Arquitetura do Noruega

  1. ArchDaily
  2. Países
  3. Noruega

Projetos mais recentes em Noruega

Últimas notícias em Noruega

Snøhetta apresenta novo projeto para o porto de Arendal na Noruega

O Snøhetta acaba de publicar novas imagens do projeto de reconstrução das piscinas do porto de Knubben em Arendal, Noruega. Originalmente construída em 1937 e demolida nos anos 1980, a estrutura das piscinas do porto de Arendal foi um dos principais exemplos da arquitetura funcionalista norueguesa do início do século XX. Em busca de trazer este ícone de volta à vida, a proposta desenvolvida pela equipe do Snøhetta procurou resgatar algumas das mais importantes características do projeto original, preservando sua identidade ao mesmo tempo que insere uma nova linguagem topográfica fundamentalmente inspirada na paisagem da costa norueguesa, ressignificando assim, a história e a memória do projeto e do lugar.

Preparando as cidades para o pior cenário: os desafios urgentes das mudanças climáticas

O recente agravamento das mudanças climáticas e os decorrentes desastres naturais que cada dia mais frequentemente assolam o nosso planeta, juntamente com a contínua exploração predatória dos recursos naturais e os poucos esforços que têm sido feitos para diminuir a emissão de gases do efeito estufa, levantam uma preocupação crescente sobre o futuro da vida nas cidades. Para além de todos os esforços necessários para minimizarmos o agravamento das mudanças climáticas em curso, se faz iminente que comecemos a pensar e desenvolver estratégias que nos permitam preparar nossas cidades para os inevitáveis desafios que estão chegando, como aumento dos níveis das marés e das inundações por um lado, e a seca e o calor extremo de outro. Pensando nisso, o artigo a seguir nos convida a pensar e refletir como poderíamos construir cidades mais resilientes, permitindo que as mesmas se adaptem e se transformem em resposta aos desafios do futuro.

Pavilhão Nórdico será transformado em projeto experimental de co-habitação na Bienal de Veneza de 2021

O Pavilhão Nórdico na 17ª Exposição Internacional de Arquitetura da Bienal de Veneza será transformado em um projeto experimental de co-habitação pelos arquitetos Helen & Hard, apoiados por uma equipe curatorial do Museu Nacional da Noruega. Respondendo ao tema How will we live together? a intervenção “apresentará um estrutura para conceber e construir comunidades com base na participação e partilha”.

GRAFT projeta estação modular de carga rápida para veículos elétricos

GRAFT e Brandlab criaram um protótipo para uma estação de carregamento ultrarrápida para o E.ON Drive na Europa. O sistema extensível e modular foi concebido para se adaptar a diferentes locais e condições de estacionamento. Imaginando a escala para o futuro, o projeto se concentra na experiência do usuário e no design integrado, à medida que os postos de abastecimento evoluem e veículos elétricos se tornam cada vez mais comuns. O projeto apresenta uma estrutura de cobertura de aço que pode ser personalizada com diversos materiais, painéis solares e iluminação responsiva.

Dois arquitetos reformam barco salva-vidas para viajar até o Ártico

Sonhando em navegar até o polo Ártico, os arquitetos Guylee Simmonds e David Schnabel decidiram comprar um barco salva-vidas. Chamado de Stødig, a pequena embarcação foi comprada ainda em 2018 e reformada ao longo um ano. Convidado para acompanhá-los em sua inspiradora jornada, o cineasta Jonny Campbell documentou a viagem e transformou o material em um longa-metragem que explora as aventuras destes dois arquitetos ao longo de quase dois anos.

Kengo Kuma projeta biblioteca de madeira na Noruega

Kengo Kuma & Associates e Mad Arkitekter venceram o concurso para a nova Biblioteca Ibsen em Skien, Noruega. Trabalhando em parceria com a BuroHappold Engineering, a equipe desenvolveu o projeto como uma homenagem ao renomado dramaturgo Henrik Ibsen. Um novo centro cultural na cidade, o objetivo da biblioteca é tornar o drama e a literatura de Ibsen acessíveis a todos.

Expo Dubai 2020 divulga novas imagens dos pavilhões nacionais

Falta apenas um ano para a Expo 2020 Dubai. Um dos mais esperados eventos do calendário da arquitetura, inicialmente programado para ser inaugurado neste ano, teve de ser adiado por razões já muito evidentes. Recentemente, com o intuito de promover o adiamento do evento para o ano de 2021, a comissão organizadora revelou uma série de novas imagens do canteiro de obras em Dubai. Ao longo deste largo e confuso ano, apenas as obras de paisagismo e dos principais edifícios da Expo foram concluídas. Ainda assim, a construção dos 192 pavilhões nacionais não será deixada para a ultima hora, e a previsão é que tudo esteja concluído até o final deste ano.

BIG projeta a fábrica de móveis mais sustentável do mundo

O Bjarke Ingels Group e a fabricante norueguesa Vestre divulgaram o The Plus, um novo projeto anunciado como a fábrica de móveis mais sustentável do mundo. Localizada em Magnor, na Noruega, a fábrica é dedicada à fabricação limpa e neutra em carbono de mobiliário urbano e doméstico.

Twist Museum do BIG, pelas lentes de Jacob Due

O novo Twist Museum projetado pelo BIG está aberto ao público na Noruega. Atravessando o sinuoso rio Randselva, o museu-ponte apresenta uma geometria torcida e oferece uma experiência singular em meio ao Parque de Esculturas Kistefos, em Jevnaker. O projeto foi registrado recentemente em uma série de fotografias de Jacob Due que exploram o edifício em seu contexto natural.

Henning Larsen projeta novo Museu Ártico da Noruega em Tromsø

O escritório Henning Larsen divulgou informações sobre um projeto para o novo Museu Ártico da Noruega, na cidade de Tromsø. Trabalhando em colaboração com COWI, Borealis e SLA, a equipe propôs um "conjunto de faróis luminosos" que pretende atrair o olhar dos visitantes para o mar que cerca a cidade insular.

Carregando... Pode demorar alguns segundos