Cinema e Arquitetura: como foram filmadas as cenas impossíveis de "A Origem"?

Há alguns meses apresentamos uma análise detalhada do filme "A Origem" de Christopher Nolan. Desta vez, apresentamos uma série de vídeos que nos mostra como foram filmadas algumas de suas cenas, aparentemente sem gravidade ou espacialmente impossíveis.

Veja mais detalhes e os vídeos do making-of, a seguir.

A cena de luta em um corredor de gravidade zero foi feita mediante a construção de uma enorme estrutura giratória, que obrigou os atores a estudar com atenção cada um de seus movimentos.

Locada num hangar de aviões em Londres, a estrutura permite a rotação em 360 graus de um corredor horizontal e um vertical, entre outros. A cena foi filmada em três semanas.

A famosa escada impossível de "Penrose" - que vai para cima e para baixo, infinitamente - é construída através da ilusão de ótica e o manejo de câmeras. Aparentemente, ao percorrê-la, no final sempre se retorna ao princípio e todo o percurso se inicia novamente.

Desde a maioria de seus ângulos a estrutura não serve para nada, mas desde o ângulo correto, seus efeitos se escondem e aparece o impossível. Na cena, a escada é apresentada justamente para mostrar o caso de uma "arquitetura paradoxal", que funciona somente quando for vista de uma perspectiva específica. 

* Veja, em detalhe, as 18 cenas que conectam este filme com a arquitetura, no seguinte link.

Sobre este autor
Cita: Tomás, José. "Cinema e Arquitetura: como foram filmadas as cenas impossíveis de "A Origem"?" [Cine y Arquitectura: cómo se filmaron las escenas imposibles de "Inception"] 03 Out 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/628119/cinema-e-arquitetura-como-foram-filmadas-as-cenas-impossiveis-de-a-origem> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.