Quay Quarter Tower projetada pela 3XN vence o International High-Rise Award 2022/23

O escritório de arquitetura dinamarquês 3XN ganhou o 10º International High-Rise Award, prêmio para o arranha-céu mais inovador do mundo em 2022/23, com a torre comercial Quay Quarter Tower em Sydney, na Austrália. Dos mais de 1.000 arranha-céus concluídos nos últimos dois anos, o Quay Quarter Tower foi selecionado porque implementou soluções inovadoras em um momento de crescentes desafios ecológicos, integrando a estrutura de arranha-céus existente da década de 1970 no novo edifício.

Os arquitetos Kim Herforth Nielsen (fundador e diretor de criação do 3XN) e Fred Holt (sócio e diretor do 3XN) receberão o prêmio na cerimônia da 10ª edição do IHA em Paulskirche, Frankfurt, juntando-se à lista de laureados que inclui Norra Tornen do OMA (2020), Torre Reforma do LBR&A Arquitectos (2018), 57 West do BIG (2016) e Torre Agbar do Ateliers Jean Nouvel (2006).

Quay Quarter Tower projetada pela 3XN vence o International High-Rise Award 2022/23 - Imagem 2 de 14Quay Quarter Tower projetada pela 3XN vence o International High-Rise Award 2022/23 - Imagem 3 de 14Quay Quarter Tower projetada pela 3XN vence o International High-Rise Award 2022/23 - Imagem 4 de 14Quay Quarter Tower projetada pela 3XN vence o International High-Rise Award 2022/23 - Imagem 5 de 14Quay Quarter Tower projetada pela 3XN vence o International High-Rise Award 2022/23 - Mais Imagens+ 9

Quay Quarter Tower projetada pela 3XN vence o International High-Rise Award 2022/23 - Imagem 4 de 14
Quay Quarter Tower. Imagem © Adam Mork

A pandemia do COVID-19, junto com os problemas na cadeia de suprimentos e a escassez de mão de obra, impactaram a conclusão de edifícios nos últimos dois anos. No entanto, os "arranha-céus" estão se estabelecendo cada vez mais, como fica evidente ao olharmos para os edifícios indicados. Para a 10ª edição do IHA, 1000 arranha-céus de todo o mundo se inscreveram. Deles, 34 projetos de 13 países foram pré-selecionados.

O júri internacional, que tinha Sven Thorissen (diretor e arquiteto da MVRDV), Melkan Gürsel e Bart Lootsma, entre outros especialistas, concentrou-se em como uma arquitetura de arranha-céus poderia se responsabilizar pelo meio ambiente e pelas gerações futuras. É por isso que a sustentabilidade recebeu a mais alta prioridade de avaliação, seguida de outros fatores, como estética extraordinária, design pioneiro, tecnologia inovadora e eficiência econômica. Da lista, o júri anunciou os 5 finalistas, incluindo a Vancouver House do BIG – Bjarke Ingels Group, TrIIIple Towers na Áustria de Henke Schreieck Architekten, a Torre The Bryant nos EUA de David Chipperfield Architects, Singapore State Courts da Serie Architects + Multiply Architects, e o vencedor, Quay Quarter Tower do 3XN.

Quay Quarter Tower projetada pela 3XN vence o International High-Rise Award 2022/23 - Imagem 2 de 14
Quay Quarter Tower. Imagem © Adam Mork

A Quay Quarter Tower, com 206 metros de altura, prova que a transformação arquitetônica é possível em grande escala. Concluída em abril de 2022, a torre é uma da reconstrução da identidade do distrito comercial central de Sydney, a baía atrás da famosa ópera. Antes, o local era ocupado por uma torre comercial clássica que não atendia mais aos requisitos atuais. Em vez de demolir o edifício, como no passado, optou-se por integrar grandes partes da estrutura de suporte existente numa nova e mais alta torre.

Dessa forma, dois terços das vigas, pilares, lajes e quase todo o núcleo construído na década de 1970 puderam ser mantidos. Esses aspectos centrais do conceito radical  de sustentabilidade contribuíram para economizar cerca de 12.000 toneladas de dióxido de carbono em comparação com a demolição completa – o equivalente a 8.800 voos entre Copenhague e Sydney.

Os módulos em balanço na fachada, que envolvem as cinco seções da torre, reduzem a luz solar que entra no Quay Quarter Tower em até 30%. Entre outras coisas, isso eliminou a necessidade de persianas internas, garantindo vistas incomparáveis do porto. Além disso, a adição de novos andares e a expansão dos andares existentes adicionaram 45.000 metros quadrados de área útil, tornando o uso do local muito mais eficiente.

Quay Quarter Tower projetada pela 3XN vence o International High-Rise Award 2022/23 - Imagem 11 de 14
Quay Quarter Tower. Imagem © Adam Mork

Logo após a conclusão da torre, a empresa holandesa foi selecionada pelo EPFL Innovation Park (EIP) para liderar os projetos do novo "ecótopo" do Campus da EPFL na Suíça. Juntamente com GXN e IB (Itten+Brechbühl SA), o projeto expandirá o Parque Científico e a Praça de Inovação da universidade para reunir líderes em negócios, ciência e tecnologia enquanto mantém princípios biofílicos.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Cano, Paula. "Quay Quarter Tower projetada pela 3XN vence o International High-Rise Award 2022/23" [ 3XN’s Quay Quarter Tower in Sydney Wins the International High-Rise Award 2022/23 ] 21 Nov 2022. ArchDaily Brasil. (Trad. Simões, Diogo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/992204/quay-quarter-tower-projetada-pela-3xn-vence-o-international-high-rise-award-2022-23> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.