Sydney Opera House reabre a sala de concertos recém-renovada

A Sydney Opera House reabriu seu maior espaço de apresentação, o Concert Hall. Desde que o local foi fechado para renovações em fevereiro de 2020, o espaço passou por amplas reformas para melhorar o desempenho acústico, o acesso para pessoas com necessidades de mobilidade e atualizar os sistemas do palco. O processo de renovação respeita o projeto original, ao mesmo tempo, em que equipa melhor o salão para apresentar uma ampla gama de espetáculos. Este é o maior e último projeto da Década de Renovação da Opera House, um programa de 10 anos de obras totalizando quase 300 milhões de dólares para atualizar o monumento tombado pelo Patrimônio Mundial antes de seu 50º aniversário em 2023.

Sydney Opera House reabre a sala de concertos recém-renovada - Imagem 2 de 15Sydney Opera House reabre a sala de concertos recém-renovada - Imagem 3 de 15Sydney Opera House reabre a sala de concertos recém-renovada - Imagem 4 de 15Sydney Opera House reabre a sala de concertos recém-renovada - Imagem 5 de 15Sydney Opera House reabre a sala de concertos recém-renovada - Mais Imagens+ 10

Uma das principais intenções do projeto era melhorar a acústica para os artistas e público, tanto no modo orquestral quanto amplificado. Para este propósito, 18 novos refletores acústicos foram instalados acima do palco, como um substituto para os antigos "donuts" de acrílico transparente. As novas pétalas acústicas são colocadas em diferentes posições, dependendo da música que está sendo tocada. Elas têm acabamento magenta semi brilhante, a cor dos assentos da Concert Hall escolhida por Peter Hall, o arquiteto que finalizou a Opera House depois que Jørn Utzon deixou o projeto. Painéis de difusão acústica também foram adicionados às frentes das caixas de madeira do local para equilibrar o som para apresentações não amplificadas.

Os sistemas de teatro e palco também foram atualizados. Os elevadores de palco automatizados permitem que os músicos ouçam uns aos outros com mais clareza, enquanto o sistema automatizado de drapejamento facilita a passagem do modo orquestral para o modo amplificado. O sistema também ajuda a amortecer a reverberação e a criar um som mais completo e rico. O palco foi reduzido em 400 mm para melhorar as linhas de visão e criar mais intimidade entre os artistas e o público. As áreas dos bastidores também foram ampliadas com duas novas salas de ensaio.

Outras atualizações incluem a instalação de um novo elevador e uma circulação, tornando possível aos usuários de cadeiras de rodas o acesso independente a todos os níveis do Salão de Concertos, incluindo o Foyer Norte, uma área antes inacessível para pessoas com mobilidade limitada. O número de assentos acessíveis também foi duplicado, incluindo opções para bancadas e camarotes.

Sydney Opera House reabre a sala de concertos recém-renovada - Imagem 6 de 15
Orquestra Sinfônica de Sydney - Teste acústico da Sala de Concertos. Imagem © Daniel Boud

Artistas e público estão preparados para experimentar uma acústica de nível mundial em um local mais acessível, seguro e melhor equipado para apresentar toda a amplitude da performance do século 21. - Louise Herron AM, diretora executiva da Sydney Opera House

Sydney Opera House reabre a sala de concertos recém-renovada - Imagem 2 de 15
© Ingus Kruklitis via Shutterstock
Sydney Opera House reabre a sala de concertos recém-renovada - Imagem 9 de 15
Sydney Opera House - Sala de Concertos. Imagem © Lisa Maree Williams, Getty Images for Sydney Opera House

O Concert Hall é uma das maiores salas de espetáculos do mundo, acolhendo até 2600 espectadores. Com 25 metros do palco até a coroa acima, o salão apresenta um desafio técnico aos engenheiros acústicos encarregados de aperfeiçoar a qualidade sonora para todos os tipos de espetáculos. De acordo com funcionários da Sydney Opera House, 91% dos resíduos das demolições foram reciclados, bem acima da meta inicial de 80%. Parte da madeira recuperada foi reutilizada pelo compositor e intérprete de didgeridoo das Primeiras Nações William Barton para criar 60 pares de clapsticks.

Sydney Opera House reabre a sala de concertos recém-renovada - Imagem 7 de 15
Sydney Opera House - Sala de Concertos. Imagem © Lisa Maree Williams, Getty Images for Sydney Opera House

Uma equipe de especialistas incluindo os engenheiros estruturais originais Arup, ARM Architecture, consultores patrimoniais Design 5, consultores de teatro Theatreplan, construtora Taylor, empreiteiro de máquinas de teatro especializado Waagner Biro, engenheiros de serviços de construção Steensen Varming, acústica Müller-BBM e a equipe de projeto de renovação da Opera House, trabalharam juntos para integrar as atualizações na estrutura existente. Os trabalhos foram realizados conforme o Plano de Gerenciamento de Conservação da Opera House para garantir que as atualizações respeitem o projeto original, projetado pelo arquiteto Peter Hall.

Sydney Opera House reabre a sala de concertos recém-renovada - Imagem 14 de 15
Reforma da Sala de Concertos. Imagem © Anna Kucera

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Florian, Maria-Cristina. "Sydney Opera House reabre a sala de concertos recém-renovada" [Sydney Opera House Reopens the Newly Renovated Concert Hall] 12 Set 2022. ArchDaily Brasil. (Trad. Bisineli, Rafaella) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/988569/sydney-opera-house-reabre-a-sala-de-concertos-recem-renovada> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.