Um grupo de estudantes do projeto Dartmoor Arts -liderados pelo arquiteto Jerry Tate-, projetou e construiu uma ponte em apenas cinco dias, vivenciando a experiência prática da construção em escala real.
A estrutura de madeira de 19 metros de comprimento se localiza em Devon, Inglaterra, e é composta por uma plataforma que emerge de um lado do rio e se direciona para as árvores, fechando e abrindo os triângulos que a envolvem para controlar as perspectivas internas.
O início de "I, Robot" nos transporta de maneira eloquente graças ao, sempre meticuloso, trabalho do diretor Alex Proyas, a uma cidade cheia de movimento e prosperidade, onde a robótica e a inteligência artificial substituíram o homem nas suas atividades mais básicas, aumentando consideravelmente a eficiência da sociedade. Os robôs são utilizados para trabalhos pesados e pouco valorizados pelo homem moderno, como limpeza pública, serviços de transporte e trabalhos domésticos, além disso, eles se tornaram fiéis ajudantes no dia-a-dia.
Dentro da Chicago do futuro encontramos uma cidade automática, refletida sobretudo nos meios de transporte urbanos. Gigantescas auto-estradas atravessam a cidade acima do nível do solo em segundos e terceiros níveis, misturando-se com linhas de trem bala que oferecem ao homem um método eficiente e rápido de transporte. Todas elas parecem limpas e seguras, e os problemas de engarrafamento são uma recordação de um século pré-histórico.
Os arquitetos Elena Chiavi,Karl Ebejere Matteo Goldoni compartilharam conosco seu projeto Antiroom, um anfiteatro construído com base em elementos modulares repetidos sobre uma superfície perfeitamente circular, gerando um espaço de encontro, música, dança e apresentações em meio à floresta.
A proposta fazia parte do festival EASA 2014, em que mais de 500 arquitetos e artistas emergentes de cerca de 50 países se reuniram na cidade de Veliko Tarnovo para participar de oficinas, conferências, interações sociais e experiências práticas de construção.
Petare -- PICO + PGRC + Todo por la Praxis. Imagem Cortesia de PICO Estudio
O projeto "Espaços de Paz" está convertendo "áreas de perigo" em "áreas de paz", através do projeto participativo em áreas violentas do país. Liderado pelo escritório venezuelano PICO Estudio, o projeto é o resultado de uma oficina de seis semanas de duração que envolveu cinco grupo de arquitetos - venezuelanos e de outros países. Cada grupo focou no desenvolvimento de um projeto para uma comunidade específica.
Através da transformação dos espaços utilizados, como terrenos vazios e áreas de lixão não regulamentadas, os projetos procuram criar "dinâmicas sociais que convidassem a novas formas de convivência e relações nas comunidades, transformando as categorias fundamentais que regem a vida cotidiana: o uso do tempo e do espaço". A participação da comunidade foi essencial para essa iniciativa.
Halloween é uma tradição de origem anglo-saxã, apesar de não ser tão comum no Brasil, cada ano que passa torna-se mais comum as pessoas se fantasiarem dos mais diversos personagens das histórias de terror junto de decorações de abóboras, morcegos e teias de aranha na noite de 31 de outubro. Como não queremos ficar fora da celebração, preparamos um especial de Cinema e Arquitetura dedicado às cenas mais assustadoras dos clássicos de terror e suspense.
Uma boa cena, vem junto de um roteiro interessante, uma direção precisa e um desenho de atmosferas e espaços cenográficos que façam com que o espectador submerja na trama ao ponto de sentir arrepios. Pensamos, então, nos filmes clássicos de terror e suspense que pairam em nossas cabeças. Logo, escolhemos cuidadosamente as cenas que provocam um maior deleite a nossos olhos de arquiteto, sempre críticos da composição no plano, curiosos quanto ao uso das cores e a espera de um enquadramento perfeito.
A seguir, apresentamos o nosso especial do Dia das Bruxas.
Os arquitetos de Serrano + Baquero Arquitectos compartilharam conosco seu projeto "Viagem ao Interior de um Horto", a recuperação de um horto abandonado na localidade de Nigüelas, em Granada, Espanha. Seu projeto não é apenas um exercício de memória, mas também proporciona a seus habitantes um novo espaço público que reativa o horto - agora de gestão coletiva - e inclui um parque e um palco para um cinema de verão, apresentações e concertos.
No último episódio do podcast 99% Invisible, Roman Mars aborda o trabalho do arquiteto pouco conhecido Friedensreich Hundertwasser, frequentemente citado por suas formas curvas e coloridas. De seu nome a suas ideias pouco usuais transformadas em manifestos, é evidente que Hundertwasser não foi um arquiteto comum. Ouça o podcast e confira alguns dos trabalhos desse artista e arquiteto austríaco, a seguir.
O artista português Alexandre Farto, mais conhecido como Vhils, cria sua arte de forma impactante. Em um de seus projetos, “Scratching the Surface”, o artista nos expõe a dicotomia existente entre a construção e destruição "cravando" sua obra em paredes que fazem face ao espaço público.
Confira uma breve biografia enviada pelo artista e mais sobre o seu trabalho, a seguir.
O filme "Distrito 9", do diretor Blomkamp, foi desde o momento da sua estreia uma sensação, já que simbolizava inovações tanto em sua cinematografia quanto na visão do gênero da ficção científica, para nos mostrar uma história de alienígenas desde um ponto de vista totalmente diferente. Aqui os vilões não são eles e sim nós, e ainda que o conflito seja novamente por um território, é visível que a tecnologia futurista e a própria presença extraterrestre não sejam mais que uma desculpa para apresentar um retrato da sociedade atual.
Atualmente, a indústria petroquímica busca ansiosamente por novos materiais orgânicos que eventualmente possam substituir aqueles derivados do petróleo. Ainda que estas investigações estejam em fase inicial, são muito significativas para o campo da arquitetura e construção.
Essa estação receptora de gás, projetada pelo Studio Marco Vermeulen, é revestida por painéis fabricados com Nabasco, um composto de bioresina e fibras de cânhamo produzido pela NPSP Composites, transformando-se na primeira fachada do mundo a ser construída com base em resíduos orgânicos.
Steven Spielberg é um renomado cineasta cujo trabalho sempre se caracterizou por mostrar um alto padrão de qualidade, não sempre perfeito, mas que confere aos seus filmes um contexto formidável em que a fantasia pode se desenrolar sem problemas e o espectador é verdadeiramente transportado a um mundo o qual quase pode tocar com a ponta dos seus dedos.
Para Minority Report, três anos antes da filmagem, Steven reuniu uma comitiva de quinze especialistas de várias áreas como arquitetura, ciência computacional e biomedicina, para que imaginassem como seria o mundo no futuro. Isso levou à criação da "bíblia de 2054", um guia completo de oitenta páginas em que se detalhou o funcionamento econômico, social e tecnológico que mais tarde se converteria no contexto do filme.
Nas cidades romanas, o Fórum era o espaço destinado a acolher as manifestações mais importantes da sociedade, era o cenário da atividade política, econômica, religiosa e judicial da cidade. Desde 2001, o estúdio de arquitetura dirigido por Lola Domènech e arqueólogos especializados planejam a necessidade de adequar museograficamente todo o conjunto arqueológico, já que um dos principais problemas detectados era que o visitante não poderia reconhecer com clareza as diferentes zonas, espaços e edifícios que conformavam o Fórum.
Sob dois objetivos principais: garantir a conservação das estruturas originais através de restaurações necessárias e facilitar aos visitantes de Empúries o acesso e a correta interpretação do conjunto monumental da área do Fórum, o projeto pretende, basicamente, recriar a atmosfera da ordem que impera na cidade romana.
A Basílica de Santa Sophia, o Guggenheim de Bilbao, e o Burj Khalifa estão entre as 90 obras que o Pop Chart Lab considerou como "as maiores realizações arquitetônicas da humanidade desde a pré-história." Essas obras foram reunidas nesse infográfico em estilo cópia heliográfica que celebra os maiores feitos da arquitetura.
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Either/Or Newmarch, papel cortado, 20”x20”, 2013. Imagem Cortesia de Eric Standley
Eric Standley, um artista com sede em Virgínia, constrói incríveis e impressionantes esculturas, principalmente arcos e cúpulas, feitos com mais de 100 complexas camadas de papel cortados a laser que levam meses de planejamento e desenho.
Seus desenhos vetoriais, inspirados inicialmente pela geometria gótica e ornamentação arquitetônica islâmica, se transformam em peças cuidadosamente montadas para criar elaboradas obras tridimensionais de arte. O resultado dessa obra é tão intrinsecamente detalhada que as peças devem ser vistas desde múltiplas perspectivas para serem apreciadas.
Conheça em detalhes esse impressionante trabalho e veja um vídeo, a seguir.
Há alguns meses apresentamos uma análise detalhada do filme "A Origem" de Christopher Nolan. Desta vez, apresentamos uma série de vídeos que nos mostra como foram filmadas algumas de suas cenas, aparentemente sem gravidade ou espacialmente impossíveis.
Veja mais detalhes e os vídeos do making-of, a seguir.
O Fantasma do Futuro foi um êxito total em todo o mundo, no seu formato caseiro. Apesar de não contar com uma estreia nos cinemas do continente americano e europeu, sua popularidade cresceu como espuma através do boca a boca, tanto que hoje é considerado uma obra-prima do cinema cult. Isso se deve ao fato de que as gerações jovens ficaram maravilhadas, não somente pelo deleite visual e pelas incríveis cenas de ação, mas também porque abria um leque de questionamentos filosóficos sobre a origem da nossa própria existência. O que determina nossa humanidade?
O filme se passa em um futuro próximo, onde o desenvolvimento da tecnologia alcançou níveis absurdos, tanto na vida diária como nos avanços militares representados em detalhes no decorrer da história. Sobre tudo, o desenvolvimento da Rede cria um papel fundamental dentro do filme, graças a presença de inteligencias artificias sofisticadas. A pesar de tudo isso, o desenvolvimento da cidade não é uniforme.
BUS Stop é uma obra de arte pública permanente que funcionará como um ponto de ônibus, formada por três grandes esculturas no formato de letras: um B, um U e um S. Um ícone para o bairro e para a cidade de Baltimore, EUA, cada letra tem mais de quatro metros de altura e dois metros de largura. Esta escultura conceitual, que funciona como um espaço de encontro, foi criada pelo coletivo espanhol mmmm...e faz parte da iniciativa TRANSIT - Creative Placemaking with Europe in Baltimore.