O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Artigos
  3. Os 116 melhores livros de arquitetura para profissionais e estudantes

Os 116 melhores livros de arquitetura para profissionais e estudantes

Os 116 melhores livros de arquitetura para profissionais e estudantes
Os 116 melhores livros de arquitetura para profissionais e estudantes, © Leandro Fuenzalida | ArchDaily
© Leandro Fuenzalida | ArchDaily

Preparamos uma lista abrangente com 116 livros de arquitetura e temas relacionados que consideramos interessantes para ampliar seus conhecimentos sobre a disciplina.

Buscamos títulos de diferentes partes do mundo com o objetivo de apresentar visões que dizem respeito a contextos culturais distintos. De compilações de ensaios e teorias sobre o crescimento das cidades a romances que flertam com a arquitetura e séries de ilustrações e gravuras.

Veja, a seguir, nossas sugestões acompanhadas por uma breve descrição.

Fundamentais

The Image of the City / Kevin Lynch

Neste clássico dos anos 1960, Kevin Lynch apresenta estudos de como as cidades são percebidas e imaginadas e mostra como suas descobertas podem impactar a construção e a reconstrução de cidades.

Complexity and Contradiction in Architecture / Robert Venturi

Um "manifesto gentil para uma arquitetura não-direta", "Complexidade e Contradição em Arquitetura de Venturi" expressa nos termos mais convincentes e originais a rebelião pós-moderna contra o purismo do modernismo.

A Pattern Language: Towns, Buildings, Construction / Christopher Alexander, Sara Ishikawa, Murray Silverstein

Todo projeto representa um problema a ser resolvido. Neste livro, Christopher Alexander propõe uma catalogação de tipos de problemas (ou desafios de projeto) e analisa o que está por trás de cada situação, descrevendo-as em sua essência e propondo uma padrão de soluções.

Neufert Architects' Data / Ernst Neufert, Peter Neufert

Apresenta padrões de medidas apropriadas e dicas de desenho ergonômico. Livro muito útil para qualquer profissional da arquitetura.

Learning from Las Vegas / Denise Scott Brown, Robert Venturi, Steven Izenour

Seminal trabalho para a história da arquitetura, os autores analisam a "strip" de Las Vegas para compreender melhor a arquitetura comum e ordinária, ao invés de edifícios emblemáticos, proclamados pelo modernismo.

Theorizing a New Agenda for Architecture: An Anthology of Architectural Theory 1965 - 1995 / Kate Nesbitt (org)

Uma coleção dos ensaios mais importantes e seminais no campo da arquitetura publicados entre 1965 e 1995.

Modern Architecture: A Critical History (Fourth Edition) / Kenneth Frampton

Um dos livros mais completos e relevantes sobre arquitetura moderna, na quarta edição, Frampton acrescentou uma nova seção importante à sua obra-prima, que explora os efeitos da globalização na arquitetura em todo o mundo.

The Architecture of the City / Aldo Rossi

Livro obrigatório e mundialmente aclamado que propõe uma reflexão crítica sobre o valor da memória coletiva na arquitetura (da cidade).

Ten Canonical Buildings: 1950-2000/ Peter Eisenman

Baseado em diagramas e desenhos, Peter Eisenman fornece evidências de como alguns renomados arquitetos do século XX mudaram nossa maneira de pensar.

Athmospheres / Peter Zumthor

Peter Zumthor destaca a importância das sensações na construção de "atmosferas", buscando criar espaços de qualidade para o desenvolvimento das pessoas.

In Praise of Shadows / Junichiro Tanizaki

A obra apresenta a beleza da arquitetura oriental.

Conversations with Students (Architecture at Rice) / Louis Kahn

Conversas entre Louis Kahn e estudantes em diferentes aulas e seminários.

The Seven Lamps of Architecture / John Ruskin

"Saiba o que você tem que fazer e faça", frase dita por John Ruskin, que em poucas palavras resume todo o conteúdo deste livro.

Experiencing Architecture / Eiler Rasmussen

Livro que apresenta como a arquitetura é sensível a diferentes atmosferas.

The Works: Anatomy of the City / Kate Ascher

Depois de anos na escola de arquitetura, você pode entender como um edifício é construído - mas o quanto você realmente entende sobre os processos que fazem com que o prédio funcione? Kate Ascher revisa os sistemas que gerenciam tráfego, água, calor, eletricidade, entre outros, atrelando a arquitetura não apenas a uma imagem do ambiente urbano, mas ao funcionamento atual da cidade.

Theory and Design in the First Machine Age / Reyner Banham

A resposta de Banham à segunda revolução industrial.

Universal Principles of Design / William Lidwell, Kritina Holden, Jill Butler

Este livro explica as disciplinas por trás de projetar qualquer coisa (de uma casa a uma xícara).

The Eyes of the Skin / Juhani Pallasmaa

Este livro é uma leitura rápida, agradável e inspiradora - e totalmente essencial à medida que continuamos a saga em direção à prática inteiramente digital na arquitetura. Pallasmaa incentiva os arquitetos a verem o mundo ao seu redor não apenas com a visão, mas com o toque, o som e outros sentidos.

Superstudio: Life without objects / Peter Lang

Este livro expõe o trabalho de um dos grupos de arquitetura mais famosos para a radicalização e crítica das utopias.

Yona Friedman: The Dilution Of Architecture / Yona Friedman

Yona Friedman retoma o trabalho de grupos como Archigram para propor cidades que propõem novas maneiras de habitar cidades.

Mutations / Rem Koolhaas, Stefano Boeri, Sanford Kwnter, Nadia Tazi, Hans Ulrich Obrist

"Mutations" reflete sobre as transformações que os processos de aceleração urbana infligem em nosso ambiente e nos espaços em que a arquitetura ainda pode operar.

The Poetics of Space / Gaston Bachelard

Livro muito bem escrito sobre a poética do espaço da casa. A obra explora a filosofia do espaço e como este se relaciona com memórias e sonhos.

Guias e Cartilhas Técnicas

Architectural Acoustics / David Egan

Para muitos arquitetos, projetar para os sentidos geralmente significa simplesmente projetar para visão e toque. Este livro oferece um panorama abrangente do projeto de sons, apresentando desde desenhos detalhados até textos sobre o assunto.

Thermal Delight in Architecture / Lisa Heschong

Em um ambiente cada vez mais climatizado, pode ser fácil controlar o conforto térmico no projeto de um edifício. Mas a arquitetura (especialmente o design vernacular) leva em conta tradições relacionadas ao conforto térmico, dos banhos romanos e jardins islâmicos até as varandas americanas. À medida que a eficiência energética se torna cada vez mais parte da discussão, é sensato tentar aprender com o passado para projetar o futuro.

Detail in Contemporary Architecture Series / Virginia McLeod

Embora sedutores, conceitos raramente são o que torna a experiência de um edifício especial - muitas vezes são os detalhes construtivos os responsáveis por isso. Percebemos como uma parede toca o chão, como um corrimão se curva sob nossa palma, mas como se projetam essas coisas? Este livro oferece uma vasta variedade de exemplos para ajudar arquitetos a detalharem seus projetos.

Elemental: Incremental Housing and Participatory Design Manual / Alejandro Aravena

As experiências de campo desenvolvidas pelo Elemental e Alejandro Aravena são compiladas neste livro que não apenas conta a história da equipe, mas também apresenta suas estratégias de financiamento e métodos participativos.

Arquitectura. Forma, Espacio y Orden / Francis D. K. Ching

Este livro analisa sistematicamente os fundamentos da forma arquitetônica e espaço com base em protótipos e exemplos históricos de todos os períodos, culturas e áreas geográficas.

Arquitetos, Escritórios e Monografias

SMLXL / Rem Koolhaas

Pergunte a qualquer arquiteto sobre os livros mais essenciais da disciplina, e este volume de Rem Koolhaas e Bruce Mau será, sem dúvida, citado. O livro apresenta os projetos do OMA de acordo com sua escala, usando desenhos, colagens, imagens e textos para desafiar o entendimento convencional de arquitetura e cidade.

Cities for People / Jan Gehl

Jan Gehl apresenta seu trabalho mais recente criando (ou recriando) paisagens urbanas para a escala humana. Ele explica claramente os métodos e ferramentas usados para transformar paisagens urbanas pouco receptivas em cidades para pessoas.

We'll Get There When We Cross That Bridge / Amale Andraos and Dan Wood

Estabelecido como uma conversa entre os co-fundadores do WORKac, Amale Andraos e Dan Wood, o livro é uma mistura entre portfolio e uma discussão apaixonada sobre questões relevantes para a prática. É uma visão inestimável sobre como uma das empresas contemporâneas mais interessantes funciona, pensa e planeja para o futuro.future. 

MOS: Selected Works / Michael Meredith and Hilary Sample

O MOS é um escritório conhecido tanto por sua sagacidade quanto por sua arquitetura. Sua obra, sob um olhar idiossincrático, é animada, irônica e até um pouco estranha. Em resumo, é tão humana quanto nós mesmos.

Design Like You Give a Damn / Architecture for Humanity

Muitos de nós entram no campo com uma crença central de que podemos alavancar a profissão para fazer o bem aos outros. Mas muitas vezes, os lugares que mais precisam de otimismo são os menos propensos a obtê-lo. Design Like You Give a Damn é "o" recurso para design socialmente consciente, reunindo projetos, história e informações sobre o movimento - e o que é possível fazer com um pouco de otimismo.

Yes is More / Bjarke Ingels

Se há um arquiteto conhecido pelo público leigo hoje em dia, provavelmente é Bjarke Ingels. E "Yes is More" é o livro responsável por isso! O livro apresentou ao mundo uma nova maneira de ver e falar sobre arquitetura - viva, aberta e energética. Desde a sua publicação em 2009, todos nós nos unimos à revolução hedonista da BIG, e ela representa um importante passo para a arquitetura.

Slow Manifesto / Lebbeus Woods Blog

Lebbeus Woods, até sua morte em 2012, manteve um blog. Este livro compila alguns dos mais de 300 posts no que provavelmente é a visão mais abrangente de seu gênio em particular. Talvez a única coisa que falte no livro sejam as ilustrações complexas e originais de Wood, que, felizmente, ainda estão disponíveis em seu blog.

Thinking Architecture / Peter Zumthor

Os admiradores da abordagem sensível do arquiteto suíço à construção e à forma devem considerar este texto como leitura obrigatória para a prática. Zumthor apresenta sua filosofia através das lentes de seu próprio trabalho e experiência.

Rafael Moneo: Remarks on 21 Works / Rafael Moneo

Vinte e um projetos cuidadosamente selecionados são apresentados em detalhes, da ideia inicial à construção e término das obras, através de ilustrações feitas pelo fotógrafo de arquitetura Michael Moran.

Thought by Hand / Flores & Prats

Este livro documenta o trabalho do estúdio de arquitetura Flores & Prats, abordando sua maneira de fazer arquitetura através de um processo de projeto artesanal com diferentes tipos de desenhos e detalhes feitos à mão.

The Future Of Architecture / Frank Lloyd Wright

Este trabalho de Frank Lloyd Wright reúne uma grande parte dos escritos e conferências que, ao longo de uma década intensa de sua vida, foram oferecidos para o público. A edição traz textos esclarecedores e essenciais à luz para as novas gerações de estudiosos da arquitetura.

Programs and Manifestoes on 20th-Century Architecture / Ulrich Conrads

Os manifestos arquitetônicos mais influentes de 1903 a 1963, reunidos em ordem cronológica.

Reyner Banham and the Paradoxes of High Tech / Todd Gannon

Todd Gannon lança luz sobre um dos críticos mais influentes da arquitetura, contextualizando os leitores sobre o homem e opiniões por trás de seus escritos. De seu entusiasmo hesitante no Archigram para suas opiniões sobre a arquitetura high tech dos anos 80 e 90, suas opiniões não precisam ser um mistério.

Barcelona supermodelo / Alessandro Scarnato

Alessandro Scarnato explica como Barcelona, uma cidade desvalorizada, se tornou uma cidade global depois que a Espanha recuperou sua democracia nos anos 70.

Teorías e historia de la ciudad contemporánea / Carlos García Vázquez

García Vásquez revela como a cidade contemporânea evolui sob o olhar de psicólogos, historiadores e arquitetos.

Modern Architecture / Alan Colquhoun

Uma extensa visão geral da história, motivações, sucessos e fracassos do movimento modernista na arquitetura, oferecendo um contexto inestimável e inigualável em um tópico já amplamente publicado.

Clip, Stamp, Fold: The Radical Architecture of Little Magazines 196X to 197X / Beatriz Colomina

Uma explosão de pequenas revistas de arquitetura das décadas de 1960 e 1970 que instigaram uma transformação radical na cultura arquitetônica.

The Art-Architecture Complex / Hal Foster

Referência ímpar e necessária para a reflexão sobre arte e arquitetura contemporâneas.

Atlas of Novel Tectonics / Jesse Reiser

Os arquitetos Reiser + Umemoto, de Nova Iorque, usam capítulos curtos e informativos para explicar seu processo de projeto por meio de uma série de tópicos que conduziram seu trabalho.

Kicked a Building Lately? / Ada Louise Huxtable

Ada Louise Huxtable reinventou o campo não apenas da crítica arquitetônica, mas da própria crítica, ganhando o primeiro Prêmio Pulitzer de crítica. Para ela, a cidade não é algo abstrato ou acadêmico, mas vivo, tangível - chutável. Seu legado permanece influente no campo da crítica arquitetônica.

Forensic Architecture: Violence at the Threshold of Detectability / Eyal Weizman

Forensic Architecture, um grupo de pesquisa liderado por Eyal Weizman, aproveita a arquitetura como uma estrutura para investigar um mundo em conflito, da violência armada à destruição ambiental. Este livro detalha alguns de seus trabalhos com grupos ativistas, ONGs e a ONU.

Archigram / Peter Cook

Muitas revoluções ocorreram nos anos 60, mas talvez a mais memorável para arquitetos seja o surgimento do Archigram. O lendário grupo britânico criou visões para cidades que ainda hoje parecem originais e fantásticas. Este livro é um excelente mergulho na história e produção do brupo britânico.

Oscar Niemeyer / Philip Jodizio

Este livro discorre acerca da obra do arquiteto moderno brasileiro Oscar Niemeyer com foco nas obras produzidas nas décadas de 1940, 1950 e 1960.

Eladio Dieste: Innovation in Structural Art / Stanford Anderson

Este livro aborda a obra do engenheiro-arquiteto uruguaio Eladio Dieste, cuja maior produção foi desenvolvida na capital de seu país de origem e cidades adjacentes na segunda metade do século XX.

Solano Benitez / Solano Benitez

Este livro apresenta parte dos projetos do arquiteto, discorrendo acerca da linguagem adotada a partir do ponto de vista técnico, estrutural, filosófico e social.

Isay Weinfeld: The Brazilian Architect / Gestalten

Este livro apresenta e discute parte das obras do arquiteto brasileiro Isay Weinfeld, desde casas à hotéis, no Brasil e em outras regiões do mundo. O livro também conta com fotografias não publicadas anteriormente que descrevem visualmente seu trabalho.

Uneasy Balance / Christopher Platt, Brian Carter

Um olhar intrigante para um dos escritório mais renomados do mundo a partir do projeto de Steven Holl para a Escola de Arte de Glasgow, apresentado através de desenhos, fotografias e uma entrevista.

Lina Bo Bardi / Zeuler R. M. de A. Lima

Um estudo abrangente da carreira de Lina Bo Bardi a partir de um extenso trabalho de arquivo na Itália e no Brasil.

Freeing Architecture / Junya Ishigami

Junya Ishigami é conhecida por um portfólio singular, em que as estruturas se tornam quase invisíveis, assumindo a aparência de florestas e até mesmo do céu.

BIG, HOT TO COLD: An Odyssey of Architectural Adaptation / Bjarke Ingels

Esta leitura oferece uma visão não apenas de um dos escritórios mais criativos do mundo, mas também de como desenhar num clima em constante mudança, uma mensagem que todos deveríamos prestar atenção.

Ficção

Invisible Cities / Italo Calvino

Neste livro, que se localiza em algum lugar entre um romance e um conjunto de ensaios, Marco Polo descreve, com riqueza de detalhes, as cidades que visitou ao imperador Kublai Khan. Facilmente lido em partes, este livro é a desintoxicação perfeita para aqueles que precisam de uma fuga de toda a conversa sobre cidades inteligentes e economias circulares.

Citizens of No Place: An Architectural Graphic Novel / Jimenez Lai

Neste livro, o arquiteto Jimenez Lai cria uma série de contos sobre arquitetura e urbanismo, representados por meio de em estilo de mangá.

El Mapa y el Territorio (The Map and the Territory) / Michel Houellebecq

The Pillars of the Earth / Ken Follet

Este romance descreve a evolução da arquitetura gótica como uma resposta ao seu precursor românico em contraste com a vida européia medieval (levemente romantizada).

História

A World History of Architecture / Michael Fazio, Marian Moffett, Lawrence Wodehouse

Um resumo histórico completo de estilos arquitetônicos.

Architecture of the Islamic World: Its History and Social Meaning / Ernst J. Grube, James Dickie, Oleg Grabar, Eleanor Sims, Ronald Lewcock, Dalu Jones, Gut T. Petherbridge,, George Michell

Este livro explica a história, a evolução e a ornamentação da arquitetura islâmica.

Palladio, The Villa and the Landscape / Gerrit Smienk, Johannes Niemeijer

Este livro documenta e analisa dez das villas sobreviventes de Palladio a partir de sua relação com o ambiente natural.

Constructing a New Agenda: Architectural Theory 1993-2009 / A. Krista Sykes

Teoria da arquitetura crítica de meados dos anos 90 até a primeira década do século XXI.

Los Hechos de la Arquitectura / Alejandro Aravena, Fernando Perez

Alejandro Aravena se une a Fernando Perez e José Quintanilla para discutir e analisar vários projetos de arquitetura ao longo da história, todos acompanhados de desenhos, ensaios e referências externas para entender a arquitetura de diferentes ângulos e pontos de vista.

Project Japan: Metabolism Talks / Rem Koolhaas, Hans Ulrich Obrist

Uma obra prima de design editorial por si só, este livro mescla pesquisa histórica e entrevistas com alguns dos arquitetos mais proeminentes do movimento do Metabolismo japonês.

Teoria

The Architecture of Image: Existential Space in Cinema / Juhani Pallasmaa

Ao analisar a relação entre cinema, arte e arquitetura a partir dos espaços existenciais, Pallasmaa mergulha no trabalho de Alfred Hitchcock, Stanley Kubrick, Michelangelo Antonioni e Andrei Tarkovsky e como eles usavam imagens arquitetônicas para criar estados emocionais.

Theoretical Anxiety and Design Strategies in the Work of Eight Contemporary Architects / Rafael Moneo

Compilação de oito palestras de Rafael Moneo sobre oito dos mais renomados arquitetos do último meio século, incluindo James Stirling, Robert Venturi, Aldo Rossi, Peter Eisenman, Álvaro Siza, Frank Gehry, Rem Koolhaas e a parceria de Jacques Herzog e Pierre De Meuron.

Delirious New York: A retroactive manifesto for Manhattan / Rem Koolhaas

Basicamente o trabalho que tornou Rem Koolhaas famoso. Este livro expõe a consistência e coerência dos episódios aparentemente não relacionados do urbanismo de Manhattan, com foco em sua "cultura da congestão".

The Structure of the Ordinary: Form and Control in the Built Environment / N.J. Habraken

Segundo Habraken, os arquitetos consideram o contexto como o "ordinário" no qual eles são desafiados a produzir o "extraordinário". Mas como a arquitetura vernacular desaparece, os ambientes comuns são mais difíceis de definir. Sem um contraponto claro, como arquitetos podem situar conceitos de inovação em arquitetura?

Architecture As Space / Bruno Zevi

Este clássico examina como a arquitetura define nossa compreensão do espaço - e como os edifícios às vezes são participantes indiferentes no ambiente urbano. Nas mãos capazes de Zevi, os componentes da arquitetura ganham vida, oferecendo uma perspectiva iluminadora e provocativa no campo da arquitetura.

Oppositions Reader: Selected Essays 1973-1984 / Michael Hays

Oppositions Reader compila os ensaios mais importantes de 26 edições da Oppositions, o jornal do Institute for Architecture and Urban Studies (IAUS) de Nova Iorque. Uma excelente seleção de autores e temas de importância na época.

Content / Rem Koolhaas

Nas palavras do OMA / AMO, Content é um produto do momento. Inspirado pelas incessantes flutuações do início do século XXI, traz as marcas da globalização e do mercado, par ideológico que, ao longo dos últimos vinte anos, vem minando a estabilidade da vida contemporânea.

The Manual of Section / Paul Lewis, Marc Tsurumaki, and David J. Lewis

O corte é uma das ferramentas mais fascinantes arquitetura - quem entre nós não se impressiona pelos cortes de edifícios como o Panteão ou a Cidade Murada de Kowloon? Este livro oferece desenhos detalhados de obras contemporâneas - uma visão inestimável não apenas dos edifícios selecionados, mas também da própria ideia de corte.

Architecture Depends / Jeremy Till

A imagem popular do arquiteto remete a ego e poder - mas, como qualquer arquiteto pode confirmar, isso raramente é verdade. A arquitetura depende de quase tudo: o cliente, os contratados, a legislação, os materiais, o zoneamento, o orçamento ... quanto de um edifício vai realmente para o arquiteto? Este livro investiga a lacuna entre a natureza dependente da arquitetura e o perfeccionismo agressivo com o qual fazemos nosso trabalho.

The Destruction of Memory: Architecture at War / Robert Bevan

É improvável que você encontre este livro em qualquer lista de leitura de arquitetura, mas isso não o torna menos essencial. Robert Bevan guia o leitor através da paisagem arquitetônica em tempos de conflito e depois, colocando em palavras o que sabemos, mas não costumamos dizer: o ambiente construído tem significado cultural e pessoal que se estende para muito além do abrigo.

Are We Human? Notes On Archeology Of Design / Beatriz Colomina

Este livro explora as bases do design, desde as ferramentas da antiguidades até a nova era digital, para propor novas teorias que nos permitam repensar a maneira como projetamos.

Domesticity at War / Beatriz Colomina

Beatriz Colomina estuda o fenômeno da arquitetura do pós-guerra, bem como os fatores que ajudaram a construir a ideia de arquitetura moderna, com base no trabalho de Charles e Ray Eames.

Pornotopia: An Essay on Playboy's Architecture and Biopolitics / Beatriz Preciado

Este livro estuda como a produção arquitetônica é popularizada e inclinada a projetar espaços eróticos com base em um contexto específico, demonstrando como diferentes fatores da cultura moderna moldaram os lugares em que vivemos.

Why Architecture Matters / Paul Goldberger

O mais famoso crítico arquitetônico oferece um dicionário arquitetônico para entender como vivemos os espaços.

Future Practice: Conversations from the Edge of Architecture / Rory Hyde

Dezessete conversas com profissionais das áreas de arquitetura, política, ativismo, design, educação e pesquisa, especulando sobre o futuro da disciplina.

Lo Ordinario / Enrique Walker

Uma seleção de artigos que abordam a noção do ordinário na arquitetura nos últimos 40 anos.

Tschumi on Architecture: Conversations with Enrique Walker / Enrique Walker

Numa série de dez "conversas" com Enrique Walker, este volume apresenta a autobiografia de Bernard Tschumi.

Arquitectura y política / Josep Maria Montaner, Zaida Muxí

Os autores realizam uma jornada histórica que narra o papel social de arquitetos e planejadores até a era da globalização.

The Condition of Postmodernity: An Enquiry into the Origins of Cultural Change / David Harvey

David Harvey identifica diferentes contextos para criar um grande panorama da condição da pós-modernidade.

The Good Life: A Guided Visit to the Houses of Modernity / Iñaki Ábalos

Passeio crítico sobre conceitos do habitar em sete casas icônicas do século XX.

Toward an Other Globalization: From the Single Thought to Universal Conscience / Milton Santos

O grande geógrafo brasileiro apresenta uma teoria alternativa da globalização.

Cities of Hope: Australian Architecture and Design by Edmond and Corrigan / Conrad Hamann

Livro que analisa a obra pós-moderna de Edmond & Corrigan e como seus trabalhos refletem sobre os subúrbios australianos e a teatralidade da arquitetura.

BLDGBLOG Book / Geoff Manaugh

Da arquitetura nômade a canais subterrâneos de esgoto, este livro examina as possibilidades da arquitetura de um modo diferente de como ela é normalmente vista e discutida.

The language of Architecture / andrea simitch and wal warke

Este livro oferece os elementos básicos de desenho arquitetônico, divididos em 26 capítulos fáceis de compreender.

Urbanismo

The Death and Life of Great American Cities / Jane Jacobs

O New York Times descreve este livro como “talvez o trabalho mais influente da história do planejamento urbano”. Uma leitura essencial para arquitetos jovens e experientes.

Cities Without Ground / Adam Frampton, Jonathan D. Solomon, Clara Wong

Uma incrível visão ilustrada de um centro urbano lotado e como ele explora seu recurso mais limitado: o solo.

Building Brasilia / Marcel Gautherot and Kenneth Frampton

Este livro traz as fotos de Gautherot sobre a construção dos edifícios de Brasília, acompanhadas de ensaios de Kenneth Frampton.

The New Science of Cities / Michael Batty

O geógrafo Michael Batty apresenta a nova visão sobre cidades como sistemas de rede e fluxos.

The History of the City / Leonardo Benevolo

Leonardo Benevolo descreve a história básica do ambiente criado pelo homem na Europa.

Ladders / Albert Pope

Se você está interessado em questões de forma urbana, essa análise de diferentes cidades explica as características do sistema aberto e dos espaços fechados.

The Urban Apparatus: Mediapolitics and the City / Reinhold Martin

Em "The Urban Apparatus", Reinhold Martin analisa a urbanização e a cidade contemporânea em termos estéticos, socioeconômicos e políticos.

Triumph of the City / Edward Glaeser

O economista Edward Glaeser explica como e por que as cidades moldam a economia, incluindo como as formas que desenvolvemos e construímos afetam o futuro dos habitantes das cidades.

The Granite Garden: Urban Nature And Human Design / Anne W. Spirn

A cidade é uma extensão da natureza e os projetos urbanos devem estar em sintonia com essa natureza. O livro é o resultado de extensa pesquisa interdisciplinar, bem como a longa experiência do autor como arquiteto paisagista.

Life Between Buildings: Using Public Space / Jan Gehl

O livro descreve elementos essenciais que contribuem para a qualidade dos espaços públicos e seu desfrute pela população.

Cities for a small planet / Richard Rogers

Richard Rogers apresenta um programa de ação para o futuro das cidades. O livro demonstra a influência da arquitetura e do planejamento urbano no cotidiano e alerta para o impacto que as cidades modernas podem ter no meio ambiente.

Collage City / Colin Rowe and Fred Koetter

Grandes visões urbanas podem contribuir para uma teoria e pesquisa convincentes, mas com que frequência elas são bem sucedidas na prática? Cidade Colagem oferece uma visão diferenciada do urbanismo - que é tão fragmentado e diversificado quanto as próprias sociedades urbanas.

Walkscapes: walking as an aesthetic practice / Francesco Careri

Um guia para estudar a cidade baseado nas teorias dos situacionistas e na deriva de Guy Débord que estuda os episódios simultâneos que compõem o urbano.

The City of Tomorrow: Sensors, Networks, Hackers, and the Future of Urban Life / Carlo Ratti, Matthew Claudel

O Senseable City Lab do MIT permanece na vanguarda do design urbano, colocando arquitetos em cenários futuros para orientar o progresso humano.

The Australian Ugliness / Robin Boyd

Uma sátira literária contundente do arquiteto mais influente da Austrália sobre como os subúrbios australianos são feios.

Concise Townscape / Golden Cullen

Pioneiro no conceito de paisagem urbana, Townscape é a arte da coerência visual e organização da desordem de edifícios, ruas e espaços que conformam o entorno urbano.

Outros temas

The 4-Hour Workweek / Tim Ferriss

O título deve ser suficiente para animar os ouvidos de qualquer arquiteto. Precisamos mesmo trabalhar tanto assim? Provavelmente não. Uma jornada de trabalho de quatro horas diárias é possível? Definitivamente sim.

The Architecture of the Cocktail / Amy Zavatto

Uma análise de medidas, especificações e ingredientes precisos, representados através de diagramas arquitetônicos, para você aprender a fazer seus coquetéis.

The Prisons / Le Carcer / Giovanni Battista Piranesi

Compilação das gravuras de prisões de Piranesi, Le Carceri representa não apenas uma enorme realização artística, mas também um marco em termos de percepção espacial com suas diversas abóbadas, escadarias e outras estruturas ambíguas e labirínticas.

Liquid Modernity / Zygmunt Bauman

Neste novo livro, Bauman examina como nos afastamos de uma modernidade 'pesada' e 'sólida', focada no hardware, para uma modernidade 'leve' e 'líquida' baseada no software.

Non Places / Marc Auge

Augé usa o conceito de “supermodernidade” para descrever uma situação de excesso de informação e espaço excessivo. Neste ensaio fascinante, ele procura estabelecer uma armadura intelectual para uma antropologia da supermodernidade.

Architect + Entrepreneur Volume 1 / Eric Reinholdt

Este é um texto essencial não apenas para arquitetos que querem começar seu próprio escritório, mas para qualquer profissional que queria ter uma carreira dedicada a projetar. Aqueles que buscam sucesso em suas carreiras fazem bem em considerar os conselhos apresentados aqui.

Constructing Architecture / Andrea Deplazes

Um livro que apresenta inúmeras soluções de materiais, processos e estruturas.

The Barefoot Architect / Johan van Lengen

O arquiteto apresenta explicações sobre contextos climáticos, formas e materiais que permitem soluções eficientes em termos de energia, consumo de água e saneamento, aliadas a tecnologias ecológicas.

Quiero ser arquitecto / Alberto Campo-Baeza

Melhor definido pelo próprio Campo Baeza: "para quem sonha e depois quer construir esses sonhos".

Sobre este autor
Cita: AD Editorial Team. "Os 116 melhores livros de arquitetura para profissionais e estudantes" [116 Best Architecture Books for Architects and Students] 11 Set 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/901773/os-116-melhores-livros-de-arquitetura-para-profissionais-e-estudantes> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.