
-
Arquitetos
-
Localização
Copenhagen, Dinamarca -
Arquiteto Responsável
Jakob Lange -
Sócios
Bjarke Ingles para BIG , Julien De Smedt para JDS -
Direção do Projeto
Finn Nørkjær -
Gestão do Projeto
Ene Borgström -
Gerente de Construção
Henrick Poulsen -
Área
33000.0 m² -
Ano do Projeto
2008 -
Fotografias
-
Colaboradores
JDS/JULIEN DE SMEDT ARCHITECTS, Moe & Brødsgaard, Freddy Madsen Rådgivende Ingeniører ApS -
Contribuidores
Annette Jensen, Dariusz Bojarski, Dennis Rasmussen, Eva Hviid-Nielsen, Joao Vieira Costa, Jørn Jensen, Karsten V. Vestergaard, Karsten Hammer Hansen, Leon Rost, Louise Steffensen, Malte Rosenquist, Mia Frederiksen, Ole Elkjær-Larsen, Ole Nannberg, Roberto Rosales Salazar, Rong Bin, Sophus Søbye, Søren Lambertsen, Wataru Tanaka -
Cliente
Høpfner A/S -
Engenharia
Moe & Brodsgaard -
Construção
Moe & Brodsgaard
Descrição enviada pela equipe de projeto. Como combinar o esplendor do pátio dos fundos dos subúrbios com a intensidade social da densidade urbana?

Os Apartamentos da Montanha (ou como é pelo seu nome inglês Mountain Dwellings) é a segunda geração das Casa VM - mesmo cliente, o mesmo tamanho e até a mesma rua. O programa, no entanto, é de 2/3 de estacionamentos e 1/3 de estar. Que aconteceria se a zona de estacionamentos se convertesse na base sobre a qual se apoiam uma cobertura suspensa - como uma ladeira de concreto coberta por uma fina camada de habitações, em cascada a partir do pavimento 11 até a beira da rua? Ao invés de dois edifícios separados um ao lado do outro - um de estacionamento e outro de apartamentos - decidimos mesclar ambas funções numa relação simbiótica. A área de estacionamento tem que estar conectada cm a rua, e os lugares que requerem luz do sol, o ar fresco e as vistas - portanto, todos os apartamentos - dispõem de jardins na cobertura em frente ao sol, vistas impressionantes e um estacionamento no pavimento 10. Mountain Dwelings aparece como um bairro suburbano de casas com um jardim que flui sobre um edifício de 10 pavimentos - a vida suburbana com a densidade urbana.


Os jardins na cobertura se compõem de um terraço e um jardim com plantas que mudam o caráter de acordo com as mudanças de estação. O edifício conta com um sistema de irrigação enorme que mantém todos os jardins nas coberturas. A única coisa que separa a habitação do jardim é uma fachada de vidro com portas de correr para proporicionar luz e o ar fresco.

Os residentes dos 80 apartamentos são os primeiros em Orestaden a ter a possibilidade de ter um estacionamento logo fora de suas portas de entrada. A área de estacionamento é gigantesca, contém 480 vagas e um elevador inclinado que se move ao longo das paredes internas da montanha. Em alguns lugares, a altura do teto é de até 16 metros, o que dá a impressão de um espaço similar ao de uma catedral
As fachadas norte e oeste estão cobertas por placas de alumínio perfuradas, que permitem a entrada de ar e luz natural na área de estacionamiento. As perfurações na fachada formam uma enorme reprodução do Monte Everest. Durante o dia, os furos das placas de alumínio parecem uma grande impressão em serigrafia, e a imagem gigantesca parece uma foto rasterizada. Durante a noite, a fachada é iluminada de seu interior e aparece como um negativo fotográfico de diferentes cores, já que cada pavimento da área de estacionamento possui diferentes cores.
Mountain Dwellings, localizado na cidade de Orestad oferece o melhor de dois mundos: a proximidade com a vida agitada da cidade no centro de Copenhague, e a característica tranquilidade da vida suburbana.