Lesley Lokko, curadora da Bienal de Arquitetura de Veneza, é reconhecida na lista de honras de ano novo do Rei Charles

O rei Charles III divulgou a lista de honras de ano novo 2023, reconhecendo aqueles no Reino Unido que demonstraram serviço exemplar ou realizações em seus campos. A arquiteta, acadêmica e romancista de origem ganesa e escocesa Lesley Lokko está entre os que foram nomeados oficiais da Ordem do Império Britânico (OBE) por seus serviços à arquitetura e à educação. Em dezembro de 2021, ela foi anunciada como curadora da 18ª Exposição Internacional de Arquitetura - La Biennale di Venezia, que será realizada de 20 de maio a 26 de novembro de 2023.

Lesley Lokko, curadora da Bienal de Arquitetura de Veneza, é reconhecida na lista de honras de ano novo do Rei Charles - Imagem 2 de 5Lesley Lokko, curadora da Bienal de Arquitetura de Veneza, é reconhecida na lista de honras de ano novo do Rei Charles - Imagem 3 de 5Lesley Lokko, curadora da Bienal de Arquitetura de Veneza, é reconhecida na lista de honras de ano novo do Rei Charles - Imagem 4 de 5Lesley Lokko, curadora da Bienal de Arquitetura de Veneza, é reconhecida na lista de honras de ano novo do Rei Charles - Imagem 5 de 5Lesley Lokko, curadora da Bienal de Arquitetura de Veneza, é reconhecida na lista de honras de ano novo do Rei Charles - Mais Imagens

“Mais do que nunca, a educação arquitetônica é importante, e estou profundamente tocada por esse reconhecimento” – Lesley Lokko.

Lesley Lokko, curadora da Bienal de Arquitetura de Veneza, é reconhecida na lista de honras de ano novo do Rei Charles - Imagem 2 de 5
Padiglione Centrale Giardini, Foto de Francesco Galli. Imagem cortesia de La Biennale di Venezia

Fundadora da Graduate School of Architecture de Joanesburgo, em 2015, e do Africa Future Institute, em 2021 em Accra, Lesley Lokko é uma educadora de renome com vasta experiência com ensino em todo o mundo, principalmente em Joanesburgo, Londres, Accra e Edimburgo. Suas aulas aumentam a conscientização sobre temas importantes, como identidade cultural e racial, a cultura comum das cidades e o caminho para abraçar a diversidade.

Sua posição no debate sobre a arquitetura é firmada por sua própria experiência, vivendo em um "continente que está se tornando cada vez mais um laboratório de experimentação e propostas para todo o mundo contemporâneo", como reconhece Roberto Cicutto, presidente da La Biennale Di Venezia. A mesma experiência e o trabalho de Lokko em "África como laboratório para o futuro" influenciaram a escolha do título desta edição da Exposição da Bienal de Veneza: O Laboratório do Futuro. O tema considerará o continente africano como o protagonista do futuro, como o "local em que todas essas questões de equidade, raça, esperança e medo convergem e coalescem".

Lesley Lokko, curadora da Bienal de Arquitetura de Veneza, é reconhecida na lista de honras de ano novo do Rei Charles - Imagem 4 de 5
Corderie 2 - Giulio Squillacciotti. Imagem cortesia de La Biennale di Venezia

Seguindo a tradição anual, a lista de honras de ano novo do rei Charles III apresenta mais de 1.100 pessoas de todo o país, incluindo políticos, músicos, atletas e ativistas ambientais. Outros laureados no campo da arquitetura incluem Inderpaul Singh Johar, co-fundador da Dark Matters Laboratories; Professora Pamela Pamela Beaumont Robertson, curadora da Galeria de Arte Hunteriana, da Universidade de Glasgow; e Kathleen Elizabeth MacLean, administradora do Fundo de Patrimônio da Arquitetura.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Florian, Maria-Cristina. "Lesley Lokko, curadora da Bienal de Arquitetura de Veneza, é reconhecida na lista de honras de ano novo do Rei Charles" [Lesley Lokko, the Curator of the 2023 Venice Architecture Biennale, Recognized in King Charles' First New Year Honours List] 04 Jan 2023. ArchDaily Brasil. (Trad. Simões, Diogo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/994588/lesley-lokko-curadora-da-bienal-de-arquitetura-de-veneza-e-reconhecida-na-lista-de-honras-de-ano-novo-do-rei-charles> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.