Louvre Lens / SANAA

Louvre Lens / SANAA - Fachada, PilarLouvre Lens / SANAA - FachadaLouvre Lens / SANAA - CadeiraLouvre Lens / SANAA - Imagem 14 de 30Louvre Lens / SANAA - Mais Imagens+ 25

  • Arquitetos

  • Localização

    99 Rue Paul Bert, 62300 Lens, França
  • Área

    28000.0 m2
  • Ano do projeto

    2012
  • Fotografias

    Julien Lanoo
  • Projeto da Galeria

    Imrey Culbert
  • Projeto de paisagismo

    Mosbach Paysagistes
  • MEP e Engenheiros Estruturais

    Betom Ingénierie
  • Conceito de Energia e Conforto

    Transplan
  • Engenheiros Ambientais

    Hubert Penicaud
  • Conceito da Estrutura

    Sasaki & Partners
  • Engenheiro Estrutural e de Fachada

    Bollinger & Grohmann
  • Iluminação Natural e Artificial

    Arup
  • Custo

    €150mi

O fotógrafo francês Julien Lanoo compartilhou conosco uma primeira olhada na nova galeria irmã do Musée du Louvre: Louvre Lens. O projeto, inicialmente concebido como parte de uma competição internacional em 2006, foi crido pelo laureados pelo Prêmio Pritzker, SANAA, em colaboração com estúdio de Imrey Culbert de de Nova York , a paisagista Catherine Mosbach e o museologista Studio Adrien Gardère.

Louvre Lens / SANAA - Imagem 30 de 30
Implantação © SANAA

A estrutura de aço e vidro de 360 metros de comprimento está integrada a um terreno baldio de 20 hectares que era originalmente usado como uma mina de carvão antes de 1960. A expectativa é de atrair 500 mil visitantes a cada ano, previsto para ajudar a revitalizar a cidade pós-industrial.

Continue a leitura para a descrição dos arquitetos.

Louvre Lens

Louvre Lens / SANAA - Vidro, Pilar
© Julien Lanoo

A escolha de colocar o museu em uma antiga mina ilustra a intenção do museu de participar na conversão da área de mineração, mantendo a riqueza do seu passado industrial. O site de Louvre Lens está localizado em 20 hectares de terreno baldio que já foi uma grande mina de carvão e desde então tem sido tomada pela natureza desde o seu fechamento, em 1960. O terreno apresenta uma sutil inclinação, resultado de excesso de preenchimento da mina.

Louvre Lens / SANAA - Imagem 12 de 30
© Julien Lanoo

Os arquitetos japoneses do SANAA, Kazuyo Sejima e Ryue Nishizawa queriam evitar a criação de uma fortaleza dominadora, optando por uma estrutura baixa, de fácil acesso que se integra ao local sem se impor por sua presença. A estrutura é composta de cinco edifícios de aço e vidro. Há quatro retângulos e um quadrado grande com paredes ligeiramente curvada cujos ângulos se tocam.

Louvre Lens / SANAA - Fachada
© Julien Lanoo

É uma reminiscência do palácio do Louvre, com suas asas colocadas quase planas. Os arquitetos queriam trazer à mente barcos em um rio que se juntam para encaixar suavemente com os outros. As fachadas são de alumínio polido, nas quais o parque se reflete, garantindo a continuidade entre o museu e a paisagem circundante. As coberturas são parcialmente de vidro, refletindo uma vantagem especial para se trazer à luz, tanto para expor as obras e por ser capaz de trazer o céu para dentro do edifício.

Louvre Lens / SANAA - Pilar
© Julien Lanoo

A luz natural é controlada por meio de um dispositivo de ocultação na cobertura que forma o teto e tons em seu interior. Concebida como uma resposta para a cobertura abobadada, a superfície mantém sua luz mesmo com a mudança de estações, horas e exposições.

Louvre Lens / SANAA - Imagem 18 de 30
© Julien Lanoo

Toda a estrutura de 28.000 metros quadrados se estende por 360 metros de comprimento a partir de uma extremidade de um hall de entrada central, de vidro transparente, para o outro. Os edifícios situados a leste da entrada - a Grande Galeria e o Pavilhão de Vidro – abrigam principalmente as coleções do Louvre.

Louvre Lens / SANAA - Imagem 19 de 30
© Julien Lanoo

A oeste da entrada está a galeria de exposições temporárias e La Scène, um vasto auditório - da nova geração, cujos programas estão em relação direta com as exposições.

Louvre Lens / SANAA - Imagem 26 de 30
Fachada © SANAA
Louvre Lens / SANAA - Imagem 24 de 30
Corte AA © SANAA
Louvre Lens / SANAA - Janela
Corte BB © SANAA

O museu também inclui um grande e invisível espaço com pé-direito duplo, enterrado conforme a situação do terreno. Este espaço será dedicado às funções de serviço para o público, mas também será usado para armazenamento e funções logísticas do museu. Dois edifícios independentes abrigam os serviços administrativos, ao Sul, e um restaurante, ao norte, estabelecendo uma ligação entre o museu, o parque e a cidade.

Louvre Lens / SANAA - Imagem 21 de 30
© Julien Lanoo

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:99 Rue Paul Bert, 62300 Lens, França

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: Fernanda Britto. "Louvre Lens / SANAA" 22 Set 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/704425/louvre-lens-slash-sanaa-slash-sanaa> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.