Formas inesperadas: o apelo estético da madeira em 30 projetos de interiores

Ao longo da história da arquitetura, a madeira tem sido um elemento fundamental na evolução do projeto e da construção de edifícios. Desde as antigas estruturas de madeira do Japão até as catedrais europeias medievais, a capacidade estrutural e o apelo estético da madeira deixaram uma marca indelével na civilização humana. Somente na Revolução Industrial é que ocorreu uma mudança significativa em direção aos materiais de construção alternativos, como aço e concreto, relegando o material a um papel secundário na construção. No entanto, à medida que os arquitetos contemporâneos enfrentam as consequências das alterações climáticas, a madeira tem registado um regresso notável, oferecendo uma alternativa ecológica e estruturalmente robusta. Empresas de renome internacional estão centrando seus projetos no potencial da madeira, abraçando a sua rica história e, ao mesmo tempo, aproveitando tecnologias avançadas para criar estruturas inspiradoras e sustentáveis que representam uma mistura harmoniosa de sabedoria histórica e inovação moderna.

Formas inesperadas: o apelo estético da madeira em 30 projetos de interiores - Imagem 2 de 41Formas inesperadas: o apelo estético da madeira em 30 projetos de interiores - Imagem 3 de 41Formas inesperadas: o apelo estético da madeira em 30 projetos de interiores - Imagem 4 de 41Formas inesperadas: o apelo estético da madeira em 30 projetos de interiores - Imagem 5 de 41Formas inesperadas: o apelo estético da madeira em 30 projetos de interiores - Mais Imagens+ 36

Em uma era marcada por preocupações crescentes com as mudanças climáticas e a sustentabilidade, o ressurgimento da construção em madeira não está relegado apenas às características externas dos edifícios. Embora as inúmeras vantagens ecológicas e arquitetônicas do material o tornem um recurso popular para utilização em massa, o calor inerente e o efeito aconchegante da madeira já revelam os seus benefícios numa escala muito menor. Estilos de espaços internos como o moderno, de meados do século, o contemporâneo e o farmhouse colocam a madeira no centro das atenções criando uma sensação orgânica versátil e esteticamente agradável em uma variedade de espaços. Móveis de madeira, pisos, tetos ou detalhes decorativos fornecem pontos de referência naturais que ancoram as composições internas e as transformam em um todo harmonioso.

Formas inesperadas: o apelo estético da madeira em 30 projetos de interiores - Imagem 6 de 41
Big And Tiny / Zooco Estudio. Imagem © Aaron & Jon Photographers

Este apelo estético inerente é acompanhado pela integridade do material, uma vez que pode ser trabalhado numa variedade de formas, desde esculturas ornamentadas até sistemas de suporte de carga. Como tal, é ideal para compor outra subcategoria menos formalizada: estruturas internas. Desde sistemas de divisão de ambientes em grande escala até escadas, bancos integrados ou casas inteiras dentro de outras casas, esses 30 projetos do nosso banco de dados ArchDaily vão na contramão ao apresentar a madeira em formas inesperadas aplicadas em espaços internos.

Escritórios

Embora as vigas expostas possam ser comuns em interiores de escritórios, estes projetos mostram a madeira em formas mais radicais. Alguns utilizam suas propriedades acústicas para reduzir a poluição sonora e aumentar a produtividade por meio de painéis de forro, enquanto outros recorrem às conotações conectivas do material para criar áreas comuns em grande escala, soluções de armazenamento integradas, arranjos de assentos incomuns ou estações de trabalho com vários níveis. Em uma era na qual o design do local de trabalho enfatiza cada vez mais o bem-estar dos funcionários, estas estruturas de madeira acrescentam um toque de natureza ao escritório moderno, ao mesmo tempo que criam uma atmosfera propícia à colaboração e à criatividade.

BetterLife Group Headquarter / TEMP

Formas inesperadas: o apelo estético da madeira em 30 projetos de interiores - Imagem 21 de 41
© Weiqi Jin

Comma Lab / J.C. Architecture

Formas inesperadas: o apelo estético da madeira em 30 projetos de interiores - Imagem 18 de 41
© Kuomin Lee

Office M / takaomi yoshimoto + associates

Formas inesperadas: o apelo estético da madeira em 30 projetos de interiores - Imagem 11 de 41
© Kohei Yoshida

Ground Work Space / INTG.

Formas inesperadas: o apelo estético da madeira em 30 projetos de interiores - Imagem 13 de 41
© Yongjoon Choi

Fibras Orientadas Office / Juan Alberto Andrade + María José Vascones

Formas inesperadas: o apelo estético da madeira em 30 projetos de interiores - Imagem 3 de 41
© JAG Studio

Restaurantes & Bares

As estruturas de madeira nos interiores de restaurantes e bares trazem a sensação de calor e autenticidade características dos espaços de refeições, criando atmosferas memoráveis e convidativas por meio de texturas e tons naturais. A durabilidade e versatilidade da madeira fazem dela uma escolha prática para lidar com os rigores do uso diário de alto tráfego e as flutuações de umidade ou temperatura devido ao cozimento - tudo isso enquanto permite possibilidades de design inovadoras e inesperadas. Quer sejam utilizadas para revestimentos de parede inovadores ou acessórios personalizados, estas estruturas de madeira em interiores de restaurantes criam um ambiente espacial inovador que complementa as delícias culinárias servidas.

Ryoutei Matsuko + Matsuko Fast Food / Tsutsumi and Associates

Formas inesperadas: o apelo estético da madeira em 30 projetos de interiores - Imagem 17 de 41
© Ryoutei Matsuko

Kosushi Miami Restaurant / Studio Arthur Casas

Formas inesperadas: o apelo estético da madeira em 30 projetos de interiores - Imagem 12 de 41
© Filippo Bamberghi

Casa Co Coffee Shop / be.bo + m.o.o.c.

Formas inesperadas: o apelo estético da madeira em 30 projetos de interiores - Imagem 20 de 41
© Fábio Fernandez

Costa Nova Sailing Club Restaurant / Ferreira Arquitectos

Formas inesperadas: o apelo estético da madeira em 30 projetos de interiores - Imagem 8 de 41
© Ivo Tavares

Wonderland Cafe / XIAO.DESIGN

Formas inesperadas: o apelo estético da madeira em 30 projetos de interiores - Imagem 9 de 41
© Yiwen Xu

Lojas

Nestes interiores comerciais, estruturas de madeira inesperadas servem como elementos-chave na criação de experiências de compra memoráveis. Desde estantes de madeira que exibem produtos com elegância até intrincadas divisórias que definem zonas comerciais únicas ou peças centrais esculturais as quais servem principalmente como cenários fotogênicos, a madeira contribui para o ambiente e o caráter de cada loja. Texturas e tons naturais também criam um cenário agradável para as mercadorias, convidando os clientes a interagir com os produtos de maneira tátil e sensorial.

We Are Knitters Store / Mazumdar Bravo

Formas inesperadas: o apelo estético da madeira em 30 projetos de interiores - Imagem 2 de 41
© Nestore

TEA-Z Store / AFFD

Formas inesperadas: o apelo estético da madeira em 30 projetos de interiores - Imagem 4 de 41
© Yunfeng Shi

HANROW WOOD Taiyuan / HOOOLDESIGN STUDIO

Formas inesperadas: o apelo estético da madeira em 30 projetos de interiores - Imagem 19 de 41
© Yulin Liu

Zhongsuge Bookstore in Beijing Lafayette / X+Living

Formas inesperadas: o apelo estético da madeira em 30 projetos de interiores - Imagem 5 de 41
© Qingshan Wu

Apple Central World Bangkok / Foster + Partners

Formas inesperadas: o apelo estético da madeira em 30 projetos de interiores - Imagem 24 de 41
© Bear and Terry

Culturais

As estruturas de madeira desempenham um papel importante na formação da atmosfera e da identidade dos interiores culturais dedicados à expressão artística, ao patrimônio e à aprendizagem. Seja adornando os arcos elevados de uma galeria de museu, formando a intricada treliça de um centro cultural tradicional ou funcionando como um espaço de recreação para os visitantes mais jovens, a versatilidade e o calor da madeira promovem um ambiente propício à introspecção, à criatividade e à conexão com a história. Em muitos casos, as estruturas de madeira podem refletir o artesanato e as tradições locais, acrescentando uma camada de significado cultural ao espaço interior.

Yuntai Ice Chrysanthemum Display Shelves / LUO studio

Formas inesperadas: o apelo estético da madeira em 30 projetos de interiores - Imagem 26 de 41
© Weiqi Jin

Hankou Junior High School Library / TALI DESIGN

Formas inesperadas: o apelo estético da madeira em 30 projetos de interiores - Imagem 16 de 41
© Hey! Cheese

Big And Tiny / Zooco Estudio

Formas inesperadas: o apelo estético da madeira em 30 projetos de interiores - Imagem 14 de 41
© Aaron & Jon Photographers

The Florescence Showroom / Karvone Design

Formas inesperadas: o apelo estético da madeira em 30 projetos de interiores - Imagem 39 de 41
© Courtesy of Karvone Design

Carnegie Mellon University Sorrells Library Renovation / GBBN

Formas inesperadas: o apelo estético da madeira em 30 projetos de interiores - Imagem 38 de 41
© Ed Massery

Bem-estar e Saúde

Há uma razão pela qual os interiores relacionados ao bem-estar e os espaços de saúde podem muito bem apresentar a maior proporção de madeira: nestes projetos, as estruturas de madeira contribuem significativamente para a criação de ambientes serenos e tranquilos que priorizam o bem-estar físico e mental. O calor natural e a estética da madeira dialogam com a essência do bem-estar, oferecendo um contraste relaxante em relação ao ritmo acelerado do mundo moderno e abrangendo uma relação holística entre os indivíduos e o seu ambiente. Quer sejam as curvas suaves de uma sauna de madeira, o ambiente tranquilo de uma clínica de beleza ou a sensação orgânica de um consultório odontológico com tramados para privacidade, a madeira ajuda a criar espaços que incentivam o relaxamento e a atenção plena.

Hair Atelier Bruno / Yuji Tanabe Architects

Formas inesperadas: o apelo estético da madeira em 30 projetos de interiores - Imagem 33 de 41
© Yuji Tanabe

Impress Dental Clinic / Raúl Sánchez

Formas inesperadas: o apelo estético da madeira em 30 projetos de interiores - Imagem 41 de 41
© Jose Hevia

Grotto Sauna / Partisans

Formas inesperadas: o apelo estético da madeira em 30 projetos de interiores - Imagem 35 de 41
© Jonathan Friedman

DrDerm Dermatology Clinic / Atelier Central Arquitectos

Formas inesperadas: o apelo estético da madeira em 30 projetos de interiores - Imagem 37 de 41
© Fernando Guerra

Care Lab / dmvA

Formas inesperadas: o apelo estético da madeira em 30 projetos de interiores - Imagem 36 de 41
© Bart Gosselin

Hospitalidade

Em segundo lugar quando se trata da quantidade de madeira estão os interiores de espaços voltados à hospitalidade. Seja o abraço acolhedor de uma recepção de madeira ou a elegância rústica de um restaurante com estrutura de madeira, a versatilidade e o apelo atemporal da madeira preparam o cenário para estadias memoráveis. As texturas e tons naturais do material também complementam uma ampla gama de estilos de design, permitindo aos hoteleiros adaptar o ambiente interno à sua marca e clientela-alvo. Desde hotéis boutique a resorts de luxo, estas estruturas de madeira contribuem para uma experiência estética e sensorial que deixa uma impressão duradoura nos hóspedes e aumenta a sua sensação geral de bem-estar.

Interior Design of Banyan Tree Nanjing Garden Expo / CCD

Formas inesperadas: o apelo estético da madeira em 30 projetos de interiores - Imagem 34 de 41
© Ting Wang

Bamboo Lodge / QAD

Formas inesperadas: o apelo estético da madeira em 30 projetos de interiores - Imagem 32 de 41
© Ce Wang

Lobby Hotel B&B Copacabana / PKB Arquitetura

Formas inesperadas: o apelo estético da madeira em 30 projetos de interiores - Imagem 29 de 41
© Juliano Colodeto MCA Estudio

Sorano Hotel / Curiosity

Formas inesperadas: o apelo estético da madeira em 30 projetos de interiores - Imagem 30 de 41
© Satoshi Shigeta

Yoga & Spa Ubud / Pablo Luna Studio

Formas inesperadas: o apelo estético da madeira em 30 projetos de interiores - Imagem 31 de 41
© Tomasso Riva

Encontre mais estruturas de madeira para ambientes internos nesta pasta My ArchDaily criada pelo autor.

Este artigo é parte de uma série do ArchDaily que explora recursos da arquitetura de interiores, a partir de nosso próprio banco de dados de projetos. Todos os meses, iremos destacar como arquitetos e designers estão utilizando novos elementos, novas características e novas assinaturas em espaços internos em todo o mundo. Como sempre, no ArchDaily, apreciamos muito a contribuição de nossos leitores. Se você acha que devemos mencionar ideias específicas, envie suas sugestões.

Formas inesperadas: o apelo estético da madeira em 30 projetos de interiores - Imagem 27 de 41
© Yiwen Xu

Este artigo é parte dos Temas do ArchDaily: O futuro da madeira.

Mensalmente, exploramos um tema em profundidade através de artigos, entrevistas, notícias e projetos de arquitetura. Convidamos você a conhecer mais sobre os temas do ArchDaily. E, como sempre, o ArchDaily está aberto a contribuição de nossas leitoras e leitores; se você quiser enviar um artigo ou projeto, entre em contato.

.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Brodka, Claire. "Formas inesperadas: o apelo estético da madeira em 30 projetos de interiores" [Against the Grain: the Aesthetic Appeal of Wood in 30 Interiors Projects] 07 Out 2023. ArchDaily Brasil. (Trad. Ghisleni, Camilla) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1006770/formas-inesperadas-o-apelo-estetico-da-madeira-em-30-projetos-de-interiores> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.