Nove museus recém-inaugurados que enriquecem a cena artística e cultural ao redor do mundo

Nove museus recém-inaugurados que enriquecem a cena artística e cultural ao redor do mundo - Imagem 1 de 10
© Staatliche Museen zu Berlin, Nationalgalerie / Reinhard Friedrich

No ano passado, uma série de novos museus, ampliações e várias reformas em museus, abriram suas portas ao público, acrescentando uma nova dimensão à paisagem cultural ao redor do mundo. Desde a tão esperada reabertura da Neue Nationalgalerie em Berlim, até a fusão do Museu de Arte Jining de Ryue Nishizawa com a paisagem, e o reflexivo Art Depot da MVRDV. Descubra a arquitetura dos mais recentes locais de arte e cultura.

Nove museus recém-inaugurados que enriquecem a cena artística e cultural ao redor do mundo - Imagem 2 de 10Nove museus recém-inaugurados que enriquecem a cena artística e cultural ao redor do mundo - Imagem 3 de 10Nove museus recém-inaugurados que enriquecem a cena artística e cultural ao redor do mundo - Imagem 4 de 10Nove museus recém-inaugurados que enriquecem a cena artística e cultural ao redor do mundo - Imagem 5 de 10Nove museus recém-inaugurados que enriquecem a cena artística e cultural ao redor do mundo - Mais Imagens+ 5

Primeiro "art depot" totalmente acessível do mundo é inaugurado em Roterdã

Nove museus recém-inaugurados que enriquecem a cena artística e cultural ao redor do mundo - Imagem 2 de 10
© Ossip van Duivenbode / MVRDV

O Depot Boijmans Van Beuningen, primeiro depositório de arte totalmente acessível do mundo projetado pelo MVRDV, abriu suas portas ao público. A abertura oficial aconteceu em 5 de novembro, e a partir de então o público já pode acessar as dependências do museu. Localizada no Museumpark no centro de Roterdã, Países Baixos, a estrutura possui salas de exposição, um terraço jardim, um restaurante e oferece uma visão dos bastidores do mundo dos museus, tornando as coleções de arte acessíveis ao público.

“A maioria das pessoas o achava feio": David Chipperfield sobre a reforma da Neue Nationalgalerie

Nove museus recém-inaugurados que enriquecem a cena artística e cultural ao redor do mundo - Imagem 7 de 10
© Simon Menges

Quando David Chipperfield foi questionado sobre o que os visitantes deveriam esperar quando as obras de reforma da Neue Nationalgalerie de Mies van der Rohe em Berlim fossem concluídas, ele disse categoricamente: “Imagine uma Mercedes 1965. É um modelo bonito, sem dúvida, mas que estava caindo aos pedaços devido ao uso incessante e contínuo. Esta obra foi como levar um carro velho no mecânico para que cada uma das peças pudessem ser desmontadas, reparadas e engraxadas e então devolvidas ao seu respectivo lugar de origem para que quando fossemos ligar o motor, ele rodasse como se fosse novo”. Devido aos protocolos de saúde pública impostos como medidas de controle em tempos de pandemia, a cerimônia de reinauguração foi assistida por um número bastante limitado de jornalistas e visitantes, os quais tiveram a oportunidade de caminhar ao lado de Chipperfield sob a novíssima cobertura de aço da Neue Nationalgalerie de Mies. Uma das poucas felizardas a estar presente naquela ocasião, a editora e fotógrafa Gili Merin teve a oportunidade de fotografar o projeto durante o evento que antecedeu a inauguração do pavilhão e entrevistar o arquiteto responsável por trazer esta bela máquina de volta à vida.

O novo museu M + de Hong Kong é um belo estudo em contradição

Nove museus recém-inaugurados que enriquecem a cena artística e cultural ao redor do mundo - Imagem 9 de 10
© KEVIN MAK COURTESY HERZOG & DE MEURON

Na edição desta semana da Metropolis Magazine, a autora Mimi Zeiger explora o novo Museu M+ em Hong Kong, finalmente aberto ao público. "Projetado por Herzog & De Meuron, o impressionante edifício afirma a ascendência cultural da cidade ao mesmo tempo, em que amplia as inevitáveis tensões políticas da região".

Paul Clemence divulga fotografias da nova Kunsthaus Zurich projetada por David Chipperfield

Nove museus recém-inaugurados que enriquecem a cena artística e cultural ao redor do mundo - Imagem 10 de 10
© Paul Clemence

O fotógrafo de arquitetura Paul Clemence divulgou uma série de imagens da recém-inaugurada extensão do museu Kunsthaus Zürich, projetada por David Chipperfield Architects. O anexo é uma adição independente ao antigo museu e abriga uma coleção de obras de arte modernistas, a coleção Bührle e exposições temporárias. A identidade arquitetônica se inspira nas tradicionais fachadas de pedra do museu, bem como em outros edifícios públicos da cidade.

O aguardado e premiado Munch Museum do Estudio Herreros finalmente aberto ao público

Nove museus recém-inaugurados que enriquecem a cena artística e cultural ao redor do mundo - Imagem 4 de 10
© Adrià Goula

Depois de ser premiado com o prêmio máximo no concurso do Museu Munch em 2009, o escritório espanhol de arquitetura Estudio Herreros finalmente concluiu a construção do museu, que abriu suas portas em 22 de outubro de 2021. O tão esperado museu apresentará uma rica coleção de patrimônio e cultura norueguesa e milhares de obras de arte do artista Edvard Munch. O projeto também apresenta um conceito de museu contemporâneo que destaca o papel urbano da arquitetura e a responsabilidade histórica de Oslo e da nação como um todo.

Museu de Arte Pudong projetado pelo Atelier Jean Nouvel abre ao público

Nove museus recém-inaugurados que enriquecem a cena artística e cultural ao redor do mundo - Imagem 8 de 10
© Chen Hao

O monumental museu revestido de granito do Atelier Jean Nouvel, no distrito de Pudong em Xangai, agora está finalizado e aberto aos visitantes. Rotulado como um "domínio" pelo escritório de arquitetura, o Museu de Arte de Pudong ocupa um amplo terreno de quase 40.000 m² nas margens do rio Huangpu, e oferece aos visitantes um espaço voltado para a cultura, cercado pelo rio e por uma paisagem com grandes árvores.

Museu de Arte Jining de Ryue Nishizawa: formas orgânicas que habitam a paisagem

Nove museus recém-inaugurados que enriquecem a cena artística e cultural ao redor do mundo - Imagem 5 de 10
© Paulo dos Sousa

O Museu de Arte de Jining, projetado pelo arquiteto japonês Ryue Nishizawa na província chinesa de Shandong, combina arquitetura e paisagem em três estruturas unificadas por uma linguagem arquitetônica singular. Imagens do fotógrafo Paulo dos Sousa mostram como o museu se relaciona com o lago e a vegetação adjacentes, enquanto destaca como a cobertura de forma orgânica cria uma série de espaços intermediários que expandem as atividades do museu em direção à paisagem.

Olson Kundig projeta uma Arca de Noé para o Museu Judaico em Berlim

Nove museus recém-inaugurados que enriquecem a cena artística e cultural ao redor do mundo - Imagem 3 de 10
© kubix Berlin

Concluído em 2020, em meio à pandemia, ANOHA- The Children’s World, projetado por Olson Kundig para o Museu Judaico de Berlim, finalmente abriu suas portas para o público. O projeto reinterpreta o mito da Arca de Noé e promove o conceito e as ideias de uma instalação semelhante construída no Skirball Cultural Center em Los Angeles, desenvolvida pelo escritório, então chamado Olson Sundberg Kundig Allen. Mais do que uma experiência espacial, o projeto é um lugar de imaginação e brincadeira que materializa uma fábula universal, oferecendo um ambiente inclusivo para crianças.

Museu da Filadélfia é inaugurado após extenso projeto de renovação liderado por Frank Gehry

Nove museus recém-inaugurados que enriquecem a cena artística e cultural ao redor do mundo - Imagem 6 de 10
© Hall + Merrick Photographers

O Museu de Arte da Filadélfia abriu ao público no início de maio de 2021, após completar um extenso projeto de renovação e expansão interior de quatro anos liderado por Frank Gehry. A intervenção, apelidada de Projeto Principal, concentrou-se na reforma da infra-estrutura do museu, criando galerias e espaços públicos, deixando o exterior de 1928 intáctil. No culminar de duas décadas de planejamento e arquitetura, o projeto liderado pelo renomado arquiteto cria uma visão convincente para o futuro do museu ao mesmo tempo, em que honra o edifício histórico.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Cutieru, Andreea. "Nove museus recém-inaugurados que enriquecem a cena artística e cultural ao redor do mundo" [9 Newly Opened Museums Enriching the Arts and Culture Scene] 05 Fev 2022. ArchDaily Brasil. (Trad. Bisineli, Rafaella) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/975118/nove-museus-recem-inaugurados-que-enriquecem-a-cena-artistica-e-cultural-ao-redor-do-mundo> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.