O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Arte e Arquitetura: "Scratching the Surface" por Vhils

Arte e Arquitetura: "Scratching the Surface" por Vhils

Arte e Arquitetura: "Scratching the Surface" por Vhils
Arte e Arquitetura: "Scratching the Surface" por Vhils, Cans Festival © Vhils
Cans Festival © Vhils

Museu da Eletricidade © Silvia Lopes Lisnave © Vhils Lisboa 2014 © Alexander Silva Alfama © SmartB + 7

O artista português Alexandre Farto, mais conhecido como Vhils, cria sua arte de forma impactante. Em um de seus projetos, “Scratching the Surface”, o artista nos expõe a dicotomia existente entre a construção e destruição "cravando" sua obra em paredes que fazem face ao espaço público.

Confira uma breve biografia enviada pelo artista e mais sobre o seu trabalho, a seguir.

Museu da Eletricidade © Silvia Lopes
Museu da Eletricidade © Silvia Lopes

"Alexandre Farto (1987), tem estado a interagir visualmente com o meio urbano sob o nome de Vhils desde que se iniciou no graffiti no começo da década de 2000. Tendo crescido no subúrbio industrial do Seixal, foi fortemente influenciado pelas transformações decorrentes do intenso desenvolvimento urbano que Portugal sofreu nas décadas de 1980 e 1990.

Lisnave © Vhils
Lisnave © Vhils

Começou a trabalhar com a técnica de stencil e suportes não convencionais por volta de 2004, assim como a expor o seu trabalho com o colectivo VSP. Em 2006 juntou-se à prestigiada Vera Cortês Agência de Arte, que levou à sua participação em várias exposições colectivas e à sua primeira exposição individual no início de 2008.

Lisboa 2014 © Alexander Silva
Lisboa 2014 © Alexander Silva

Mudou-se para Londres em 2007 para estudar na University of the Arts (Central St Martins College of Art and Design). Em 2008 participou no Cans Festival, em Londres, onde a sua inovadora técnica de escavação – que forma a base da série “Scratching the Surface” – foi exposta a um público internacional pela primeira vez, tendo sido aclamada pela crítica.

Alfama © SmartB
Alfama © SmartB

Tem estado a apresentar o seu trabalho em festivais de arte urbana, exposições individuais e colectivas e intervenções site-specific à volta do mundo desde então. Um ávido experimentalista, tem desenvolvido a sua estética do vandalismo numa multiplicidade de suportes – da pintura stencil à escavação de paredes, de explosões pirotécnicas à modelação 3D – expandindo os limites da expressão visual. Vhils trabalha actualmente com a Lazarides Gallery (Reino Unido), Vera Cortês Agência de Arte (Portugal), e Magda Danysz Gallery (França e China)."

Em Setembro/Outubro de 2012, Vhils e sua equipe passaram um mês na Providência, Rio de Janeiro, desenvolvendo um projeto artístico cravando os retratos de alguns dos moradores da favela que foram despejados, para obras da copa, no que restou de suas casas. Os vídeos de tal intervenção podem ser vistos abaixo: 

Para saber mais sobre o artista e ver outras obras, clique aqui.

Ver a galeria completa

Sobre este autor
Victor Delaqua
Autor
Cita: Victor Delaqua. "Arte e Arquitetura: "Scratching the Surface" por Vhils" 19 Out 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/755624/arte-e-arquitetura-scratching-the-surface-por-vhils> ISSN 0719-8906