Reconstrução de uma Casa Antiga / PaM Design Office

Reconstrução de uma Casa Antiga / PaM Design Office - Fotografia de ExteriorReconstrução de uma Casa Antiga / PaM Design Office - Fotografia de Exterior, CorrimãoReconstrução de uma Casa Antiga / PaM Design Office - Fotografia de InterioresReconstrução de uma Casa Antiga / PaM Design Office - Fotografia de Interiores, Sala de JantarReconstrução de uma Casa Antiga / PaM Design Office - Mais Imagens+ 25

  • Arquiteto Responsável: Qiangqiang Mi
  • Coordenador Geral: Runtian Che
  • Equipe De Projeto: Runtian Che、Qiangqiang Mi、Shengnan Zhang、Wei Shi、Junlong Chen
  • Carpinteiro: Shuai Yang
  • Consultoria Estrutural: Haokun Han
  • Gerenciamento De Obra: Gong Zhang
  • Cidade: Dali
  • País: China
Mais informaçõesMenos informações

"Oeste ou Leste" é um restaurante que oferece refeições finas para viajantes, com cozinha tradicional Yunnan e novos pratos inspirados em viagens e na história. Está localizado na Rua Guangwu nº 25, Cidade Antiga de Dali.

Reconstrução de uma Casa Antiga / PaM Design Office - Fotografia de Exterior
O edifício novo e o velho, Dali Ancient city, Cangshang. Image © Duoduo Mi

O restaurante está localizado em uma casa antiga de dois pátios, um é externo e o outro é intimamente conectado à sala de estar original. O local está em um estado dilapidado, do qual a casa em forma de L de dois andares é mantida considerando seu valor histórico, enquanto o restante foi demolido. O restaurante precisa de espaço suficiente para os serviços, e isso significa que uma nova área deve ser acrescentada ao local. 

Reconstrução de uma Casa Antiga / PaM Design Office - Fotografia de Exterior, Corrimão
© Mingxi Fan
Reconstrução de uma Casa Antiga / PaM Design Office - Fotografia de Interiores
© Duoduo Mi

A relação entre a área antiga existente e a nova adição sempre foi o ponto-chave do projeto de reconstrução. Nós as interpretamos como a "casca velha" existente e o "novo corpo". O "novo corpo" é originário da "antiga casca", mantendo a sombra do arquiteto antigo, mas é totalmente novo.

Reconstrução de uma Casa Antiga / PaM Design Office - Fotografia de Interiores, Viga
© Duoduo Mi

Reconstrução de uma Casa Antiga / PaM Design Office - Fotografia de Interiores, Pilar
© Duoduo Mi

A área antiga e a nova adição têm dois degraus cada uma para conectar os níveis superior e inferior. O novo arquiteto fez a ampliação a partir do antigo, como se estivesse perfurando-o e alcançando o primeiro pátio do lado de fora. Acrescentando iniciativa ao original, mais reservado, ele lança luz sobre a natureza pública do restaurante. A nova adição é também a continuação de sua nova forma. 

Reconstrução de uma Casa Antiga / PaM Design Office - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar
© Duoduo Mi
Reconstrução de uma Casa Antiga / PaM Design Office - Fotografia de Interiores, Viga
© Duoduo Mi

A nova adição adotou um tratamento espacial transparente, para distingui-la do antigo e deprimente. A construção do telhado em ripas de madeira junto com o vidro revestido para cobertura, quebrando o silêncio do arquiteto antigo, permitiu um contato maior entre a luz solar e o novo arquiteto. Como transformação de vigas, como sombras do antigo arquiteto, as ripas também são seguidas do mecanismo do telhado do antigo arquiteto ao longo de centenas de anos. Face a face, a adição é como uma criança na frente de uma idosa. 

Reconstrução de uma Casa Antiga / PaM Design Office - Fotografia de Interiores
© Duoduo Mi
Reconstrução de uma Casa Antiga / PaM Design Office - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar
© Duoduo Mi

Tendo em vista a escala do pátio, o telhado da nova adição se inclina para um lado, neste espaço confinado.  Para destacar o fato de que o novo arquiteto cresceu a partir do antigo, o lado do telhado de novas adições ligado ao antigo arquiteto também se inclina para o outro lado. A fim de proporcionar um melhor ambiente de jantar, o cume do telhado na parte do meio é levemente levantado. Assim, ela se forma na forma atual do telhado e, enquanto isso, afeta a parte estendida da nova adição. 

Reconstrução de uma Casa Antiga / PaM Design Office - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar
© Mingxi Fan

Gostaríamos que a nova adição pudesse trazer vida à casa antiga. Em uma metáfora, eles são duas formas de vida. Uma testemunhou centenas de histórias, enquanto a outra, recém-nascida, acaba de experimentar sua primeira luz de vida. Anseiam pelo seu futuro interligado e lendário. 

Reconstrução de uma Casa Antiga / PaM Design Office - Fotografia de Interiores, Madeira
© Duoduo Mi

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Dali, Yunnan, China

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Reconstrução de uma Casa Antiga / PaM Design Office" [Reconstruction of an Ancient House / PaM Design Office] 15 Out 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/969874/reconstrucao-de-uma-casa-antiga-pam-design-office> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.