Kazuyo Sejima e Phyllis Lambert são as vencedoras dos prêmios Jane Drew e Ada Louise Huxtable 2023

A co-fundadora do SANAA, Kazuyo Sejima, e a influente arquiteta canadense Phyllis Lambert receberam os prêmios Jane Drew e Ada Louise Huxtable, respectivamente, como reconhecimento por seu trabalho e compromisso com a excelência do projeto e por elevar o perfil das mulheres na arquitetura. O Prêmio Jane Drew de Arquitetura reconhece Kazuyo Sejima por suas realizações como arquiteta, enquanto o Prêmio Ada Louise Huxtable reconhece a contribuição de Phyllis Lamber na indústria arquitetônica em geral. Os dois prêmios são apresentados pelas publicações britânicas Architects’ Journal e The Architectural Review.

Kazuyo Sejima e Phyllis Lambert são as vencedoras dos prêmios Jane Drew e Ada Louise Huxtable 2023 - Imagem 2 de 6Kazuyo Sejima e Phyllis Lambert são as vencedoras dos prêmios Jane Drew e Ada Louise Huxtable 2023 - Imagem 3 de 6Kazuyo Sejima e Phyllis Lambert são as vencedoras dos prêmios Jane Drew e Ada Louise Huxtable 2023 - Imagem 4 de 6Kazuyo Sejima e Phyllis Lambert são as vencedoras dos prêmios Jane Drew e Ada Louise Huxtable 2023 - Imagem 5 de 6Kazuyo Sejima e Phyllis Lambert são as vencedoras dos prêmios Jane Drew e Ada Louise Huxtable 2023 - Mais Imagens+ 1

Kazuyo Sejima e Phyllis Lambert são as vencedoras dos prêmios Jane Drew e Ada Louise Huxtable 2023 - Imagem 4 de 6
New Museum - SANAA. Imagem © Laurian Ghinițoiu

A arquiteta japonesa Kazuyo Sejima é mais conhecida como co-fundadora do escritório SANAA, vencedor do Prêmio Pritzker e fundado com Ryue Nishizawa em Tóquio, 1995. Seu portfólio inclui muitos projetos reconhecidos internacionalmente como o New Museum na cidade de Nova York, a renovação e ampliação do “grand magasin” parisiense La Samaritaine, e da galeria Louvre Lens na França. O Sydney Modern Museum, na Austrália, é o mais recente projeto do escritório.

Kazuyo Sejima e Phyllis Lambert são as vencedoras dos prêmios Jane Drew e Ada Louise Huxtable 2023 - Imagem 2 de 6
Vista aérea do novo edifício projetado pelo SANAA da Art Gallery of New South Wales, 2022. Imagem © Iwan Baan

Em 2010, Kazuyo Sejima tornou-se a primeira mulher a ser curadora do Setor de Arquitetura da Bienal de Veneza. Sob o tema “Pessoas se encontram na arquitetura”, as exposições ilustram seu posicionamento em relação à interação entre ambientes sociais e naturais. Em 2021, ela também foi nomeada presidente do júri internacional da Bienal de Veneza de 2021. O Prêmio Jane Drew é um reconhecimento adicional das múltiplas contribuições de Sejima para o campo da arquitetura.

O prêmio é nomeado em homenagem a Jane Drew, defensora das mulheres em uma profissão dominada por homens. Através do trabalho de sua prática, que abriu logo após a Segunda Guerra Mundial, Jane Drew também contribuiu para introduzir o Movimento Moderno no Reino Unido e é responsável por trazer o trabalho de Le Corbusier para a Índia.

Kazuyo Sejima e Phyllis Lambert são as vencedoras dos prêmios Jane Drew e Ada Louise Huxtable 2023 - Imagem 5 de 6
Ludwig Mies van der Rohe e Phyllis Lambert em frente à maquete do edifício Seagram. Fonds Phyllis Lambert, Centro Canadense de Arquitetura, Montreal. Imagem © United Press International

Como arquiteta, autora e curadora, Phyllis Lambert é reconhecida como uma das figuras mais influentes da arquitetura. Principalmente conhecida por fundar o Centro Canadense de Arquitetura (CCA) em sua cidade natal, Montreal, em 1979, ela também atuou como Diretora de Planejamento do Edifício Seagram de Mies van der Rohe em Manhattan, um edifício encomendado por sua família. Por meio do CCA, Lambert tornou-se uma ativista cívica em Montreal, defendendo a revitalização de bairros, a construção de moradias populares e a democratização do processo de planejamento urbano. Em 2014, ela foi premiada com o Leão de Ouro pelo conjunto de sua obra.

Kazuyo Sejima e Phyllis Lambert são as vencedoras dos prêmios Jane Drew e Ada Louise Huxtable 2023 - Imagem 6 de 6
Philip Johnson, Ludwig Mies van der Rohe e Phyllis Lambert em frente a uma imagem da maquete do edifício Seagram, Nova York, 1955. Impressão em gelatina prateada, 7½ × 9⅜ pol. Fotógrafo desconhecido. Fonds Phyllis Lambert, Centro Canadense de Arquitetura, Montreal. Imagem © United Press International

O prêmio Ada Louise Huxtable leva o nome da crítica de arquitetura e ganhadora do primeiro Prêmio Pulitzer de Crítica em 1970. Reconhecida como uma das vozes mais poderosas na arquitetura da América de meados do século, Huxtable defendeu a preservação de ambientes urbanos. Ela celebrou a vitalidade da paisagem urbana e dos edifícios que abraçaram a escala humana e a história cívica.

Kazuyo Sejima e Phyllis Lambert são as vencedoras dos prêmios Jane Drew e Ada Louise Huxtable 2023 - Imagem 3 de 6
Exterior do Saidye Bronfman Center à noite (1968) desenhado por Phyllis Lambert. Cortesia do Richard Nickel Committee, Chicago, Illinois. Imagem © Richard Nickel

Em anos anteriores, o Prêmio Jane Drew foi concedido ao arquiteto Farshid Moussavi em 2022, Kate Macintosh em 2021, Yasmeen Lari em 2020, Elizabeth Diller em 2019, Amanda Levete em 2018 e Denise Scott Brown em 2017. Vencedores anteriores do Ada Louise Huxtable incluem a artista Mona Hatoum em 2022, a educadora e escritora Lesley Lokko em 2021, a escritora Beatriz Colomina em 2020, a fotógrafa Hélène Binet em 2019 e a artista holandesa Madelon Vriesendorp em 2018.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Florian, Maria-Cristina. "Kazuyo Sejima e Phyllis Lambert são as vencedoras dos prêmios Jane Drew e Ada Louise Huxtable 2023" [Kazuyo Sejima and Phyllis Lambert Are the Recipients of the 2023 Jane Drew and Ada Louise Huxtable Prizes Celebrating Women in Architecture] 21 Fev 2023. ArchDaily Brasil. (Trad. Ghisleni, Camilla) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/995782/kazuyo-sejima-e-phyllis-lambert-sao-as-vencedoras-dos-premios-jane-drew-e-ada-louise-huxtable-2023> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.