio. Grandes terraços são esculpidos na fachada e distorcidos para maximizar vistas e luz para os apartamentos, garantindo privacidade entre os moradores.

VIΛ 57 West / BIG - Imagem 2 de 34
© Iwan Baan
VIΛ 57 West / BIG - Imagem 34 de 34
Corte Longitudinal
VIΛ 57 West / BIG - Imagem 3 de 34
© Iwan Baan

O conceito material para o projetos de interiores é "Scandimerican", outra camada do hibridismo europeu-americano. Eles misturam a clássica moderna sensibilidade material da Escandinávia com materiais locais de Nova York. As matérias-primas dos apartamentos são pisos e armários de madeira de carvalho e azulejos de porcelana branca nos banheiros.

VIΛ 57 West / BIG - Imagem 13 de 34
© Iwan Baan

Como uma união final do design Scandimerican, os espaços de eventos possuem a cadeira Via57, concebida em colaboração entre BIG e Kibisi para a marca dinamarquesa Republic of Fritz Hansen. O projeto traduz a forma de tetraedro do edifício em uma parte multi-funcional de móveis, trazendo um pedaço do horizonte de Manhattan em espaços compartilhados para os residentes do VIΛ.

VIΛ 57 West / BIG - Imagem 16 de 34
© Iwan Baan

O prédio também dispõe de uma escultura de oito pavimentos feita por Stephen Glassman intitulada "Fluxos de duas maneiras" ancorada na fachada da adjacente Helena Tower. Depois de concluído, o espaço comercial do térreo sediará equipamentos públicos como um restaurante do Livanos Restaurant Group, uma sala de cinema Landmark Theatres e a primeira loja de varejo nos EUA para o American Kennel Club.

VIΛ 57 West / BIG - Imagem 18 de 34
© Nic Lehoux

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "VIΛ 57 West / BIG" [VIΛ 57 West / BIG] 15 Set 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/795313/vil-57-west-big> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.