O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Notícias de Arquitetura
  3. Alejandro Aravena compartilha detalhes do mega projeto cultural do ELEMENTAL no Qatar

Alejandro Aravena compartilha detalhes do mega projeto cultural do ELEMENTAL no Qatar

Alejandro Aravena compartilha detalhes do mega projeto cultural do ELEMENTAL no Qatar
Alejandro Aravena compartilha detalhes do mega projeto cultural do ELEMENTAL no Qatar, Proposta do ELEMENTAL para o Art Mill no Qatar. Imagem © ELEMENTAL / Malcolm Reading Consultants
Proposta do ELEMENTAL para o Art Mill no Qatar. Imagem © ELEMENTAL / Malcolm Reading Consultants

Em maio de 2017, o escritório chileno ELEMENTAL foi selecionado para projetar o Art Mill, um centro cultural anunciado como um dos maiores do Qatar, que será construído em um terreno adjacente ao Museu de Arte Islâmica de I.M. Pei e ao Museu Nacional do Qatar de Jean Nouvel.

Após uma viajem a Doha, Alejandro Aravena conversou com o jornal chileno El Mercurio e compartilhou detalhes sobre o projeto. "Uma das coisas que propusemos é que o projeto permanecerá por mil anos", explica o Pritzker 2016. "Quando vemos instalações industriais, especialmente os silos, as ruínas arqueológicas levantam algumas questões", acrescenta.

Proposta do ELEMENTAL para o Art Mill no Qatar. Imagem © ELEMENTAL / Malcolm Reading Consultants
Proposta do ELEMENTAL para o Art Mill no Qatar. Imagem © ELEMENTAL / Malcolm Reading Consultants

O júri do concurso descreveu o projeto como "sereno e austero". Sobre isso, Aravena comentou:

Uma das maiores satisfações é que tenham lido o projeto, que por um lado é monumental, enorme, mas apesar da escala monumental, deve ser um projeto sereno.

Instituições como Human Rights Watch e a Anistia Internacional manifestaram preocupação com as condições de trabalhadores imigrantes no Qatar, situação que tem como exemplo paradigmático a construção dos estádios de futebol para a Copa do Mundo de 2022. Sobre o caso, Aravena disse:

Um dos temas que fez parte de nossa proposta foi não apenas o desenho de um edifício, mas como construí-lo. Quais serão, por exemplo, as condições dos trabalhadores. Antes de vencermos o concurso, como parte de seu plano nacional 2030, o Qatar lançou uma declaração de direitos trabalhistas e nossa proposta se enquadrou nessa nova política. 

O Art Mill terá 85 mil metros quadrados e será construído a partir de um consórcio liderado pelo ELEMENTAL e do qual fazem parte também a SBP (engenharia estrutural), a Transsolar (engenharia do solo) e a consultora canadense Stantec.

Até o momento, os valores e prazo de construção do Art Mill não foram divulgados.

Vía El Mercurio.

Sobre este autor
Cita: Valencia, Nicolás. "Alejandro Aravena compartilha detalhes do mega projeto cultural do ELEMENTAL no Qatar" [Alejandro Aravena comparte detalles del megaproyecto cultural de ELEMENTAL en Qatar] 05 Fev 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/888295/alejandro-aravena-compartilha-detalhes-do-mega-projeto-cultural-do-elemental-no-qatar> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.