Cor no projeto de restaurantes: 20 projetos de interiores no tom certo

No competitivo mundo dos restaurantes — especialmente em um momento no qual os influenciadores estão ganhando cada vez mais controle sobre a esfera da alta gastronomia — criar uma experiência memorável de refeição é crucial para atrair e reter clientes. Enquanto fatores como qualidade da comida e serviço desempenham papéis cruciais para fazer com que os clientes voltem ao restaurante de sua escolha, o impacto que os interiores podem ter na longevidade do estabelecimento não deve ser negligenciado. Entre os vários elementos que contribuem para uma atmosfera memorável, a cor se destaca.

Cor no projeto de restaurantes: 20 projetos de interiores no tom certo - Imagem 6 de 26Cor no projeto de restaurantes: 20 projetos de interiores no tom certo - Imagem 2 de 26Cor no projeto de restaurantes: 20 projetos de interiores no tom certo - Imagem 3 de 26Cor no projeto de restaurantes: 20 projetos de interiores no tom certo - Imagem 4 de 26Cor no projeto de restaurantes: 20 projetos de interiores no tom certo - Mais Imagens+ 21

O poder das cores nos interiores de restaurantes evoca emoções e influencia o apetite. O impacto psicológico das cores é bem documentado, e designers e arquitetos da indústria da gastronomia têm utilizado isso para criar interiores cativantes há mais de 250 anos. Cada cor carrega associações e emoções únicas, capazes de definir o humor e influenciar o comportamento.

Tons quentes como vermelhos, laranjas e amarelos comprovadamente evocam sentimentos de energia e emoção, sendo ideais para espaços vibrantes e sociais. Cores mais frias, como azuis e verdes, por outro lado, promovem calma e relaxamento, criando um cenário mais formal para estabelecimentos de alta gastronomia. Tons terrosos sutis como marrom, cinza e pastéis suaves também podem criar um ambiente elegante e sofisticado, principalmente quando em tonalidades diferentes para criar uma atmosfera mais complexa, embora monocromática.


Artigo Relacionado

Como as cores alteram a percepção dos espaços interiores

Assim como a cor influencia as emoções e o apetite, ela também desempenha um papel vital no estabelecimento da identidade da marca de um restaurante. A consistência na escolha das cores, desde as paredes até as louças e uniformes, reforça o reconhecimento da marca e promove a sensação de familiaridade entre os clientes. Antes de selecionar as cores para o interior de um restaurante, é crucial alinhá-las com o tema estético geral e decidir sobre as diferentes áreas ao longo do espaço que podem ser divididas pelo uso ou formalidade para cumprir os propósitos pretendidos.

Cor no projeto de restaurantes: 20 projetos de interiores no tom certo - Imagem 21 de 26
Four Pillars Laboratory Gin Shop / YSG.STUDIO. Imagem © Anson Smart

O conforto e o clima convidativo de uma área de jantar principal, por exemplo, geralmente são criados com o uso de cores neutras como pano de fundo, permitindo que a comida e a mesa sejam o centro das atenções. Elementos de cores quentes ou matizes complementares podem ser posicionados estrategicamente para adicionar interesse visual. Quando se trata do bar – um centro social menos formal onde os clientes se reúnem para relaxar e se descontrair – a incorporação de cores quentes e vibrantes incentiva a interação e a vivacidade. Elementos de design, como banquetas coloridas ou obras de arte atraentes, são frequentemente usados para melhorar a atmosfera, enquanto cores suaves como roxos profundos ou azuis escuros em espaços mais alternativos ou sofisticados para bebidas e refeições promovem intimidade e exclusividade.

Esses 20 projetos de nosso banco de dados ilustram como diferentes estratégias de cores criam atmosferas distintas e ajudam a completar experiências gastronômicas igualmente únicas.

Monocromático

O design monocromático do restaurante abraça a elegância atemporal e a sofisticação de uma única paleta de cores. Com foco na simplicidade e harmonia, os interiores monocromáticos eliminam as distrações e criam um ambiente sereno que prioriza linhas limpas, texturas e variações sutis de tom, resultando em um ambiente visualmente coeso e marcantemente contemporâneo. Como tal, os restaurantes monocromáticos exalam um sentido de modernidade e classe, apelando a clientes exigentes que procuram uma viagem gastronômica requintada e memorável.

Terra Restaurant Al Qana / BONE

Cor no projeto de restaurantes: 20 projetos de interiores no tom certo - Imagem 9 de 26
© Oculis Project

Green&Protein Podgorica Food and Drinks / Maden Group

Cor no projeto de restaurantes: 20 projetos de interiores no tom certo - Imagem 8 de 26
© Leonit Ibrahimi

Rosie and Tillie Restaurant and Bar / RENESA Architecture Design Interiors Studio

Cor no projeto de restaurantes: 20 projetos de interiores no tom certo - Imagem 12 de 26
© Niveditaa Gupta

The Fluted Emerald Elgin Cafe / RENESA Architecture Design Interiors Studio

Cor no projeto de restaurantes: 20 projetos de interiores no tom certo - Imagem 2 de 26
© Niveditaa Gupta

Preto / Branco

Embora tecnicamente considerados monocromáticos, vale a pena organizar os interiores de restaurantes que optam por espaços totalmente pretos ou totalmente brancos em uma categoria própria. A aplicação ousada e marcante de paredes, móveis e decorações pretas cria uma atmosfera íntima e melancólica que geralmente é combinada com detalhes metálicos ou texturas ricas como veludo e couro, adicionando profundidade e opulência ao espaço. A iluminação adequada desempenha um papel crucial no equilíbrio da escuridão, garantindo que o restaurante permaneça convidativo em vez de opressivo. Os espaços de hospitalidade brancos, por outro lado, evocam uma atmosfera luminosa e arejada, tornando o local aberto e acolhedor. O uso da luz natural amplifica o ambiente sereno e enfatiza uma sensação de limpeza que é particularmente bem-vinda em qualquer lugar onde a comida esteja envolvida.

Gran Fierro Argentinian Restaurant / Formafatal

Cor no projeto de restaurantes: 20 projetos de interiores no tom certo - Imagem 17 de 26
© BoysPlayNice

Hidden Hour Bar / all around design company

Cor no projeto de restaurantes: 20 projetos de interiores no tom certo - Imagem 25 de 26
© Myungjin Jun

Osteria Giulia Restaurant / Guido Costantino

Cor no projeto de restaurantes: 20 projetos de interiores no tom certo - Imagem 20 de 26
© Doublespace Photography

New Wave by Da Vittorio Restaurant / Linehouse

Cor no projeto de restaurantes: 20 projetos de interiores no tom certo - Imagem 5 de 26
© Courtesy of Linehouse

Coloridos

O design do restaurante que abrange uma infinidade de cores adota uma abordagem vibrante e dinâmica a qual permite a expressão criativa e uma atmosfera divertida. Tons e texturas fortes e contrastantes criam interesse visual, enquanto a paleta de cores harmoniosa pode promover uma sensação de equilíbrio, sofisticação e unidade. Decoração eclética e móveis claros, bem como murais de parede artísticos, podem apresentar oportunidades de expressão, e as luzes LED são frequentemente empregadas para adicionar um toque extra de cor em determinados momentos do dia. Como uma celebração da individualidade e da diversidade, os restaurantes multicoloridos podem refletir a personalidade única de um chef ou proprietário e criar uma jornada culinária exclusiva.

TT Eatery / FREYA Architects

Cor no projeto de restaurantes: 20 projetos de interiores no tom certo - Imagem 19 de 26
© Ilya Ivanov

HEB’S Restaurant / Maden Group

Cor no projeto de restaurantes: 20 projetos de interiores no tom certo - Imagem 4 de 26
© Atdhe Mulla

LULU Bar and Restaurant / DC.AD

Cor no projeto de restaurantes: 20 projetos de interiores no tom certo - Imagem 7 de 26
© Francisco Nogueira

Trianglo Lounge Bar / Maden Group

Cor no projeto de restaurantes: 20 projetos de interiores no tom certo - Imagem 26 de 26
© Leonit Ibrahimi

Cores Pontuais

Ao incorporar detalhes coloridos bem posicionados em um cenário mais neutro ou monocromático, é possível criar pontos focais e chamar a atenção para áreas ou elementos de jantar específicos. Toques coloridos podem ser introduzidos por vários meios, como estofamento vibrante e tecidos, obras de arte, acessórios decorativos ou materiais naturais inesperados como madeira, pedra ou mármore. Ao criar camadas de tons diferentes, os arquitetos podem obter um ambiente coeso e harmonioso, evitando uma aparência monótona e adicionando complexidade e sofisticação aos interiores do restaurante para proporcionar uma experiência visualmente cativante para os clientes.

Restaurant Cheriff / Mesura

Cor no projeto de restaurantes: 20 projetos de interiores no tom certo - Imagem 3 de 26
© José Hevia

Four Pillars Laboratory Gin Shop / YSG.STUDIO

Cor no projeto de restaurantes: 20 projetos de interiores no tom certo - Imagem 6 de 26
© Anson Smart

Living Bakkali Restaurant / Masquespacio

Cor no projeto de restaurantes: 20 projetos de interiores no tom certo - Imagem 13 de 26
© Sebastian Erras

Fugazzi / studio gram

Cor no projeto de restaurantes: 20 projetos de interiores no tom certo - Imagem 23 de 26
© Jonathan VDK

Tons Amadeirados

A madeira é um material atemporal e versátil que ocupa um lugar de destaque nos projetos de restaurantes. Seu calor natural e apelo orgânico podem criar um ambiente acolhedor e confortável, desde estabelecimentos rústicos em estilo fazenda até restaurantes modernos e elegantes. Quer seja usada para pisos, móveis, painéis de parede ou detalhes no teto - ou às vezes todos de uma só vez - a madeira adiciona autenticidade e personalidade aos interiores dos restaurantes. Além de seu charme estético, ela é durável, tornando-a uma escolha prática para ambientes de alto tráfego que também promove uma conexão com a natureza e incute uma sensação de conforto para experiências gastronômicas prolongadas e duradouras.

Prime Seafood Palace / Omar Gandhi Architect

Cor no projeto de restaurantes: 20 projetos de interiores no tom certo - Imagem 10 de 26
© Adrian Ozimek

Munhwa Bistro Seong-su / Indiesalon

Cor no projeto de restaurantes: 20 projetos de interiores no tom certo - Imagem 11 de 26
© Hongkyu Yang

ISSEI Restaurant / Studio Kota

Cor no projeto de restaurantes: 20 projetos de interiores no tom certo - Imagem 15 de 26
© William Sutanto

Reconstruction of an Ancient House / PaM Design Office

Cor no projeto de restaurantes: 20 projetos de interiores no tom certo - Imagem 16 de 26
© Mingxi Fan

Conheça mais interiores de restaurantes nesta pasta My ArchDaily criada pelo autor.

Este artigo é parte dos Temas do ArchDaily: Cor na arquitetura. Mensalmente, exploramos um tema em profundidade através de artigos, entrevistas, notícias e projetos de arquitetura. Convidamos você a conhecer mais sobre os temas do ArchDaily. E, como sempre, o ArchDaily está aberto a contribuição de nossas leitoras e leitores; se você quiser enviar um artigo ou projeto, entre em contato.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Brodka, Claire. "Cor no projeto de restaurantes: 20 projetos de interiores no tom certo" [Color in Hospitality Design: 20 Restaurant Interiors that Set the Right Tone] 07 Ago 2023. ArchDaily Brasil. (Trad. Ghisleni, Camilla) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1004928/cor-no-projeto-de-restaurantes-20-projetos-de-interiores-no-tom-certo> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.