“O caminho do futuro e o caminho para o futuro”: É assim que é apresentada a ciclovia solar que foi inaugurada recentemente na cidade de Krommenie, a noroeste de Amsterdã - a primeira ciclovia solar do mundo.
O que a faz com que esta ciclovia seja tão especial e única vai muito além de sua inovação tecnológica: ela beneficia as populações e sistemas públicos municipais de seu entorno.
Encorajando jovens arquitetos e designers a projetar soluções inovadoras e sustentáveis para banheiros, a sexta edição do concurso internacional jumpthegap, organizado por Roca e Barcelona Design Centre (BCD), foi recentemente lançada na Roca London Gallery. Uma plataforma para as novas gerações mostrarem seus talentos e visões para o banheiro do futuro, jumpthegap se volta para jovens profissionais e estudantes com menos de 35 anos. As inscrições encerram em fevereiro de 2015. O júri, liderado pelo diretor do MAD, Ma Yansong, deverá anunciar o vencedor em outubro de 2015. Mais informações a seguir.
A impressão 3D está rapidamente emergindo como uma tecnologia que pode ser aplicada à escala do ambiente urbano. Mas podemos usar materiais confeccionados a partir dessa tecnologia para criar espaços urbanos atraentes que estejam em constante mudança? A agência de comunicação The Neighbourhood imaginou uma série de arquiteturas especulativas com base em materiais criados com impressão 3D.
Fundamentals, o título da Bienal de Veneza de 2014, fechou suas portas há algumas semanas. A partir do momento em que Rem Koolhaas revelou o título da Bienal deste ano, em janeiro de 2013, convidando os curadores nacionais a responder diretamente ao tema "Absorbing Modernity 1914-2014", houve um pressentimento de que esta bienal seria, de algum modo, especial. Tendo rejeitado convites para dirigir a Bienal no passado, o fato de Koolhaas ter agido não como curador, mas também como coordenador temático do esforço internacional, foi significativo. Esse comunicado levou Peter Eisenman (um dos primeiros tutores e defensores de Koolhaas) a dizer em uma entrevista que "[Rem está] declarando seu fim: o fim de sua carreira, o fim de sua hegemonia, o fim de sua mitologia, o fim de tudo, o fim da arquitetura."
O tema da quarta edição da Trienal de Arquitetura de Lisboa, que terá início em outubro de 2016, foi divulgado: Constelações – uma pausa para a utopia. O evento contará com três núcleos principais, distribuídos entre o Museu da Electricidade, a Fundação Calouste Gulbenkian e o Centro Cultural de Belém, além de uma série de eventos paralelos.
Serão três meses de programação “dirigida à cidade, aos arquitetos e ao público internacional, junto do qual a Trienal se tem vindo a afirmar”, explicou André Tavares, durante a apresentação pública realizada no dia 05 de dezembro no Palácio Sinel de Cordes que atualmente acolhe a estrutura da Trienal.
André Tavares e Diogo Seixas Lopes são os responsáveis pela curadoria, na sequência da britânica Beatrice Galilee, responsável porClose, Closer (2013), do crítico de arte Delfim Sardo, com Falemos de Casas (2010), e de José Mateus, curador geral de Vazios Urbanos, a primeira edição da Trienal (2007).
O Congresso Mundial da UIA deste ano aconteceu em Durban, África do Sul, e contou com a participação de muitos escritórios respeitados. Representando a Coreia do Sul estavam Kang Jun Lee e Yung A Kim do Studio Origin, cujo pavilhão destacava a cidade de Seul. Criado para anunciar a cidade como sede do Congresso Mundial de 2017, o projeto cuidadosamente concebido oferecia espaço para diversos expositores promocionais. Veja a seguir os detalhes da estrutura.
No dia 11 de dezembro acontece o lançamento do livro "Aforismos Experimentais", de autoria do arquiteto João Diniz, que apresenta, nesse seu novo livro de breves frases, suas experiências reflexivas sobre uma contemporaneidade às vezes confusa e que exige dele respostas instantâneas que são sua maneira de interagir com diversas situações do dia a dia.
"Unseen Spaces" por Ben Johnson. Cortesia de Maggie's
Para seu Leilão Anual de Natal, a Anise Gallery de Londres está planejando angariar fundos para os Maggie's, a instituição tratamento contra o câncer que já convidou importantes arquitetos, como Frank Gehry, Zaha Hadid, OMA, Richard Rogers e Snøhetta, a projetarem seus edifícios. O leilão da Anise Gallery contará com obras tanto de artistas como de arquitetos, quatro dos quais já contribuíram com os Maggie's Centres: Ted Cullinan, Chris Wilkinson do Wilkinson Eyre, e Piers Gough do CZWG, responsáveis pelo centros de Newcastle, Oxford, e Nottingham, respectivamente.
A Parallel Projections anunciou os vencedores do concurso "Reanimate the Ruins", um desafio internacional para redesenhar e "imortalizar" a histórica fábrica da Packard Motor em Detroit. O concurso convidou arquitetos a, simultaneamente, honrar a história de Detroit e vislumbrar um futuro tecnológico, social e estético melhor.
O júri selecionou três vencedores e seis menções honrosas. Saiba mais sobre os projetos premiados, a seguir.
O escritório parisiense 1024 architecture criou Vortex, uma escultura geradora de luz localizada dentro de edifício verde do Projeto Ecossistema Darwin em Bordeaux, França. O "fragmento arquitetônico" consiste em andaimes, madeira bruta e doze linhas de luzes LED coloridas que aparecem em toda a estrutura. Uma nova experiência espacial é criada, que também informa os espectadores sobre o consumo de energia no interior do edifício.
Em 1989 a costa central da Califórnia foi assolada por um terremoto de 6.9 graus na escala Richter que destruiu infraestruturas e edifícios em San Francisco, Oakland e várias outras cidades costeiras. O Terremoto Loma Prieta causou um prejuízo estimado em US$ 6 trilhões, levando pesquisadores a desenvolverem técnicas de gestão de atividades sísmicas em centros urbanos. Vinte e cinco anos depois, uma equipe de engenheiros da Stanford University criou uma fundação economicamente viável para edifícios residenciais capaz de resistir três vezes mais que a magnitude do terremoto de 1989.
Saiba mais sobre a tecnologia desenvolvida em Stanford, a seguir.
Vista externa de The River. Cortesia de Grace Farms e SANAA
“The River” primeira comissão do SANAA nos EUA após o Prêmio Pritzker de 2010, está atualmente em andamento no estado de Connecticut. Projetado pelo escritório japonês em colaboração com OLIN, o edifício sinuoso e quase transparente será construído em como uma plataforma multiuso para eventos e iniciativas da comunidade de New Canaan e da Grace Farms Foundation.
“Estamos muito contentes que a Grace Farms começará a receber o público no outono de 2015", comentou Sharon Prince, presidente da Grace Farms Foundation.
Muito dessa onda de críticas se deve às 46 condições estabelecidas pelo Lambeth Council para outorgar a aprovação da ponte, que, segundo o BD Online, incluem o fechamento da ponte entre as 24h e 6h, a proibição do uso de bicicletas sobre a estrutura, e a restrição de grupos com mais de 8 pessoas, a menos que seja realizado um agendamento prévio.
A Bienal de Veneza terminou em novembro, mas a representação portuguesa não se deteve a isso. No dia 09 de dezembro, Homeland retorna a Portugal com uma exposição no Centro Cultural de Belém - CCB que resume o exercício de reflexão e trabalho prático desenvolvidos ao longo dos seis meses da Bienal. “HOMELAND | News from Portugal” é uma exposição que se encaixa no processo delineado para o jornal: criar algo de concreto, construtivo e crítico em Portugal.
Uma equipe de projetistas da Califórnia desenvolveu uma coluna à prova de terremotos construída de areia através de impressão 3D, sem tijolos ou argamassa, criada para resistir a severas atividades sísmicas. A "Quake Column" é composta por tijolos ocos empilháveis que se combinam para criar uma estrutura torcida, otimizada para vibrações intensas em zonas assoladas por terremotos. Criada pelo escritório Emerging Objects, a composição da coluna de areia é apenas uma de várias outras experimentações da equipe com novos materiais para impressão 3D, incluindo sal, nylon e chocolate. A coluna pode ser facilmente montada e desmontada para usos em estruturas temporárias ou permanentes, e foi propositalmente projetada para ter uma montagem simples para construtores iniciantes.
As autoridades de Sydney selecionaram a equipe formada pelos escritórios Andrew Burges Architects, Grimshaw e TCL como vencedora do concurso para projetar um novo parque e centro aquático em Green Square, cerca de quatro quilômetros ao sul da região central de Sydney. Uma das seis "Grandes Zonas de Desenvolvimento", o parque e o centro aquático fazem parte de um grande empreendimento em Green Square, com o terreno ao lado previsto para receber uma praça pública e uma biblioteca.
O escritório espanhol SelgasCano foi selecionado para projetar o Serpentine Gallery Pavilion de 2015. O pavilhão será construído nos Kensington Gardens, em Londres, durante o verão e servirá de espaço de encontros e trocas sociais sem função definida.
Liderado por José Selgas e Lucía Cano, este será o primeiro escritório espanhol a projetar o pavilhão, com a AECOM, mais uma vez, oferecendo serviços de engenharia e soluções técnicas. Embora o projeto não seja revelado até fevereiro de 2015, SelgasCano comentou o seguinte:
"Esta é uma oportunidade maravilhosa e única de trabalhar em um Jardim Real no centro de Londres. Ambos os contextos - 'Jardim' e 'Londres' - são muito importantes para nós no desenvolvimento desse projeto. [...] Jardim e Londres (o que melhor define Londres?) serão os elementos a serem expostos e desenvolvidos no Pavilhão. Para isso, usaremos apenas um material que servirá de tela para ambos: a transparência. Esse 'material' deve ser explorado em todas as suas possibilidades estruturais, evitando outro material secundário que o sustente, e as mais avançadas tecnologias serão necessárias para alcançar tal transparência."
Proposta vencedora - Metrópole Arquitetos . Image Cortesia de IAB/RJ
O trabalho de Silvio Oksman, Beatriz Vicino, Marjorie Nasser Prandini e Vito Macchione, do escritório Metrópole Arquitetos, de São Paulo, venceu o concurso nacional de projeto para a sede do Museu da Imagem e do Som(MIS PRO) na Lapa, no Rio de Janeiro. O resultado foi anunciado hoje, 5 de dezembro, em cerimônia realizada na sede do Departamento Rio de Janeiro do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB-RJ). O autor do estudo preliminar vencedor será contratado, como consta no edital, para desenvolver os projetos executivo e complementares.
Promovido pela Secretaria de Estado de Cultura (SEC), com organização do IAB-RJ, o Concurso MIS PRO foi lançado no dia 23 de setembro e contou com 54 equipes inscritas.
Por mais que seu cartão informasse lina bo architetto, as questões de que Lina Bo Bardi (1914-1992) se ocupava não estavam restritas à prancheta. Arquitetura fazia parte de um sistema cultural mais amplo, e sua atuação perpassava o desenho industrial, a escrita, a edição, a cenografia, a expografia. Por sua vez, o proeminente renascentista Giorgio Vasari (1511-1574) também se encaixa no rol de figuras da história singulares, por meio de uma atuação em distintas frentes: pintor, arquiteto, escritor e historiador. Ambos se notabilizam por suas noções de tempo e história. Estas, de certo modo, materializam-se no modo como os objetos de arte são (ou foram) apresentados ao público em museus com os quais têm direta relação autoral.
Não é uma tarefa fácil ou confortável se propor a estudar a obra de Lina Bo Bardi em momentos comemorativos como esse. O percurso é acidentado, os ventos sopram em todas as direções e, considerando um paradigma em que as marés da informação chegam a nos sufocar, a investigação se torna uma aventura. Por outro lado, cada mergulho nos revela um sentido diferente, nos coloca em contato com outros aventureiros e torna a obra de Lina mais presenta na vida de cada vez mais pessoas.
A retomada do seu trabalho neste momento, além de ser motivado pelo centanário de seu nascimento, é reflexo do interesse crescente da comunidade internacional por suas realizações, principalmente a partir da Bienal de Arquitetura de Veneza de 2010, com curadoria de Kazuo Sejima, que dedicou uma mostra especial para sua obra.
O momento também coincide com um amadurecimento do campo intelectual da arquitetura no Brasil. Em relação a tudo o que fez, pouca coisa foi sendo incluída na história da arquitetura e da cultura brasileira enquanto esteve viva.
Shigeru Ban foi incluído na lista dos 100 Pensadores Globais de 2014 da revista Foreign Policy. A lista anual reconhece as 100 pessoas cujas ideias e ações tenham influenciado em grande medida os eventos mundiais, e este ano "rompimento" é a palavra de ordem; reconhecendo um ano tumultuado, a lista foca em pessoas que, para melhor ou para pior, "quebraram o mundo como o conhecemos."
Lina Bo Bardi foi, sem sombra de dúvida, uma das arquitetas de maior expressividade que já atuou no Brasil. Em homenagem ao centenário de seu nascimento – hoje, 05 de dezembro – diversos museus e instituições organizaram exposições, debates, seminários e outros eventos que abordaram, de algum modo, a vida e a obra da arquiteta ítalo-brasileira.
Muitos desses eventos foram divulgados na página do ArchDaily Brasil e alguns, inclusive, ainda estão acontecendo em diversas cidades brasileiras. Assim, compilamos a seguir uma lista dos eventos com foco em Lina, além de outras matérias sobre a arquiteta.
A cidade como o grande palco. A arquitetura como (re)invenção. A criatividade como elemento transformador das relações indivíduo/ambiente. As interações entre arte, arquitetura e espaço público constituem a plataforma de discussão de Cidades Performáticas: uma discussão sobre arte, arquitetura e espaço público - uma co-realização da Fundação Bienal e do Arq.Futuro, com parceria do British Council e apoio do Instituto Goethe - que reúne hoje especialistas do Museu de Arte Moderna de Nova York (MoMA) e do Tate Modern, de Londres, além de gestores, criadores e produtores culturais para debater o papel da cultura como elemento de transformações urbana.