Já existem modelos viáveis de moradias de qualidade a preços acessíveis

Este artigo foi publicado originalmente no Common Edge.

Na reedição desta semana, o autor Walter Jaegerhaus explora o desafio da habitação nos EUA, traçando uma linha do tempo da evolução de diferentes soluções arquitetônicas de todo o mundo. Buscando "inspirar arquitetos de hoje a criar novas opções de habitação" e esperando "que os EUA possam novamente abraçar suas origens experimentais e testar novas ideias e métodos", o artigo destaca exemplos da Europa e das Américas.

Já existem modelos viáveis de moradias de qualidade a preços acessíveis - Imagem 2 de 17Já existem modelos viáveis de moradias de qualidade a preços acessíveis - Imagem 3 de 17Já existem modelos viáveis de moradias de qualidade a preços acessíveis - Imagem 4 de 17Já existem modelos viáveis de moradias de qualidade a preços acessíveis - Imagem 5 de 17Já existem modelos viáveis de moradias de qualidade a preços acessíveis - Mais Imagens+ 12

Historicamente, o déficit habitacional experimentado por muitas cidades dos EUA não é o único. Um problema semelhante atormentou as cidades em industrialização no final do século XIX e se tornou crítico após a Primeira Guerra Mundial, especialmente em países que perderam esse conflito. As nações afetadas tomaram medidas corretivas extraordinárias; muitas delas foram politicamente motivadas e fortaleceram os ideais social-democratas subjacentes. Mas, os profissionais de arquitetura também participaram e responderam com inúmeras inovações e experimentos que, por sua vez, geraram discussões muito necessárias sobre o uso do espaço compartilhado e a qualidade de vida que os cidadãos deveriam poder desfrutar.

Em grande parte dos EUA, experimentação e inovação estão em falta hoje. Batalhas travadas amargamente entre os defensores das casas unifamiliares e aqueles que querem que a maioria de nós viva em apartamentos cada vez menores em longos corredores de vários andares fazem as pessoas acreditarem em um jogo soma-zero por recursos finitos. O que está faltando é uma nova centelha criativa que pode elevar a discussão a um nível onde todos possam sair vencendo. Pode ser útil revisitar experimentos anteriores de habitação para nos lembrar como esses problemas já foram resolvidos de forma inovadora. Isso deve inspirar os arquitetos hoje a criar novas opções de habitação, além de inspirar os investidores a construí-las, e os municípios a permitir essas escolhas em seus regulamentos.

Um dos primeiros modelos utópicos de cidades saudáveis foram as Cidades Jardim. As densidades alcançadas nelas são mais altas do que nos subúrbios de hoje; construídas antes do uso generalizado do automóvel, era necessário oferecer mobilidade acessível por meio do transporte público. As cidades-jardim originais surgiram perto de Londres, mas outras foram construídas em muitos países. Entre os exemplos mais famosos dos Estados Unidos estão Sunnyside Gardens, em Queens, Nova York, e Baldwin Hills Village, em Los Angeles, ambos locais estimados que, infelizmente, tiveram pouca influência na expansão que acabou crescendo em torno deles.

Já existem modelos viáveis de moradias de qualidade a preços acessíveis - Imagem 8 de 17
Baldwin Hills Village, Los Angeles. Via Los Angeles Times. Imagem cortesia de Creative Commons

Existem também algumas cidades-jardim notáveis em Berlim. As seis propriedades residenciais modernistas de Berlim da década de 1920 combinam abordagens inteligentes de planejamento, estilo e paisagismo. Hoje, elas continuam sendo exemplos mais conhecidos de habitação social modernista e reforma inovadora. Sua importância arquitetônica internacional foi homenageada com o status de Patrimônio Mundial da UNESCO em 2008.

Já existem modelos viáveis de moradias de qualidade a preços acessíveis - Imagem 16 de 17
Horseshoe Estate, um dos seis conjuntos habitacionais do modernismo de Berlim, de Bruno Taut. Via sdg21. Imagem cortesia de Creative Commons

Ao mesmo tempo, no norte da Europa, Mies van der Rohe começou a fazer experiências de casas com pátio como uma versão alternativa em um tecido urbano intensificado. Ele se referiu a isso como "uma ideia arquitetônica realmente boa". Seus projetos não foram realizados, mas a ideia foi retomada por outros após a Segunda Guerra Mundial. Em 1953, Jorn Utzon inspirou-se nas casas rurais vernáculas dinamarquesas para as Casas Kingo. Seu desenho formou um protótipo para o segundo projeto de habitação com pátio de Utzon, as Casas de Fredensborg, concluído em 1963. Elas foram chamadas de melhor exemplo escandinavo de habitação.

Já existem modelos viáveis de moradias de qualidade a preços acessíveis - Imagem 7 de 17
Fredensborg Housing, de Jorn Utzon. Via Fredensborg House. Imagem cortesia de Creative Commons

A tradição de habitação com pátio em uma cidade-jardim foi então continuada pelo arquiteto Roland Rainer em uma cidade-jardim em Puchenau, Áustria, desenvolvida em meados da década de 1960. Este município rejeitou as formas convencionais de habitação (por exemplo, moradias isoladas), que teriam destruído muitas terras aráveis. Toda a cidade-jardim compreende 983 unidades habitacionais. A maioria delas são edificações de pátio, com uma parte menor sendo casas com terraço ou apartamentos. Parte do estoque habitacional é para aluguel, mas também há unidades para compra em edifícios de até quatro andares. Este tipo de construção apresenta pátios com jardim exclusivos. Paredes perimetrais de concreto substituem os desperdícios de terra e formam proteção contra intempéries e ruído. Em um clima onde a proteção do vento e do frio é bem-vinda, a temperatura do ar dentro dessas paredes é cerca de 2 graus mais alta e os níveis de ruído são mais baixos. Assim, esses pátios fechados incentivam a vida ao ar livre.

Já existem modelos viáveis de moradias de qualidade a preços acessíveis - Imagem 9 de 17
Cidade Jardim Puchenau, de Roland Rainer. Via Deutsches Architektenblatt. Imagem cortesia de Creative Commons

Mas as cidades-jardim eram apenas uma das soluções possíveis. Para o planejamento urbano progressivo e a administração municipal, “Red Vienna” (1919–1934) continua sendo um ponto de referência internacional. Mais conhecido por seus programas habitacionais, este projeto municipal radical também envolveu melhorias sociais abrangentes que incluíram cuidados de saúde, educação, creches e esforços de reforma cultural. O projeto municipal de “Red Vienna” não era apenas um programa habitacional, mas um programa para criar um ambiente urbano mais justo. Em 1934, em apenas sete anos, 200.000 pessoas (10% da população de Viena) foram alojadas em mais de 400 grandes projetos. Por meio desses empreendimentos, a cidade criou uma vasta infraestrutura de serviços de saúde e bem-estar, clínicas, creches, escolas, instalações esportivas, bibliotecas públicas, teatros, cinemas e outras instituições.

O efeito catalítico do Gemeindebauten (edifícios residenciais construídos pelo governo municipal) tinha uma afinidade simbiótica com a nova ferrovia municipal de Viena. Neste modelo urbano orientado para o trânsito, o Wiener Stadtbahn (sistema de transporte público) foi uma grande obra de engenharia que envolveu a construção de estações, viadutos e pontes em toda a cidade e um componente do projeto urbano que ligou fisicamente a cidade antiga à nova infraestrutura. Estilisticamente, edifícios modestos complementavam o resto da cidade, em vez de se distanciarem esteticamente. Eles distribuíram os serviços sociais e equipamentos culturais fornecidos pelo município social-democrata por toda a cidade. Ao fazer isso, o Gemeindebauten sinalizou para seus inquilinos da classe trabalhadora que eles não eram mais, como disse Karl Marx, “estranhos sem propriedade em uma sociedade que não era deles”.

Já existem modelos viáveis de moradias de qualidade a preços acessíveis - Imagem 11 de 17
Rabenhof, um dos mais de 400 projetos de habitação pública de Red Vienna. Imagem cortesia de Creative Commons

Outras cidades europeias seguiram o exemplo: Frankfurt am Main ("New Frankfurt"), Zürich ("Red Zürich") e várias outras iniciaram programas como o de Viena no início da Primeira Guerra Mundial, mas nenhuma foi tão expansiva ou ambiciosa.

A habitação social na América do Norte tem uma história muito mais conturbada. No entanto, em Montreal, na década de 1960, um jovem graduado em arquitetura chamado Moshe Safdie teve a chance de construir seu projeto de tese como um experimento em pré-fabricação (construção modular) e habitação social para a Expo 1967. De acordo com a Wikipedia:

O Habitat 67 compreende 354 formas de concreto pré-fabricadas idênticas dispostas em várias combinações, atingindo até 12 andares de altura. O complexo continha originalmente 158 apartamentos, mas vários foram unidos para criar unidades maiores, reduzindo o número total. O empreendimento foi projetado para integrar os benefícios das residências suburbanas - ou seja, jardins, ar puro, privacidade e ambientes com vários níveis - com a economia e a densidade de um prédio de apartamentos urbano e moderno. Acreditava-se que ilustrava o novo estilo de vida no qual as pessoas viveriam em cidades cada vez mais populosas ao redor do mundo.

Já existem modelos viáveis de moradias de qualidade a preços acessíveis - Imagem 2 de 17
Habitat 67, Montreal, por Moshe Safdie. Imagem cortesia de Creative Commons

Na década de 1970, os planejadores urbanos de Rotterdam tentaram conectar duas áreas residenciais em uma estrada movimentada. A resposta foi um conjunto habitacional com Casas Cubo. Com 38 unidades regulares e dois “supercubos”, cada residência cúbica inclinada é sustentada por um pilar hexagonal, alguns deles no topo de uma ponte de pedestres abrangendo a rua Blaak de quatro faixas. O projeto resolveu o problema de planejamento urbano e criou algumas residências altamente exclusivas no processo.

Já existem modelos viáveis de moradias de qualidade a preços acessíveis - Imagem 4 de 17
Cube Houses, Rotterdam, de Piet Bloom. Imagem cortesia de Creative Commons

No Reino Unido, um programa notável de habitação pública foi realizado na forma de “habitação social”, muitas vezes por meio de soluções arquitetônicas interessantes. Um desses projetos foi o tipo “zigurate” de conjunto habitacional, em que o projeto e a disposição do edifício geralmente protegem contra perturbações ambientais, como uma estrada ou uma linha de trem. O Alexandra Road Estate no bairro londrino de Camden foi concluído em 1978. Junto com os apartamentos, o projeto também inclui uma escola, um centro comunitário, um clube de jovens, um complexo de aquecimento e um parque.

Já existem modelos viáveis de moradias de qualidade a preços acessíveis - Imagem 6 de 17
Alexandra Road Estate, Camden, por Neave Brown. Imagem cortesia de Creative Commons

Uma tentativa mais radical de integrar a habitação à infraestrutura automobilística foi criada em Berlim. Em 1981, a cidade experimentou um esquema habitacional sobre a recém-inaugurada A100 Autobahn. A Autobahnüberbauung Schlangenbader Strasse criou 520 novos apartamentos para grupos de renda variada, ocupando minimamente terrenos não urbanizados.

Já existem modelos viáveis de moradias de qualidade a preços acessíveis - Imagem 3 de 17
Schlangenbader Straße Housing, Berlim, de Georg Heinrich. Imagem cortesia de Creative Commons

Nem todo experimento aborda os aspectos funcionais ou sociais da vida. Alguns simplesmente se concentram na criação de um tipo diferente de estética. As muitas vezes criticadas aparências “quadradas” e homogêneas do projeto de moradias contemporâneas levaram à alienação visual dos residentes de suas casas. Houve várias respostas interessantes para corrigir isso. Raciocinando que as pessoas se sentiriam mais apegadas às suas casas se pudessem influenciar na aparência delas em esfera pública, o arquiteto belga Lucien Kroll as envolveu no projeto dos edifícios. Seu trabalho mais famoso é o Medical Faculty da University of Leuven, Bélgica (1970–76). Esses edifícios geraram controvérsia generalizada, sua aparência fragmentada e improvisada - o resultado de um processo de design participativo deliberado - um contraste gritante com o hospital adjacente massivo e repetitivo.

Já existem modelos viáveis de moradias de qualidade a preços acessíveis - Imagem 13 de 17
Alojamento da Faculdade de Medicina da Universidade de Leuven, por Lucien Kroll. Imagem cortesia de Creative Commons

Outro método para alterar a aparência típica de um edifício é envolver os artistas na criação. A cidade de Viena colaborou com o pintor F. Hundertwasser para criar um bloco habitacional mais humano. Embora esse estilo tenha sido inicialmente usado em um projeto de habitação social, ele foi rapidamente adaptado para vários projetos de preço de mercado em toda a Europa.

Já existem modelos viáveis de moradias de qualidade a preços acessíveis - Imagem 15 de 17
Habitação Social em Viena, uma colaboração da cidade com Friedensreich Hundertwasser. Imagem cortesia de Creative Commons

A partir da década de 1970, Ricardo Bofill embarcou na produção massiva de moradias sociais fora de Paris, usando elementos simbólicos que deram aos blocos habitacionais construídos de maneira barata expressões monumentais, tentando criar um “Versalhes para o povo”. A composição "clássica" de Bofill deveria resolver a monotonia da pré-fabricação. O projeto também experimentou novos modelos de terreno e novos modelos de família. As pessoas podem habitar dois ou três módulos horizontalmente ou verticalmente. Todo o financiamento, construção e venda dos apartamentos foi feito pelo arquiteto.

Já existem modelos viáveis de moradias de qualidade a preços acessíveis - Imagem 14 de 17
Habitação Social em Paris, de Ricard Bofill. Imagem cortesia de Creative Commons

Em Viena, houve até tentativas de criar projetos de vida social em arranha-céus como um antídoto para as extensas casas unifamiliares que cresciam por toda parte. Wohnpark Alterlaa, um parque residencial, foi projetado por Harry Glück, construído entre 1968 e 1985, e contém 3.200 apartamentos com toda a infraestrutura necessária para um bairro desse porte.

As torres ainda são muito valorizadas por seus moradores pela qualidade de vida, segurança e diversidade de uso. A filosofia de Glück era "construir para as classes mais baixas com a qualidade que as pessoas ricas gostam - perto da natureza e da água". Por isso, quase todos os seus apartamentos possuem amplas varandas ajardinadas e piscina na cobertura.

Já existem modelos viáveis de moradias de qualidade a preços acessíveis - Imagem 10 de 17
Wohnpark Alt-Erlaa, de Harry Glück. Imagem cortesia de Creative Commons

Hoje, a experimentação de projeto no exterior está viva e bem, contribuindo para uma ampla variedade de soluções habitacionais. Em muitas cidades dos EUA, vários desses possíveis tipos de habitação não são permitidos por zoneamento, direcionando as opções de construção disponíveis para casas independentes ou apartamentos de alta densidade. Mas este não é o caso em outros lugares. Dispondo de todo o espectro de diferentes tipologias de edifícios, novas soluções surgem constantemente.

Já existem modelos viáveis de moradias de qualidade a preços acessíveis - Imagem 17 de 17
Cortesia de Creative Commons

Um exemplo espetacular é o Markthal, localizado no centro de Rotterdam. Formado por apartamentos dispostos em forma de um arco gigante, o edifício possui uma vibrante praça embaixo. Uma série de restaurantes ativa o andar térreo. Este é um empreendimento na taxa de mercado que inclui um enorme benefício público, o mercado em um novo tipo de praça pública.

Já existem modelos viáveis de moradias de qualidade a preços acessíveis - Imagem 12 de 17
The Markthal, Rotterdam, por MVRDV. Imagem cortesia de Creative Commons

Como uma câmara de compensação de vários anos de experimentação e inovação, a atual IBA em Viena está exibindo e celebrando uma ampla gama de exemplos construídos. Esses experimentos foram além da arquitetura, criando uma ecologia completamente nova de habitação urbana que envolve novas formas de terrenos, métodos de planejamento e construção, formas de co-habitação, modelos de financiamento e muito mais, além de abordar os muitos aspectos de integração social e sustentabilidade que continuarão sendo desafios para a geração atual.

Já existem modelos viáveis de moradias de qualidade a preços acessíveis - Imagem 5 de 17
Exposição Internacional de Construção, Viena. Via Der Tagesspiegel. Imagem cortesia de Creative Commons

É de se esperar que os EUA possam abraçar novamente suas origens experimentais e testar novas ideias e métodos. Existem muitas provas de que os métodos convencionais não são capazes de lidar com os crescentes problemas urbanos. Nos EUA, funcionários públicos, incorporadores de imóveis e arquitetos precisarão tentar algo novo. Vale a pena perguntar a eles: O que temos a perder?

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Jaegerhaus, Walter . "Já existem modelos viáveis de moradias de qualidade a preços acessíveis" [We Already Have Viable Models for Quality Affordable Housing] 30 Jul 2021. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/964379/ja-existem-modelos-viaveis-de-moradias-de-qualidade-a-precos-acessiveis> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.