O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Hundertwasser e a luta contra a linha reta

Hundertwasser e a luta contra a linha reta

Hundertwasser e a luta contra a linha reta
Hot Springs Village, Bad Blumau, Styria, Áustria. Imagem © Flickr CC User Enrico Carcasci
Hot Springs Village, Bad Blumau, Styria, Áustria. Imagem © Flickr CC User Enrico Carcasci

No último episódio do podcast 99% Invisible, Roman Mars aborda o trabalho do arquiteto pouco conhecido Friedensreich Hundertwasser, frequentemente citado por suas formas curvas e coloridas. De seu nome a suas ideias pouco usuais transformadas em manifestos, é evidente que Hundertwasser não foi um arquiteto comum. Ouça o podcast e confira alguns dos trabalhos desse artista e arquiteto austríaco, a seguir.

Green Citadel, Magdeburg, Alemanha. Áustria© Flickr user johnsam Altenrhein Markthalle, AltenRhein, Suíça. Áustria© Flickr CC User Peter Visser Casa na Alemanha. Imagem © Flickr CC User Andy (germany-explorer.com) Waldspirale, Darmstadt, Alemanha. Imagem © Flickr CC User Jean-Pierre Dalbéra + 12

Kuchlbauer-Turm, Abensberg, Alemanha. Imagem © Flickr CC User Heribert Pohl
Kuchlbauer-Turm, Abensberg, Alemanha. Imagem © Flickr CC User Heribert Pohl

Em sua introdução, Mars nota que é muito mais fácil fazer edifícios com linhas retas do que através de superfícies curvas. Edifícios ortogonais constituem, de longe, a geometria mais comum no ambiente construído e são com frequência mais eficientes em termos econômicos e mais fáceis de serem construídos. Contudo, alguns arquitetos assumiram uma abordagem diferente de projeto ao conceitualizar o espaço como uma oportunidade para desenvolver formas.

Hundertwasser e a luta contra a linha reta, Kunsthaus Abensberg, Abensberg, Alemanha. Imagem © Flickr CC User novofotoo
Kunsthaus Abensberg, Abensberg, Alemanha. Imagem © Flickr CC User novofotoo

Hundertwasser é particularmente conhecido por sua abordagem artística à arquitetura e se tornou originalmente famoso por suas pinturas abstratas e psicodélicas. Posteriormente desenvolveu edifícios que se parecem com seus trabalhos artísticos e incorporam suas crenças na natureza e expressão individual. Alguns críticos de arquitetura rejeitam seu trabalho, citando-o como kitsch, no entanto, o que torna Hundertwasser memorável é o fato de ter sido um dos primeiros adeptos da arquitetura ecológica, enfatizando como os edifícios podem crescer e mudar através da vegetação.

Green Citadel, Magdeburg, Alemanha. Áustria© Flickr user johnsam
Green Citadel, Magdeburg, Alemanha. Áustria© Flickr user johnsam

Dizendo que "hoje a arquitetura é criminalmente estéril", sua Green Citadel em Magdeburg, Alemanha, contrasta bruscamente com muitos dos edifícios adjacentes da era soviética. Ele era a favor de tudo o que trouxesse o ser humano para próximo da natureza, inclusive aceitar o mofo em sua casa através de seu "manifesto do mofo".

Waldspirale, Darmstadt, Alemanha. Imagem © Flickr CC User Jean-Pierre Dalbéra
Waldspirale, Darmstadt, Alemanha. Imagem © Flickr CC User Jean-Pierre Dalbéra

Hundertwasser projetava seus edifícios na esperança de que tivessem um caráter único e oferecessem a seus ocupantes um chance de expressão individual. Contrario à noção convencionar do papel do arquiteto na construção, Hundertwasser permitia que a natureza e a expressão individual dos moradores caracterizassem suas obras.

Hundertwasserhaus em Viena, Áustria. Imagem © Flickr CC User harry_nl
Hundertwasserhaus em Viena, Áustria. Imagem © Flickr CC User harry_nl

Embora muitas das ideias e manifestos de Hundertwasser possam parecer extravagantes, os elementos fundamentais que ele favorecia no ambiente construído, como a afinidade pela natureza, se tornaram, posteriormente, onipresentes. Dê uma olhada em algumas de suas principais obras na galeria abaixo.

Cita: Rawn, Evan. "Hundertwasser e a luta contra a linha reta" [The Latest 99% Invisible: Hundertwasser and His Fight Against the Godless Line] 24 Out 2014. ArchDaily Brasil. (Trad. Romullo Baratto) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/755853/hundertwasser-e-a-luta-contra-a-linha-reta> ISSN 0719-8906