O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Casa De Banho
  4. Canadá
  5. Partisans
  6. Sauna Grotto / Partisans

Sauna Grotto / Partisans

Sauna Grotto / Partisans
Sauna Grotto / Partisans, © Jonathan Friedman
© Jonathan Friedman

© Jonathan Friedman © Jonathan Friedman © Jonathan Friedman © Jonathan Friedman + 35

  • Equipe de Projeto

    Alexander Josephson, Pooya Baktash, Jonathan Friedman, Shamir Panchal, Ivan Vasyliv, Betty Vuong, Nathan Bishop
  • Construção

    Jordan Construction, Chantler Barging
  • Consultoria Luminotécnico

    G2J Design Inc
  • Gestão do Projeto

    Partisans
  • Mais informações Menos informações
© Jonathan Friedman
© Jonathan Friedman

Descrição enviada pela equipe de projeto. As águas azuis do Lago Huron — localizado ao norte de Toronto — complementam o magnífico entorno e oferecem uma atmosfera de sonhos de uma localização ideal para um refúgio. Quando a equipe de PARTISANS se encontraram no terreno, com um novo cliente para projetar e construir uma sauna, eles souberam que seu desafio mais importante era fazer uma estrutura com poucos pontos de apoio, que não apenas respeitasse, mas que amadurecesse a partir do contexto.

© Jonathan Friedman
© Jonathan Friedman

Localizado na Georgian Bay, o terreno tem uma grande formação rochosa pré-histórica. Uma pesquisa completa foi realizada, e ao longo do processo, uma gruta serviu de inspiração para compor o projeto. As grutas, historicamente são conhecidas como cavernas naturais ou artificiais que estão incrustadas profundamente por trás de curvas de riachos, e são descobertas apenas por aqueles que se dão o tempo para explorá-las.

© Jonathan Friedman
© Jonathan Friedman

Compreender a rocha milenar intimamente foi o primeiro passo para a arquitetura. Como uma cascata em um penhasco de granito, a rocha ofereceu novas possibilidades e uma vista panorâmica do horizonte. O National Geographic classificou o pôr do sol neste lugar como um dos mais bonitos do mundo, e estávamos decididos a preservar e melhorar a experiência de observá-lo.

© Jonathan Friedman
© Jonathan Friedman

A equipe escaneou a rocha, utilizando um scanner à laser 3D para criar múltiplos modelos digitais em diferentes escalas e materiais. Depois disso, realizou-se um processo não convencional de desenho, e toda a equipe do escritório colaborou na escultura da Gruta. Dentre mais de 15 ideias completamente diferentes, apenas 4 acabaram por fazer mais sentido, e os clientes - aventureiros de coração - selecionaram um esquema que representava grande desafio para a equipe.

© Jonathan Friedman
© Jonathan Friedman

O conceito eleito para a Gruta prescrevia um sólido de simples presença no exterior, enquanto que os interiores seguiam movimentos dinâmicos nas formas curvas, que exigiram soluções especiais de desenho. Como resultado disto, procedemos experimentando mais com os materiais: a madeira foi selecionada, devido às suas propriedades específicas.

© Jonathan Friedman
© Jonathan Friedman

Desafiando as normas das práticas atuais na indústria de construção, trabalhamos diretamente com um sócio de marcenaria e fabricação de aço em cada detalhe. Juntos, desenvolvemos um processo de fabricação utilizando tecnologia 3D para explorar, modelar e construir a Gruta. O processo levou à compreensão das propriedades dos materiais; criando a ilusão de um interior esculpido, conformamos este espaço com vários painéis de madeira de cedro.

© Jonathan Friedman
© Jonathan Friedman

Como uma sauna independente, a Gruta utiliza dois fornos de alta performance que garantem eficiência e controle. Exaustores e ventiladores garantem a respiração do edifício e evitam o apodrecimento ou deformação na estrutura. O restante dos sistemas foram baseados em fluxos de ar controlado. Nós utilizamos isolamento no edifício não apenas para proteger seus componentes do aquecimento ou resfriamento muito rápido, mas também para torná-lo um projeto com maior eficiência energética.

Planta Baixa
Planta Baixa

O tipo específico de madeira, o cedro, foi então selecionado baseado numa série de fatores: resistência ao apodrecimento, aroma, cor, fontes locais e qualidade. As aberturas foram fabricadas em Ontario utilizando painéis de vidros duplos e triplos de alta performance para garantir economia de energia e durabilidade. Além disso, a estrutura interna da Gruta foi hermeticamente fechada e uma camada de lâminas de alumínio eficiente foi incorporado à todas as superfícies internas criando uma câmara de ar entre os painéis de madeira e o espaço que foram montados. Isso permite que a madeira possa se expandir e contrair conforme seu movimento uniforme de dilatação.

© Jonathan Friedman
© Jonathan Friedman

O espaço por trás dos painéis de madeira criaram correntes de convecção que permitem que a pele respire através dos poros de ventilação que foram esculpidos em assentos e emendas dos painéis de cedro. O resultado é um espaço esculpido, uma experiência sensual e a sofisticado exercício na ciência da construção.

Ver a galeria completa

Sobre este escritório
Partisans
Escritório
Cita: "Sauna Grotto / Partisans" [Grotto Sauna / Partisans] 22 Mar 2015. ArchDaily Brasil. (Trad. Santiago Pedrotti, Gabriel) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/764085/sauna-grotto-partisans> ISSN 0719-8906