Steven Holl Architects propõe nova tipologia residencial inspirada no paraquedismo

Steven Holl Architects propõe nova tipologia residencial inspirada no paraquedismo

A proposta conjunta de Steven Holl Architects e Kamen Architecture Art-Group acaba de vencer o concurso internacional de arquitetura para projetar um novo conjunto residencial de uso misto no distrito de Tushino em Moscou, na Rússia, superando propostas de experientes escritórios como o Studio Fuksas, Zaha Hadid Architects, Mad Global, e Tsimailo, Lyashenko & Partners.

Habitação, espaços sociais e instalações educacionais compõe o conjunto deste projeto, o qual foi inspirado pela história do lugar onde será implantado, uma antiga base aérea de paraquedismo. A partir disso, a proposta de Steven Holl Architects foi criar uma tipologia completamente nova de edifício residencial de uso misto, chamada de "Parachute Hybrids", a qual "combina edifícios residenciais verticais e horizontais permeados por um conjunto de atividades suplementares que encontram-se suspensos ao longo das torres, como paraquedistas congelados no céu de Moscou".

Steven Holl Architects propõe nova tipologia residencial inspirada no paraquedismo - Mais Imagens+ 3

Cortesia de Steven Holl Architects/Art-group Kamen

O principal objetivo do projeto, solicitado pela construtura responsável Vi Holding, seria a configuração de um "ambiente residencial confortável" que pudesse contemplar os mais variados perfis econômicos de moradores, além de contar com uma série de outras estruturas como spas, piscinas, cafés e lounges, bem como um novo jardim de infância e uma escola de ensino fundamental. Estas instituições educacionais funcionam como unidades autônomas dentro do complexo, edifícios singulares que tiram partido da iluminação natural e dos espaços verdes ao seu redor.

As grandes aberturas circulares nas fachadas das torres residenciais comunicam a existência destes espaços específicos de convívio, e além disso, amarram o caráter geométrico do conjunto como um todo. Os edifícios estão dispostos em torno a um grande espaço público em forma de jardim, maximizando a incidência de luz natural e criando uma série de playgrounds inspirados pelo paraquedismo, fazendo referência à história do lugar.

Cortesia de Steven Holl
Cortesia de Steven Holl Architects/Art-group Kamen
Cortesia de Steven Holl Architects/Art-group Kamen

A sustentabilidade foi um elemento de extrema importância ao longo do desenvolvimento do projeto, manifestado-se através de suas coberturas verdes, brises, na maneira em que incorpora a iluminação natural, filtragem e reutilização de águas pluviais além de sistemas geotérmicos para controle de temperatura. As torres residenciais contam com aberturas manuais, atípicas neste tipo de empreendimento, que proporcionam além de um bom isolamento dos edifícios no inverno, varandas ventiladas ao ar livre para os meses mais quentes. Caminhos ecológicos foram planejados para atravessar o terreno em toda a sua extensão, conectando o conjunto ao rio Moscou.

Cortesia de Steven Holl Architects/Art-group Kamen
Cortesia de Steven Holl Architects/Art-group Kamen

"Tushino poderá se transformar em um importante modelo urbano para edifícios urbanos de alta densidade no século XXI, configurado a partir dos espaços públicos que ele incorpora", disse Steven Holl. "A nova tipologia que estamos propondo, foi fundamentalmente inspirada na história do lugar, ou seja, é uma resposta direta as características pré-existentes do local".

A primeira fase do projeto deverá ser entregue até o dia 15 de março deste ano e servirá como base para a definição do cronograma de obras.

Cortesia de Steven Holl

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Lynch, Patrick. "Steven Holl Architects propõe nova tipologia residencial inspirada no paraquedismo" [Steven Holl Architects Create New Residential Typology on Moscow Paratrooper Site] 03 Fev 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/888124/steven-holl-architects-propoe-nova-tipologia-residencial-inspirada-no-paraquedismo> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.