Software de simulação de pedestres para projetos centrados no ser humano

De smartphones a foguetes espaciais e carros autônomos, o poder da tecnologia nesta era digital moderna é enorme (e praticamente ilimitado). Isso impactou todos os aspectos de nossas vidas e continuará a abrir possibilidades que hoje não podemos nem vislumbrar. Quando aplicada de maneira social e ambientalmente responsável, a tecnologia tem o poder de melhorar a produtividade, a comunicação e a sustentabilidade, permitindo que as comunidades globais funcionem com eficiência, atendendo às necessidades cotidianas das pessoas e melhorando sua qualidade de vida. Simplificando, a boa tecnologia serve para a humanidade. E, assim como as indústrias de saúde ou manufatura aproveitaram isso, o mundo da arquitetura, design e construção não pode ficar para trás.

Nos últimos anos, a rápida evolução do BIM, a IA e softwares de modelagem 3D avançados transformaram o campo da arquitetura. Os custos se estabilizaram enquanto seu poder aumentou, colocando-os ao alcance de muitos profissionais de design e desafiando os fluxos de trabalho tradicionais. Empurrando os limites da inovação, essas tecnologias revolucionárias otimizam as comunicações, minimizam erros e promovem a eficiência de custo. Mas, acima de tudo, capacitam os arquitetos a realizar projetos cada vez mais elaborados - especialmente estruturas em larga escala com tráfego constante e várias necessidades a responder, como hospitais ou centros de transporte público.

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Trondheim Central Station / Arkitema. Image Courtesy of Arkitema

Com isso em mente, muitas empresas de arquitetura estão integrando tecnologias avançadas em seus processos de design. Uma delas é a Arkitema, uma empresa dinamarquesa de renome que recentemente desenvolveu a entrada vencedora de uma nova estação multimodal, projetada com a ajuda de um poderoso software de simulação de multidões. Programado para conclusão até novembro de 2025, a estação central de Trondheim é "a maior estação ferroviária do centro da Noruega e um dos centros de transporte público mais importantes da região". O desafio assumido pelo Arkitema, portanto, provou ser bastante complexo: conectar a cidade da maneira mais eficiente possível, garantindo o fluxo de passageiros contínuo e atendendo às necessidades de cada indivíduo, de moradores ocupados que se destacam ao trabalho, até os turistas que visitam Trondheim pela primeira vez.

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Illustration by Arkitema. Image Courtesy of Arkitema

A análise do fluxo de pedestres provou ser inestimável para alcançar essa missão, e é por isso que o Oasys MassMotion - um das ferramentas de simulação de movimento humano mais avançado do mundo - foi usado no estágio inicial do design. Para saber mais sobre o software, conversamos com Thomas Grave-Larsen, parceiro e chefe de infraestrutura da Arkitema; e Kenneth Bengtsson, arquiteto sênior e um dos principais especialistas em fazer as simulações.

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Trondheim Central Station / Arkitema. Image Courtesy of Arkitema

Como funciona o MassMotion?

O MassMotion é um software de modelagem de pedestres independente capaz de fornecer “ferramentas avançadas e de simulação rápida e análise com fortes recursos de visualização. A geometria importada é a base para programar diferentes cenários, como população, perfis de passageiros, destinos, chegadas/partidas de veículos e muito mais. ” Essencialmente, todos os dados são organizados e processados, permitindo que os arquitetos o visualizem de uma maneira fácil de compreender.

Ao avaliar o fluxo de passageiros em animação em tempo real ou com mapas de calor, gráficos e tabelas, nós, como arquitetos, somos capazes de identificar possíveis pontos quentes de congestionamento, filas e áreas onde o desempenho espacial pode ser otimizado.

A simulação ilustra os padrões e densidades de fluxo em um horário de pico da manhã, o que significa que a maioria das pessoas é considerada passageiros que conhecem o seu caminho, têm um ritmo constante e um movimento uniforme. Esse grupo majoritário é projetado por um padrão de análise de fluxo em MassMotion, onde fatores como velocidade de caminhada, viés de direção e espaço pessoal exigido são predefinidos. Por outro lado, uma porcentagem menor corresponde a perfis de passageiros mais detalhados, incluindo usuários com deficiência ou com grande bagagem que dependem de elevadores. E para garantir que diversas necessidades sejam atendidas, "também é possível simular grupos ou criar um perfil personalizado com propriedades específicas".

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Illustration by Arkitema - Oasys MassMotion. Image Courtesy of Arkitema

Uma vantagem significativa da tecnologia é que ela é compatível com uma longa lista de softwares de design 3D. Portanto, embora o MassMotion permita que você modele a geometria, os projetistas podem importar um modelo BIM para atuar como base direta para as simulações. "Ao manter um modelo BIM com uma organização consistente e nomear objetos no fluxo de trabalho, é uma tarefa simples atualizar todas ou geometrias selecionadas sem a necessidade de reprogramar o modelo".

Entendendo os padrões de pedestres em um futuro centro de transporte

Em qualquer centro de transporte, manter um fluxo de pedestres contínuos e evitar filas e paradas repentinas pode ser um grande desafio, especialmente considerando todos os layouts espaciais complexos e uma ampla gama de opções de transporte. No entanto, essa deve ser uma prioridade para criar um ambiente agradável, seguro e eficiente.

Podemos projetar estações bonitas e elegantes, mas se não atendermos a boas experiências de passageiros, incluindo conexões de fluxo, a tarefa não será concluída.

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Trondheim Central Station / Arkitema. Image Courtesy of Arkitema

Para realizar a simulação no novo projeto da Estação Central Trondheim, foi necessário programar o software MassMotion para se parecer com condições futuras. O cliente forneceu uma previsão de passageiros presente e futura (2034) para cada modo de conexão e viagem, dados que foram validados comparando-se a outros hubs de tráfego de tamanho e complexidade semelhantes. "Ao criar uma matriz contendo todas as interconexões possíveis, juntamente com os dados dos passageiros, poderíamos programar as diferentes fontes e destinos do modelo para se parecer com situações de pico nos diferentes cenários".

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Illustration by Arkitema. Image Courtesy of Arkitema

Projetando de acordo com os movimentos das pessoas

O software MassMotion, em última análise, "garante um processo de design iterativo suave, onde a arquitetura e o fluxo de passageiros são desenvolvidos em paralelo". Isso permitiu que a equipe do Arkitema ajustasse continuamente, otimizasse e validasse diferentes cenários de design no modelo BIM para desenvolver uma estação central bem-fundamentada e centrada no humano. Por exemplo, a análise de padrões de pedestres permitiu que os arquitetos identificassem pontos de congestionamento ou espaços sem aglomeração, o que foi fundamental no processo de experimentar a colocação e visibilidade de entradas, sistemas de informação, serviços, instalações comerciais e conexões verticais e horizontais.

Como a estação estará abrangendo três níveis, escadas, escadas rolantes e elevadores foram cruciais para garantir um fluxo contínuo. Mas com o conhecimento que a simulação da multidão forneceu: "Em vez de ter escadas rolantes paralelas para influenciar a direção primária do fluxo da estação, giramos as escadas rolantes 90 graus para direcionar os passageiros ainda mais para o núcleo das atividades da estação". Essa mudança criou espaço para uma área de informações de tráfego dedicada e contribuiu para melhorar a experiência geral dos passageiros de todas as direções.

Ser capaz de ver como o rearranjo das escadas rolantes causaria impacto no fluxo de pedestres antes de implementar a mudança no projeto arquitetônico, economizou tempo e custos, pois nos permitiu ver se esse procedimento funcionaria para o atual e o futuro números de passageiros.

Para cidades mais eficientes, sustentáveis e acessíveis

Assim como o trabalho com a análise de fluxo otimizou o design da estação central de Trondheim, há um grande potencial para desbloquear em projetos futuros dessa natureza, bem como no planejamento e design urbanos. Por exemplo, o uso dessa tecnologia como uma ferramenta de proximidade iterativa promove a sustentabilidade por meio de transportes públicos mais eficientes e experiências de pedestres aprimoradas, desencorajando o uso de veículos particulares poluentes. Também pode ajudar a prever quaisquer problemas relacionados ao projeto, minimizar o retrabalho, aprimorar o diálogo multidisciplinar e conscientizar os tomadores de decisão da importância da boa experiência do usuário em projetos geralmente muito técnicos e complexos. Olhando para o futuro, as possibilidades parecem praticamente intermináveis.

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Trondheim Central Station / Arkitema. Image Courtesy of Arkitema

A análise de fluxo pode ser uma ferramenta de planejamento com a capacidade de apoiar decisões sobre o tamanho físico de um projeto em relação às necessidades do usuário, especificações de saída, colocação de serviços, funções comerciais ou requisitos de sustentabilidade.

Dessa forma, colocando as pessoas no coração do processo de design, o software de modelagem de pedestres se torna um excelente exemplo de como a boa tecnologia pode contribuir para a construção de cidades mais saudáveis, mais amigáveis e melhores.

Saiba mais sobre o software aqui.

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Sobre este autor
Cita: Montjoy, Valeria. "Software de simulação de pedestres para projetos centrados no ser humano" [Powerful Crowd Simulation Software for Human-Centered Design] 05 Nov 2022. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/990901/software-de-simulacao-de-pedestres-para-projetos-centrados-no-ser-humano> ISSN 0719-8906

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